Ano 10 - No – 48 Rio de Janeiro, jan-fev de 2006.

Primeiro número de 2006. Acabaram-se as férias e agora toca a trabalhar. Estudar e pesquisar. O Filólogo de Plantão continua à disposição de todos os estudiosos das Ciências da Linguagem para informar a aprender. Comuniquem-se. Todos os números estão disponíveis para consulta e cópia em www.filologia.org.br, onde também podem informar-se dos eventos do CiFEFiL, assim como de atividades afins. Ali também podem ler ou baixar qualquer número da Revista Philologus, das Atas dos Congressos Nacionais de Lingüística e Filologia e muito mais. Alguns desses eventos são noticiados aqui. Bom carnaval e bom ano letivo para todos!

lnuvztsvstsvztsvztsvztsvztsvztsvztsvzvztsvvztsvunl

            Eventos DE 2006

v jornada nacional de filologia

Terá lugar no dia 04 de abril de 2006 a V Jornada Nacional de Filologia, das 15 às 21 horas, no Teatro de Ipanema da Universidade da Cidade, no Rio de Janeiro.

Coordenação da Profa. Dra. Delia Cambeiro e do Prof. Dr. José Pereira da Silva.

Já está disponível a programação. Os textos resultantes serão publicados no número 34 da Revista Philologus e estarão disponíveis também em

www.filologia.org.br/vjonafil

Os participantes pagarão uma taxa de R$ 10,00 e receberão uma pasta e um certificado.

x congresso nacional de lingüística e Filologia
Homenagem a Antenor Nascentes

Terá lugar no Instituto de Leras da UERJ, Rua São Francisco Xavier, 524, 11o andar, Maracanã, local onde tem sido realizado nos últimos anos, o X Congresso Nacional de Lingüística e Filologia (X CNLF), nos dias 21 a 25 de agosto de 2006. (Segue)

###############

Dólmen de Axeitos. Monumento pré-histórico de uns 5000 anos a. C. Encontra-se no município de Ribeira, Galiza (Espanha) e é um dos atestados da presença dos celtas no noroeste da Península Ibérica.

************************

Embora pareça que falta muito tempo, já estão abertas as inscrições para todos, mas, principalmente, para os que vão apresentar trabalhos em qualquer das suas modalidades, pois a Comissão Organizadora tem que elaborar a programação e confeccionar o Livro de Resumos, que será entregue aos inscritos já no primeiro dia do evento.
Informações:
www.filologia.org.br/xcnlf

iV congresso brasileiro de Hispanistas
 (ABH)

Será realizado na UERJ (Rio de Janeiro), nos dias 3 a 6 de setembro de 2006 o IV Congresso Brasileiro de Hispanistas.
Informações:
vcongressoabh@uerj.br

91 universala kongreso de esperanto

Será realizado na cidade de Florença (Itália) nos dias 29 de julho a 05 de agosto de 2006 o 91o Congresso Universal de Esperanto. Já estão inscritos cerca de 2000 participantes de pelos menos 50 paises.
Informações:
www.uea.org

 

41 congresso brasileiro de esperanto

Terá lugar em Campinas (SP) nos dias 15 a 19 de julho de 2006 o 41o Congresso Brasileiro de Esperanto.
Inform:
www.esperanto.org.br

antenor nascentes

Um dos mais notáveis filólogos brasileiros é o homenageado do X Congresso Nacional de Lingüística e Filologia (X CNLF), a ser realizado na UERJ de 21 a 25 de agosto de 2006. Trata-se de Antenor de Veras Nascentes. Rio de Janeiro (1886-1972). Professor de Espanhol no tradicional Colégio Pedro II, destacou-se por sua dedicação à filologia, principalmente em língua portuguesa. Sua bibliografia é vasta e diversificada. Citamos somente algumas de suas obras: O linguajar carioca (1922), O idioma nacional na escola secundária (1936), Gíria brasileira (1953), Elementos de Filologia Românica, (1954), Gramática da língua espanhola, 5a ed. (1943), Antologia espanhola e hispano-americana, 2a ed. (1945), Dicionário etimológico da língua portuguesa (1955).

medalha isidoro de sevilha

Por ocasião da realização da V Jornada Nacional de Filologia, 04/04/06, no Teatro da UniverCidade, serão entregues os prêmios Medalha Isidoro de Sevilha 2005 aos agraciados desse ano. Este prêmio, que leva o nome do patrono do CiFEFiL, Santo Isidoro de Sevilha, é atribuído aos três que mais se destacam cada ano em publicações filológicas e/ou lingüísticas, a critério da Comissão Julgadora do Círculo Fluminense de Estudos Filológicos e Lingüísticos. No ano de 2005, os premiados foram os professores doutores Emmanuel Maria da Santíssima Trindade José dos Santos, Flora Simonette Coelho e Leodegário

Amarante de Azevedo Filho.

Recebam os parabéns de O Filólogo de Plantão.

