X Congresso Nacional de Lingüística e Filologia
Cadernos do CNLF, Volume X, no.07 - Ensino de Letras
Apresentação
José Pereira da Silva
A formação do professor e a compreensão leitora do texto literário
Ana Cristina dos Santos
A influência da linguagem dos bate-papos da internet nos textos argumentativo-dissertativos escolares
Kelly Christine Lisboa Diniz
A interação na aula de redação: recursos lingüísticos para a preservação de face na revisão colaborativa de textos escritos
Doris de Almeida Soares
A Música e o Ensino da Língua Portuguesa
Darcilia Simões, Natália Correia, Thaís Araújo, Marilza Maia e Manuela Trindade Oiticica
A produção de textos em contextos escolares e virtuais
Luciene Pinheiro de Souza e Vera Lúcia Deps
Afinal, para que serve a gramática?
Rosane Santos Mauro Monnerat
Entre a norma padrão e a norma culta escrita: uma análise dos usos lingüísticos em Luiz Fernando Veríssimo
Jorge de Azevedo Moreira
Estratégias de leitura: o desenvolvimento do leitor crítico
Lygia Maria Gonçalves Trouche
Imagens discursivas de professor em provas de seleção profissional
Fabio Sampaio de Almeida e Maria Cristina Giorgi
Linguagem e letramento: o ensino da escrita nos primeiros anos de escolaridade
Edith Frigotto
Marcadores metadiscursivos textuais e o grau de densidade reformulativa em textos didáticos especializados
Ednusia Pinto de Carvalho
O ensino de português nas séries iniciais
Afrânio Garcia
O formador de professores e sua atividade de trabalho
Talita de Assis Barreto
Os cursos de redação em língua portuguesa e de oficina de língua portuguesa no clac/ufrj – realizações e perspectivas
Maria Aparecida Lino Pauliukonis, Mônica Tavares Orsini e Ana Flávia Lopes Magela Gerhardt
Percursos da escrita
Celi Maria de Souza
Política lingüística para comunidades surdas do texto da lei às práticas pedagógicas
Edicléa Mascarenhas Fernandes e Helio Orrico
Sala de leitura e produção de textos
Virginia B. B. Abrahão
Teoria semiótica e ensino de redação
Regina Souza Gomes
Trajetória do texto no ensino de língua estrangeira entre a prática docente e as orientações institucionais
Rafael dos Santos Lazaro e Cristina Vergnano Junger