0.
EDITORIAL
José Pereira da Silva
1.
A CENA DE
ENUNCIAÇÃO E O ETHOS EM RUTH ROCHA
Dayse Sampaio Lopes Borges,
Thiago Soares de Oliveira, Denise Sampaio Lopes de Oliveira e Eliane Costa
Almeida
2.
A CONCORDÂNCIA NOMINAL EM TEXTOS ESCRITOS DE
ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Cristiane Nogueira de Araújo,
Jorge Augusto Alves da Silva e Valéria Viana Sousa
3.
A
CONSCIENTIZAÇÃO CRÍTICA DO DISCURSO LITERÁRIO: ENSINO, SEXUALIDADE E TEORIA QUEER
Elio Marques de Souto Júnior
4.
A CRÍTICA
GENÉTICA E HERMENÊUTICA DO SONETO “O MAIS GRAVE” DO POETA PEDRO LYRA
Eleonora Campos Teixeira e
Nascimento
5.
A EDUCAÇÃO
A DISTÂNCIA COMO MEDIDA DE INCLUSÃO SOCIAL PARA PORTADORES DE DEFICIÊNCIA
Michele D’Avila Lopes
6.
A
ESTRATIFICAÇÃO DO SUBJUNTIVO UM PROCESSO DE GRAMATICALIZAÇÃO NO PORTUGUÊS
POPULAR DA CIDADE DE VITÓRIA DA CONQUISTA (BA)
Vânia Raquel Santos Amorim,
Valéria Viana Sousa e Jorge Augusto Alves da Silva
7.
A FORMAÇÃO
DA VOZ PASSIVA SINTÉTICA: UM PROCESSO DE INACUSATIVIZAÇÃO VERBAL
Érica Portas do Nascimento e
Isabela Canossa
8.
A
GRAMATICALIZAÇÃO DO LÁ NO CORPUS DA LÍNGUA FALADA E ESCRITA DO NORTE E NOROESTE
FLUMINENSE
Andressa Teixeira Pedrosa Zanon,
Monique Teixeira Crisóstomo, Laís Teixeira Lima e Eliana Crispim França
Luquetti
9.
A
IMPORTÂNCIA DAS PERSONAGENS FEMININAS NA OBRA REINAÇÕES DE NARIZINHO
Erivania Oliveira Dimano e Maria
Leda Pinto
10.
A
IMPORTÂNCIA DO USO DE HISTÓRIA EM QUADRINHOS NO ENSINO DA LÍNGUA PORTUGUESA E
DA LITERATURA
Edson Geraldo Spotti Silva Rego,
Aucir Lucas Blanco Ferreira e Nataniel dos Santos Gomes
11.
A
IMPORTÂNCIA DOS MOVIMENTOS MIGRATÓRIOS E REDES DE RELAÇÕES SOCIAIS NA
CONFIGURAÇÃO DA COMUNIDADE DE FALA DE VITÓRIA DA CONQUISTA (BA)
Danilo da Silva Santos e Jorge
Augusto Alves da Silva
12.
A
INTERTEXTUALIDADE NO GÊNERO DISCURSIVO ANÚNCIO PUBLICITÁRIO A PARTIR DA
ESTRATÉGIA PROTÓTIPO DIDÁTICO
Nelma Teixeira da Silva e Ester
Maria de Figueiredo Souza
13.
A LEITURA
DE IMAGEM COMO MEDIADORA NO ENSINO DAS PRODUÇÕES ARTÍSTICAS CONTEMPORÂNEAS NAS
AULAS DE ARTES VISUAIS
Carlim Silva Paravidino
14.
A LÍNGUA
QUE “CURTE” AS EVOLUÇÕES TECNOLÓGICAS DO SÉCULO XX E “COMPARTILHA” MUDANÇAS SIGNIFICATIVAS
PARA O MUNDO LINGUÍSTICO DO SÉCULO XXI
Daniella Rocha Reis
15.
A
LINGUÍSTICA E A HISTÓRIA EM QUADRINHOS DE CHICO BENTO 50 ANOS: “SARVE A ROÇA”
Marly Custódio da Silva, Taís Turaça
Arantes e Nataniel dos Santos Gome
16.
