Ano 10 - No – 49 Rio de Janeiro, mar-abr de 2006. |
Outra vez bastante atrasados, mas prometendo demorar menos nos próximos números. As informações atualizadas e pormenorizadas do CiFEFiL estão sempre em
www.filologia.org.br. Já observaram como está próxima a realização do X Congresso Nacional de Lingüística e Filologia? Já é nos dias 21 a 25 de agosto de 2006. Vide nota aqui embaixo e em www.filologia.org.br/xcnlf. Não demorem. Contamos com vocês. :-)opqruvopqrtuvopqrtuvopqrtuvopqrtuvopqruvopqr
PRÓXIMOS EVENTOS
AINDA O X congresso nacional
Não nos podemos esquecer do evento mais importante do CiFEFiL. Falta pouco tempo para o X Congresso Nacional de Lingüística e Filologia. 21-25 de agosto de 2006 no Instituto de Letras da UERJ, Rio de Janeiro, RJ. Informações:
ou pelo tel.: (21) 2569-0276
xi silel
XI Simpósio Nacional e I
Simpósio InternacionaL
Linguagem e Cultura: Intersecções
Universidade Federal de Uberlândia. Instituto de Letras e Lingüística. Uberlândia, MG. 22-24 de novembro 2006.
Informações: Tel.: (34) 3239-4447 |
O quadro mais caro do mundo. Um retrato pintado em 1907 pelo austríaco Gustav Klim, retratando Adele Bloch-Bauer, foi comprando por 135 milhões de dólares pelo magnata dos cosméticos Ronald S. Lauder.
Fonte: elmundo.es. 19/06/2006. ============================ |
i jornada nacional de lingüística e filologia da língua portuguesa - CiFEFiL Ocorrerá simultaneamente em diversas unidades acadêmicas em todo o Brasil. Dia 05 de novembro de 2006. não esquecer:
IV Congresso Brasileiro de Hispanistas. De 3 a 6 de setembro de 2006. Rio de Janeiro, UERJ
41o Congresso Brasileiro de Esperanto !5 a 19 de julho de 2006. Campinas, SP.
91o Congresso Universal de Esperanto De 29 de julho a 5 de agosto de 2006. Florença, (Itália) |
primeira índia doutora no brasil
No dia 19 de abril de 2006, Dia do Índio, a índia Maria das Dores de Oliveira Pankararu, 42 anos, defendeu sua tese em Lingüística na Universidade Federal de Alagoas. De acordo com a Funai, não há registro de outro índio que tenha chegado ao mais alto grau acadêmico no Pais.
Maria das Dores pesquisou a língua indígena ofayé, falada por 11 pessoas da comunidade ofayé de Brasilândia (MG), e está em risco de extinção. Seu trabalho, em parceria com a professora ofayé Marilda de Souza, foi fazer uma cartilha para ensinar as crianças da comunidade o idioma e criar uma correlação entre a língua oral e a escrita para facilitar o aprendizado.
Fonte: Portal Terra |
importância do portal para os estudantes e profissionais de Letras
Somente no ano de 2005, o CiFEFiL publicou em suporte impresso e virtual, 878 artigos, sendo 389 resumos e 489 textos completos. Destes textos, 42 são da Revista Philologus, 28 da SOLETRAS e 12 pertencem à Linguagem em Revista.
Nos Anais do IX CONGRESSO DE LÍNGÜÍSTICA E FILOLOGIA foram publicados 389 resumos e 270 artigos completos, 16 artigos na IV JORNADA NACIONAL DE FILOLOGIA e 43 artigos nos Anais do VI FORUM DE ESTUDOS LINGÜÍSTICOS.
