BREVE HISTÓRICO DO CiFEFiL

 

A ideia de criação do Círculo Fluminense de Estudos Filológicos e Linguísticos (CiFEFiL) aconteceu a partir de tentativas anteriores.  Outra oportunidade se apresentou e o mentor intelectual do projeto, o então doutorando Emmanuel Macedo Tavares, em parceria com o doutorando Álvaro Alfredo Bragança Júnior, convidaram os Professores Doutores Ruy Magalhães de Araujo e José Pereira da Silva para, juntos, se aventurarem na organização do Círculo de Estudos. Estatutos redigidos, pôde-se registrar o Círculo como entidade sem fins lucrativos e com objetivos de promoção cultural e de intercâmbio com outros centros de estudos espalhados pelo Brasil.

A data oficial de nascimento da entidade passou a ser o dia 25 de outubro de 1994, data em que foi publicado no Diário Oficial do Estado do Rio de Janeiro o registro da fundação da entidade, tendo a sua primeira Diretoria se constituído com o Prof. Me Emmanuel Macedo Tavares, seu Diretor-Presidente, Prof. Me Álvaro Alfredo Bragança Júnior, seu Vice-Diretor, Prof. Dr. Ruy Magalhães de Araujo, seu 1º Secretário e o Prof. Dr. José Pereira da Silva, seu 2º Secretário. A primeira reunião para constituição do CiFEFiL ocorreu no dia 28 de setembro de 1994 e a constituição da diretoria foi decidida na segunda reunião, realizada no dia 28 de outubro do corrente ano.

Após a gestão de dois anos, em outubro de 1996, tomou posse a nova Diretoria, constituída pelo Prof. Dr. José Pereira da Silva, como Diretor-Presidente, Prof. Me Emmanuel Macedo Tavares, como Vice-Diretor, Prof. Me Álvaro Alfredo Bragança Júnior, como 1º Secretário e Prof. Me Alfredo Maceira Rodríguez, como 2º Secretário, para o biênio outubro/1996 – setembro/1998.  A terceira gestão foi constituída em outubro de 1998 pelo Prof. Dr. José Pereira da Silva como Diretor-Presidente, Profª Drª Maria Lúcia Mexias como Vice-Diretora, Alfredo Maceira Rodríguez como 1º Secretário e pelo Prof. Dr. Ruy Magalhães de Araujo como 2º Secretário.

A motivação da criação do CiFEFiL foi o desprestígio enfrentado pela Filologia na Faculdade de Letras da Universidade Federal do Rio de Janeiro, culminando no fechamento do curso de Filologia Românica no Mestrado e no Doutorado, e com a necessidade intelectual e cultural de seus amantes defensores de incrementar os estudos na especialidade. Em relação de coexistência e de atuação está a ciência Linguística, que, por ser mais nova, pode abrir generosos espaços nos meios acadêmicos para a informação e posterior formação de novos adeptos desses estudos.

O CiFEFiL promoveu cursos e semanas de estudos em Universidades públicas e privadas, além de editar e publicar para todo o Brasil a Revista Philologus, periódico quadrimestral, que já tem 73 edições e se encontra, atualmente, na preparação do seu septuagésimo sexto número, que está previsto para o final de agosto de 2020. Também publicamos em janeiro deste ano o Suplemento do número 75, com os Anais do XII JNLFLP, efetivada em novembro de 2019.

Em novembro de 1997 o Círculo promoveu o seu primeiro Congresso Nacional de Linguística e Filologia (I CNLF), na Faculdade de Formação de Professores da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, em São Gonçalo-RJ. Em outubro de 1998 promoveu o II Congresso Nacional de Linguística e Filologia (II CNLF), na Faculdade de Letras da Universidade Federal do Rio de Janeiro, no Rio de Janeiro-RJ. Em dezembro de 1998 promoveu a I Jornada Nacional de Filologia, no Instituto de Letras da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, no Rio de Janeiro. Em abril de 1999 promoverá a II Jornada Nacional de Filologia na Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo.

Em agosto de 1999 promoveu o III Congresso Nacional de Linguística e Filologia, no Instituto de Letras da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, no Rio de Janeiro-RJ e, daí em diante, este evento se fixou neste local até 2013. Assim, foram efetivados no IL da UERJ catorze Congressos Nacionais (do III CNLF ao XVII CNLF) e o I Congresso Internacional de Linguística e Filologia (I CILF) em 2004, juntamente com o VIII Congresso Nacional de Linguística e Filologia (VIII CNLF). Tal fato fez com que a comunidade acadêmica brasileira que vem participando assiduamente de nossos eventos – a comunidade cifefiliana – associando o Círculo à UERJ, considerasse o nosso Congresso de agosto um evento da UERJ. Porém, em agosto de 2014, o XVIII CNLF foi realizado na Universidade Estácio de Sá, Campus Nova América – Del Castilho –, que nos acolhera em abril do corrente ano, quando realizamos o VI Simpósio Nacional de Estudos Filológicos e Linguísticos (VI SINEFIL), com o gentil apoio dos professores César Augusto Lotufo, André Luís Soares Smarra e Nataniel dos Santos Gomes, sob a Coordenação Geral do prof. Dr. José Mario Botelho. Também o XIX CNLF foi efetivado na Universidade Estácio de Sá, Campus Nova América – Del Castilho – em agosto de 2015. Em 2016, porém, o XX CNLF, juntamente com II Congresso Internacional de Linguística e Filologia (II CILF), foi realizado na Universidade Veiga de Almeida (UVA), campus Tijuca, o que representou a nossa volta às origens depois de 18 anos. Também foi realizado na Universidade Veiga de Almeida, campus Tijuca, em agosto de 2017, o XXI CNLF.