Círculo Fluminense de Estudos Filológicos e Lingüísticos

CIFEFIL

 

Rua São Francisco Xavier, 512/97 - Mangueira

20943-000 – Rio de Janeiro --RJ

pereira@uerj.br - (21) 2569-0276

www.filologia.org.br

Diretor-Presidente:

José Pereira da Silva

Vice-Diretora Cultural:

Ilma Nogueira da Motta

Primeira Secretária:

Délia Cambeiro Praça

Segundo Secretário:

Álvaro Alfredo Bragança Júnior

Diretor Cultural:

Bruno Fregni Bassetto

Vice-Diretora Cultural:

Ilma Nogueira Motta

Diretora de Relações Públicas:

Valdênia Teixeira de Oliveira Pinto

Vice-Diretora de Relações Públicas:

Maria Lucília Ruy

Diretora Financeira:

Cristina Alves de Brito

Diretor de Publicações:

Amós Coêlho da Silva

Vice-Diretor de Publicações:

Vito César de Oliveira Manzolillo

Domínio do CiFEFiL

www.filologia.org.br


O FILÓLOGO DE PLANTÃO

Redator:

Alfredo Maceira Rodríguez

Rua Brasilina, 34/204

21350-060 – Cascadura – Rio de Janeiro – RJ

Tel.: (21) 2593-1960

e-mail: alfredo.ntg@terra.com.br

home page:

www.filologia.org.br/alfredo

os celtas

Os celtas eram povos que falavam línguas indo-européias e que surgiram na Europa Central no II milênio a. C., na época do Bronze tardio. Eles expandiram-se pelo continente e foram os introdutores do ferro na Europa, no I milênio a. C. Como entidades independentes perpetuaram-se na Irlanda até o séc. XVII de nossa era. Suas origens são complexas e controvertidas. São citados pela primeira vez ao comerciar com gregos e etruscos no séc. VII a. C. Conquistaram a Gália e parte da Espanha, onde se mesclaram aos iberos, ori-ginando o  povo celtibero.

Ocuparam boa parte da Europa Central, as Ilhas Britânicas e o norte da Itália, onde saquearam Roma em 390 a. C. No séc. II a. C., a hegemonia celta, que se mantinha na Europa Central desde o séc. V a. C., cedeu lugar, aos poucos, à dos povos de línguas germânicas e depois os romanos os derrotaram na Gália Cisalpina (192 a. C.). Houve resistência aos romanos, em muitos lugares, entre eles, em Numância, na Espanha, e na Provença, na França, mas no séc. I a. C., César conquistou a Gália e Cláudio, a Bretanha. As línguas célticas possuem dois troncos, ambos do grupo centum[1]: o celta-Q, ou goidélico, mais antigo, de onde se derivam o irlandês, o gaélico da Escócia e o dialeto da Ilha de Man; e o celta-P, ou galo-britânico, língua dos gauleses e dos habitantes da Bretanha, cujos descendentes ainda falados são o galês, no País de Gales e o bretão, na França.

Gálatas eram chamados os celtas que passaram ao oriente. Em 279 a. C., os gregos chamaram gálatas aos celtas que ameaçaram o santuário de Apolo, em Delfos. Posteriormente, o historiador Políbio empregou o nome de celtas ou gálatas para indicar os celtas cisalpinos celtas trasalpinos.

O país onde melhor se conservam tradições de origem celta é a Irlanda. O País de Gales e a Cornualha no Reino Unido e a Bretanha na França também se identificam com a cultura celta. Na Galiza e no norte de Portugal sobrevivem tradições celtas, algumas adotadas posteriormente pela Igreja Católica como o Dia de Todos os Santos e de Finados, assim como diversos monumentos megalíticos pré-históricos como dólmens, menires e mámoas, estas eram dedicadas a sepulturas. Os celtas eram originariamente de raça ariana. Não possuíam escrita pelo confiavam tudo à tradição oral. O que se sabe deles deve-se quase todo ao que foi escrito por gregos e romanos. O léxico galego conserva vários vocábulos celtas, mas onde se podem respigar mais elementos celtas ou célticos é na toponímia da antiga Galécia, divisão romana na Península Ibérica que compreendia a Galiza e norte de Portugal. Os    celtas eram politeístas e seus sacerdotes eram chamados druidas[2] e exerciam grande influência na sociedade.

-----------------------------------------------
Não deixe de ler na Revista Philologus 30 e 31 o texto do Prof. João Bittencourt de Oliveira intitulado O bretão: o último rebento céltico no continente europeu (I e II). Trata-se de um estudo aprofundado da situação do bretão nos dias de hoje.


[1]  As línguas indo-européias pertencem ao grupo centum (pronúncia /kentum/ em que as consoantes velares permanecem inalteradas e línguas do grupo satem em que aparecem palatizadas).

[2]  Os druidas acumulavam as funções de educadores e juízes.