CINCO TESES DE EVANILDO BECHARA

 

 Na oportunidade da comemoração do octogésimo aniversário do mestre e amigo, professor, filólogo, gramático e acadêmico Evanildo Cavalcante Bechara, resolvemos participar de uma forma particular dessa festa, preparando uma edição-surpresa de suas interessantes teses, com que galgou importantes postos no magistério do Rio de Janeiro.

Neste trabalho, em que contamos com a colaboração especial do prof. Rosalvo do Valle, que nos cedeu cópias dos textos, não fizemos mais que reunir, organizar e atualizar ortograficamente os textos, editando-os para suporte impresso e digital, com que presentearemos o aniversariante na sessão de abertura da VIII Semana Nacional de Língua Portuguesa, que ocorrerá no Instituto de Letras da UERJ, de 18 a 22 de fevereiro de 2008.

Caso o homenageado permita, estes textos serão distribuídos aos participantes inscritos no evento, como uma forma de homenagear o mestre, divulgando alguns de seus inéditos importantes.

Algumas falhas ocorreram na edição, principalmente porque, tendo a intenção de surpreender o autor, não se fez nenhuma consulta a ele para resolver problemas encontrados nos textos que nos serviram de fontes. Numa próxima versão, seguramente, essas falhas estarão sanadas.

 

José Pereira da Silva

(Rio, 18/02/2008)