Ano 8 - No 44 - Rio de Janeiro, mar-abr de 2004. Publicação bimestral.

Segundo número de 2004. Ainda não foi desta vez que o Filólogo de Plantão ficou em dia como desejávamos, mas como a esperança é a última que morre, um dia será. Para informações sobre o CiFEFiL nada como visitar www.filologia.org.br, sempre bem atualizado sobre eventos da entidade e outras atividades afins. Não demorem em inscrever-se para o VIII CNLF, que este ano se realiza juntamente com o I CIEFL (Vide nota abaixo.) Informações também em pereira@uerj.br.

 

 

eventos


 

VIII Congresso Nacional
de Lingüística e Filologia

e

I Congresso Internacional
de Estudos Filológicos e Lingüísticos

 

Estes dois eventos concomitantes serão realizados nos dias 23 a 27 de agosto de 2004, no Instituto de Letras da UERJ. Este ano o VIII CNLF será em homenagem ao ilustre filólogo brasileiro Mário Barreto. Na mesma ocasião também ocorrerá o I CIELF (I Congresso Internacional de Estudos Filológicos e Lingüísticos). Até o dia 30 de junho estarão abertas as inscrições para o Prêmio Antenor Nascentes e para a Medalha Isidoro de Sevilha até o 31 de julho. As inscrições e informações estão a cargo do Coordenador, Prof. José Pereira da Silva em:

 

www.filologia.org.br/viiicnlf

pereira@uerj.br

Tel.: (21) 2569-0276

 


 

medalha isidoro de sevilha

 

Santo Isidoro de Sevilha (560-636) é o patrono do CiFEFiL.Ele foi doutor da igreja e enciclopedista. Sua obra mais notável é Etymologiae uma das primeiras enciclopédias a reunir os conhecimentos da época. O CiFEFiL estabeleceu um prêmio em sua honra que consta de uma medalha para os alunos que mais se destaquem em estudos lingüísticos. O regulamento do prêmio está disponível em:

www.filologia.org.br

 


A Torre Eiffel é um dos símbolos de Paris. Foi projetada pelo engenheiro civil francês Alexandre Gustave Eiffel para comemorar o centenário da Revolução Francesa e a Exposição Universal de 1889. É de ferro forjado e tem 300 metros de altura.

*************************


 Congresso internacional de língua portuguesa

(Comemorativo do centenário de nascimento de Joaquim Mattoso Câmara Jr. e do 60o aniversário da Academia Brasileira de Filologia.)

Presidente: Leodegário Amarante de Azevedo Filho.

Coordenador: José Pereira da Silva.

Será realizado pela Academia Brasileira de Filologia, no Instituto de Letras da UERJ, nos dias 19 a 23 de julho de 2004, o Congresso Internacional de Língua Portuguesa.

Informações e inscrições:

pereira@uerj.br

Tel.: (0xx21) 2569-0276 - Sílvia.

i simposio nacional de estudos celtas e germânicos novas perspectivas

Será realizado nos dias 30 de agosto a 02 de setembro de 2004, na Faculdade de Letras - Departamento de Letras Anglo-Germânicas da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Ilha do Fundão - RJ, o I Simpósio Nacional de Estudos Celtas e Germânicos - Novas Perspectivas, coordenado pelos professores Álvaro Alfredo Bragança Júnior, Arlete José Mota e Assunção Medeiros. Informações:

www.bratair.cjb.net

www.filologia.org.br


iii congresso brasileiro de hispanistas

O III Congresso Brasileiro de Hispanistas da Associação Brasileira de Hispanistas (ABH) será realizado nos dias 12 a 15 de outubro de 2004 na Universidade Federal de Santa Catarina, em Florianópolis, SC. Informações gerais:

www.hispanista.com.br

Congresso: luizete@cce.ufsc.br

Tel.: (++5548) 331-9288


congressos de esperanto

39o congresso brasileiro de esperanto

Será realizado em Maceió (AL) o 39o Congresso Brasileiro de Esperanto nos dias 18 a 22 de julho de 2004. Informações:

ariknubxxi@esperanto,org.br

Tel.: (82) 324-2979

89o  congresso mundial de esperanto

Terá lugar em Pequim (China) o 89o Congresso Universal de Esperanto.

(A companhia aérea Starline oferece desconto aos brasileiros que participem do Congresso.)

Informações:

uea.org/kongresoj/uk_2004.html


 

 

 

Círculo Fluminense de Estudos Filológicos e Lingüísticos. CiFEFiL

Rua Visconde de Niterói, 512 / 97

CEP: 20943-000 Rio de Janeiro -RJ

Tel./Fax.: (021) 2569-0276

e-mail: pereira@uerj.br

Diretor-Presidente:

José Pereira da Silva

Vice-Diretor:

Vito César de Oliveira Manzolillo

1o Secretário:

Alfredo Maceira Rodríguez

2a Secretária:

Patrícia Festini

Diretora Cultural:

Maria Lúcia Mexias Simon

Vice-Diretora Cultural:

Ilma Nogueira da Motta

Diretor de Relações Públicas:

Álvaro Alfredo Bragança Júnior

Vice-Diretora de Relações Públicas:

Flavia da Silva Pires

Diretor de Publicações:

Amós Coêlho da Silva

Vice-Diretor de Publicações:

Claudio Cezar Henriques

Diretora Financeira:

Cristina Alves de Brito

Vice-Diretora Financeira:

Valdênia Teixeira de Oliveira Pinto

Domínio do CiFEFiL

www.filologia.org.br


O FILÓLOGO DE PLANTÃO

Redator: Alfredo Maceira Rodríguez

Rua Brasilina, 34 / 204

21350-060 - Cascadura - Rio de Janeiro - RJ
Tel.: (021) 2593-1960

e-mail: alfredo.ntg@terra.com.br

home page: www.filologia.org.br/alfredo

provérbios - máximas -sentenças

Campus habet oculos, silva aures.

