VIII CONGRESSO NACIONAL DE LINGÜÍSTICA E FILOLOGIA
Cadernos do CNLF, Série VIII, no 09 - O Ensino de Letras
 

Apresentação
José Pereira da Silva

A construção do leitor no jornalismo espanhol: uma experiência com alunos de E/LE
Greice da Silva Castela, Viviane Mendonça de Menezes e Cristina Vergnano Junger

A intertextualidade e o ensino de Língua Portuguesa
Renata da Silva de Barcellos

A noção de letramento como horizonte político para o trabalho alfabetizador: questões para a prática e para a pesquisa
Cecília Goulart

Coesão textual: um problema a mais na preparação de material didático para leitura interativa em espanhol/ LE
Ana Elizabeth Dreon de Albuquerque

La enseñanza de las locuciones a estudiantes de E/LE
Esther Gutiérrez Quintana

Letramento: você pratica?
Cyntia Santuchi Peixoto, Eliane Bisi da Silva, Ivan Batista da Silva e Luciano Dutra Ferreira

O cientista e o professor nos labirintos da linguagem (Há uma idade ideal para crianças e adultos aprenderem a notar o extraordinário e o mutante nos usos da linguagem (língua materna ou estrangeira) comum?)
José Roque Aguirra Roncari e Susilene Cristina Tavares e Souza

O ensino da filologia românica em sergipe: algumas considerações teórico-metodológicas
Stefania Buonamassa

O ensino de alemão como língua estrangeira para crianças
Valéria Barbosa Moreira Caetano

O lugar e a vez da literatura paradidática na sala de aula de e/le
Ana Cristina dos Santos e Léa de Sousa Campos de Menezes

O professor de espanhol e a leitura no ensino médio: escolha dos textos
Maria Cristina Giorgi

O texto literário e o componente cultural no ensino do espanhol como língua estrangeira
Sara Araújo Brito

Práticas de leitura/escrita em sala de aula
Honoralice de Araújo Mattos Paolinelli e Sérgio Roberto Costa

Qual gramática ensinar no ensino médio: normativa ou textual?
Jurandir Marques Silva Júnior

Requisitos para especificação de um software educacional
Mirian Rosa de Freitas Montin e Jorge Bidarra

Uma reflexão sobre a diversidade inclusão social e variante lingüística na prática educacional
Sérgio Arruda de Moura e Helio Ferreira Orrico