-
A ARTICULAÇÃO ENTRE AS CONCEPÇÕES DE HISTÓRIA, EDUCAÇÃO E TRABALHO NO PENSAMENTO DE WALTER BENJAMIN E THEODOR ADORNO
Wesley Soares Guedes de Moraes e Valdelúcia Alves da Costa
-
A CHARGE NUMA VISÃO RETÓRICO-TEXTUAL
Romildo Barros da Silva e Maria Francisca Oliveira Santos
-
A CONSTRUÇÃO IDENTIDÁRIA ATRAVÉS DA MPB
Manuela Chagas Manhães e Giovane do Nascimento
-
A CORPORIFICAÇÃO PRESENTE NOS SINAIS DA LIBRAS: UMA ABORDAGEM DA LINGUÍSTICA COGNITIVA
Flancieni Aline Rocha Ferreira
-
A DESPALATALIZAÇÃO DE /Λ/ NO FALAR TERESINENSE: UMA ANÁLISE SOCIOLINGUÍSTICA
Lélia Ramires de Oliveira Silva e Lucirene da Silva Carvalho
-
A DISCURSIVIDADE DO GÊNERO CHARGE EM AMBIENTES DIGITAIS
Daniela da Silva Vieira
-
“A ENCALHADA”: O USO DA (IM)POLIDEZ COMO ESTRATÉGIA DE ENVOLVIMENTO NO ESQUETE CÔMICO
Luana Ferraz
-
A ICONICIDADE E ARBITRARIEDADE NA LIBRAS
Vanessa Gomes Teixeira
-
A ICONICIDADE NOS TEXTOS-MURAIS DO PROFETA GENTILEZA
José Marcos Barros Devillart
-
A IMPORTÂNCIA DOS GÊNEROS TEXTUAIS PARA O DESENVOLVIMENTO DA LEITURA, ESCRITA E ORALIDADE NO ENSINO FUNDAMENTAL
Sarah Vasconcellos Marques Almeida e Adriana Lúcia de Escobar Chaves de Barros
-
A INTERAÇÃO PROFESSOR-ALUNO NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM DA ESCRITA
Natália Leonel de Oliveira
-
A LEITURA DE TIRINHAS E HISTÓRIAS EM QUADRINHOS EM LÍNGUA ESTRANGEIRA NO ENSINO FUNDAMENTAL
Lílian Reis dos Santos
-
A LEITURA E A PRODUÇÃO TEXTUAL NO CURRÍCULO DO 9º ANO DO FUNDAMENTAL DA SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DO MUNICÍPIO DO RIO DE JANEIRO
Mario Sergio Mangabeira Junior
-
A LITERATURA FANTÁSTICA COMO FERRAMENTA DE CRÍTICA SOCIAL NA OBRA O DESEJO DE KIANDA, DE PEPETELA
Luciene de Castro Reto
-
A MODALIDADE NO ESTUDO DA VARIAÇÃO DO MODO SUBJUNTIVO
Vânia Raquel Santos Amorim, Valéria Viana Sousa, Jorge Augusto Alves da Silva e Gilberto Almeida Meira
-
A MOTIVAÇÃO RELATIVA NA LIBRAS
Vanessa Gomes Teixeira
-
A PASSIVA PRONOMINAL NO PORTUGUÊS BRASILEIRO: UMA AVALIAÇÃO
Jilvan Evangelista da Silva e Edivalda Alves Araújo
-
A RELAÇÃO ENTRE A DOCÊNCIA, A PESQUISA E O ENSINO POR MEIO DO ATO DE ARGUMENTAR
Daiane dos Santos Rosendo, Janyellen Martins Santos, Marize Costa Santos e Maria Francisca Oliveira Santos