Em agosto de 2018, retornamos para o IL da UERJ e realizamos o XXII CNLF, com o gentil apoio da Profª Drª Magali Moura, Diretora do Instituto de Letras. No ano de 2019, também em agosto, realizamos o XXIII CNLF no IL da UERJ, com o mesmo entusiamo do ano anterior. Neste ano de 2020, também em agosto como é de praxe, realizaremos o XXIV CNLF no IL da UERJ, onde esperamos oferecer à comunidade cifefiliana os futuros congressos de agosto.

Assim, durante esses 26 anos de existência, o Círculo também promoveu outros eventos além dos 21 congressos nacionais, dos 2 congressos internacionais e das 2 jornadas nacionais. Também forão realizados 8 edições da Semana Nacional de Estudos Filológicos e Linguísticos, em que acadêmicos de alto nível difundiram as suas pesquisas e compartilharam suas experiências em docência, contribuindo para o estabelecimento dos estudos em Filologia e em Linguística. A I SENEFIL se efetivou no Rio de Janeiro, na Universidade Veiga de Almeida (UVA), campus Tijuca, em 1995; a II SENEFIL ocorreu também no Rio de Janeiro-RJ, na Biblioteca Nacional; a III SENEFIL se deu na Faculdade de Letras da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ); para a realização da IV SENEFIL, retornamos a São Gonçalos-RJ, na Faculdade de Formação de Professores da UERJ (FFP-UERJ); também a V SENEFIL foi realizada na Faculdade de Formação de Professores da UERJ (FFP-UERJ); a VI SENEFIL aconteceu no Rio de Janeiro-RJ, na Sociedade Universitária Augusto Mota (SUAM); e as duas últimas edições, a VII e VIII SENEFIL, foram realizadas no Instituto de Letras da UERJ. O grande mérito desses eventos foi o fato de terem eles motivado o surgimento de outros eventos semelhantes, os quais também tiveram o nome de "Semana Nacional", tendo, inclusive, a mesma estrutura com atividades que o Círculo denominou "Aula-Conferência".

Foram realizados, também, até este ano de 2019, 11 edições do Simpósios Nacionais de Estudos Filológicos e Linguísticos, que se caracteriza como um evento itinerante, podendo acontecer em qualquer Instituição de Ensino que nos dê a honra de sediar o evento. O I SINEFIL aconteceu em São Gonçalo-RJ, na Faculdade de Formação de Professores da UERJ (FFP-UERJ), dos dias 3 a 7 de abril de 2008;  o II SINEFIL, no Rio de Janeiro-RJ, na Faculdade CCAA, entre 1º e 4 de abril de 2009; o III SINEFIL se efetivou novamente em São Gonçalo-RJ, na Faculdade de Formação de Professores da UERJ (FFP-UERJ), de 1º a 4 de abril de 2010, em homenagem a José Venicius Marinho Frias; o IV SINEFIL se deu no Instituto de Letras da UFF, de 2 a 4 de abril de 2012, em homenagem a Antonio Geraldo da Cunha (Neste ano, pela primeira vez, condecoramos com a Medalha Santo Isidoro – Patrono do Círculo – os professores Doutores Evanildo Cavalcante Bechara, como destaque em Filologia, e Luís Antônio Marcuschi, como destaque em Linguística, dando início a uma série de condecorações, que deverão ocorrer durante a efetivação dos Simpósios Nacional de Estudos Filológicos e Linguísticos); o V SINEFIL aconteceu em Campo Grande-MS, na Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), entre 2 e 4 de abril de 2013, em homenagem a Adriano da Gama Kury (condecoramos com a Medalha Santo Isidoro as professoras Doutoras Cleonice Seroa da Motta Bernadinelli, como destaque em Filologia, e Ingedore Grunfeld Villaça Koch, como destaque em Linguística); o VI SINEFIL se deu no Rio de Janeiro-RJ, concomitantemente, no Instituto de Letras da UERJ e na Universidade Estácio de Sá (Campus Nova América), entre 2 e 4 de abril de 2014, em homenagem a Eneida do Rego Monteiro Bonfim (condecoramos com a Medalha Santo Isidoro os professores Doutores Célia Marques Telles, como destaque em Filologia, e Ataliba Teixeira de Castilho, como destaque em Linguística); para a realização do VII SINEFIL, voltamos a Campo Grande-MS, na Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), entre 2 e 4 de abril de 2015, em homenagem a Horácio Rolim de Freitas (condecoramos com a Medalha Santo Isidoro os professores Doutores Angela Tonelli Vaz Leão, como destaque em Filologia, e Nataniel dos Santos Gomes, como destaque em Linguística); o VIII SINEFIL se deu em Duque de Caxias-RJ, na Universidade do Grande Rio (UNIGRANRIO), de 4 e 6 de abril de 2016, em homenagem a Maria Emília Barcellos da Silva (condecoramos com a Medalha Serafim da Silva Neto os professores Doutores Expedito Eloísio Ximenes, como destaque em Filologia, e Antonio Luciano Pontes, como destaque em Linguística); no IX SINEFIL, que ocorreu, mais uma vez, na Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), de 3 e 5 de abril de 2017, o Círculo prestou homenagem a Miguél Eugênio Almeida e Aparecida Negri Isquerdo (condecoramos com a Medalha Serafim da Silva Neto os professores Doutores Patrício Nunes Barreiros, como destaque em Filologia, e Suzana Alice Marcelino Cardoso, como destaque em Linguística); para a realização do X SINEFIL, nos dias 3, 4 e 5 de abril de 2018, numa segunda homenagem a Horácio França Rolim de Freitas, retornamos à Universidade Veiga de Almeida (UVA), campus Tijuca (condecoramos com a Medalha Serafim da Silva Neto os professores Doutores Sandro Marcio Drumond Alves Marengo, como destaque em Filologia, e Raquel Meiter Ko Freitag, como destaque em Linguística); na última edição dessa série 11 eventos, o XI SINEFIL, deslocamo-nos para Campos dos Goytacazes-RJ, onde realizamos, nos dias 4 e 5 de abril de 2019, o evento em homenagem a Rosa Virgínia Barreto de Mattos e Silva (condecoramos com a Medalha Serafim da Silva Neto os professores Doutores Bruno Fregni Basseto, como destaque em Filologia, e Maria Helena de Moura Neves, como destaque em Linguística). Atualmente, estamos  nos últimos momentos de preparação para a realização do XII SINEFIL, que se realizará na UNEB (Universidade do Estado da Bahia) em Salvador-BA, nos dias 8 e 9 de abril do corrente ano.