Montes vêem, paredes ouvem.

Fields have eyes and woods have ears.

Le bois a des oreilles et le champ des yeux (Français)

Tras pared ni tras de seto no digas tu secreto. (Español)

Il piano ha occhi, e il bosco orecchi. (Italiano)

La muro havas orelojn. (Esperanto)

Fonte: www.kocher.pro.br

 

Calendários

(Concluímos hoje as breves notas sobre calendários que vimos publicando nos últimos números.)

Calendário juliano

Nos primeiros tempos da Roma Antiga usava-se um calendário lunar de 10 meses, quatro de trinta dias (março, maio, julho e outubro) e os seis restantes de 31 (abril, junho, agosto, setembro, novembro e dezembro), mas como o período de 304 dias não formava ano solar nem lunar, acrescentavam-se cada vez mais dias para estar de acordo com as estações. No século VII antes de nossa era, acrescentaram-se dois meses ao ano (janeiro e fevereiro). Até hoje sobrevivem os nomes dos quatro últimos meses (setembro, outubro, novembro e dezembro) correspondentes aos ordinais sétimo, oitavo, noveno ou nono e décimo. No ano 45 antes de nossa era, o imperador Júlio César quis aperfeiçoar o velho calendário lunar e encarregou a tarefa a um astrônomo de Alexandria chamado Sosígenes que fez uma adaptação do calendário egípcio, estabelecendo o ano de 365 dias, ajustando-o nos anos bissextos. Era um calendário solar com meses de 30 ou 31 dias, exceto fevereiro com 29 (trinta nos bissextos). Posteriormente retirou-se um dia do mês de fevereiro para acrescentá-lo ao de agosto.

Os nomes dos meses ficaram os mesmos, com a exceção de dois: o Quintilis, que foi chamado Lulius (julho) em homenagem a Júlio César, e o Sextilis, que no ano 8o d. C. passou a chamar-se Augusto (agosto), para homenagear o imperador César Augusto. O calendário Juliano usou-se no Ocidente por mais de mil anos, embora depois da reforma de Júlio César lhe fizessem pequenas alterações.

Calendário gregoriano

O ano do calendário Juliano era 11 minutos e 14 segundos maior que o ano solar. Esta diferença fez que até 1952 o equinócio de primavera ocorresse dez dias antes. Para que viesse a ocorrer por volta do dia 21 de março, como ocorreu no ano 325 d. C, ano do 1o Concílio de Nicéia, o papa Gregório XIII promulgou um decreto, eliminando dez dias do calendário. A fim de prevenir futuras divergências, instituiu-se um calendário conhecido como Gregoriano, que estipulava que os anos centenários divisíveis por 400 seriam bissextos e que os demais anos centenários seriam normais. Assim, o ano 1600 foi bissexto, mas 1700 e 1800 foram normais.

O calendário Gregoriano também é conhecido como Cristão porque estabelece o Natal como ponto de partida. Este calendário foi sendo adotado lentamente em toda a Europa. Hoje está vigente em quase todo o mundo ocidental e em parte da Ásia. A União Soviética adotou-o em 1918 e a Grécia em 1923, embora muitos países de religião cristã oriental conservassem o calendário Juliano para as festas religiosas.

Existem diversas propostas para a adoção de um calendário universal mais prático, mas até agora não se adotou nenhum.

 

Tradução ao espanhol

(Traduza este pequeno texto ao espanhol. No próximo número daremos nossa tradução.)

 

Um passeio à beira-mar

Um grupo de rapazes e moças foram fazer um passeio ao longo da costa. Foram olhando as ondas que se levantavam longe da praia e, embora fossem muito altas, não pareciam intimidar alguns surfistas que pareciam desaparecer no meio delas. Continuando o passeio, passaram à altura do quebra-mar, onde já terminava a praia. Agora havia vegetação e muitos penhascos nos que estavam vários pescadores com caniços e anzóis, tentando pescar alguns peixes. Um pouco à frente, encontraram umas árvores com muita folhagem que proporcionavam uma sombra que convidava a descansar. Acomodaram-se ali para tagarelar um pouco e comer o lanche que tinham levado nas mochilas. Não demorou muito e umas nuvens escuras começaram a surgir no horizonte, prenunciando uma tormenta imediata. Pegaram um celular e comunicaram aos parentes que iam voltar antes da hora prevista mas ficaram sabendo que já chovia em alguns bairros, pelo que resolveram ir ao ponto de ônibus mais próximo para voltar o mais cedo possível, mas mesmo assim achavam-se satisfeitos com seu passeio.

+++++++++++++++++++++++++++