-
EDITORIAL
-
A ABORDAGEM DOS GÊNEROS MULTIMODAIS NO ENSINO FUNDAMENTAL
Francisco Romário Paz Carvalho
-
A AUSÊNCIA DO FATOR LINGUÍSTICO CONCORDÂNCIA VERBAL NA FALA DE INDIVÍDUOS COM BAIXA OU NULA ESCOLARIDADE
Ana Claudia Rocha Amaral Figueiredo e Natalina Sierra Assencio Costa
-
A CASA DOS BUDAS DITOSOS, DE JOÃO UBALDO RIBEIRO: UM ESTUDO LÉXICO-SEMÂNTICO DO VOCABULÁRIO DA SEXUALIDADE
Elias de Souza Santos
-
A COMPETÊNCIA ORAL EM SALA DE AULA
Lygia Maria Andrade Figueira dos Santos e Viviane de Araújo Nascimento
-
A CONFIGURAÇÃO DO PERSONAGEM MÍTICO FADO NOS CLÁSSICOS A ILÍADA E A ODISSEIA, DE HOMERO, E ÉDIPO REI, DE SÓFOCLES: INTERTEXTOS E REFLEXÕES
Danielle dos Santos Pereira Lima, Geanis Silva Gomes, Áurea Ramos Genelhú e Huarley Mateus do Vale Monteiro
-
A CONSTRUÇÃO E O PAPEL DAS EMOÇÕES NO DISCURSO POLÍTICO DO EX-PRESIDENTE LULA
Ana Carolina Mrad de Moura Valente
-
A ESCRAVA ISAURA, DE BERNARDO GUIMARÃES – ADAPTAÇÃO DA OBRA LITERÁRIA EM HISTÓRIA EM QUADRINHOS: UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA
Mauren Vanessa Lourenço Souto e Nataniel dos Santos Gomes
-
A ESCRITA NA INTERNET: BENEFÍCIOS E MALEFÍCIOS
Sânia Lucio dos Reis Rodrigues, Marcelo da Silva Sá, Maria Francisca Moreira Sobreira e Camila Pereira de Oliveira
-
A EVOLUÇÃO DA LÍNGUA PORTUGUESA
Patricia Damasceno Fernandes e Natalina Sierra Assêncio Costa
-
A FÁBULA COMO OBJETO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE LEITURA
Ana Paula Ramalho dos Santos e Rosana Fernandes Leite
-
A FILOSOFIA DA COMPOSIÇÃO: UMA MOLDURA DO CONTO MODERNO
Maria da Luz Alves Pereira
-
A IDENTIDADE FEMININA EM MAFALDA, DE QUINO
Talita Galvão dos Santos e Nataniel dos Santos Gomes
-
A IMPORTÂNCIA DA CULTURA NO ENSINO DE LÍNGUA ESTRANGEIRA: O CASO DO JAPONÊS
Raphael dos Santos Miguelez Perez
-
A IMPORTÂNCIA DA PARTICIPAÇÃO DO CORPO E DA GESTUALIDADE NA INTERAÇÃO VERBAL
Lunara Amaral do Vale e Luciene Pinheiro de Souza
-
A IMPORTÂNCIA DE RECURSOS TECNOLÓGICOS FACILITADORES NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM
Milena Ferreira Hygino Nunes, Ruana da Silva Maciel e Tanisse Paes Bóvio Barcelos Cortes
-
A INCORPORAÇÃO DE TERMOS DA INFORMÁTICA NA LÍNGUA PORTUGUESA
Ana Claudia Rocha Amaral Figueiredo e Nataniel dos Santos Gomes
-
A INFLUÊNCIA DA LITERATURA INFANTIL NO DESENVOLVIMENTO DO LETRAMENTO
Claudia Bernardo, Adriana Marques Lopes Fagundes Rodrigues e Eliane Maria de Oliveira Giacon
-
A INFLUÊNCIA DA ORALIDADE NA APRENDIZAGEM DA LÍNGUA PORTUGUESA
Amanda Tristão Meneguelli e Luciene Pinheiro de Souza
-
A INTERAÇÃO ORAL PROFESSOR/ALUNOS PELA ÓTICA DO INTERACIONISMO SOCIODISCURSIVO: UMA PROPOSTA DE TRABALHO COM A LEITURA
Maria Aila de Sousa Oliveira e Aline Saddi Chaves
-
A INTERTEXTUALIDADE COMO ESTRATÉGIA ARGUMENTATIVA NA CRÔNICA DE AFFONSO ROMANO DE SANT’ANNA
Ana Isabel Ferreira de Magalhães e Eliana Crispim França Luquetti
-
A INVESTIGAÇÃO SOBRE REPRESENTAÇÕES SOCIAIS NO CAMPO EDUCACIONAL
Clarissa Menezes de Souza Poubel e Leandro Garcia Pinho
-
A LINGUAGEM INTERSEMIÓTICA DO CIBERESPAÇO A SERVIÇO DA LITERATURA
Penha Élida Ghiotto Tuão Ramos, Pedro Lyra e Analice de Oliveira Martins
-
A LINGUAGEM JURÍDICA E O ACESSO À JUSTIÇA
Bruna Moraes Marques, Eliana Crispim França Luquetti, Millene Millen, Paula Alice Dodó Müller e Pedro Wladimir do Vale Lira
-
A
METAFÍSICA DA MÚSICA ENTRE A FILOSOFIA DO SÉC. XIX E A CONTÍSTICA DE E.