Paralelamente a essas atividades acadêmicas, que se realizam em uma determinada Instituição, o Círculo vem também promovendo uma Jornada Nacional, que se caracteriza como um pool em diversas partes do país em um único dia. A referida jornada se efetiva com um Coordenador Local (um docente de uma Instituição Acadêmica do país) e sob a nossa coordenação (normalmenteo Diretor Cultural ou o Diretor-Presidente, que atua como Coordenador Geral), desde 2006, quando foi instituído o “Dia Nacional da Língua Portuguesa” (dia 5 de novembro). O CiFEFiL criou a Jornada Nacional de Estudos Filológicos e Linguísticos da Língua Portuguesa (JNLFLP), que deverá continuar todos os anos nessa data, reunindo profissionais e estudantes do Curso de Língua Portuguesa. Desde 2006 até os dias atuais, já foram realizada 14 edições da JNLFLP, que contaram com em média de 10 Instituições de todo o país.

Em relação à administração do Círculo, convém ressaltar que, no dia 12 de dezembro de 1998 foi alterado o Estatuto do CiFEFiL para que a sua Diretoria fosse constituída de (12) doze Associados e para que fosse ampliada a filiação a qualquer graduado das áreas de Linguística e Letras.

Por isto, a partir da reunião ordinária do dia 13 de março de 1999, a Diretoria do CiFEFiL passou a ser constituída dos seguintes cargos, que foram ocupados pelos membros abaixo relacionados durante o biênio 19982000, terceira gestão, que estava em andamento:

Diretor-Presidente:
José Pereira da Silva

Vice-Diretora-Presidente:
Maria Lúcia Mexias Simon

Primeiro Secretário:
Alfredo Maceira Rodríguez

Segundo Secretário:
Ruy Magalhães de Araujo

Diretora Cultural:
Aileda de Mattos Oliveira

Vice-Diretora Cultural:
Cristina Alves de Brito

Diretora Financeiro:
Maria Antônia da Costa Lobo

Vice-Diretor Financeiro:
Salatiel Ferreira Rodrigues

Diretor de Relações Públicas:
Afrânio da Silva Garcia

Vice-Diretor de Relações Públicas:
Álvaro Alfredo Bragança Júnior

Diretora da Revista Philologus:
Darcilia Marindir Pinto Simões

Vice-Diretor da Revista Philologus:
Flavio García de Almeida


No biênio seguinte (20002002), manteve-se quase toda a Diretoria anterior, com pequenas alterações:

Diretor-Presidente:
José Pereira da Silva

Vice-Diretora-Presidente:
Maria Lúcia Mexias Simon

Primeiro Secretário:
Alfredo Maceira Rodríguez

Segundo Secretário:
Ruy Magalhães de Araujo

Diretora Cultural:
Aileda de Mattos Oliveira

Vice-Diretora Cultural:
Cristina Alves de Brito

Diretor Financeiro:
Amós Coêlho da Silva

Vice-Diretor Financeiro:
Salatiel Ferreira Rodrigues

Diretor de Relações Públicas:
Afrânio da Silva Garcia

Vice-Diretor de Relações Públicas:
Álvaro Alfredo Bragança Júnior

Diretor da Revista Philologus:
Nataniel dos Santos Gomes

Vice-Diretor da Revista Philologus:
Vito Cesar de Oliveira Manzolillo


No biênio seguinte (20022004), a Diretoria passou a ter a seguinte constituição:

Diretor-Presidente:
José Pereira da Silva

Vice-Diretor-Presidente:
Vito Cesar de Oliveira Manzolillo

Primeiro Secretário:
Alfredo Maceira Rodríguez

Segundo Secretário:
Ruy Magalhães de Araujo

Diretora Cultural:
Maria Lúcia Mexias Simon

Vice-Diretora Cultural:
Ilma Nogueira Motta

Diretor de Relações Públicas:
Álvaro Alfredo Bragança Júnior

Vice-Diretora de Relações Públicas:
Flavia da Silva Pires

Diretora Financeira:
Cristina Alves de Brito

Vice-Diretora Financeira:
Valdênia Teixeira de Oliveira Pinto

Diretor de Publicações:
Amós Coêlho da Silva

Vice-Diretor de Publicações:
Claudio Cezar Henriques


Nessa época, a Diretoria da Revista Philologus se transformou em Diretoria de Publicações, visto que a função, de fato, já era extensiva a outros periódicos do CiFEFiL, como são os Cadernos do CNLF e o Almanaque CiFEFiL.

Ampliando a Diretoria para fora do Estado do Rio de Janeiro, a Diretoria passou a dois membros que residem em São Paulo, onde se pretende estabelecer imediatamente mais intensa interação acadêmica, com vistas a ampliar essa atuação a todo o País.