-
A TEORIA QUEER NO ENSINO DE LÍNGUAS
Elio Marques de Souto Júnior
-
A VARIAÇÃO LINGUÍSTICA: PARTE INTEGRANTE DA LÍNGUA
Patricia Damasceno Fernandes e Natalina Sierra Assêncio Costa
-
ALFABETIZAÇÃO, LETRAMENTO E OS QUADRINHOS
Hugo Augusto Turaça Leandro, Taís Turaça Arantes e Nataniel dos Santos Gomes
-
ANÁLISE DAS VARIAÇÕES FONÉTICAS E ORTOGRÁFICAS PRESENTES NOS TEXTOS DE ALUNOS DO 5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
Marilene Rodrigues de Araújo Campos e Miguél Eugenio Almeida
-
ANÁLISE PRAGMÁTICA DE OUTDOORS NA CAMPANHA PUBLICITÁRIA DO TRÂNSITO
Tatiane Mara Ifran Pinheiro e Adriana Lúcia de Escobar Chaves de Barros
-
AS CONSOANTES GEMINADAS: UM ESTUDO COM BASE NO ALMANACK CORUMBAENSE
Rubens César Ferreira Pereira e Nataniel dos Santos Gomes
-
AS FALAS DA INFÂNCIA NO CONTO “A MENINA DE LÁ”, DE JOÃO GUIMARÃES ROSA
Iolanda Cristina dos Santos
-
AS FUNCIONALIDADES DOS CONECTIVOS: UM ESTUDO ARGUMENTATIVO PARA INTERPRETAÇÃO DE TEXTOS
Charleston de Carvalho Chaves
-
BREVE GLOSSÁRIO DO TACACÁ
Darlan Machado Dorneles e Lindinalva Messias do Nascimento Chaves
-
COMO LIDAR COM OS DIREITOS E COM OS PRECONCEITOS LINGUÍSTICOS NA ESCOLA? PROBLEMAS DE POLÍTICA LINGUÍSTICA E DE SOCIOLINGUÍSTICA
José Pereira da Silva
-
CONECTIVOS COMO ESTRATÉGIA ARGUMENTATIVA: UMA ANÁLISE DOS EDITORIAIS DE VEJA
Charleston de Carvalho Chaves
-
CRUZ E SOUSA EM 1893: A INCOMPREENSÃO CRÍTICA DE MISSAL E BROQUÉIS
Juan Marcello Capobianco
-
DESEMPENHO ORTOGRÁFICO NA ESCRITA DE ALUNOS DO 6º ANO: DESAFIOS NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM
Flávia Campos Cardozo e Thatiana dos Santos Nascimento Imenes
-
DISCORRENDO SOBRE A SOCIOLINGUÍSTICA VARIACIONISTA E O PRECONCEITO LINGUÍSTICO
Rubens César Ferreira Pereira e Adriana Lúcia de Escobar Chaves de Barros
-
ECOS DISCURSIVOS DA AD EM SALA DE AULA: DO PERÍODO DA ESCRAVIDÃO AO SÉCULO XXI
Nara Sgarbi e Alexandra Aparecida de Araújo Figueiredo
-
EDUCAÇÃO INFANTIL, FORMAÇÃO DOCENTE E AS PRÁTICAS DE LETRAMENTO NUMA ESCOLA MUNICIPAL DE RORAINÓPOLIS
Maria Clélia Pereira da Costa e Maria Leogete Joca da Costa
-
“ELES FALA, NOIS CALA”: COMO A ESCOLA TEM ENFRENTADO O DESAFIO DE ENSINAR A NORMA ORAL CULTA AOS SEUS ALUNOS?
