Ano 10 - No – 49 Rio de Janeiro, mar-abr de 2006.

Outra vez bastante atrasados, mas prometendo demorar menos nos próximos números. As informações atualizadas e pormenorizadas do CiFEFiL estão sempre em www.filologia.org.br. Já observaram como está próxima a realização do X Congresso Nacional de Lingüística e Filologia? Já é nos dias 21 a 25 de agosto de 2006. Vide nota aqui embaixo e em www.filologia.org.br/xcnlf. Não demorem. Contamos com vocês. :-)

opqruvopqrtuvopqrtuvopqrtuvopqrtuvopqruvopqr

 PRÓXIMOS EVENTOS

AINDA O X congresso nacional
de lingüística e filologia

 

Não nos podemos esquecer do evento mais importante do CiFEFiL. Falta pouco tempo para o X Congresso Nacional de Lingüística e Filologia. 21-25 de agosto de 2006 no Instituto de Letras da UERJ, Rio de Janeiro, RJ. Informações:

 

www.filologia.org.br/xcnlf

ou pelo tel.: (21) 2569-0276

 

xi silel

XI Simpósio Nacional e I Simpósio InternacionaL
de Letras e Lingüística

 

Linguagem e Cultura: Intersecções

 

Universidade Federal de Uberlândia. Instituto de Letras e Lingüística. Uberlândia, MG.

22-24 de novembro 2006.

 

Informações:

silel2006@gmail.com

www.ileel.ufu.br/silel2006

Tel.: (34) 3239-4447

 

 

O quadro mais caro do mundo.

Um retrato pintado em 1907 pelo austríaco Gustav Klim, retratando Adele Bloch-Bauer, foi comprando por 135 milhões de dólares pelo magnata dos cosméticos Ronald S. Lauder.

 

Fonte: elmundo.es. 19/06/2006.

============================

i jornada nacional de lingüística e filologia da língua portuguesa - CiFEFiL

Ocorrerá simultaneamente em diversas unidades acadêmicas em todo o Brasil.

Dia 05 de novembro de 2006.
Informações:
www.filologia.org.br/ijnlflp
Tel.: (21) 2569-0276

não esquecer:

 

IV Congresso Brasileiro de Hispanistas.

De 3 a 6 de setembro de 2006.

Rio de Janeiro, UERJ

ivcongressoabh@uerj.br

 

41o Congresso Brasileiro de Esperanto

!5 a 19 de julho de 2006.

Campinas, SP.

www.esperanto.org.br

 

91o Congresso Universal de Esperanto

De 29 de julho a 5 de agosto de 2006.

Florença, (Itália)

www.uea.org

 

primeira índia doutora no brasil

 

No dia 19 de abril de 2006, Dia do Índio, a índia Maria das Dores de Oliveira Pankararu, 42 anos, defendeu sua tese em Lingüística na Universidade Federal de Alagoas. De acordo com a Funai, não há registro de outro índio que tenha chegado ao mais alto grau acadêmico no Pais.

 

Maria das Dores pesquisou a língua indígena ofayé, falada por 11 pessoas da comunidade ofayé de Brasilândia (MG), e está em risco de extinção. Seu trabalho, em parceria com a professora ofayé Marilda de Souza, foi fazer uma cartilha para ensinar as crianças da comunidade o idioma e criar uma correlação entre a língua oral e a escrita para facilitar o aprendizado.

 

Fonte: Portal Terra

importância do portal

www.filologia.org.br

para os estudantes e profissionais de Letras

 

Somente no ano de 2005, o CiFEFiL publicou em suporte impresso e virtual, 878 artigos, sendo 389 resumos e 489 textos completos. Destes textos, 42 são da Revista Philologus, 28 da SOLETRAS e 12 pertencem à Linguagem em Revista.

 

Nos Anais do IX CONGRESSO DE LÍNGÜÍSTICA E FILOLOGIA foram publicados 389 resumos e 270 artigos completos, 16 artigos na IV JORNADA NACIONAL DE FILOLOGIA e 43 artigos nos Anais do VI FORUM DE ESTUDOS LINGÜÍSTICOS.

 

Há muita matéria importante para ler quem se interessa por Letras. Está tudo disponível em: www.filologia.org.br. É fácil buscar ali a publicação que interessa.