T. A. HOFFMANN - UM ESTUDO DO EFEITO ESTÉTICO MUSICAL EM O INIMIGO DA MÚSICA
Simone Maria Ruthner e Carlinda Fragale Pate Nuñez
-
A MONOTONGAÇÃO DO PORTUGUÊS DO BRASIL: UM PANORAMA SOCIOLINGUÍSTICO
Taís Turaça Arantes, Nataniel dos Santos Gomes e Natalina Sierra Assêncio Costa
-
A ORALIDADE NO LIVRO DIDÁTICO PORTUGUÊS LINGUAGENS 1
Edineia Barros Santos e Elane Marques de Jesus
-
A POLARIZAÇÃO COMO ESTRATÉGIA ARGUMENTATIVA EM REDAÇÕES DO ENSINO MÉDIO: UM ESTUDO DOS OPERADORES MODAIS PELA PERSPECTIVA SISTÊMICO-FUNCIONAL
Leonardo Miguel
-
A PRÁTICA DE ANÁLISE LINGUÍSTICA: UMA ABORDAGEM DISCURSIVA
Silvane Aparecida Freitas e Dirlene Santos Araujo
-
A PRODUÇÃO TEXTUAL A PARTIR DA COESÃO: ELEMENTO DE CONEXÃO INTERNA DO TEXTO
Wagner Siqueira Gonçalves e Natalina Sierra Assêncio Costa
-
A RECEPÇÃO DO MITO DE ÉDIPO POR PIERRE CORNEILLE
Maria Izabel Cavalcante da Silva Albarracin
-
A RELAÇÃO DE CONTRIBUIÇÃO E AMPLIAÇÃO ENTRE O PROCESSO DE LETRAMENTO E O APRENDIZADO DE UMA LÍNGUA ESTRANGEIRA
Helena Grinberg da Silva Barcelos
-
A REPRESENTAÇÃO DO DIALETO BAIANO NA SÉRIE GABRIELA
Luciana Gomes da Silva, Nataniel dos Santos Gomes
-
A SEMÂNTICA E SEUS LIMITES DE ABORDAGEM NO LIVRO DIDÁTICO
Rainya Carvalho de Oliveira e Luzineth Rodrigues Martins
-
A SUPERFICIALIDADE DO ENSINO LITERÁRIO: REFLEXÕES
Karen Fernanda Pinto de Lima
-
A TRADUÇÃO DO PORTUGUÊS PARA O INGLÊS DE ALGUMAS EXPRESSÕES IDIOMÁTICAS
Senivaldo Pereira Braz e Juliana Oliveira de Santana Novais
-
A VALORIZAÇÃO DO TEXTO LITERÁRIO NA SALA DE AULA: UMA ATIVIDADE POSSÍVEL
Alessandra Mustafa da Silva, Hadhianne Peres de Lima, Mariete de Souza Amorim e Gisela Maria de Lima Braga Penha
-
A VARIAÇÃO DO VERBO ESTAR NO PORTUGUÊS CARIOCA
Carla Barcelos Nogueira Soares
-
ABORDAGEM DE TÓPICOS CULTURAIS EM MATERIAIS DIDÁTICOS DE PLE
Cirlene de Sousa Sanson
-
AÇÕES ESSENCIAIS PARA DESENVOLVIMENTO MOTIVACIONAL NO PROFESSOR DE LÍNGUA PORTUGUESA QUE TRABALHA EM CURSOS PREPARATÓRIOS PARA CONCURSO
Jorge da Silva Junior
-
AFORIZAÇÃO PROVERBIAL SOBRE O NEGRO EM DIFERENTES MATERIALIDADES DISCURSIVAS: CRISTALIZAÇÃO E CIRCULAÇÃO DE PRECONCEITOS E ESTEREÓTIPOS
Denise da Silva Nunes e Paulo Rogério de Oliveira
-
ALGUMAS REFLEXÕES SOBRE O MÉTODO METAFÔNICO DE ALFABETIZAÇÃO
Adriana Marques Lopes Fagundes Rodrigues, Claudia Bernardo e Eliane de Oliveira Giacon
-
ÁLVARO BOMÍLCAR NO ALMANACK CORUMBAENSE: PRENÚNCIO EM DEFESA DE UM PORTUGUÊS BRASILEIRO - USO DE CLÍTICOS
Eliane Santos Paulino e Nataniel dos Santos Gomes
-
ÁLVARO BOMÍLCAR NO ALMANACK CORUMBAENSE: O GRAFEMA Y: A ESPONTANEIDADE DA LÍNGUA
Eliane Santos Paulino e Nataniel dos Santos Gomes
-
AMBIGUIDADE NA SALA DE AULA: “PRA QUE TE QUERO?”