Assim, a Diretoria do biênio 20042006 foi constituída dos seguintes cargos e membros:

Diretor-Presidente:
José Pereira da Silva

Vice-Diretora-Presidente:
Maria Lúcia Mexias Simon

Primeiro Secretário:
Alfredo Maceira Rodríguez

Segunda Secretária:
Patricia Teresita Festini

Diretor Cultural:
Bruno Fregni Basseto

Vice-Diretora Cultural:
Ilma Nogueira Motta

Diretora de Relações Públicas:
Valdênia Teixeira de Oliveira Pinto

Vice-Diretora de Relações Públicas:
Maria Lucília Ruy

Diretora Financeira:
Cristina Alves de Brito

Vice-Diretor Financeiro:
Álvaro Alfredo Bragança Júnior

Diretor de Publicações:
Amós Coêlho da Silva

Vice-Diretor de Publicações:
Vito Cesar de Oliveira Manzolillo


Em 2006, com a criação do “Dia Nacional da Língua Portuguesa” no dia 5 de novembro, os  professores doutores José Pereira da Silva e José Mario Botelho, em nome do CiFEFiL, criaram a Jornada Nacional de Estudos Filológicos e Linguísticos da Língua Portuguesa (I JNLFLP), que deverá continuar todos os anos nessa data, reunindo profissionais e estudantes de Língua Portuguesa, com sede oficial no Departamento de Letras da Faculdade de Formação de Professores da UERJ e núcleos de realização e várias instituições.

  A Diretoria do biênio 20062008 constituiu-se assim:

Diretor-Presidente:
José Pereira da Silva

Vice-Diretora-Presidente:
Cristina Alves de Brito

Primeira Secretária:
Delia Cambeiro Praça

Segundo Secretário:
Sérgio Arruda de Moura

Diretor Cultural:
José Mario Botelho

Vice-Diretor Cultural:
Antônio Elias Lima Freitas

Diretora de Relações Públicas:
Valdênia Teixeira de Oliveira Pinto

Vice-Diretora de Relações Públicas:
Maria Lúcia Mexias Simon

Diretora Financeira:
Ilma Nogueira Motta

Vice-Diretora Financeira:
Carmem Lúcia Pereira Praxedes

Diretor de Publicações:
Amós Coêlho da Silva

Vice-Diretor de Publicações:
Alfredo Maceira Rodríguez


Com o desenvolvimento dos serviços virtuais na Internet, o Círculo Fluminense de Estudos Filológicos e Linguísticos passou a ser uma instituição de bastante destaque na sua especialidade, fornecendo importantes serviços à comunidade acadêmica a partir do portal do domínio FILOLOGIA.ORG.BR.

  A Diretoria do biênio 20082010 constituiu-se assim:

Diretor-Presidente:
José Pereira da Silva

Vice-Diretora-Presidente:
Cristina Alves de Brito

Primeira Secretária:
Delia Cambeiro Praça

Segunda Secretária:
Maria Lúcia Mexias-Simon

Diretor Cultural:
José Mario Botelho

Vice-Diretora Cultural:
Marilene Meira da Costa

Diretor de Relações Públicas:
Antônio Elias Lima Freitas

Vice-Diretor de Relações Públicas:
Eduardo Tuffani Monteiro

Diretora Financeira:
Ilma Nogueira Motta

Vice-Diretora Financeira:
Jônia Maria Souza Silva

Diretor de Publicações:
Amós Coêlho da Silva

Vice-Diretor de Publicações:
Alfredo Maceira Rodrígue


A Diretoria do biênio 20102012 constituiu-se assim:

Diretor-Presidente:
José Pereira da Silva

Vice-Diretora-Presidente
Cristina Alves de Brito

Primeira Secretária
Delia Cambeiro Praça

Segunda Secretária
Regina Céli Alves da Silva

Diretor de Publicações
Amós Coêlho da Silva

Vice-Diretor de Publicações
José Mario Botelho

Diretora Cultural:
Marilene Meira da Costa

Vice-Diretor Cultural:
Adriano de Souza Dias

Diretor de Relações Públicas:
Antônio Elias Lima Freitas

Vice-Diretor de Relações Públicas:
Eduardo Tuffani Monteiro

Diretora Financeira
Ilma Nogueira Motta

Vice-Diretora Financeira
Maria Lúcia Mexias-Simon


Em 30 de agosto de 2012, após a realização do XVI Congresso Nacional de Linguística e Filologia, foi eleita uma nova diretoria para gerir o Círculo até o ano de 2014, quando seria eleita nova diretoria.

A Diretoria do biênio 20122014 passou a ser a seguinte:

Diretor-Presidente:
José Pereira da Silva

Vice-Diretor-Presidente:
José Mario Botelho

Primeira Secretária:
Regina Céli Alves da Silva

Segunda Secretária:
Anne Caroline de Morais Santos

Diretora Cultural:
Marilene Meira da Costa

Vice-Diretor Cultural:
Adriano de Souza Dias

Diretor de Relações Públicas:
Antônio Elias Lima Freitas

Vice-Diretor de Relações Públicas:
Luis Braga Benedito

Diretora Financeira:
Ilma Nogueira Motta

Vice-Diretora Financeira:
Maria Lúcia Mexias-Simon

Diretor de Publicações:
Amós Coêlho da Silva

Vice-Diretor de Publicações:
Eduardo Tuffani Monteiro


Após a realização do XVIII Congresso Nacional de Linguística e Filologia, em 29 de agosto de 2014, elegeu-se uma nova diretoria para gerir o Círculo até este ano de 2016.