 

°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°

 

Sites de interesse além do www.filologia.org.br

Cultura galega - www.consellodacultura.org || Notícias sobre Esperanto - www.npoint.com.br/sementeira || Provérbios em várias línguas - www.hkocher.info

 

ªªªªªªªªªªªªªªªªªªªªªªªªªªªªªªªªªªªª

 

CiFEFiL

Círculo Fluminense de Estudos Filológicos e Lingüísticos

 

Rua São Francisco Xavier, 512/97

Mangueira

20943-000 – Rio de Janeiro --RJ

pereira@uerj.br - (21) 2569-0276

www.filologia.org.br

 

Diretor-Presidente:

José Pereira da Silva

Vice-Diretora Cultural:

Ilma Nogueira da Motta

Primeira Secretária:

Délia Cambeiro Praça

Segundo Secretário:

Álvaro Alfredo Bragança Júnior

Diretor Cultural:

Bruno Fregni Bassetto

Vice-Diretora Cultural:

Ilma Nogueira Motta

Diretora de Relações Públicas:

Valdênia Teixeira de Oliveira Pinto

Vice-Diretora de Relações Públicas:

Maria Lucília Ruy

Diretora Financeira:

Cristina Alves de Brito

Diretor de Publicações:

Amós Coêlho da Silva

Vice-Diretor de Publicações:

Vito César de Oliveira Manzolillo

Domínio do CiFEFiL

www.filologia.org.br


 

O FILÓLOGO DE PLANTÃO

Redator:

Alfredo Maceira Rodríguez

Rua Brasilina, 34/204

21350-060 – Cascadura – Rio de Janeiro – RJ

Tel.: (21) 2593-1960

e-mail: alfredo.ntg@terra.com.br

home page:

www.filologia.org.br/alfredo

(Texto de português arcaico)

[Lenda do Rei Leir]

 

Este rrey Ley nõ ouue filho, mas ouue tres filhas muy fermosas e amauas mujto. E hũu dia ouue sas rrazõoes com ellas e disse-lhes que lhe dissessem uerdade quall dellas o amaua mais. Disse a mayor que nõ auia cousa no mumdo que tãto amasse como elle, disse a outra que o amaua tanto como ssy meesma, e disse a terçeira, que era a meor, que o amaua tanto como deue d’amar filha a padre. E elle quis-lhe mall por em e por esto nõ lhe quis dar parte no rreyno. E casou a filha mayor com o duque da Cornoalha, e casou a outra com rrey da Scocia, e nom curou da meor. Mas ella, por sua vemtujra, casou-sse melhor que nẽhũa das outras, ca se pagou della elrrey de Framça e filhou-a por molher. E depois seu padre della, em sa velhice, filharom-lhe seus gemrros a terra e foy mallandamte e ouue a tornar aa merçee delrrey da Framça e de sa filha, a meor, a que nõ quis dar parte do rreyno. E elles receberõ-no muy bẽ e derom-lhe todas as cousas que lhe forom mester e homrrarõ-no, mentre foy uiuo e merreo em seu poder.

 

(Do IV Livro de Linhagens, fols. X, R.)

 

Apud NUNES, Dr. José Joaquim. Crestomatia arcaica, 7. ed. Lisboa, Livraria Clássica Editora, /1960/.

 

da formação filológica e lingüística

(Resumo)

 

Sendo a Filologia e a Lingüística especialidades científicas, deve a pessoa que, com vocação, deseja a elas dedicar-se buscar a formação adequada, para não se desviar por descaminhos. Isto que é verdade para qualquer especialidade, aplica-se particularmente à Ciência da Linguagem, por ser ainda nova entre nós e por serem numerosos os charlatães e os desorientados que se dispõem a ensinar. Papel relevante na formação lingüística têm as Faculdades de Letras, mas elas ainda deixam bastante a desejar quanto à qualidade do ensino. É preciso afastar a preocupação pragmática de formação profissional, e incutir-lhes o ideal de cultura superior desinteressada. Recrutar bons professores, exigir freqüência obrigatória, instaurar o sistema de “dissertação de licenciatura”, senão as faculdades se tornarão “facilidades”, meros institutos expedidores de diplomas.

 

O ensino da Filologia e da Lingüística tem de ser metódico, rigo-rosamente metódico, para formar bons hábitos de espírito e permitir a continuação segura, por conta própria. Assim se irá firmando o crédito da boa Filologia e da verdadeira Lingüística e irão desaparecendo, ou ao menos perdendo prestígio, os deformadores, os apedeutas, os gramatiqueiros e os maus industriais do livro didático.

 

MELO, Gladstone Chaves de. Iniciação à filologia e à lingüística portuguesa.Rio de Janeiro, Ao Livro Técnico, 1981

 

Tradução ao espanhol

(Daremos nossa tradução no próximo número – Não deixe e fazer a sua)

Um dia de compras no shopping

 

Chegamos ao shopping e pegamos a escada rolante para o terceiro andar. Ali olhamos as vitrines das lojas de várias mercadorias: roupa, calçado e brinquedos para as crianças. Entramos numa loja de roupas infantis para comprar camisas para os meninos e saias para as meninas, para as festas de São João. Compramos também chapéus de palha. A vendedora mandou-nos ir pagar no balcão. Pagamos com cartão de crédito e fomos a outra loja comprar um celular.

 

A seguir, fomos à praça da alimentação fazer um lanche. Pedimos sanduíches de queijo e presunto e refrigerantes. As crianças queriam ir ao parque dos brinquedos: andaram no trenzinho, mas ficaram com medo de outros mais perigosos. Assim, demos por encerrado nosso passeio de compras pelo shopping.