Josina Augusta Tavares Teixeira
-
EM BUSCA DA RESSIGNIFICAÇÃO DO ENSINO DE LÍNGUA INGLESA NA ESCOLA BÁSICA DA REDE PÚBLICA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA DO PROGRAMA DE RESIDÊNCIA DOCENTE DO COLÉGIO PEDRO II
Carla Jacqueline Correa Sampaio Vianna Pereira, Márcia Arruda Cunha Pereira, Suellen do Nascimento Barbosa e Mônica de Souza Coimbra
-
ENTRE A CRUZ E A ESPADA: UM ROMANCE DE REPRESENTAÇÃO SOBRE O QUE FOMOS, O QUE SOMOS E O QUE AINDA HAVEREMOS DE SER
Rogério Canedoo:p>
-
ENTRE A NORMA E O USO: CONFLITO DO REVISOR
Solange Carvalho
-
ENTRE SERTÕES: DIÁLOGOS ENTRE EUCLIDES DA CUNHA E COELHO NETO EM FACE DA LITERATURA REGIONALISTA
Luis Fernando Ribeiro Almeida
-
ENTRE UM GRAMÁTICO E UM ETIMOLOGISTA: DE JOSÉ DE ANCHIETA A ISIDORO DE SEVILHA: O SIMPÓSIO NACIONAL DE ESTUDOS FILOLÓGICOS E LINGUÍSTICOS
Fala de José Pereira da Silva, na Sessão de Abertura do VI SINEFIL
-
FALA DE VELHOS: O INTERCAMBIAR DAS EXPERIÊNCIAS DE VIDA E A DEFESA DA ANCESTRALIDADE NO CONTO FANTÁSTICO DE MIA COUTO
Marta Cristiane de Figueiredo
-
GÊNEROS TEXTUAIS: TEORIA E PRÁTICA
Marcela Tavares de Mello e Pedro Benjamim Garcia
-
IMPEDIR INFLEXIVELMENTE OS DESCOBRIMENTOS NO GOVERNO DE MORGADO DE MATEUS: ANÁLISE DO DISCURSO DE UM OFÍCIO AO CONDE DE OEIRAS
Renata Ferreira Munhoz
-
LAÇOS E CONTA COMIGO: UMA ANÁLISE INTERTEXTUAL E SEMIÓTICA
Letícia Reis de Oliveira, Taís Turaça Arantes e Nataniel dos Santos Gomes
-
LEITURA E DISCURSIVIDADE: FOCO NA INTERPRETAÇÃO
Sérgio Flores Pedroso e Rosária Cristina da Silva Ormond
-
LÍNGUA PORTUGUESA E ESCOLARIZAÇÃO NAS CIDADES DE CACHOEIRA, MURITIBA E SÃO FÉLIX: CRIAÇÃO DE ESCOLAS E PERFIL DO EDUCANDO
Anderson Luiz Mota Pinheiro, Emília Helena P. M. de Souza e Erick Nunes Santos
-
LINGUÍSTICA E LITERATURA NA OBRA DE J. R. R. TOLKIEN
Nataniel dos Santos Gomes
-
LINGUÍSTICA TEXTUAL: UMA ANÁLISE DA TRAJETÓRIA HISTÓRICA E A QUESTÃO CENTRAL DE ENSINO DA LÍNGUA PORTUGUESA CONTIDA NOS PCN
Dâmares Souza Silva
-
LITERATURA E HISTÓRIA: POESIA MARGINAL EM DESTAQUE
Raquel da Silva Santos e Idemburgo Frazão
-
“NÃO DEVO FALAR EM ALEMÃO”: OS EFEITOS DE SENTIDO DA INTERDIÇÃO DA LÍNGUA ALEMÃ NO ESTADO NOVO (1937 A 1945)
Luciana Vargas Ronsani
-
NORMAS OITOCENTISTAS EM CONFRONTO: VARIEDADES CULTAS, VARIEDADES POPULARES E CONCORDÂNCIA VERBAL NO PORTUGUÊS BRASILEIRO
Camila Santos de Oliveira e Pedro Daniel dos Santos Souza
-
O APAGAMENTO DOS RÓTICOS EM CODA SILÁBICA NA ESCRITA DOS ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Ester Nunes da Silva Dutra e Marinazia Cordeiro Pinto
-
O COMPORTAMENTO SINTÁTICO DOS ELEMENTOS À ESQUERDA
Maiane Soares Leite Santos e Edivalda Alves Araújo
-
O DISCURSO DE ENSINO E SABEDORIA E A AUTORIA DE ECLESIASTES
Wagner Pavarine Assen e Nataniel dos Santos Gomes
-
O ENSINO DE LÍNGUA MATERNA E A IDENTIDADE DO PROFESSOR: UMA PERSPECTIVA DISCURSIVA
Dirlene Santos de Araujo e Silvane Aparecida de Freitas
-
O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA EM UMA INSTITUIÇÃO TECNOLÓGICA: UMA PRÁTICA PEDAGÓGICA INTEGRADA
Edson Carvalho, Raquel Rafael e Renata Barcellos
-
O ETHOS NA OBRA QUEM ME ROUBOU DE MIM? O SEQUESTRO DA SUBJETIVIDADE E O DESAFIO DE SER PESSOA
Cristiane Helena Parré Gonçalves
-
O LIVRO DIDÁTICO DE LÍNGUA PORTUGUESA: ESTUDO DE ASPECTOS VARIÁVEIS ATRAVÉS DE TIRINHAS
Elza Sabino da Silva Bueno e Maria Terezinha Nantes de Araújo
-
O NÚCLEO DE ENSINO DE LÍNGUAS: LABORATÓRIO DE EXPERIÊNCIAS DIDÁTICAS EM MEIO UNIVERSITÁRIO
Aline de Latre Soares, Adriana Lúcia de Escobar Chaves de Barros e Aline Saddi Chaves
-
O PROCESSAMENTO DO PRONOME OBJETO DE TERCEIRA PESSOA NO PORTUGUÊS BRASILEIRO: VARIEDADE POPULAR EM EXTINÇÃO?