A constituição da Diretoria do biênio 20142016 passou a ser assim:

Diretor-Presidente:
José Pereira da Silva

Vice-Diretor-Presidente:
José Mario Botelho

Primeira Secretária:
Regina Céli Alves da Silva

Segunda Secretária:
Eliana da Cunha Lopes

Diretor Cultural:
Adriano de Souza Dias

Vice-Diretora Cultural:
Agatha Nascimento dos Santos Dias

Diretor de Relações Públicas:
José Enildo Elias Bezerra

Vice-Diretora de Relações Públicas:
Dayhane Alves Escobar Ribeiro Paes

Diretora Financeira:
Marilene Meira da Costa

Vice-Diretora Financeira:
Maria Lúcia Mexias-Simon

Diretora de Publicações:
Anne Caroline de Morais Santos

Vice-Diretora de Publicações:
Naira de Almeida Velozo


Em 2 de setembro de 2016, ao finalizarmos o XX Congresso Nacional de Linguística e Filologia, uma nova diretoria para gerir o Círculo até o ano de 2016 foi eleita. E para o biênio 20162018, a Diretoria passou a ser a seguinte:

Diretor-Presidente:
José Pereira da Silva

Vice-Diretor-Presidente:
José Mario Botelho

Primeira Secretária:
Regina Céli Alves da Silva

Segundo Secretário:
Eliana da Cunha Lopes

Diretora Cultural:
Agatha Nascimento dos Santos Dias

Vice-Diretora Cultural:
Luane da Costa Pinto Lins Fragoso

Diretora de Relações Públicas:
Dayhane Alves Escobar Ribeiro Paes

Vice-Diretora de Relações Públicas:
Renata da Silva Barcellos

Diretora Financeira:
Marilene Meira da Costa

Vice-Diretor Financeira:
Adriano de Souza Dias

Diretora de Publicações:
Anne Caroline de Morais Santos

Vice-Diretora de Publicações:
Maria Lúcia Mexias-Simon


Como em dezembro de 2017, o Prof. Dr. José Pereira da Silva solicitou afastamento do cargo de Diretor-Presidente, por razões particulares, o Prof. Dr. José Mario Botelho passou a assumir as funções como Diretor-Presidente Interino.

No último dia de atividades do XXIII CNLF, em 30 de agosto de 2018, foi eleita a diretoria para biênio 20182020, que assim se constitui:

Diretor-Presidente:
José Mario Botelho

Vice-Diretora:
Anne Caroline de Morais Santos

Primeiro Secretário:
Eliana da Cunha Lopes

Segundo Secretário:
Aline Salucci Nunes

Diretor Cultural:
Dayhane Alves Escobar Ribeiro Paes

Vice-Diretor Cultural:
Vago

Diretora de Relações Públicas:
Renata da Silva Barcellos

Vice-Diretora de Relações Públicas:
Adriano de Souza Dias

Diretora Financeira:
Marilene Meira da Costa

Vice-Diretora Financeira:
Marcos da Silva Machado

Diretor de Publicações:
José Pereira da Silva

Vice-Diretor de Publicações:
Maria Lúcia Mexias-Simon


Para o cargo de Diretor Cultural fora eleito o Prof. Me Jefferson E. do Nascimento, que não pôde assumir, deixando o cargo vago. O Prof. Dr. José Mario Botelho, atual Diretor-Presidente, passou a assumir as funções como Diretor Cultural Interino.

Em janeiro de 2020, o Círculo adquire uma sala comercial de 28m2 no Centro da cidade do Rio de Janeiro e sua sede funcional passa a ter endereço fixado na Rua da Alfândega, 115, Sala: 1008 Centro 200070-003Rio de Janeiro-Rj, Brasil.

Em 8 e 9 de abril de 2020, quando deveria ser efetivado, em Salvador-BA, o XII SINEFIL (VII Simpósio Nacional de Estudos Filológicos e Linguísticos), a Reitoria da UNEB (que seria a sede do Evento) se manifestou de maneira positiva em relação ao Decreto do Governo Estadual da Bahia, de 16 de março de 2020, e suspendeu todas as suas atividades desde aquela data por causa da Pandemia do Covid-19, o que obrigou o Círculo a cancelar o nosso tradicional Simpósio de abril. Porém, publicamos na Revista Philologus 76 Supl. os Anais daquele XII SINEFIL. O evento seria em homenagem a Bruno Fregni Bassetto (condecoramos com a Medalha Serafim da Silva Neto os professores Doutores Celina Márcia de Souza Abbade, como destaque em Filologia, e Maria Helenice Araújo Costa, como destaque em Linguística).

O também tradicional Congresso Nacional de Linguística e Filologia, de agosto,  porém,  foi afetado por essa Pandemia e teve que ser cancelado.  Logo, pela primeira vez ao longo desses 24 anos, o Círculo deixa de efetivar o que seria o XXIV CNLF, que estava agendado para os dias 24, 25 e 26 de agosto de 2020 no Instituto de Letras da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ).

O dia 8 de junho de 2020 incide sobre a família cifefiliana uma grande tristeza com a notícia do falecimento do nosso querido Prof. Dr. José Pereira da Silva, que fora um dos quatro fundadores do Círculo e Diretor-Presidente desde a segunda gestão de 1996 a 2018. Logo, durante praticamente toda a existência do Círculo. O Prof José Pereira deixa o cargo de Diretor de Publicações vago e uma grande lacuna nas atividades do Círculo.

Em 26 de setembro de 2020, em Assembleia Geral, foi aprovada a reformulação do Estatuto do CiFEFiL de 2012, passando a valer a partir daquela data como Estatuto do CiFEFiL de 2020. Nesta mesma data, 26 de setembro de 2020, elegeu-se, segundo o Novo Estatuto, uma nova Diretoria para um quadriênio 20202024, composta de 7 (sete) Membros.

Contudo, o cargo de Diretor Cultural, para o qual fora eleito o Prof. Dr. Luiz Roberto Peel Furtado de Oliveira, ficou vago, já que o Colega eleito não pôde assumir. O Prof. Dr. Leonardo Ferreira Kaltner, atual Secretário, passa a assumir as funções como Diretor Cultural Interino. Logo, a nova composição é a seguinte:

Diretor-Presidente:
José Mario Botelho

Vice-Diretora-Presidente:
Anne Caroline de Morais Santos

Secretário:
Leonardo Ferreira Kaltner

Direto Cultural:
Vago

Diretora Financeira:
Dayhane Alves Escobar Ribeiro Paes

Diretor de Publicações:
Aline Salluci Nunes

Vice-Diretor de Publicações:
Maria Lúcia Mexias-Simon


Em 5 de novembro de 2020, ocorreu a nossa XIII Jornada Nacional de Linguística e Filologia da Língua Portuguesa (XIII JNLFLP), já que o Círculo promove, tradicionalmente no dia 5 de novembro, em que se comemora o Dia Nacional da Língua Portuguesa, uma homenagem em nível nacional. Esse evento, que é um pool formado por diferentes Instituições de todo o país, ocorreu neste ano pela primeira vez de forma virtual por causa da Pandemia do Corona Vírus e acabou sendo um mega evento ben sucedido. E isso nos dá o incentivo para a efetivação também virtual do XIII SINEFIL em abril e do XXIV CNLF, que fora cancelado em 2020.