A NATUREZA
DIALÓGICA DA LINGUAGEM: DISCURSOS SOBRE O ÍNDIO NA LITERATURA BRASILEIRA
Giselda Maria Dutra Bandoli e
Ingride da Silva Ramos
17.
A
REALIDADE CONTEMPORÂNEA DA UNIÃO POLIAFETIVA
Bruna Moraes Marques, Raphaela
Pinheiro de Almeida Bastos, Leila Alves Vargas, Millene Millen e Eliana Crispim
França Luquetti
18.
A
REALIZAÇÃO DO CLÍTICO REFLEXIVO NA FALA POPULAR DE DOIS MUNICÍPIOS DO INTERIOR
DO ESTADO DA BAHIA
Jurgen Alves de Souza
19.
A
(RE)CONSTRUÇÃO DO ETHOS DISCURSIVO DA
CANDIDATA DILMA ROUSSEFF DURANTE A CAMPANHA PRESIDENCIAL DE 2010
Cirleide Matos Jucá e Aline Saddi
Chaves
20.
A
RELEVÂNCIA DA LINGUÍSTICA FUNCIONAL NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE LÍNGUA
PORTUGUESA
Mariane Mérida Silva, Otávio de
Oliveira Castelane, Lenise Dutra Ribeiro, Eliana Crispim França Luquetti e
Joane Marieli Pereira Caetano
21.
A SAGA DO CAVALO INDOMADO: UMA ANÁLISE DO ETHOS MACHISTA NA OBRA BARROSIANA
Martha Caroline Duarte de Brito
22.
A TEORIA
DE HAYDEN WHITE E A LÍNGUA PORTUGUESA
Marcelo Augusto Parrillo Rizzo
23.
A TRADIÇÃO
DO POÉTICO COMO RESGATE DA TRADIÇÃO ORAL NA OBRA DE JOÃO GUIMARÃES ROSA
Ana Maria Rocha Soares e Márcio
Roberto Soares Dias
24.
A
UTILIZAÇÃO DO LAPTOP “UCA” EM UMA
ESCOLA MUNICIPAL DA CIDADE DE APARECIDA DO RIO NEGRO E O ENSINO DA LÍNGUA
INGLESA
Suiane Francisca da Silva e José
Alan Rodrigues de Sousa
25.
A VARIAÇÃO
NA CONCORDÂNCIA NOMINAL DE NÚMERO NO PORTUGUÊS CULTO DE VITÓRIA DA CONQUISTA
Gilberto Almeida Meira, Jorge
Augusto Alves da Silva e Valéria Viana Sousa
26.
A VARIANTE
NI EM VITÓRIA DA CONQUISTA – BA: A
AVALIAÇÃO DO FALANTE
Maria Bethânia Gomes Paes
27.
A VEJA E O SEU JEITO TUCANO DE SER:
ANÁLISE LINGUÍSTICO-TEXTUAL DE CAPAS DO GÊNERO REVISTA
Carlos Alberto Moreira Dinucci
Júnior e Joane Marieli Pereira Caetano
28.
AÇÕES PARA
A INTEGRAÇÃO ÁRABE EM FOZ DO IGUAÇU
Francisca Paula Soares Maia,
Rajaa Nouredine, Yassine Ahmad Hijazi e Mamadou Alpha Diallo
29.
ADÃO E
EVA, O LATIM, A ESCRITA VISIGÓTICA E UMA ANÁLISE FILOLÓGICA
Carolina Akie Ochiai Seixas Lima
e Leandro Duarte Rust
30.
ALFABETIZAÇÃO
E LETRAMENTO: CONTRIBUIÇÕES LINGUÍSTICAS E PEDAGÓGICAS PARA ATUAÇÃO DOCENTE
Liz Daiana Tito Azeredo da Silva,
Marcela Vieira Coimbra e Eliana Crispim França Luquetti
31.