Francisca Aurea Rodrigues Almeida, Myrth Charssiany Oliveira de Araújo e Valdercley Santos da Silva
-
ANÁLISE DO “CÓDIGO Q” UTILIZADO PELA GUARDA MUNICIPAL DE DOURADOS - MS: UMA VISÃO VARIACIONISTA DA LINGUAGEM
Edvaldo Teixeira Moraes e Elza Sabino da Silva Bueno
-
ANÁLISE DOS ASPECTOS GLOBAIS NO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) DE UM GRADUANDO DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE RORAIMA
Edine Barbosa Furtado, Lídia da Silva Amorim e Maria da Conceição S. Sousa
-
ANÁLISE FONOLÓGICA DO INFINITIVO NA FALA DOS CAMPO-GRANDENSES - MS
Michelli Fernanda de Souza, Nataniel dos Santos Gomes e Marlon Leal Rodrigues
-
ANÁLISE LINGUÍSTICA NO NOVO ENEM: UMA REFLEXÃO
Renata da Silva de Barcellos
-
ANOMIA NO ENSINO RELIGIOSO: UMA ANÁLISE DA REGULAÇÃO E DAS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS NAS FALAS DOS PROFESSORES
Evandro Francisco Marques Vargas e Leandro Garcia Pinho
-
APLICABILIDADE DAS CONJUNÇÕES NA CRÔNICA “COMO COMECEI A ESCREVER”
Raphael Alves de Oliveira e Dayhane Alves Escobar Ribeiro Paes
-
ARTIGO DE OPINIÃO: MÚLTIPLAS APLICABILIDADES NO ENSINO DE LÍNGUA MATERNA
Ana Paula Ramalho dos Santos, Anny Michelly Brito e Berenice Alves da Silva Altafini
-
AS AVENTURAS DE UM CAIPIRA NA CIDADE GRANDE: OBSERVAÇÕES SOBRE CHICO BENTO, DE MAURÍCIO DE SOUSA
Marly Custódio da Silva, Suzi Tomassini de Souza e Nataniel dos Santos Gomes
-
AS CONTRIBUIÇÕES DO JORNAL ESCOLAR NO PROCESSO ENSINO-APRENDIZA-GEM DE DIFERENTES GÊNEROS TEXTUAIS EM SALA DE AULA: SEQUÊNCIA DIDÁTICA
Flávia Martins Malaquias, Maria Socorro Aparecida Araujo Barbosa, Neusa Babichi Ferreira e Valdinéia Marcondes
-
AS MARCAS DA ORALIDADE NA ESCRITA EM LÍNGUA PORTUGUESA DE INDÍGENAS TERENAS EM MATO GROSSO DO SUL: UMA ANÁLISE PRELIMINAR
Celso Abrão dos Reis, Marlon Leal Rodrigues e Nataniel dos Santos Gomes
-
AS TECNOLOGIAS DIGITAIS E A FORMAÇÃO DE LEITORES NAS AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA
Penha Élida Ghiotto Tuão Ramos, Pedro Lyra e Analice de Oliveira Martins
-
ASPECTOS DE ORALIDADE NAS HISTÓRIAS EM QUADRINHOS BRASILEIRAS
Elane Marques de Jesus e Claudiane Silva Piropo
-
ASPECTOS FONOLÓGICOS EM DOCUMENTOS DO SÉCULO XVIII
Kênia Maria C. da Silva e Elias Alves de Andrade
-
ASPECTOS POLÍTICOS E EDUCACIONAIS DO LIVRO DIDÁTICO DE LÍNGUA PORTUGUESA
Andressa Teixeira Pedrosa, Monique Teixeira Crisóstomo e Eliana Crispim França Luquetti
-
ATIVIDADES DE RETEXTUALIZAÇÃO COMO PRÁTICA ESCOLAR: POR UM ENSINO DE GRAMÁTICA SEM PEDRAS NO CAMINHO
Mario Ribeiro Morais e Michelle Morais Domingos
-
BENVENISTE AINDA UM COMEÇO
Rogério Ferraz de Andrade e Noeli Reck Maggi
-
BREVE GLOSSÁRIO DE EXPRESSÕES IDIOMÁTICAS FALADAS NA FRONTEIRA COBIJA - BRASILEIA
Christiane da Cunha Santiago e Lindinalva Messias do Nascimento Chaves
-
BREVE REFLEXÃO SOBRE A ALFABETIZAÇÃO DAS CRIANÇAS INDÍGENAS DE NIOAQUE NO MATO GROSSO DO SUL
Thalita Souza de Lima e Adriana Lúcia de Escobar Chaves de Barros
-
CANÇÕES DA DITADURA
Afrânio da Silva Garcia
-
CÂNTICO DOS CÂNTICOS: DA COMPLEXIDADE DO DISCURSO RELIGIOSO À CANONICIDADE
Carla Regina Chierici Pereira Pedrosa e Sergio Arruda de Moura
-
CAPITÃES DA AREIA: UMA IDENTIDADE SOCIAL EM FORMAÇÃO
Erivania Oliveira de Paula e Eliane Maria de Oliveira Giacon
-
CASTELO: HERÓI BURGUÊS BRASILEIRO EM O HOMEM QUE SABIA JAVANÊS
Décio Bento José da Silva e Zélia R. Nolasco dos S. Freire
-
CELP-BRAS: UMA PROPOSTA DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA DA LÍNGUA EM AQUISIÇÃO AO FALANTE NATIVO
Fátima
Eveline Vareiro Teixeira, Luciane Zaida F. da S. Viana, Milsa Duarte
Ramos Vaz, Lucilo Antonio Rodrigues, Eliane Maria de Oliveira Giacon e Maria Leda Pinto
-
CHAPEUZINHO AMARELO EM QUADRINHOS: UMA EXPERIÊNCIA DE RETEXTUALIZAÇÃO
Carlos Eduardo Pereira, Mislene Ferreira Cabriotti e Nataniel dos Santos Gomes
-
COERÊNCIA E COESÃO SOB A ÓTICA DA METACOGNIÇÃO: UM ESTUDO DE CASO
Mario Sergio Mangabeira Junior, Janne Faria Torre Braga e Viviave Mendes da Cunha
-
CONCEITOS DE LÍNGUA ESTRANGEIRA, LÍNGUA SEGUNDA, LÍNGUA ADICIONAL, LÍNGUA DE HERANÇA, LÍNGUA FRANCA E LÍNGUA TRANSNACIONAL
Mauren Vanessa Lourenço Souto, Alline Olivia Flores Gonzales Aléme, Ana Marlene de Souza Brito e Cláudia Bernardo
-
CONCORDÂNCIA NOMINAL: UMA ABORDAGEM EM TORNO DO SENTIDO
José Randson Silva Santos, Marta Maria Wanderley da Silva e Alexandre Melo Sousa
-
CONSIDERAÇÕES SOBRE O GÊNERO TEXTUAL “CONTO ETIOLÓGICO”: DEMONSTRANDO UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA
Marlene Balbueno de Oliveira Ortega e Silvane Aparecida de Freitas
-
CONTAÇÃO DE HISTÓRIA: ESTRATÉGIA PEDAGÓGICA PARA A APRENDIZAGEM DE VALORES
Vivian Suellen R. de G. Oliveira e Jorge Júnior
-
CRENÇAS E ATITUDES LINGUÍSTICAS COMO FERRAMENTAS DE ENSINO E DE APRENDIZAGEM DE LÍNGUA PORTUGUESA
Mario Ribeiro Morais e Karylleila dos Santos Andrade
-
DARCY AZAMBUJA: UMA ANÁLISE SOBRE ASPECTOS REGIONALISTAS NOS CONTOS “FOGO GAÚCHO”, “CONTRABANDO” E “VELHOS TEMPOS”, NA OBRA NO GALPÃO
Letícia Lazzari
-
DESAFIOS DO LETRAMENTO: UMA ANÁLISE DAS ATIVIDADES DE PRODUÇÃO TEXTUAL NO ENSINO MÉDIO
Elaine Vasquez Ferreira de Araujo
-
DESCONSTRUÇÃO DA IDEIA DE UNIVOCIDADE NA FLEXÃO VERBAL DO PORTUGUÊS
Vítor de Moura Vivas
-
DIMINUTIVO: O GRAU QUE AFAGA OU AFASTA
Hélia Coelho Mello Cunha
-
DISPUTAS LINGUÍSTICAS E IDEOLÓGICAS NO FACEBOOK ACERCA DA VARIAÇÃO DO USO LINGUÍSTICO À LUZ DE BOURDIEU E BAKHTIN
Marcello Riella Benites, Sérgio Arruda de Moura e Eliana Crispim França Luquetti
-
DOS GÊNEROS AO GÊNERO ELETRÔNICO: UM PERCURSO DE TRANSFORMAÇÕES
Indianara Abreu Holsbach Nogueira, Mislene Ferreira Cabrioti e Nataniel dos Santos Gomes
-
É EQUÍVOCO CLASSIFICAR A ORAÇÃO SUBJETIVA COMO SUBORDINADA
Francisco Dequi
-
É POSSÍVEL UMA DEMOCRACIA DO SABER?