No dia 20 de março do corrente, em Reunião Extraordinária, os seis Membros da Diretoria elegeram como Secretário o Prof. Me Juan Rodrigues da Cruz, que assume o cargo em substituição ao Prof. Dr. Leonardo Ferreira Kaltner, que passa ao cargo de Diretor Cultural em exercício. Assim, a nova composição passa a ser a seguinte:

Diretor-Presidente:
José Mario Botelho

Vice-Diretora-Presidente:
Anne Caroline de Morais Santos

Secretário:
Juan Rodrigues da Cruz

Diretor Cultural:
Leonardo Ferreira Kaltner

Diretora Financeira:
Dayhane Alves Escobar Ribeiro Paes

Diretor de Publicações:
Aline Salluci Nunes

Vice-Diretor de Publicações:
Maria Lúcia Mexias-Simon


O XIII SINEFIL (XIII Simpósio Nacional de Estudos Filológicos e Linguísticos), que ocorreu de forma virtual nos dias 7 e 8 de abril deste 2021 na UNEB, embora tivesse sido preparado para se efetivar em formato híbrido, foi um verdadeiro sucesso. Como a Pandemia ainda se desenvolve, preferimos não correr o risco de facilitarmos a aglomeração e, consequentemente, a transmissão do vírus. Para essa edição, tivemos um número de inscrições elevado e superamos as espectativas que tínhamos durante a sua preparação: foram 112 apresentações e não tivemos nenhum problema mal resolvido, pois contamos com uma Equipe de Trabalho muito competente e o savoir faire dos nossos Organizadores.

No momento, estamos nos preparativos finais para o XXIV Congresso Nacional de Linguística e Filologia (XXIV CNLF), que também deverá ocorrer no formato virtual nos dias 24, 25 e 26 de agosto do corrente, e esperamos que essa versão remota do XXIV CNLF também seja um grande sucesso.

Porém, nem tudo é alegria entre nós da Diretoria do Círculo, pois no último dia 13 de abril  veio a falecer a nossa estimada Profª Drª Maria Lúcia Mexias Simon, vítima de uma parada cardíaca após sofrer um infarto no dia 9 de abril. A Profª Mexias, que já fora Vice-Diretora-Presidente na terceira gestão do Círculo de 1998 a 2000 , ocupava até o momento a Vice-Diretoria de Publicações, que fica vaga, sob a responsabilidade do Prof. Mario Botelho, que passa a exercer a função de Vice-Diretor Interino de Publicações até a eleição de um novo Membro.

Diretor-Presidente:
José Mario Botelho

Vice-Diretora-Presidente:
Anne Caroline de Morais Santos

Secretário:
Juan Rodrigues da Cruz

Diretor Cultural:
Leonardo Ferreira Kaltner

Diretora Financeira:
Dayhane Alves Escobar Ribeiro Paes

Diretor de Publicações:
Aline Salluci Nunes

Vice-Diretor de Publicações:
Vago

No último dia 15 de julho, em uma Reunião Extraordinária, especialmente para a eleição de um novo Vice-Diretor de Publicações, a Diretoria do Círculo aceitou a indicação do Prof. Dr. Ricardo Tupiniquim Ramos, elegendo-o por unanimidade. Logo, o referido professor Ricardo passa a exercer a função de Vice-Diretor de Publicações a partir da presente data. Assim, a nova composição da diretoria para o quadriênio 20202024 passa a ser a seguinte:

Diretor-Presidente:
José Mario Botelho

Vice-Diretora-Presidente:
Anne Caroline de Morais Santos

Secretário:
Juan Rodrigues da Cruz

Diretor Cultural:
Leonardo Ferreira Kaltner

Diretora Financeira:
Dayhane Alves Escobar Ribeiro Paes

Diretor de Publicações:
Aline Salluci Nunes

Vice-Diretor de Publicações:
Ricardo Tupiniquim Ramos

O XXIV CNLF (XXIV Congresso Nacional de Linguística e Filologia), que ocorreu de forma virtual nos dias 24, 25 e 26 de agosto deste 2021, como já esperávamos, foi um verdadeiro sucesso. A Pandemia do Coronavírus não nos causou nenhum empecilho e a nossa competente Equipe de Trabalho, com o savoir faire dos nossos Organizadores, conseguiu efetivar um excelente Evento. Para essa edição virtual, tivemos um número expressivo de inscrições e superamos as espectativas que tínhamos durante a sua preparação: foram 333 Congressistas inscritos com 221 propostas de trabalho, e não tivemos nenhum problema mal resolvido.

No último dia 5 de novembro, mais uma vez efetivamos a nossa tradicional Jornada em comemoração ao Dia Nacional da Língua Portuguesa: a XVI Jornada Nacional de Linguística e Filologia da Língua Portuguesa (XVI JNLFLP), que, pela segunda vez em formato virtual, reuniu 12 (doze) Instituições de diferentes regiões do país, num pool perfeitamente sincronizado entre 10 (dez) dessas Instituições, com Sede na UFF, sob a Coordenação do Prof. Leonardo Kaltner. A UENF, Instituição que normalmente reúne o maior número de atividades, realizou a sua Jornada em concomitância com um Evento interno no dia 3 de novembro; a UERR, em parceria com a UFRR, realizou a sua Jornada nos dias 18 e 19 de novembro. Tanto na UENF e nas UERR/UFRR quanto nas demais Instituições o Evento foi marcado pelo sucesso esperado: ao todo, foram apresentadas 281 (duzentas e oitenta e uma) atividades; apenas 6 (seis) atividades deixaram de ser apresentadas por falta; contamos com a inscrição de 509 (quinhentos e nove) inscritos entre Apresentadores e Audientes.

