SUMÁRIO
0.
1. 2ª fase do modernismo cearense: estudo lingüístico-literário da obra Poesias Incompletas, de Antônio Girão Barroso – Kilpatrick Campelo
2. A argumentação no texto literário – Lilian Manes de Oliveira
3. A língua, a leitura e a escrita como um elo integrador – Carmen Elena das Chagas
4. A morte como protagonista – Edina Regina P. Panichi
5. A nasalidade das vogais em português – José Mario Botelho
6. A questão do poder em Auto da Feira – Lívia Fernanda Monteiro Sousa
7. A variação lingüística na sala de aula – Renata Helena dos Santos
8. Amor e morte no romance de José Saramago – Maria de Lourdes Soares
9. Análise estilística do texto “Gigolô das Palavras”, de Luís Fernando Veríssimo – Janaína Oliveira, Patrícia Graeff Viana e Priscilla de Souza Cruz
10. As comparações do Barão – Mary Neiva Surdi da Luz
11. As ferramentas para compreensão de um texto – Charleston Chaves
12. Entre a tradição e a prodigalidade: estudo dos gêneros em Lavoura Arcaica – Lúcia Liberato Evangelista e Douglas de Paula
13. Estrangeirismos de língua inglesa (o caso dos antropônimos) – Antônio Elias Lima Freitas
14. Gregório de Matos, o sagrado e o barroco – José Pereira da Silva
15. Identidades em ruínas: uma leitura de Estorvo, de Chico Buarque – Ilma da Silva Rebello
16. Machado de Assis e a estética da recepção – Marillia Raeder Auar Oliveira
17. O social e o literário: a apropriação de valores morais da sociedade ibérica do XVII feita por uma sátira atribuída a Gregório de Matos – Eduardo da Silva de Freitas
18. Pelos afluentes da escrita: o fazer literário na visão de cinco jovens escritoras – Fernanda Paixão, Karine Aragão, Katiane de Carvalho, Mariana Andrade e Patrícia Teixeira
19. Sobre o latim e outros latins: algumas reflexões sociolingüísticas – Leila Teresinha Maraschin
Um relato de trabalho com leitura/redação em língua portuguesa na educação de jovens e adultos (EJA) – Aytel Marcelo Teixeira da Fonseca e Antônio Sérgio Cavalcante da Cunha