Linguagem e Informática:
a influência do jargão de informática no português brasileiro
Mário Roberto de Souza Lima (UERJ)
O léxico do português utilizado no Brasil, tal como o de qualquer língua, contém palavras características da linguagem oral, da língua escrita, das áreas técnicas, assim como palavras antigas e novas. Estas, denominadas neologismos, refletem as mudanças da sociedade brasileira. Deste modo, ao se analisar estas incorporações à língua, encontram-se não só os processos de formação de novas palavras, mas também os próprios processos de transformação da sociedade.
O português possui um acervo lexical sempre em renovação. Desde a Revolução Industrial, tem se notado uma expressiva contribuição de termos ingleses, que aumentou ainda mais no século XX. Um dos motivos: o enorme poder da indústria eletrônica, na qual o idioma britânico prevaleceu, especialmente da informática, com o advento do computador, que engendrou um novo paradigma tecnológico em escala mundial.
Tendo como fonte o suplemento “Info ETC”, do jornal “O GLOBO”, edições de outubro e novembro de 2006, pode-se flagrar exemplos da influência do jargão de informática em nossa língua: “E para quem ainda não o conhece, é recomendável baixar a versão standalone, disponível na área ´Downloads’, que roda melhor do que na janela de um navegador.”, “(...) é possível acompanhar toda a história e a evolução dos jogos, desde a remota era do byte lascado” e “(...) agora, é possível bater papo com qualquer pessoa de sua lista de contatos através da integração do Orkut com o Gtalk, aplicativo googliano de mensagens instantâneas”.
O aporte destes neologismos não ameaça a língua, haja vista que consubstanciam a diversidade lingüística e cultural inerente à própria língua. Os profissionais da área de Letras, atentos a estes usos, devem combater opiniões reducionistas, que podem mascarar preconceitos. Em suma, a análise do uso de extrangeirismos é um subsídio para melhor compreensão dos contextos social, político, histórico e pedagógico que influenciam o ensino, a aprendizagem e a linguagem como um todo.