ANÁLISE DA
LINGUAGEM ORAL E IMAGÉTICA NO FACEBOOK
Cristianne Castelo Branco de
Oliveira e Letícia Reis de Oliveira
32.
ANÁLISE DA
REPRESENTAÇÃO DOS ATORES SOCIAIS EM UMA DENÚNCIA CONTRA A DITADURA MILITAR NO
BRASIL
Jaqueline Aparecida Nogueira
33.
ANÁLISE
DISCURSIVA DA SÉRIE AREIA MOVEDIÇA A COPA SOB AS DUNAS
Angela da Cruz Silva e Luzimare
Almeida Pilloto
34.
ANÁLISE DO
ETHOS EMPREGADO NA CONSTRUÇÃO DO
PERSONAGEM ADERBAL PIMENTA NA NOVELA BABILÔNIA
Camille Auatt da Silva, Gabriela
do Rosario Silva e Sérgio Arruda de Moura
35.
ANÁLISE DO
INTERDISCURSO: VIOLÊNCIA E ANÚNCIO PUBLICITÁRIO
Heyde Ferreira Gomes e Márcio
Rogério de Oliveira Cano
36.
ANÁLISES
COMPARATIVAS DE CONCEITO DE FONEMAS EM LIVROS DIDÁTICOS
Aucir Lucas Blanco Ferreira,
Edson Geraldo Spotti Silva Rego e Nataniel dos Santos Gomes
37.
APRENDIZAGEM
INTERDISCIPLINAR ENTRE HISTÓRIA E LITERATURA POR IMAGENS E A MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA
NO CONTEXTO DAS MÍDIAS DIGITAIS
Tatiane Carvalho Peçanha
Guimarães, Joane Marieli Pereira Caetano, Lívia Vasconcellos de Andrade e
Fernanda Castro Manhães
38.
“AQUARELA”
EM SEUS RIZOMAS
Hildeliza Lacerda Tinoco Boechat
Cabral, Ieda Tinoco Boechat, Joane Marieli Pereira Caetano, Rodrigo Gindre
Vargas e Analice de Oliveira Martins
39.
AQUISIÇÃO
DA LINGUAGEM: UMA ABORDAGEM GERATIVA
Fernanda Viana de Sena e Nataniel
dos Santos Gomes
40.
AS
DECISÕES DO REI CONAN ANALISADAS SOB A ÓTICA DO PRÍNCIPE DE MAQUIAVEL
Cesar Christian Ferreira Santos,
Nataniel dos Santos Gomes e Márcia Maria de Medeiros
41.
AS MARCAS
DA ORALIDADE NA ESCRITA EM LÍNGUA PORTUGUESA DE INDÍGENAS TERENAS EM MATO GROSSO
DO SUL: UMA ANÁLISE PRELIMINAR
Celso Abrão dos Reis, Marlon Leal
Rodrigues e Nataniel dos Santos Gomes
42.
AS
PERSPECTIVAS SEMÂNTICA, PRAGMÁTICA E DISCURSIVA NO ENSINO DO IMPERATIVO
Rosangela dos Santos Marques,
Valéria Viana Sousa e Jorge Augusto Alves da Silva
43.
AS RAÍZES
CONTRACULTURAIS NO ROCK AND ROLL E NA
MPB
Igor Alexandre Barcelos Graciano
Borges e Ravel Giordano de Lima Faria Paz
44.
AS
RELAÇÕES SEMÂNTICAS DOS CONECTIVOS ADVERBIAIS DE TEMPO E DE CONFORMIDADE NAS HISTÓRIAS
EM QUADRINHOS
Queli Cristina Rodrigues Ribeiro
Pereira, Natalina Sierra Assencio Costa e Nataniel dos Santos Gomes
45.
AS
UNIDADES FRASEOLÓGICAS NA FALA DE SALVADOR
Joana Angélica Santos Lima,
Márcio Sales Santiago e Maria da Graça Krieger
46.
AS
VARIAÇÕES VOCÁLICAS EM CARTAS SETECENTISTAS
Kênia Maria Correa da Silva e
Elias Alves de Andrade
47.