Lílian Rodrigues de Almeida e Marcus Guilherme Pinto de Faria Valadares
-
O TRABALHO DO PROFESSOR COMO AGENTE LETRADOR EM TURMAS DO 6° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
Flávia Campos Cardozo, Marli Hermenegilda Pereira e Thatiana do Santos Nascimento Imenes
-
O USO DAS REDES SOCIAIS NA SALA DE AULA
Renata da Silva de Barcellos
-
O USO DE MARCADORES DE DISCURSO EM TEXTOS DE APRENDIZES DE INGLÊS COMO LE: UM ESTUDO BASEADO EM CORPUS
Gustavo Estef Lino da Silveira
-
ORFEU BRASÍLICO (1736) E A RETÓRICA ARISTOTÉLICA: O MUNDO ANTIGO NO ATO ACADÊMICO JOSÉ DE ANCHIETA
Cristina Mascarenhas da Silva e Thissiane Fioreto
-
PADRÕES LUCRECIANOS NO LIVRO III DAS GEÓRGICAS DE VIRGÍLIO
Matheus Trevizam
-
POLIDEZ E TRABALHO DE FACE NOS E-MAILS INTERNOS DE UMA EMPRESA DE ENSINO DE LÍNGUA INGLESA
Adriana Lúcia de Escobar Chaves de Barros
-
PORTUGUÊS BRASILEIRO OITOCENTISTA: USOS LINGUÍSTICOS EM CARTAS DE “ILUSTRES” E COMUNS
Cláudia Bahia e Pedro Daniel dos Santos Souza
-
PORTUGUÊS BRASILEIRO, SINTAXE E HISTÓRIA: USOS DA CONCORDÂNCIA VERBAL NO SÉCULO XIX
Pedro Daniel dos Santos Souza
-
PROCESSOS DE EXPERIÊNCIA: A CEGUEIRA E A BAIXA VISÃO A PARTIR DA LINGUÍSTICA SISTÊMICO-FUNCIONAL
João Ricardo Melo Figueiredo
-
PROCESSOS DE FORMAÇÃO DE PALAVRAS: A PARASSÍNTESE
Vito Cesar de Oliveira Manzolillo
-
PRODUÇÃO TEXTUAL COM MAFALDA
Caroline Araújo Figueiredo, Talita Galvão dos Santos, Taís Turaça Arantes e Nataniel dos Santos Gomes
-
REDES SOCIAIS COMO PLATAFORMA DE ENSINO-APRENDIZAGEM: UM ESTUDO SOBRE O FACEBOOK E O TWITTER
Taís Turaça Arantes, Leticia Reis de Oliveira e Nataniel dos Santos Gomes
-
REFLEXÕES SOBRE O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA PARA SURDOS
Karine Albuquerque e Adriana Lúcia de Escobar Chaves de Barros
-
ROLAND BARTHES: DA MORTE DO AUTOR AO PRELÚDIO DA VOLTA
Juan Marcello Capobianco
-
SEGREGAÇÃO, UTOPIAS E FRACIONAMENTOS SOCIAIS EM JOGOS VORAZES (LIVRO UM)
Wagner Pavarine Assen e Nataniel dos Santos Gomes
-
SUBVERSÕES DE GÊNERO, CORPO E SEXUALIDADE EM “A CONFISSÃO”, DE BERNARDO SANTARENO
