VII CONGRESSO NACIONAL DE LINGÜÍSTICA E FILOLOGIA
Cadernos do CNLF, Série VII, no.08 - Língua e Ensino
Apresentação
José Pereira da Silva
A importância da pontuação na produção de sentido no texto literário
Tania Maria Nunes de Lima Camara
A Lingüística e as atividades de ensino, pesquisa e extensão
Maria Cristina Lírio Gurgel
As práticas de leitura e de produção textual mediadas pelas novas linguagens tecnológicas - Marina Coelho Moreira Cezar e Marco Antonio Paulini Lopes
Aulas de Italiano e de outras línguas estrangeiras para a ‘melhor idade’
Maria Franca Zuccarello
Do texto ao hipertexto: leitura e novas tecnologias no ensino de e/le
Greice da Silva Castela
Ensino do Português do Brasil numa perspectiva sociocultural: material didático em foco
Norimar Júdice
Estratégias de indeterminação em textos de alunos do ensino médio
Angela Marina Bravin dos Santos
A situação oficial brasileira do filólogo e do professor de Filologia no Ministério do Trabalho e Emprego
José Pereira da Silva
Formação acadêmica, coerções institucionais e prática docente de leitura em espanhol como língua estrangeira - E/LE
Cristina de Souza Vergnano Junger
Interfaces culturais no ensino de português para estrangeiros
Lygia Maria Gonçalves Trouche
Lidando com o novo: produção de material didático para a leitura em E/LE
Ana Elizabeth Dreon de Albuquerque
Linguarte - Oficina Brasileira de Educação
Zulmira Novaes Nees
Método “accord” - uma atividade lúdica de ensino para a 3ª idade
Deise Quintiliano Pereira
O Futuro das Línguas Inglesas
Rafael Lanzetti
O professor e a produção de material de leitura em e/le
Ana Cristina dos Santos
Psiu! Do português L1 ao português L2: a interjeição como fator de identidade cultural - Adriana Leite do Prado Rebello
Uma esperança sobre o futuro do ensino de inglês como segunda língua
Renata de Souza Gomes
Viabilidade do esperanto do ponto de vista da Lingüística
Alfredo Maceira Rodríguez