Talita Miranda Ribeiro e Giovane do Nascimento
-
EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: LETRAMENTO E TECNOLOGIAS - NOVAS POSSIBILIDADES
Maria Veroza Batista Vieira, Raimunda Rosineide de Moura e Silva e Tatiane Castro dos Santos
-
EDUCAÇÃO LINGUÍSTICA E O FUNCIONALISMO EM SALA DE AULA
Karina Pereira Detogne, Giselda Maria Dutra Bandoli e Eliana Crispim França Luquetti
-
ENQUADRES E PERFORMANCES DE PAPÉIS PROFISSIONAIS NUMA OFICINA DE LÍNGUA PORTUGUESA
Amanda Dinucci Almeida Bühler Velasco
-
ENSINO DA GRAMÁTICA: UMA PRÁTICA POSSÍVEL
Claudia Bernardo, Mislene Ferreira Cabriotti e Nataniel dos Santos Gomes
-
ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA E LINGUÍSTICA: UM DIÁLOGO NECESSÁRIO
Giselda Maria Dutra Bandoli, Karina Pereira Detogne e Eliana Crispim França Luquetti
-
ESCRITA E CIDADANIA: O JORNAL ESCOLAR COMO ATIVIDADE DE PRODUÇÃO TEXTUAL
Juliene Kely Zanardi e Tania Maria Nunes de Lima Camara
-
ESTRATÉGIAS DE LEITURA E ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA: CONTRIBUIÇÕES PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS
Leila Alves Vargas, Kamila Teixeira Crisóstomo e Maria Eugênia Totti
-
ESTRATÉGIAS DE LEITURA NA PRÁTICA DOCENTE DO ENSINO FUNDAMENTAL
Renilza da Silva Gonçalves, Raimunda Rosineide de Moura e Silva, Maria Veroza Batista Vieira e Márcia V. R. de Macedo
-
ESTRUTURAS DE SOLICITAÇÃO NO PORTUGUÊS DO BRASIL
Adriana Leite do Prado Rebello
-
ESTUDOS TOPONÍMICOS DOS BAIRROS DA REGIÃO SUL DA CIDADE DE BOA VISTA - RORAIMA
Antonia Sandra Lopes da Silva, Francisca Olavia Gomes de Morais, Veralucia Thomaz Cardozo Silva, Sivanilde Rodrigues da Silva e Alessandra de Souza Santos
-
EXPRESSÕES IDIOMÁTICAS: UMA HERANÇA DE PORTUGAL PARA O BRASIL
Patricia Damasceno Fernandes, Nataniel dos Santos Gomes e Natalina Sierra Assêncio Costa
-
GÊNERO TEXTUAL ARTIGO DE OPINIÃO E COLABORAÇÃO POR MEIO DA WEB 2.0 - UMA PROPOSTA DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA
Mislene Ferreira Cabriotti, Indianara Holsbach e Nataniel dos Santos Gomes
-
GÊNEROS DIGITAIS: POSSÍVEL FERRAMENTA PARA A PROMOÇÃO DA LEITURA
Auxiliadora Carvalho da Rocha, Isabel Goulart Simonete, Maria Expedita Fontenele Alves e Tatiane Castro dos Santos
-
HISTÓRIA EM QUADRINHOS - UMA NARRATIVA PARA DESPERTAR NO ALUNO O GOSTO PELA LEITURA E PELO PATRIMÔNIO E CULTURA ESCOLAR
Gabriel Angelo G. Trindade, Luana dos Santos Fidélis Azevedo, Silvia Alicia Martinez e Shirlena Campos de Souza Amaral
-
HISTÓRIAS EM QUADRINHOS PARA O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA NOS LIVROS DIDÁTICOS
Catarina Santos Capitulino e Nataniel dos Santos Gomes
-
INCLUSÃO: UM OLHAR DIFERENCIADO PARA AS PRÁTICAS ESCOLARES
Carla Sarlo Carneiro Chrysóstomo
-
INOVAÇÕES LINGUÍSTICAS NO NÍVEL FONÉTICO/FONOLÓGICO DO PORTUGUÊS BRASILEIRO EM MISSIVAS FAMILIARES DA CHAPADA DIAMANTINA
Damares Oliveira de Souza e Pascásia C. da Costa Reis
-
INTERAÇÃO COMUNICATIVA ENTRE PACIENTES NÃO FALANTES DA LÍNGUA PORTUGUESA E CORPO TÉCNICO DE UM HOSPITAL PÚBLICO DE RORAIMA
Maria do Socorro Melo Araújo, Sergiane da Costa Vieira Aguiar e Thaygra Manoelly Silva de Pinho
-
INTERDISCIPLINARIDADE E CONTEXTUALIZAÇÃO NA APRESENTAÇÃO DO CONTEÚDO “ÁCIDOS E BASES” - NO ENSINO MÉDIO
Kamila Teixeira Crisóstomo e Monique Teixeira Crisóstomo
-
INTERDISCIPLINARIDADE E LINGUAGEM: CONTRIBUIÇÕES PARA O ENSINO DE LÍNGUA MATERNA
Dhienes Charla Ferreira, Rayane Kelli dos Reis Ferreira, Vanessa Tharla dos Reis F. Belmont e Eliana Crispim França Luquetti