Há muita matéria importante para ler quem se interessa por Letras. Está tudo disponível em: www.filologia.org.br. É fácil buscar ali a publicação que interessa. |
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Sites de interesse além do www.filologia.org.br
Cultura galega - www.consellodacultura.org || Notícias sobre Esperanto - www.npoint.com.br/sementeira || Provérbios em várias línguas - www.hkocher.info
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(Texto de português arcaico) [Lenda do Rei Leir]
Este rrey Ley nõ ouue filho, mas ouue tres filhas muy fermosas e amauas mujto. E hũu dia ouue sas rrazõoes com ellas e disse-lhes que lhe dissessem uerdade quall dellas o amaua mais. Disse a mayor que nõ auia cousa no mumdo que tãto amasse como elle, disse a outra que o amaua tanto como ssy meesma, e disse a terçeira, que era a meor, que o amaua tanto como deue d’amar filha a padre. E elle quis-lhe mall por em e por esto nõ lhe quis dar parte no rreyno. E casou a filha mayor com o duque da Cornoalha, e casou a outra com rrey da Scocia, e nom curou da meor. Mas ella, por sua vemtujra, casou-sse melhor que nẽhũa das outras, ca se pagou della elrrey de Framça e filhou-a por molher. E depois seu padre della, em sa velhice, filharom-lhe seus gemrros a terra e foy mallandamte e ouue a tornar aa merçee delrrey da Framça e de sa filha, a meor, a que nõ quis dar parte do rreyno. E elles receberõ-no muy bẽ e derom-lhe todas as cousas que lhe forom mester e homrrarõ-no, mentre foy uiuo e merreo em seu poder.
(Do IV Livro de Linhagens, fols. X, R.)
Apud NUNES, Dr. José Joaquim. Crestomatia arcaica, 7. ed. Lisboa, Livraria Clássica Editora, /1960/.
da formação filológica e lingüística (Resumo)
Sendo a Filologia e a Lingüística especialidades científicas, deve a pessoa que, com vocação, deseja a elas dedicar-se buscar a formação adequada, para não se desviar por descaminhos. Isto que é verdade para qualquer especialidade, aplica-se particularmente à Ciência da Linguagem, por ser ainda nova entre nós e por serem numerosos os charlatães e os desorientados que se dispõem a ensinar. Papel relevante na formação lingüística têm as Faculdades de Letras, mas elas ainda deixam bastante a desejar quanto à qualidade do ensino. É preciso afastar a preocupação pragmática de formação profissional, e incutir-lhes o ideal de cultura superior desinteressada. Recrutar bons professores, exigir freqüência obrigatória, instaurar o sistema de “dissertação de licenciatura”, senão as faculdades se tornarão “facilidades”, meros institutos expedidores de diplomas.
O ensino da Filologia e da Lingüística tem de ser metódico, rigo-rosamente metódico, para formar bons hábitos de espírito e permitir a continuação segura, por conta própria. Assim se irá firmando o crédito da boa Filologia e da verdadeira Lingüística e irão desaparecendo, ou ao menos perdendo prestígio, os deformadores, os apedeutas, os gramatiqueiros e os maus industriais do livro didático.
MELO, Gladstone Chaves de. Iniciação à filologia e à lingüística portuguesa.Rio de Janeiro, Ao Livro Técnico, 1981
Tradução ao espanhol (Daremos nossa tradução no próximo número – Não deixe e fazer a sua) Um dia de compras no shopping
Chegamos ao shopping e pegamos a escada rolante para o terceiro andar. Ali olhamos as vitrines das lojas de várias mercadorias: roupa, calçado e brinquedos para as crianças. Entramos numa loja de roupas infantis para comprar camisas para os meninos e saias para as meninas, para as festas de São João. Compramos também chapéus de palha. A vendedora mandou-nos ir pagar no balcão. Pagamos com cartão de crédito e fomos a outra loja comprar um celular.
A seguir, fomos à praça da alimentação fazer um lanche. Pedimos sanduíches de queijo e presunto e refrigerantes. As crianças queriam ir ao parque dos brinquedos: andaram no trenzinho, mas ficaram com medo de outros mais perigosos. Assim, demos por encerrado nosso passeio de compras pelo shopping. |