Estamos agora recebendo inscrições para o XIV Simpósio Nacional de Estudos Filológicos e Linguísticos (XIV SINEFIL), que ocorrerá nos dias 5 e 6 de abril do corrente, também em formato virtual. Nesse evento, em que condecoramos dois Estudiosos de destaque do ano anterior, um em Linguística e outro em Filologia, daremos início a uma nova versão da Medalha comemorativa: desta vez a MEDALHA JOSÉ PEREIRA DA SILVA. Por isso, todos os pesquisadores do país, até os que já fora condecorados com a MEDALHA SERAFIM DA SILVA NETO, poderão ser indicados pela família cifefiliana e concorrer à referida Medalha. No momento, estamos recebendo por e-mail (eventos@filologia.org.br) a indicação dos nomes que comporão a lista para a votação, cujo 1º turno se iniciará em 5 de fevereiro do corrente.

Como já era esperado, o XIV SINEFIL (XIV Simpósio Nacional de Estudos Filológicos e Linguísticos), que ocorreu de forma virtual nos dias 5 e 6 de abril deste 2022, tendo como sede a própria sede do Círculo, foi um grande sucesso. Mais uma vez tivemos um número de inscrições muito elevado: foram 127 apresentações, das quais 76 (setenta e seis) textos completos foram submetidos e aprovados para compor os Anais do Evento, que será publicado na RPh 82 Supl., prevista para 2 de junho do corrente. Nossa Equipe de Trabalho, comprometida e muito competente, e nossos Organizadores, os professores Mario Botelho e Leonardo Kaltner, estão de parabéns mais uma vez!

No momento, finalizamos os preparativos para o XXV Congresso Nacional de Linguística e Filologia (XXV CNLF), que também deverá ocorrer no formato virtual nos dias 30, 31 de agosto e 1º de setembro do corrente, e já estamos recebendo inscrições de Propostas de Trabalho. Esperamos que essa versão ainda remota desse XXV CNLF também seja um grande sucesso.

Porém, nem tudo é alegria entre nós da Diretoria do Círculo, pois o Prof. Mario Botelho, atual Diretor-Presidente do Círculo com final de gestão prevista para 2024 , anunciou a sua saída, prevista para setembro deste ano de 2022. Logo, a partir de 20 de agosto, na Reunião Ordinária, em que o Prof. Mario Botelho se despede oficialmente, o referido cargo ficará vago, sob a responsabilidade da Profª Anne Morais, que é a atual Vice-Diretora- Pre-sidente e passa a exercer a função de Diretora-Presidente Interina até a eleição de um novo Membro.

Na última Reunião Extraordinária de 3 de agosto do corrente, a Diretoria do Círculo elegeu a Profª Mª Melyssa Cardozo Silva dos Santos para exercer a função de Secratária do Círculo, em substituição ao Prof. Juan Rodriguez da Cruz, que foi remanejado para a função de Vice-Diretor de Publicações na vaga deixada pelo Prof. Ricardo Tupiniquim Ramos, que renunciou ao cargo no final desse mês de julho. Assim, a atual composição da diretoria para esse quadriênio 20202024 passa a ser a seguinte:

Diretor-Presidente:
José Mario Botelho

Vice-Diretora-Presidente:
Anne Caroline de Morais Santos

Secretário:
Melyssa Cardozo Silva dos Santos

Diretor Cultural:
Leonardo Ferreira Kaltner

Diretora Financeira:
Dayhane Alves Escobar Ribeiro Paes

Diretor de Publicações:
Aline Salluci Nunes

Vice-Diretor de Publicações:
Juan Rodrigues da Cruz

Nos últimos dias 30 e 31 de agosto e 1º de setembro, como já esperávamos, efetivamos o XXV CNLF (XXV Congresso Nacional de Linguística e Filologia). O Congresso, que ocorreu de forma virtual, também foi um grande sucesso, porquanto a nossa competente Equipe de Trabalho, sob a prestimosa orientação dos nossos Organizadores, conseguiu oferecer à família cifefiliana mais um excelente Evento. Novamente, tivemos um número expressivo de inscrições e superamos as espectativas que tínhamos durante a sua preparação: foram 308 Congressistas inscritos com 194 propostas de trabalho, das quais 185 foram confirmadas e compuseram a Programação do Congresso, que se desenvolveu sem problema.

Nesse mês de setembro, finalizamos os preparativos para a XVII Jornada Nacional de Linguística e Filologia da Língua Portuguesa (XVII JNLFLP), que deverá ocorrer em formato híbrido, pois algumas das dez Instituições já inscritas decidiram efetivar a Jornada de forma presencial e virtual, conforme a demanda. Normalmente, o pool das Instituições ocorre no dia 5 de novembro (Dia Nacional da Língua Portuguesa), que nesse ano cai num sábado. Por isso, algumas Instituições farão a sua Jornada em outros dias do mês de novembro (conforme informamos na previsão de Programação das Instituções Inscritas). No momento, já estamos recebendo inscrições de Propostas de Trabalho e Esperamos que essa XVII JNLFLP também seja um grande sucesso.