-
JOÃO GILBERTO NOLL: UMA NARRATIVA DA CONTEMPORANEIDADE
Luciene Veiga da Costa e Eliane Maria de Oliveira Giacon
-
JOSÉ DE ALENCAR E A DEFESA DA NORMA LINGUÍSTICA BRASILEIRA
Matheus Gazzola Tussi
-
LABORATÓRIO DE ACERVOS PESSOAIS: UM ESTUDO DA BIBLIOTECA DE JINDRICH TRACHTA
Eliane Maria de Oliveira Giacon e Daniel Abrão
-
LEITURA DE IMAGEM, TEMPOS VERBAIS E CONHECIMENTO DE MUNDO: TUDO JUNTO E CONJUGADO?
Elizângela Fernandes dos Santos
-
LEITURA DE RÓTULOS DE EMBALAGENS: UMA PROPOSTA DE LETRAMENTO
Auxiliadora Carvalho da Rocha e Isabel Goulart Simonete
-
LEITURA LITERÁRIA E ENSINO DA LITERATURA NA ESCOLA
Gleiciane Nunes de Souza, Isabel Goulart Simonetti e Auxiliadora Carvalho
-
LEITURA LITERÁRIA NA ESCOLA: A POESIA COMO PROPOSTA DE LEITURA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Djalma Barboza Enes Filho, Marta Ricardo dos Santos e Gisela Maria de Lima Braga Penha
-
LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS: UMA REFLEXÃO SOBRE SEUS ASPECTOS LINGUÍSTICOS
Karine Albuquerque e Adriana Lúcia de Escobar Chaves de Barros
-
LÍNGUA, LINGUAGEM, TEXTO E DISCURSO: UMA MUDANÇA DE OLHAR NOS ESTUDOS LINGUÍSTICOS
Thiago Simioli Holsback e Silvane Aparecida de Freitas
-
LINGUAGEM E CULTURA
Maria Lucia Mexias-Simon
-
LINGUAGEM, DIREITO E PODER
Bruna Moraes Marques, Eliana Crispim França Luquetti, Millene Millen, Paula Alice Dodó Müller e Pedro Wladimir do Vale Lira
-
LITERATURA E SOCIEDADE: A MÚSICA DE DÉLIO E DELINHA
Laura Lopes Ribeiro
-
LIVRO DIDÁTICO 6º ANO - UMA ANÁLISE SOBRE GÊNEROS TEXTUAIS
Fátima Eveline Vareiro Teixeira e Silvane Aparecida de Freitas
-
MANUEL DE SOUSA MOREIRA - UM CISNE NO PARNASO PORTUGUÊS
Cidália Dinis
-
MEMES EM AULAS DE PORTUGUÊS NO ENSINO MÉDIO: LINGUAGEM, PRODUÇÃO E REPLICAÇÃO NA CIBERCULTURA
Carlos Fabiano de Souza
-
METAPLASMOS POR SUPRESSÃO: UMA ANÁLISE EM ANÚNCIOS COMERCIAIS
Patricia Damasceno Fernandes e Natalina Sierra Assêncio Costa
-
MÉTODO CONTRASTIVO E CONSCIENTIZAÇÃO ARTICULATÓRIA PARA A ASSIMILAÇÃO DAS VOGAIS MÉDIAS DO PORTUGUÊS BRASILEIRO POR HISPANOFALANTES
Fabricio Marvilla Fraga de Mesquita
-
MODULAÇÕES DO PROFLETRAS NO ENSINO DE LITERATURA
João Carlos de Souza Ribeiro
-
MUDANÇAS DE ENQUADRE E OCORRÊNCIA DE FOOTING NA FALA DE MESTRE AMARO
Mayra Moreira
-
MUDANÇAS SINTÁTICO-SEMÂNTICAS DE VERBOS NO PB
Marcelo Giovannetti Ferreira Luz
-
NORDESTE PRA FRENTE: RETRATOS DO POVO NA VOZ DE LUIZ GONZAGA
Glaucimere Patero Coelho e Raquel Camargo Trentin
-
“NÓS TEMOS QUE COBRAR E EU COBRO”: MOVIMENTOS DE CONSTRUÇÃO IDENTITÁRIA EM UMA COMUNIDADE ONLINE DE PROFESSORES
Bruno de Matos Reis
-
O BEIJO DA PALAVRINHA AFRICANA: UM ESTUDO SOBRE OBRAS DE MIA COUTO E DANUTA WOJCIECHOWSKA
Eloísa Porto Corrêa
-
O CASO DA MONOTONGAÇÃO NA ORALIDADE EM CAMPO GRANDE - MS
Taís Turaça Arantes, Natalina Sierra Assêncio Costa e Nataniel dos Santos Gomes
-
O CÍRCULO BAKHTINIANO E O JORNAL NA SALA DE AULA
Edilaine Vieira Lopes e Vera Lúcia Pires
-
O CONCEITO DE FICÇÃO NA FILOSOFIA DE HANS VAIHINGER
Egle Pereira da Silva
-
O CURRÍCULO ESCOLAR E OS DESAFIOS DA EDUCAÇÃO CONTEMPORÂNEA
Leila Alves Vargas, Arilene Moreira Alves e Maria Eugênia Totti
-
O DESAFIO DA FORMAÇÃO DE LEITORES: ALGUMAS REFLEXÕES SOBRE A LEITURA EM SUAS INÚMERAS PERFORMANCES
Laura Maria Paim e Susylene Dias de Araújo
-
O DEUS MATERIAL DE ARTHUR KOESTLER: O TAMANHO DAS UVAS DE CANAÃ
Jânder Baltazar Rodrigues e Zélia Ramona Nolasco dos Santos Freire
-
O DIÁRIO É UMA ESCRITA ÍNTIMA PARA SER MANTIDA EM SEGREDO?