CINQUENTA
TONS DE SUBMISSÃO, SERÁ?
Valter Souza da Silva e Marlon
Leal Rodrigues
48.
COISAS
INOMINADAS OU PALAVRAS LIVRES DA GRAMÁTICA OU A INFÂNCIA DA LÍNGUA: O DESTECER LINGUÍSTICO
NA OBRA POÉTICA DE MANOEL DE BARROS
José Rosa dos Santos Júnior e
Lígia Guimarães Telles
49.
CONCEPÇÕES
DE HIPERTEXTUALIDADE E ENSINO DA LEITURA: UM ESTUDO DE CASO
Helena Maria Ferreira e Matheus
Henrique Duarte
50.
CONCORDÂNCIA
VERBAL NO 9º ANO: QUE FATORES LINGUÍSTICOS E EXTRALINGUÍSTICOS A IMPULSIONAM?
Elenita Alves Barbosa, Valéria
Viana Sousa e Jorge Augusto Alves da Silva
51.
CONCORDÂNCIA
VERBAL NO CONTEXTO ESCOLAR: VARIAÇÃO NA TERCEIRA PESSOA DO PLURAL EM TEXTOS DE
ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Leila Cristina Bartilote Fonseca,
Jorge Augusto Alves da Silva e Valéria Viana Sousa
52.
CONSTRUÇÕES
COM VERBO SUPORTE: UMA ANÁLISE FUNCIONALISTA
Luana Carvalho Coelho, Valéria
Viana Sousa e Jorge Augusto Alves da Silva
53.
COTAS
RACIAIS NA UNIVERSIDADE E RACISMO: ANALISANDO O ETHOS NOS DISCURSOS DE UNIVERSITÁRIOS, VIA DIVULGAÇÃO MIDIÁTICA
Gabriela do Rosario Silva,
Náthani Siqueira Lima e Shirlena Campos de Souza Amaral
54.
DE TODOS
UM POUCO: ASPECTOS MULTICULTURAIS DA LEITURA DE IMAGENS NO ENSINO DE ARTE
Amanda Cristina Figueira Bastos
de Melo e Bianka Pires André
55.
(DES)CONSTRUÇÃO
POÉTICA: UM OLHAR SOBRE O PAPEL DE COAUTORIA DO LEITOR
Penha Élida Ghiotto Tuão Ramos
56.
DOCE
GEOMETRIA: AS MÚLTIPLAS LEITURAS DO LÉXICO MATEMÁTICO, COMO UM INSTRUMENTO PARA
A APRENDIZAGEM
Divino Andre Martins Fonseca,
Nataniel dos Santos Gomes e Adriana Lúcia de Escobar Barros
57.
ENSINO DO
GÊNERO TEXTUAL PROPAGANDA: A RELEVÂNCIA DE SE DECIFRAR A CONSTRUÇÃO IMAGÉTICA
DO FEMININO
Carla Aparecida Gonçalves, Ísis
Lima de Paulo, Joane Marieli Pereira Caetano e Lenise Ribeiro Dutra
58.
ESCOLA COM
HOMOFOBIA: ANALISANDO UM DISCURSO DA IDEOLOGIA CONSERVADORA
Amanda Leal Castelo Branco,
Sharlys Jardim da Silva Santos e Shirlena Campos de Souza Amaral
59.
ESCOLA
NOVA E LIVRO DIDÁTICO: A IMPORTÂNCIA DO IDEÁRIO DA EDUCAÇÃO NOVA PARA AS
POLÍTICAS DO LIVRO DIDÁTICO
Karolyna Maciel dos Santos e
Leandro Garcia Pinho
60.
ESCOLA SEM
HOMOFOBIA: ANALISANDO UM DISCURSO DA IDEOLOGIA DE GÊNERO
Sharlys Jardim da Silva Santos,
Amanda Leal Castelo Branco e Shirlena Campos de Souza Amaral
61.
ESCRITAS
NA INTERNET E INDÍCIOS DE MUDANÇA NA LÍNGUA: RELATIVAS LOCATIVAS COM “ONDE QUE”
Sinval Araújo de Medeiros Júnior
e Cristiane Namiuti Temponi
62.