Também nesse mês de setembro, por comunicações telefônicas, decidiu-se que a Presidência do Círculo continuará sob a responsabilidade do próprio Diretor-Presidente, já que o Prof. Mario Botelho tentará exercer a função à distância de Portugal. Porém, a alegria entre nós da Diretoria do Círculo não é total, pois a Diretora de Publicações, a Profª Aline Salucci, solicitou a sua saída, por motivos particulares. Logo, o cargo de Diretoria de Publicações ficará vago, sob a responsabilidade da Prof. Mario Botelho, que é o atual Editor-Chefe da RPh, e passa a exercer a referida função interinamente até a eleição de um novo Membro.

Logo, a atual composição da Diretoria para esse quadriênio 20202024 passa a ser a seguinte:

Diretor-Presidente:
José Mario Botelho

Vice-Diretora-Presidente:
Anne Caroline de Morais Santos

Secretário:
Melyssa Cardozo Silva dos Santos

Diretor Cultural:
Leonardo Ferreira Kaltner

Diretora Financeira:
Dayhane Alves Escobar Ribeiro Paes

Diretor de Publicações:
Vago

Vice-Diretor de Publicações:
Juan Rodrigues da Cruz

Logo no início do mês de outubro, a Diretoria do Círculo recebeu, com tristeza, mais uma notícia de renúncia de mais um de seus Membros: a Profª Dayhane Alves solicitou a sua saída, também por motivos particulares, deixando o cargo vago, sob a responsabilidade do Prof. Mario Botelho, que já vinha fazendo as vezes de Diretor Financeiro e passa a exercer oficialmente a referida função interinamente até que um novo Membro seja eleito. O desligamento das Profas Dayhane Alves e Aline Salucci foi oficializado na RO de 15/12/22. Nessa mesma RO, ficou decidido que a Profª Melyssa Cardozo, passaria a exercer a função de Diretora de Publicações e a de Secretária concomitantemente, e o Prof. Juan, a de Vice--Diretor de Publicações, a qual já estava exercendo interinamente. Em consequência disso, a nova composição da Diretoria para dar continuidade ao quadriênio 20202024 passa a ser a seguinte:

Diretor-Presidente:
José Mario Botelho

Vice-Diretora-Presidente:
Anne Caroline de Morais Santos

Secretário:
Melyssa Cardozo Silva dos Santos

Diretor Cultural:
Leonardo Ferreira Kaltner

Diretora Financeira:
Vago

Diretor de Publicações:
Melyssa Cardozo Silva dos Santos

Vice-Diretor de Publicações:
Juan Rodrigues da Cruz

Mais uma vez, efetivamos, no último 5 de novembro, a nossa tradicional Jornada em comemoração ao Dia Nacional da Língua Portuguesa: a XVII Jornada Nacional de Linguística e Filologia da Língua Portuguesa (XVII JNLFLP), que, dessa vez, ocorreu em formato híbrido e reuniu 10 (dez) Instituições de diferentes regiões do país, num pool, com Sede na UFF, sob a Coordenação do Prof. Leonardo Kaltner. Mais uma vez, a UENF realizou a sua Jornada em concomitância com um Evento interno no dia 9 de novembro; a UERR e a UFRR realizaram a sua Jornada em parceria no dia 7 de novembro. Apenas a UFNT e a UVA efetivaram a sua Jornada em formato virtual. Em todas as Instituições, o Evento repetiu o sucesso de sempre: ao todo, foram apresentadas 182 (cento e oitenta e duas) atividades; contamos com 337 (trezentos e trinta e sete) inscrições entre Apresentadores e Audientes.

No momento, estamos recebendo inscrições para o XV Simpósio Nacional de Estudos Filológicos e Linguísticos (XV SINEFIL), que ocorrerá nos dias 4 e 5 de abril do corrente, também em formato híbrido. Nesse evento, em que condecoramos dois Estudiosos de destaque do ano anterior, um em Linguística e outro em Filologia, daremos continuidade à nova versão da Medalha comemorativa: a MEDALHA JOSÉ PEREIRA DA SILVA. Logo, todos os pesquisadores do país poderão ser indicados pela família cifefiliana e concorrer à referida Medalha. No momento, estamos recebendo por e-mail (eventos@filologia.org.br) a indicação dos nomes que comporão a lista para a votação, cujo 1º turno se iniciará em 5 de fevereiro do corrente.

Em 10/12/22, a Profª Drª Celina Márcia de Souza Abadde, que fora convidada em 23/10 a compor a Diretoria do Círculo, foi aceita e eleita por essa Diretoria a exercer o cargo de Secretária, em substituição à Profª Melyssa Cardozo, que continua a exercer a função de Diretora de Publicações. Contudo, em 11 do mesmo mês, por e-mail, o Prof. Juan informa que deixará o cargo em fevereiro de 2023, também por motivos particulares. Porém, o Presidente do Círculo, o Prof. Mario Botelho, considerando a solicitação de renúncia do Prof. Juan, o liberou prontamente para que o referido Diretor ficasse livre da responsabilidade das funções, não precisando esperar até fevereiro, quando normalmentre iniciam os trabalhos da Diretoria do Círculo.

Assim, a Diretoria do Círculo passa a ter mais um cargo vago, o de Vice-Diretor de Publicações, que fica sob a responsabilidade do Prof. Mario Botelho, que passa a exercer oficialmente a referida função interinamente até que um novo Membro seja eleito. Em consequência disso, a nova composição da Diretoria para dar continuidade ao quadriênio 20202024 passa a ser a seguinte:

Diretor-Presidente:
José Mario Botelho

Vice-Diretora-Presidente:
Anne Caroline de Morais Santos

Secretário:
Celina Márcia de Souza Abbade

Diretor Cultural:
Leonardo Ferreira Kaltner

Diretora Financeira:
Vago

Diretor de Publicações:
Melyssa Cardozo Silva dos Santos

Vice-Diretor de Publicações:
Vago




...........................................................................................................................................................

Copyright © Círculo Fluminense de Estudos Filológicos e Lingüísticos