Hildeliza Lacerda Tinoco Boechat Cabral, Iêda Tinoco Boechat, Raquel Veggi Moreira, Tatiane da Silva Lacerda Tinoco e Eliana Crispim França Luquetti
-
O DICIONÁRIO E A RELEVÂNCIA DO GLOSSÁRIO NA AULA DE LÍNGUA PORTUGUESA: RELATOS DE UMA EXPERIÊNCIA
Maria Angélica B. Moreira e Marlon Leal Rodrigues
-
O ENSINO DA LÍNGUA MATERNA EM UMA COMUNIDADE MACUXI
Rainya Carvalho de Oliveira, Josiane da Silva Sabino e Maria do Socorro Melo Araújo
-
O ENSINO DAS VARIEDADES LINGUÍSTICAS DA LÍNGUA PORTUGUESA NA PERSPECTIVA DE UM LIVRO DIDÁTICO
Carlos Eduardo Pereira, Osney Fernandes dos Santos e Natalina Sierra Assêncio Costa
-
O ENSINO E A FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE LÍNGUA PORTUGUESA
Iago Pereira dos Santos, Fabíola Azeredo Barreto Mota e Eliana Crispim França Luquetti
-
O ENSINO E PRÁTICA DA LÍNGUA PORTUGUESA E OS GÊNEROS TEXTUAIS
Cíntia Moreira de Castro e Bianka Pires André
-
O ENTRELUGAR DO PROFESSOR PESQUISADOR E O ENCONTRO DA LITERATURA E DA LEITURA COMO TECNOLOGIA NO CONTEXTO DA SALA DE AULA
Jacqueline Martins da Silva
-
O ESTUDO DO LÉXICO NAS PROPAGANDAS DO ALMANACK CORUMBAENSE SOB A PERSPECTIVA DA HISTORIOGRAFIA LINGUÍSTICA
Luciene Cristina Paredes Müller e Miguél Eugenio Almeida
-
O ETHOS DO ALUNO NO JOGO DE XADREZ ESCOLAR
Cristiano da Silveira Colombo, Sergio de Arruda Moura, Nilson Sergio Peres Stahl e Eliana Crispim França Luquetti
-
O ETHOS E A HETEROGENEIDADE DISCURSIVA NA HISTÓRIA ÚNICA DE CHIMAMANDA ADICHIE
Alessandra Maria Custódio da Silva, Sérgio Arruda de Moura, Gerson Tavares do Carmo e Elane Kreile Manhães
-
O FALAR SERTANEJO PRESENTE NA MÚSICA NORDESTINA
Marcelo da Silva Sá e Maria Francisca Moreira Sobreira
-
O FENÔMENO BULLYING EM TEMPOS DE JUDICIALIZAÇÃO DOS CONFLITOS ESCOLARES NA VISÃO DE EDUCADORES EM RORAIMA
Lourival Novais Néto e Juliane Dominoni Gomes de Oliveira
-
O FENÔMENO LINGUÍSTICO-SEMIÓTICO DA LINGUAGEM JURÍDICA
Bruna Moraes Marques, Eliana Crismpim França Luquetti, Millene Millen, Paula Alice Dodó Müller e Pedro Wladimir do Vale Lira
-
O GÊNERO TEXTUAL EM PAUTA: ENTRE PERSPECTIVAS, REFLEXÕES E DESLOCAMENTOS
Sueder S. de Souza, Ederson Luís Silveira e Lucas Rodrigues Lopes
-
O HIPERTEXTO E O GÊNERO TEXTUAL: UMA EXPERIÊNCIA COM SEQUÊNCIA DIDÁTICA
Ângela Maria dos Santos, Osney Fernandes dos Santos, Nataniel dos Santos Gomes e Maria Leda Pinto
-
O INSTITUTO DA REMIÇÃO DA PENA E SUAS INTERPRETAÇÕES
Pâmela Pereira Pedrosa e Anastácia Crespo
-
O INTERNETÊS NA PRODUÇÃO TEXTUAL ESCRITA
Aparecido Devanir Fernandes, Adriana Lúcia de Escobar Chaves de Barros e Elza Sabino da Silva Bueno
-
O LIVRO DIDÁTICO DE LÍNGUA PORTUGUESA E SUA UTILIZAÇÃO EM SALA DE AULA: APONTAMENTOS SOBRE A POLÍTICA EDUCACIONAL DO PROGRAMA NACIONAL DO LIVRO DIDÁTICO
Karolyna Maciel dos Santos Cordeiro e Leandro Garcia Pinho
-
O LIVRO DIDÁTICO DE LÍNGUA PORTUGUESA E O PROCESSO DE ENSINO-APREN-DIZAGEM: REFLEXÕES NECESSÁRIAS
Monique Teixeira Crisóstomo, Andressa Teixeira Pedrosa e Eliana Crispim França Luquetti
-
O MARCADOR DISCURSIVO AH NA FALA DE DISCENTES DA EJA/PROEJA, NA REGIÃO NORTE-NOROESTE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
Cristiana
Barcelos da Silva, Gerson Tavares do Carmo, Karine Lôbo Castelano,
Alessandra Maria Custódio da Silva, Eliana Crispim França Luquetti e Sérgio Arruda de Moura
-
O MODO SUBJUNTIVO EM PORTUGUÊS E EM INGLÊS: CONSIDERAÇÕES SOBRE MODO E MODALIDADE
Mario Marcio Godoy Ribas
-
