Revista Philologus Ano 17 n° 51 Suplemento

SUMÁRIO

0.     Editorial

1.     A deterioração do relacionamento
Norma Maria Jacinto da Silva

2.     Abordagem do gênero tira em materiais de ensino de português
Josilene de Oliveira Ferreira

3.     Aprender e ensinar a língua francesa com as tecnologias de informação e comunicação: TIC
Julia Simone Ferreira

4.     Aspectos linguísticos e culturais relacionados ao estudo da lexicografia e da terminologia da Região Amazônica
Ladislane Aguiar Dantas

5.     Dificuldades no trabalho do revisor de textos: possíveis contribuições da linguística
Roger Vinícius da Silva Costa, Daniella Lopes Dias Ignácio Rodrigues e Daniela Paula Alves Pena

6.     Gustavo Guillaume: A psicomecânica do estudo do aspecto verbal nas gramáticas de língua portuguesa
Simone Cordeiro de Oliveira

7.     Indeterminação por P6, coerência e coesão: indeterminação do sujeito e do agente
Antônio José dos Santos Júnior

8.     Memorial de formação como gênero de fruição: uma possibilidade de análise
Laudicéia Leite Tatagiba e Jaqueline de Fátima dos Santos Morais

9.     Neologismo e política: expressividade em novas criações lexicais
Bruno Silva Lopes

10.   O apagamento do /r/ na fala urbana de Rio Branco AC: um estudo sociolinguístico
Darlan Machado Dorneles e Vicente Cruz Cerqueira

11.    O discurso do prazer/poder: os valores semântico-discursivos do vocábulo “máquina” em publicidades com mulheres
Adriano Oliveira dos Santos

12.    O ensino de língua portuguesa e as TICS
Darlan Machado Dorneles, Francisca Patrícia Pinto de Magalhães e Nelson Lina da Silva Júnior

13.    O ethos da mulher em publicidades da revista Marie Claire
Paula de Carvalho Leite

14.    Texto visual no contexto pedagógico
Érica Juliana Santos Rocha e Sebastião Josué Votre

15.    A casa transgressora: uma análise da Casa Verde de vargas llosa
Cristainer Rizelle Amorim Cristino e Maria Ozélia Andrade Reges

16.    A crioulização em Glissant e a presença de africanismos na língua portuguesa do Brasil
Amanda Silva Alves

17.    A escrita nos hipertextos e o ensino de língua portuguesa: possíveis relações
Shelton Lima de Souza

18.    A interação na aula de língua materna: um pricípio da promoção da competência discursiva
Luzineth Rodrigues Martins e Samira de França Peixoto

19.    A POESIA EM MEIO DIGITAL E A SALA DE AULA
Gisela Maria de Lima Braga Penha

20.    As charges de caruso sob os vieses da interação e do ensino
Solange Gomes Batista

21.    As diversas faces dos gêneros textuais
Fabiana Gonçalves do Nascimento e Carmem Véra Nunes Spotti

22.    Aspectos prioritários para o ensino de línguas estrangeiras nas escolas modernas
Victor Ramos da Silva

23.    Cartas fonéticas do município de Porto Acre
Daniele de França Nolasco e Antonieta Buriti de Souza Hosokawa

24.    Descrição do português para a produção de gramáticas contrastivas
Shelton Lima de Souza

25.    Direitos indígenas: A Lei Maria da Penha na “floresta”
Maria Ozélia Andrade Reges e Simone de Souza Lima

26.    A história das relativas
Luiz Eduardo Simões de Burgos e Isabel Silva Silveira

27.    História de vida de alunos da EJA
Giselle Almada Souto

28.    Letramento com texto multimodal: uma experiência com as tiras de Mafalda
Claudia Cristina de Sousa Rangel dos Santos

29.    Literatura anglo-saxônica: história e evolução
Angiuli Copetti de Aguiar

30.    O estudo da variação linguística a partir da literatura de cordel
Ducélia Pereira dos Aflitos, Therezinha de Jesus Bispo da Silva Santos e Maria Ivone Alves da Silva

31.    O Remix escrito no Facebook
Júlio César Ferreira Firmino

32.    O texto escrito e a ilustração nos livros infantojuvenis: uma parceria necessária
Leonor Soares Cravo e Carmen Véra Spotti

33.    O uso do texto literário no ensino de espanhol como língua estrangeira
Maria Francisca da Silva

34.    O uso dos mecanismos coesivos no discurso de Dilma Rousseff
Deivide da Silva Fonseca

35.    Oráculos, profecias, sonhos e visões na Eneida, de Virgílio
Camila Bylaardt Volker

36.    Prática de leitura
Irisnalva Rodrigues Silva e Fabiana Gonçalves do Nascimento

37.    Redes sociais, interatividade e formação do leitor: Monteiro Lobato hoje
Maria Angélica Rocha Fernandes

38.    Sobre a lenda do Timbó, narrativa oral indígena de Clemente Flores: identificando semelhanças com obras da literatura contemporânea
Leonor Soares Cravo e Devair Antônio Fiorotti

39.    Um olhar filológico sobre a fragilidade da vida humana, de Francisco de Vasconcelos
Verônica Franciele Seidel

40.    Uma reflexão sociolinguística da língua em uso no meio virtual e a prática pedagógica do professor de língua portuguesa
Marcelo Leal Lima e Vicente Cruz Cerqueira

41.   AMBIGUIDADE A SERVIÇO DA PUBLICIDADE: UMA PROPOSTA PARA A SALA DE AULA
Crisvânia Maria Coelho Leite dos Santos

42.   RECURSOS LINGUÍSTICOS NA COMPREENSÃO DE ENUNCIADOS NA ESCOLA: ESTRATÉGIAS DIDÁTICO-PEDAGÓGICAS NA CONSTRUÇÃO DE QUESTÕES OBJETIVAS E DISCURSIVAS
Luzia Forte Figueiredo

43.    A construção do ethos fronteiriço Brasil Venezuela em ambiente ecolinguístico
Maria Ivone Alves da Silva
e Odileiz Sousa Cruz

   

  __________________ VOLUME COMPLETO __________________