ESTRUTURAS
COM O ITEM LINGUÍSTICO MEIO NA LÍNGUA PORTUGUESA: DESCRIÇÃO E ANÁLISE
Gilsileide Cristina Barros Lima
Lima, Valéria Viana Sousa e Jorge Augusto Alves da Silva
63.
ESTUDO DA
PREPOSIÇÃO EM COMO SIGNO GRAMATICAL: UMA RELAÇÃO TRICOTÔMICA
Evangeline Ferraz Cabral de
Araújo, Valéria Viana Sousa e Jorge Augusto Alves da Silva
64.
EVOLUÇÃO
DO CONCEITO DE FAMÍLIA FRENTE AOS PRINCÍPIOS DA AFETIVIDADE E DA FUNÇÃO SOCIAL
Bruna Moraes Marques, Raphaela
Pinheiro de Almeida Bastos, Leila Alves Vargas, Millene Millen e Eliana Crispim
França Luquetti
65.
FALA E
ESCRITA: UMA PROPOSTA DE UNIDADE DIDÁTICA PARA O ENSINO FUNDAMENTAL COM DADOS DO
ALIAC
Darlan Machado Dorneles e
Lindinalva Messias do Nascimento Chaves
66.
FALAR
PRISIONAL: UMA ANÁLISE SOCIOLINGUÍSTICA DAS GÍRIAS UTILIZADAS POR HOMENS E
MULHERES NOS PRESÍDIOS DE CAMPO GRANDE (MS)
Darlene Alves de Oliveira e
Nataniel dos Santos Gomes
67.
FILOLOGIA
E LINGUÍSTICA DE CORPUS: O USO DO
LÉXICO RELIGIOSO EM RELATOS DE CRIMES DOS AUTOS DE QUERELA DO SÉCULO XIX
Luiz Eleildo Pereira Alves, Hugo
Leonardo Gomes dos Santos e Expedito Eloísio Ximenes
68.
GESTÃO
DEMOCRÁTICA NA ADMINISTRAÇÃO ESCOLAR: ENTRE OS INTERESSES DO MERCADO E O EMPODERAMENTO
DA COMUNIDADE ESCOLAR
Anuncio Martí e Aline Saddi
Chaves
69.
GRAFITE:
ANÁLISE DO DISCURSO NO ESPAÇO PÚBLICO
Paolla Clayr de Arruda Silveira
70.
GRAMÁTICA
E ENSINO DE LÍNGUA: CONSIDERAÇÕES E PROVOCAÇÕES
Ana Maria Oliveira Lima,
Valdirene de Jesus Alves e Verônica Maria Araújo dos Santos
71.
GRAMÁTICA
TRADICIONAL: CONCEPÇÕES DE APRENDIZES DE LÍNGUA INGLESA E A GRAMÁTICA COMO MECANISMO
AUXILIADOR NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM
Zelinda Almeida Souza Caires e
Lucas Santos Campos
72.
IDENTIDADE,
LINGUAGEM E MEMÓRIA QUILOMBOLA: A HISTÓRIA ORAL NA SALA DE AULA
Ana Carolina de Sousa Vaz,
Vanessa de Castro Bersót Pereira e Bianka Pires André
73.
IDENTIFICAÇÃO
DA FONTE NO DISCURSO JORNALÍSTICO: ESTRATÉGIAS DE CREDIBILIDADE
Jaqueline Aparecida Nogueira
74.
“IGNACIO
CORREA, CAZADOR DE TIGRES”: ANÁLISIS DE UN TEXTO DECIMONÓNICO DE ORIGEN BRASILEÑO
Diego Chozas Ruiz-Belloso
75.
INFLUÊNCIA
DOS FATORES SOCIAIS NA VARIAÇÃO DA CONCORDÂNCIA VERBAL
Maria Zélia Alves Nogueira, Jorge
Augusto Alves da Silva e Valéria Viana Sousa
76.