O PAPEL DA ORALIDADE NOS MANUAIS DIDÁTICOS DE LÍNGUA PORTUGUESA
Francisco Romário Paz Carvalho e Ailma do Nascimento Silva
-
O PROCESSO DE FORMAÇÃO DE PALAVRAS COM AFIXO AUMENTATIVO -ÃO: UMA ANÁLISE COGNITIVISTA
Regina Simões Alves e Carlos Alexandre Gonçalves
-
O SINCRETISMO ORTOGRÁFICO PRESENTE EM MANUSCRITOS DA COMUNIDADE DE ZABELÊ NA CHAPADA DIAMANTINA, SITUADOS ENTRE OS ANOS DE 1902 E 1947
Edson Mário Conceição Ribeiro e Pascásia Coelho da Costa Reis
-
O USO DA INTERTEXTUALIDADE NA COMPOSIÇÃO DE POSTS MOTIVACIONAIS NA FAN PAGE “GERAÇÃO DE VALOR”
Rachel Ferreira Klem de Mattos Morgades e Carlos Henrique Medeiros de Souza
-
O USO DAS PALAVRAS “MALA” E “BOLSA” NO SENTIDO PROTOTÍPICO E COGNITIVO DA SEMÂNTICA
Labele da Silva Sobrinho, Macilene Arlete e Welen Barroso da Silva
-
O USO DO CELULAR NA PRODUÇÃO DE TEXTOS: UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA
Luciane Zaida F. da S. Viana, Milsa Duarte Ramos Vaz, Eliane Maria de Oliveira Giacon, Maria Leda Pinto e Silvane Aparecida de Freitas
-
ORALIDADE: OBJETO DE ESTUDOS NO PROCESSO DE ENSINO DA LÍNGUA PORTUGUESA
Alessandra Mustafa da Silva e Tatiane Castro dos Santos
-
ORALIDADE: POSSIBILITANDO CAPACIDADES ENUNCIATIVAS NA ESCOLA
Helany Morbin e Simone de Jesus Padilha
-
OS ESTRANGERISMOS NA LÍNGUA PORTUGUESA
Giselle Vasconcelos dos Santos Ferreira e Nataniel dos Santos Gomes
-
OS INSÓLITOS HARMÔNICOS EM LÁ, NAS CAMPINAS, DE JOÃO GUIMARÃES ROSA
Murilo Duarte Casacio
-
OS MECANISMOS DE COESÃO TEXTUAL NAS TIRINHAS DE MAFALDA
Adília Alves Pereira, Adriana de Medeiros Marcolano Thebas, Luciene Pinheiro de Souza e Maria Francisca Moreira Sobreira
-
OS MULTILETRAMENTOS E A CONSTRUÇÃO MULTIMODAL DE SENTIDO
Themis Rondão Barbosa
-
OS PENSAMENTOS LINGUÍSTICOS E A GRAMÁTICA NORMATIVA: QUAL É A RELAÇÃO EXISTENTE?
Thiago Soares de Oliveira e Sérgio Arruda de Moura
-
OS QUADRINHOS E A INCLUSÃO NA TURMA DA MÔNICA
Lucas Recalde, Deliano Parreira da Silva e Nataniel dos Santos Gomes
-
OS RECURSOS AUDIOVISUAIS COMO AUXILIARES NO APRENDIZADO DE PLE: EXPERIÊNCIA DAS UDS BRASILEIRAS NO PPPLE
Gustavo Txai Torres de Faria, Mônica Baêta N. P. Diniz, Rafaela Pascoal Coelho e Jerônimo Coura-Sobrinho
-
OS SOLDADOS E A GUERRA DAS TRINCHEIRAS: UMA ANÁLISE DA OBRA DE TARDI
Taís Turaça Arantes e Fábio Dobashi Furuzato
-
PETER PAN BRASILEIRO: NOMES PRÓPRIOS EM ADAPTAÇÕES EM LÍNGUA PORTUGUESA
Felipe Teixeira Zobaran
-
POESIA E MEMÓRIA: A VOCALIZAÇÃO COMO UMA ESTRATÉGIA SOCIOCOGNITIVA DE LEITURA NO ENSINO LÍNGUA PORTUGUESA
Mario Ribeiro Morais e Luiz Roberto Peel Furtado de Oliveira
-
POESIA E MEMÓRIA: ESTRATÉGIAS SOCIOCOGNITIVAS DE LEITURA PARA A FORMAÇÃO DE UM LEITOR PROFICIENTE
Mario Ribeiro Morais e Márcio Araújo de Melo
-
PORTUGUÊS COMO LÍNGUA OFICIAL PELO MUNDO: LEGITIMIDADE EM TIMOR-LESTE E MACAU
Sérgio Pereira Antunes
-
PORTUGUÊS PELO MUNDO: DA ÍNDIA AO BRASIL
Rafaela Pascoal Coelho, Naveen Kumar Jha e Jerônimo Coura-Sobrinho
-
PRECONCEITO LINGUÍSTICO DENTRO DA SALA DE AULA DA FRONTEIRA BRASIL-PARAGUAI
Ana Marlene de Souza Brito e Adriana Lúcia de Escobar Chaves de Barros
-
PROPOSTA DE ELABORAÇÃO DO ATLAS FONÉTICO DO ACRE - AFAC
Darlan Machado Dorneles, Christiane da Cunha Santiago e Lindinalva Messias do Nascimento Chaves
-
PROPOSTA DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA: A CARTA ABERTA
Anny Michelly Brito e Berenice Alves da Silva Altafini
-
QUESTIONÁRIO FONÉTICO-FONOLÓGICO DO ATLAS FONÉTICO DO ACRE II - AFAC II
