Revista Philologus Ano 14 n° 40 Suplemento

 


Editorial
José Pereira da Silva (UERJ/FFP e CiFEFiL)
A IMPORTÂNCIA DA CONTRIBUIÇÃO DA GRAMÁTICA GERATIVA NO ENSINO DE MORFOLOGIA DERIVACIONAL

Antônio Sérgio Cavalcante da Cunha (UERJ/FFP)
A CONSTRUÇÃO DO TEXTO COESÃO E COERÊNCIA TEXTUAIS CONCEITO DE TÓPICO
Maria Lúcia Mexias Simon
ABORDAGEM DOS MORFEMAS DERIVACIONAIS EMPREGADOS NAS CANTIGAS D´AMIGO GALEGO-PORTUGUESAS
Maria Regina Pante (UEM)
Hipérbole e argumentação: orientação para o ensino
Joana D’arc O. Canônico (Faetec/RJ)
Introdução à Lingüística Aplicada e sua utilidade para as pesquisas em sala de aula de língua estrangeira
Doris de Almeida Soares (UFRJ, PUC-Rio, EN)
LINGUAGEM E TEXTUALIZAÇÃO DA POLÊMICA SOBRE AS COTAS NAS UNIVERSIDADES PÚBLICAS: O TEXTO INFORMATIVO ON-LINE
Geraldo José da Silva (UEMS)
Mudanças no Vocabulário Português Examinadas através do Dicionário de Latim
Amós Coelho da Silva (UERJ)
OS TUPINISMOS NA FORMAÇÃO DO LÉXICO PORTUGUÊS DO BRASIL.
Ruy Magalhães de Araujo (UFRJ, UERJ e CiFeFiL)
Propostas para um ensino prazeroso de língua portuguesa
Maria Teresa Gonçalves Pereira (UERJ)
QUADRO COMUM EUROPEU DE ENSINO-APRENDIZAGEM E AVALIAÇÃO DE LÍNGUAS – O que falta ao Cone Sul para seguir este exemplar modelo de integração multicultural?
Carmem Praxedes (UERJ e UEZO)
RETÓRICA: A FUNÇÃO HEURÍSTICA DA LINGUAGEM
Afrânio da Silva Garcia (UERJ)