INTEGRAÇÃO
CONCEPTUAL EM NOMES POPULARES DE ÓRGÃO SEXUAIS
Patrícia Oliveira de Freitas e
Sandra Pereira Bernardo
77.
JE EST UN AUTRE: AS “FACES” DO SUJEIT NA ESCRITA DIARÍSTICA DE C. E DE K.
Jocelma Boto Silva e Márcia
Helena de Melo Pereira
78.
“JURIDIQUÊS”:
DEFICIÊNCIA DE CLAREZA E CONSEQUENTES PREJUÍZOS PARA A CÉLERE RESOLUÇÃO DA LIDE
Rodrigo Gindre Vargas, Hildeliza
Lacerda Tinoco Boechat Cabral, Joane Marieli Pereira Caetano, Ieda Tinoco
Boechat e Carlos Henrique Medeiros de Souza
79.
LEITURA:
VISÃO AMPLIADA DE MUNDO E FORMAÇÃO CIDADÃ
Edma Regina Peixoto Barreto
Caiafa Balbi, Edda Maria Peixoto Barreto e Eliana Crispim França Luquetti
80.
LEITURA:
PROCESSOS COGNITIVOS E ESTRATÉGIAS DE ENSINO
Marizélia Florenciano Nunes,
Natalina Sierra Assencio Costa e Nataniel dos Santos Gomes
81.
LEITURA:
DA ANÁLISE GLOBAL À COMPREENSÃO DO TEXTO
Raquel Teixeira da Silva, Adriana
Lúcia de Escobar Chaves de Barros e Nataniel dos Santos Gomes
82.
LEITURA E
ESCOLA: O PROFESSOR FRENTE AOS DESAFIOS DO ENSINO NO SÉCULO XXI
Samara Moço Azevedo e Bianka
Pires André
83.
LETRAMENTO
DIGITAL: IMPACTOS DO PROGRAMA FORMAÇÃO PELA ESCOLA NA FORMAÇÃO TECNOLÓGICA DO
PROFESSOR
Silvio Nunes da Silva Júnior e
Maria Luciane Fideles Nunes
84.
LETRAMENTO
LITERÁRIO: O CONTEXTO NA PRÁTICA DE LEITURA E PRODUÇÃO TEXTUAL
Hiliara de Carvalho Monteiro,
Nataniel dos Santos Gomes e Fábio Dobash Furuzato
85.
LIBERDADE
DE EXPRESSÃO: DISCURSOS DE EFEITOS (IM)PREVISÍVEIS
Ieda Tinoco Boechat, Thiago
Soares de Oliveira e Sérgio Arruda de Moura
86.
LÍNGUA E
LINGUAGEM MATEMÁTICA: APRECIAÇÃO DE TEXTO LITERÁRIO
Thiago Marques Zanon Jacomino,
Andressa Teixeira Pedrosa Zanon, Renata da Costa Abreu e Humberto Silveira
Gonçalves Filho
87.
LINGUAGEM
E ENUNCIAÇÃO: UMA ABORDAGEM DOS GÊNEROS TEXTUAIS NO ENSINO DE LÍNGUA MATERNA
Silvio Nunes da Silva Júnior e
Gabriela Ulisses Fernandes
88.
LINGUAGEM,
IDEOLOGIA E PODER NO PROCESSO DE FORMAÇÃO DO LEITOR: OS SIGNOS LINGUÍSTICOS REPRESENTADOS
PELOS SUJEITOS HISTÓRICOS DAS ESCOLAS MUNICIPAIS DE VITÓRIA DA CONQUISTA – BA
Odete dos Santos Silva
89.
LINGUAGENS
MULTIMODAIS E MULTILETRAMENTOS NA ESCOLA
Regilene Henrique da Silva e
Maria Karla Ferreira da Costa
90.
LITERATURA
E LETRAMENTO: UMA PROPOSTA PEDAGÓGICA
Feliciano Cândido Parente
91.
LITERATURA
E LUDICIDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Angelo Moreira Arruda, Janete
Araci do Espírito Santo, Bianka Pires André, Gracielle Moreira Arruda Ramos
Bento, Jéssica Moreira Arruda Ramos
92.
