Abordagem da vogal [e] sozinha e em base de ditongo a partir
da análise experimental
Adriano de Souza Dias (UERJ e FEUDUC)
Intertextualidade, hipertextualidade e “interestualidade”
Afrânio Garcia (UERJ)
Considerações sobre a crônica de Fernão Lopes
Alessandra Cristina Moreira de Magalhães
Uma leitura funcionalista em Apocalipse
Alex Swander M. da Silva (UERJ, EMFA e UNIVERSO)
O ensino da língua portuguesa na escola: o trabalho com textos
Alexandre Henrique Delpech
Considerações sobre o morfema de gênero “-a”
Alexsandra Ferreira da Silva
Os animais na boca do povo – estudo dos provérbios na Idade
Média
Álvaro Alfredo Bragança Júnior (UFRJ)
Buscando outro significado para Eva: a representação do
feminino na escrita de Paulina Chiziane
Ana Lídia da Silva Afonso
Construção do conhecimento lingüístico com crianças
Antoneli de Farias Matos (UERJ)
Fazes-me falta: a angústia da incompletude
Cristiane Teixeira de Amorim
Memórias textuais: a leitura no ensino fundamental
Edilaine Vilar Kirk
Genialidades de Machado de Assis: seu discurso, sua produção
de texto
Édson Sandin Magalhães (FEUDUC)
O jogo da memória em A Idade do Serrote
Gabriel da Cunha Pereira (UFJF)
Novos caminhos, múltiplas vozes
Geysa Silva (UNINCOR)
Simbologia e esoterismo em “Iniciação”, de Fernando Pessoa
Gisele Cardoso de Lemos
A dança e a música como elementos construtores no processo
ensino–aprendizagem
Iguaraciara da Silva Zeferino Botelho (EM Rotary)
Metaplasmos contemporâneos – Um estudo acerca das atuais
transformações fonéticas da Língua Portuguesa
José Mario Botelho (UERJ)
Isabelle Lins Leite
O signo do cordel
Ivon Alves de Araújo (FEUDUC)
Ensino da língua portuguesa: um detalhe da sua história
José Pereira da Silva (UERJ e ABL)
O discurso de resistência em Carlos Drummond e Guimarães Rosa
Josyane Malta Nascimento
Poema sujo: trabalho e construção da memória na
experiência-limite
Jurandir Faria da Silva (UNIVERSO)
A porção dionisíaca do malandro carioca
Leandro Nascimento Cristino
Psicanálise e teoria da literatura: dois saberes solidários
Leonardo Mendes (UERJ)
Programa de Extensão Núcleo de Desenvolvimento Lingüístico:
primeiras experiências
Marcello de Oliveira Pinto (UERJ)
Márcia Magarinos (UERJ)
Marina Dias
Memória e identidade em “Infância”, de Graciliano Ramos
Marcos Antônio Ferreira da Rocha (UERJ)
As sombras da morte na pós-modernidade: questões levantadas a
partir do romance A Morte de Carlos Gardel, de Antônio
Lobo Antunes
Mariana Montenegro Rato
O pictórico e o poético diálogo apolíneo e dionisíaco do
Esteticismo na contemporaneidade
Marleide Anchieta de Lima
Adjunto adnominal, adjunto adverbial e aposto: termos
acessórios?
Milena Torres de Aguiar
O início era sempre assim: o sopro e a vida
Roberta Guimarães Franco
Cravos de abril: antecedentes e ecos – (re)lendo Portugal a
partir de “Dinossauro excelentíssimo”, de José Cardoso
Pires
Roberto Nunes Bittencourt
Problemas no ensino de adjetivos e locuções adjetivas para
estrangeiros
Sérgio Paulo Gomes de Vasconcelos (UERJ e PUC-Rio)
“Agora é tarde, Inês é morta.”: sincronia e diacronia no
ensino de verbos para estrangeiros
Sérgio Paulo Gomes de Vasconcelos (UERJ e PUC-Rio)
Existencialismo e real loucura em Stress de Lilia
Monplé
Sueli Alves dos Santos
|