Feira do Livro: Integração e prazer no ato de ler.
Þ Relato de experiência vivida no primeiro semestre de 1999, com professores e alunos da Educação Infantil e do Ensino Fundamental no Centro Educacional de Niterói.
Rosana Muniz Soares
* (Coordenadora de Língua Portuguesa - Educação Infantil e Ensino Fundamental - Centro Educacional de Niterói).
* (Professora de Língua Portuguesa e Literatura - Ensino Fundamental e Ensino Médio - Colégio Estadual Dr. João G. M. Sobrinho).
* (Especializando no Curso de Pós-Graduação - Especialização em língua Portuguesa - UERJ).
Feira do Livro: Integração e prazer no ato de ler.
Este projeto justifica-se pela necessidade de ampliar cada vez mais, o contato da criança com o livro, a fim de desenvolver nela o prazer da leitura.
Alguns objetivos permeiam este projeto:
Þ Incentivar no aluno o processo de uma leitura ativa, crítica e criadora, enquanto fonte de conhecimento e de lazer;
Þ Estimular a criança a compreender, ao seu nível, a relação entre texto e leitor - a leitura interativa;
Þ Desenvolver a iniciativa de, nas mais diferentes situações da vida, buscar o acesso ao livro;
Þ Promover, progressivamente, a autonomia intelectual da criança.
Este trabalho é integrador, contendo atividades articuladas pelos vários tipos de profissionais da educação, tais como:
® Reuniões pedagógicas com os participantes da Feira do livro (Diretora, Coordenadora de: Português, de Arte, de série, de segmento, de SOE, Bibliotecárias, professores de música, etc..);
® Encontro com os livreiros participantes da feira para a discussão do seu regulamento;
® Montagem de murais alusivos ao evento;
® Confecção de um livro com textos produzidos pelos alunos;
® Organização das equipes de alunos para a venda dos livros (preparação);
® Escala de visita das turmas a Feira;
® Montagem da Feira;
® Supervisão diária da Feira;
® O Sebinho (barraca dos alunos de 6ª série);
® Controle financeiro;
® Elaboração do quadro de controle financeiro;
® Confecção de convite;
® Compra de livros;
® Abertura da feira - Dramatização feita pelos alunos (expressão corporal) através do livro “Pássaros e Gaviões”, de Chico Alencar, com a presença do autor. Música “Imaginem” de Toquinho, cantada por todos presentes;
® Entrevista com Chico Alencar;
® Trabalho com o texto “Cidadania”, de Gilberto Dimensteim com as professoras;
® Roda de poesias (feita pelos alunos);
® Teatro (feita pelos alunos);
® “Contação” de histórias.
E outras atividades que foram produzidas em sala de aula (vídeos de literatura infantil, leitura e produção de textos - individual, em dupla, em grupo, coletivo).
· Este projeto aconteceu no início do ano e não se verifica uma simples venda de livros, mas sim, o estímulo do prazer literário, desde cedo, e a partir deste geraram outros projetos:
Þ Contadores de História è Justifica-se pela necessidade de promover no aluno um mergulho no processo sociocultural da escola e da comunidade, propiciando-lhe momentos de integração e prazer junto ao ato de ler.
Þ Contos de Fada è Estimula na criança o mundo imaginário da fantasia.
Þ Estimulando o prazer literário è um acervo maior de livros de literatura, viabilizando um maior acesso para os alunos.
FUNDAMENTAÇÃO DO PROJETO:
(1) Moacyr Sibiar revela que a importância cabal do ambiente familiar no tocante a prática literária: “estimulado pelo meus pais e pelos meus vizinhos, me tornei o escritor do bairro. Essa gratificação recebida muito cedo me parece, talvez, o principal reforço que uma criança necessita para desenvolver a vocação literária ou qualquer outro tipo de vocação” .
(2) Já Fanny Abramovich acredita que “o professor tem o papel importantíssimo de provocar o interesse pela literatura em seus alunos ela diz que ler é um prazer. É uma gostosura. São possibilidades infinitas de descobrir o mundo, os outros, os adultos e os da própria idade... Mas pro aluno ser um apaixonado pela leitura, é preciso que o professor também seja. Pra poder passar essa sensação de entrar no mundo do imaginário, do fantástico, da brincadeira, da plenitude. O professor que ler com prazer , com volúpia, com garra, com curiosidade atiçada, com entusiasmo vibrante, terá alunos que também serão grandes leitores. Melhor para todos!”.
(3) No entanto, Nely Coelho mostra que “literatura deve ser incentivada, desde de cedo, pelos pais e professores pois ela tem como função básica estimular na criança todas as potencialidades latentes em seu ser: despertar em seu espírito uma série de valores (morais), atuar sobre sua potencialidade psíquica, despertando e desenvolvendo seus dotes de imaginação e gosto artístico, oferecendo alimento fecundando à sua imaginação, preparando-a para o conhecimento da realidade circundante e desenvolver sua capacidade expressiva”.
(4) Espera-se que este trabalho possa lhe ajudar a refletir sobre a importância da Literatura.
BIBLIOGRAFIA
COELHO, Nelly N. è O Ensino da Literatura. Rio de Janeiro: J. Olympio, 1975.
In. ABREU, Marcia (org.) Leituras no Brasil. Campinas: Mercado das Letras, 1995.
ABRAMOVICH, Fanny. Formato. Catálogo Infantil. Rio de janeiro, 1999.