MEMES –
UMA LINGUAGEM LÚDICA
Evelyn Coutinho Rother Candido e
Nataniel dos Santos Gomes
93.
MULTICULTURALISMO
COMO FORMA DE SOCIALIZAÇÃO E INTEGRAÇÃO EM SALA DE AULA
Carolina Carlos da Silva de Souza
Sobrinho e Bianka Pires André
94.
MULTICULTURALISMO
LINGUÍSTICO: O USO DA LÍNGUA NOS DIFERENTES CONTEXTOS SOCIAIS
Janete Araci do Espírito Santo,
Liliane Ribeiro Moreira, Suélly Lima dos Santos e Bianka Pires André
95.
MÚLTIPLOS
LETRAMENTOS: CONCEITOS NECESSÁRIOS PARA A LEITURA E A ESCRITA
Andreia Silva dos Santos e Neide
Araújo Castilho Teno
96.
NEGAÇÃO:
UMA ANÁLISE ENUNCIATIVA
Maria Aparecida de Souza
Guimarães e Maria Gorette da Silva Ferreira Sampaio
97.
NÓS E A
GENTE VARIAÇÃO ESTÁVEL OU MUDANÇA LINGUÍSTICA?
Elcania Silva Emidio Gruber,
Natalina Sierra Assêncio Costa e Fabianna Emanuelle Archanjo dos Santos
98.
O ANÚNCIO
PUBLICITÁRIO NA SALA DE AULA: PRÁTICAS DE LEITURA, PRODUÇÃO DE TEXTO E
ORALIDADE EM FOCO
Silvio Profirio da Silva, Briele
Bruna Farias da Silveira, Francisco Ernandes Braga de Souza, Ivanildo Felix da
Silva Junior e Luís Carlos Cipriano
99.
O CORPO DA
MULHER COMO OBJETO DE MANIPULAÇÃO MERCANTIL
Vicentina dos Santos Vasques
Xavier
100.O DIREITO DO SURDO À LITERATURA: POR UMA
EDUCAÇÃO LITERÁRIA MULTIMODAL
Bruno Ferreira Abrahão e Danielle
Cristina Mendes Pereira
101.O DOMÍNIO DA ESTRUTURA TEXTUAL COMO BASE PARA
A ESCRITA DE PROFESSORES E ALUNOS
Jaqueline Maria de Almeida,
Carlos Henrique Medeiros de Souza e Eliana Crispim França Luquetti
102.RELATO DE EXPERIÊNCIA EM SALA DE AULA – O
ENSINO DE GRAMÁTICA NA ESCOLA: DAS NORMAS AO CONTEXTO
Hiliara de Carvalho Monteiro,
Adriana Lúcia Escobar Chaves de Barros e Fábio Dobash Furuzato
103.O
ESCAFANDRO E A BORBOLETA: AS
ESCRITAS DE SI DESVELANDO UM EU SUFOCADO PELA DOENÇA
Angelo Moreira Arruda, Janete
Araci do Espírito Santo, Bianka Pires André e Analice de Oliveira Martins
104.O ETHOS
RELIGIOSO NOS SERMÕES DE PADRE ANTÔNIO VIEIRA: UM MARCO NA HISTÓRIA DA CRENÇA HUMANA
Moacir dos Santos da Silva,
Ileana Celeste Fernández Franzoso, Milene Vargas da Silva Batista e Sérgio
Arruda de Moura
105.O FENÔMENO DA IOTIZAÇÃO NA ESCRITA DOS
ALUNOS: PROPOSTA DIDÁTICA PARA A PRODUÇÃO TEXTUAL
Josiane dos Anjos Guimarães
Silva, Érica Amorim Seles, Flavione Alves Ferreira e Nair Martinha da Silva
106.O FENÔMENO DA VARIAÇÃO DA CONCORDÂNCIA VERBAL
DE 3ª PESSOA DO PLURAL EM REDAÇÕES DE ALUNOS DE UMA TURMA DE 8º ANO DO ENSINO
FUNDAMENTAL
Eliane Gonçalves da Silva de
