Gramática Histórica da Língua Portuguesa

 

Trata, em sua introdução, dos conceitos básicos de linguagem, língua e dialeto e, a seguir, da classificação das línguas, do dialeto brasileiro e do indo-europeu. A seguir, apresenta uma síntese da história externa da língua portuguesa, sua origem e seu domínio e expansão.

Complementando a história externa, faz um estudo sobre os aspectos gerais do latim vulgar, com destaque para os fatos que mais fortemente marcam a língua portuguesa e, a seguir, trata das evoluções da língua portuguesa a partir do latim, apresentando noções elementares de fonética histórica, com um breve estudo sobre acentuação (do latim ao português) e breve descrição das principais alterações fonéticas que ocorrem na língua portuguesa (os metaplasmos).

No estudo da fonética histórica, trata-se do vocalismo e do consonantismo dois capítulos, depois dos quais se estuda a contribuição da fonética histórica para a perfeita aprendizagem da ortografia.

A morfossintaxe histórica vem logo após a apresentação de alguns casos exemplificativos de "Formas Divergentes", com a explicação de suas causas. Aqui se trata do desaparecimento do neutro, da redução das declinações e dos casos e da sobrevivência do acusativo; faz-se um estudo do verbo, destacando-se a redução das conjugações, o desaparecimento de tempos e das criações românicas, concluindo-se com uma relação de fatos linguísticos que se explicam pela analogia.

A formação do vocabulário português é tratada com referência aos vocábulos pré-romanos, aos vocábulos latinos e aos vocábulos pós-romanos, fazendo-se um destaque muito especial para a contribuição brasileira para o léxico da língua.

Antes de apresentar textos arcaicos para exemplificação e comentários, faz-se um breve estudo sobre os arcaísmos. Por fim, apresentam-se dois anexos: um sobre as palavras de origem tupi e outro sobre as palavras de origem árabe.

Como se pode ver, este livro pode ser utilizado, sem a exigência de requisitos como o conhecimento de latim, por exemplo.