Darlan Machado Dorneles e Lindinalva Messias do Nascimento Chaves
-
(RE)DISCUTINDO AS ATIVIDADES DE LEITURA EM LIVROS DIDÁTICOS DE LINGUA PORTUGUESA SOB O VIÉS DO LETRAMENTO CRÍTICO
Rosenil Gonçalina dos Reis e Silva e Simone de Jesus Padilha
-
REFLEXÕES SOBRE O ENSINO DA LÍNGUA PORTUGUESA: ALIANDO TEORIA E PRÁTICA ÀS ABORDAGENS DOS CONHECIMENTOS GRAMATICAIS
Marlene Balbueno de Oliveira Ortega, Adriana Lúcia de Escobar Chaves de Barros e Miguél Eugenio Almeida
-
REFLEXÕES SOBRE O ENSINO DE LEITURA AO ARTICULAR AS ABORDAGENS COGNITIVAS E METACOGNITIVAS
Luciane Zaida F. da Silva Viana, Milsa Duarte Ramos Vaz, Eliane Maria de Oliveira Giacon, Maria Leda Pinto e Nataniel Gomes dos Santos
-
RELATINIZAÇÃO DO PORTUGUÊS
Amós Coêlho da Silva
-
RELATOS DE PRÁTICA DE CRÍTICA TEXTUAL: PELO PRAZER DO TEXTO MANUSCRITO
Grasiela Veloso dos Santos e Arlete Tavares Buchardt
-
RELATOS SOBRE O ENSINO DE GRAMÁTICA NO ENSINO FUNDAMENTAL
Maria Socorro Aparecida Araujo Barbosa, Flávia Martins Malaquias e Adriana Lúcia de Escobar Chaves de Barros
-
REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DA MERENDA ESCOLAR ATRAVÉS DAS FALAS DOS ALUNOS
Francine Nogueira Lamy Garcia Pinho e Silvia Alicia Martínez
-
ROTACISMO: INTERFACE ENTRE A ANÁLISE DA CONVERSAÇÃO E OS FENÔMENOS LINGUÍSTICOS NA FALA DO PORTUGUÊS BRASILEIRO
Silvio Nunes da Silva Júnior
-
SEQUÊNCIA DIDÁTICA NA SALA DE AULA: UMA EXPERIÊNCIA DA TEORIA À PRÁTICA
Evanilza Ferreira da Silva, Mariete de Souza Amorim e Tatiane Castro dos Santos
-
SER OU NÃO SER: IDENTIDADE INDÍGENA EM QUESTÃO A PARTIR DE INDICAÇÕES DO PROJETO PANTON PIA’
Jociane Gomes de Oliveira e Devair Antônio Fiorotti
-
SEXUALIDADE NOS LIVROS DIDÁTICOS DE CIÊNCIAS: UMA ANÁLISE DO TEMA EM EXEMPLARES UTILIZADOS NAS ESCOLAS DE BOM JESUS DO ITABAPOANA-RJ
Leila Alves Vargas e Maria Eugênia Totti
-
TEXTO E PROTESTO: UM BRASIL EM VERSO
Talita Vieira Barros
-
TEXTOS LITERÁRIOS E O ENSINO E APRENDIZAGEM DE LÍNGUA ESTRANGEIRA: PROPOSTA DE ATIVIDADES
Eliana Aparecida Prado Verneque Soares
-
TRADUÇÃO: REESCRITURA E RELEITURA NA PRÁTICA LITERÁRIA
Deise Quintiliano Pereira
-
TRANSCRIÇÃO DA VERSÃO PORTUGUESA DO TRATADO DE HAIA (1641)
Eliabe Procópio e Enderson do Nascimento
-
UM BOULEVERSEMENT CONSEQUENTE
Maria Antonia da Costa Lobo
-
UMA ANÁLISE DA ORALIDADE NAS WEBCOMICS DO ARMANDINHO
Priscilla Cardoso da Silva e Nataniel dos Santos Gomes
-
UMA ANÁLISE DO CONTO “A QUINTA HISTÓRIA”, DE CLARICE LISPECTOR
Elisnelsa Luiz, Giovanni AugustoVitorino de Oliveira e Maria Suzett Biembengut Santade
-
UMA ANÁLISE PERTINENTE DO CONCEITO DE VARIAÇÃO LINGUÍSTICA E SUA APLICAÇÃO EM SALA DE AULA
Alessandra Maria Custódio da Silva, Elane Kreile Manhães, Laís Rodrigues Ferreira e Gerson Tavares do Carmo
-
UMA INTERFACE ENTRE CHICO BENTO, DE MAURÍCIO DE SOUSA, E A NOVELA O CRAVO E A ROSA, DE WALCYR CARRASCO
Marly Custódio da Silva e Nataniel dos Santos Gomes
-
UMA LEITURA PALIMPSESTA DA OBRA CAIM, DE JOSÉ SARAMAGO
Danielle dos Santos Pereira Lima e Rosidelma Pereira Fraga
-
UMA QUESTÃO DE AUTORIA NO ROMANCE MODERNO: A HISTÓRIA DO AUTOR EM “CIDADE DE VIDRO”
Hélder Brinate Castro
-
USOS EXPRESSIVOS E LITERÁRIOS DA LÍNGUA: SINTAXE E ENSINO
Aytel Marcelo Teixeira da Fonseca
-
VARIAÇÃO CONCEITUAL DA LEXIA “BRUACA” NO VOCABULÁRIO REGIONAL DO BRASIL: DO LOMBO DAS MULAS PARA A CAMA DO PEÃO
Giselle Olivia Mantovani Dal Corno e Odair José Silva dos Santos