Solange S. Santana
-
TOPONÍMIA CAPIXABA: ESTUDOS DOS NOMES DE MUNICÍPIOS CAPIXABAS DE ORIGEM TUPI
Filipe Siqueira Fermino e Catarina Vaz Rodrigues
-
UM BREVE ESTUDO DA HISTÓRIA DE TRANSMISSÃO DO RELATO DE VIAGEM DE ULRICO SCHMIDL
Thissiane Fioreto e Cristina Mascarenhas da Silva
-
UM PANORAMA DOS ESTUDOS DOS FENÔMENOS RECENTES DA TRADUÇÃO
Diogo Neves da Costa
-
UM RELATO DO PROJETO DE ENSINO E APRENDIZAGEM “LER É APRENDER”
Aparecido Devanir Fernandes e Adriana Lúcia de Escobar Chaves de Barros
-
UMA ANÁLISE SEMIÓTICA DOS TORDOS DA SÉRIE JOGOS VORAZES, DE SUZANNE COLLINS
Taís Turaça Arantes e Nataniel dos Santos Gomes
-
UMA VISÃO DAS POLÍTICAS LINGUÍSTICAS SOBRE O ENSINO DE LÍNGUA ESTRANGEIRA NO BRASIL
Vitor da Cunha Gomes
-
VIDEOGAMES COMO INSTRUMENTO PARA APRENDIZAGEM DE LÍNGUA ESTRANGEIRA
Lucas Recalde, Taís Turaça Arantes e Nataniel dos Santos Gomes
-
WATCHMEN: A INFLUÊNCIA DO CONTEXTO NA FIGURA DO HERÓI
Taís Turaça Arantes e Nataniel dos Santos Gomes
-
EDIÇÃO FILOLÓGICA E INVENTARIAÇÃO LEXICAL EM UM AUTO DE PARTILHA DO SÉCULO XIX
Maria Gabriela Gomes Pires e Maria Helena de Paula
-
A FUNDAMENTAÇÃO LINGUÍSTICA DA SOCIOLOGIA E A CONSTRUÇÃO DO DIREITO
Miriam Azevedo Hernandez Perez
-
COMPLEXIDADE, DIREITO E LINGUAGEM: UM BREVE ESTUDO PARA UMA NOVA INTERPRETAÇÃO
Miriam Azevedo Hernandez Perez
-
ESTRATÉGIAS DISCURSIVAS EM GÊNEROS TEXTUAIS DA ÁREA JURÍDICA: UM OLHAR SOBRE A PRODUÇÃO DE TEXTOS DE ALUNOS DO CURSO DE DIREITO DA UNESA
Ana Maria Pires Novaes
-
GÊNEROS TEXTUAIS NA SALA DE AULA: REFLEXÕES SOCIOCULTURAIS E ENSINO
Francis Duarte, Thaís de Paiva, Flávia Cardozo e Thatiana Nascimento
-
LÍNGUA E RELIGIÃO: UMA SÓ ARQUEOLOGIA
Maria Lucia Mexias-Simon
-
POR UM LÉXICO COGNITIVISTA: ANÁLISE DE CASOS DA MORFOLOGIA PORTUGUESA
Vítor de Moura Vivas
-
REFERENCIAÇÃO E HUMOR NA CONTRAFÁBULA “A RAPOSA E AS UVAS” DE JÔ SOARES
Glaucimere Patero Coelho e Raquel Camargo Trentin
-
UM MODO E DUAS MORFOLOGIAS: A EXPRESSÃO DO SUBJUNTIVO EM SÃO PAULO (SP) E SÃO LUÍS (MA)
Wendel Silva dos Santos