Azevedo, Jorge Augusto Alves da Silva e Valéria Viana Sousa
107.O GÊNERO LÍRICO E SUAS COLABORAÇÕES PARA O
LETRAMENTO
Fernanda Dias de Oliveira e Fábio
Dobash Furuzato
108.O INTERNETÊS: DO VIRTUAL PARA AS HISTÓRIAS EM
QUADRINHOS
Ana Claudia Rocha Amaral
Figueiredo e Nataniel dos Santos Gomes
109.O ITEM TODO:
POSSIBILIDADES E FUNÇÕES
Danilo Sobral de Souza e Valéria
Viana Sousa
110.O JOGO NAS AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA: UMA
PROPOSTA INCLUSIVA
Sônia Souza Carvalho e Lucas
Santos Campos
111.O LIVRO DIDÁTICO: UMA ANÁLISE REFLEXIVA
Leila Alves Vargas, Kamila
Teixeira Crisóstomo, Maria Eugênia Totti e Bruna Moraes Marques
112.O PROCESSO DE GRAMATICALIZAÇÃO DO ITEM “ONDE”
UTILIZADO PELOS ALUNOS DO 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL DO INSTITUTO DE EDUCAÇÃO
EUCLIDES DANTAS E SUA INFLUÊNCIA NOS SEUS TEXTOS ESCRITOS FORMAIS
Marcelle Teixeira Silva, Valéria
Viana Sousa e Jorge Augusto Alves da Silva
113.O PROCESSO DE REVISÃO DE TEXTOS: UMA ANÁLISE
DE PRÁTICAS REALIZADAS POR ALUNOS DO CURSO DE LETRAS
Helena Maria Ferreira e Francieli
Aparecida Dias
114.O PRONOME VOCÊ E SUA FORMA VARIANTE CÊ NA
FALA CONQUISTENSE: SEMELHANÇAS OU DIFERENÇAS SOCIOFUNCIONAIS?
Warley José Campos Rocha, Valéria
Viana Sousa e Jorge Augusto Alves da Silva
115.O USO DE ADVÉRBIOS LOCATIVOS: UMA ABORDAGEM
MORFOSSINTÁTICA E SEMÂNTICA
Adriana Castro Xavier e Gessilene
Silveira Kanthack
116.O VALOR SEMÂNTICO DOS ITENS LEXICAIS NAS
LETRAS DE FUNK: UMA ANÁLISE À LUZ DA LINGUÍSTICA COGNITIVA
Gislene Souza de Oliveira de
Camargo e Lucas Santos Campos
117.OBSERVAÇÃO, INVESTIGAÇÃO E ARGUMENTAÇÃO: O
ENSINO DE CIÊNCIAS ATRAVÉS DA METODOLOGIA “MÃO NA MASSA”
Leila Alves Vargas, Kamila
Teixeira Crisóstomo, Maria Eugênia Totti e Bruna Moraes Marques
118.OS CANTOS INDÍGENAS MACUXI E TAUREPANG:
POSSIBILIDADES
Jucicleide Pereira Mendonça dos
Santos e Devair Antônio Fiorotti
119.OS DESAFIOS DO PRÉ-VESTIBULAR SOCIAL TEOREMA
PARA A DEMOCRATIZAÇÃO DO ACESSO AO ENSINO SUPERIOR: RESULTADOS E AÇÕES NO ANO
DE 2015
Simone Rodrigues Barreto, Carine
Lavrador de Farias, Talita Vieira Barros, Paulo Cesar dos Santos, Janie Mendes
Jasmim e Almy Junior Cordeiro de Carvalho
120.“OS ESTUDOS LATINOS NO BRASIL” E FILOSOFIA E
TEOLOGIA EM SÃO PAULO EM MEADOS DO GOVERNO DO MORGADO DE MATEUS (1771)
Eduardo Tuffani
121.OS PROCESSOS FONOLÓGICOS SUBJACENTES ÀS
FORMAS DIVERGENTES DE ESCRITA EM TEXTOS DE ALUNOS NA FASE DE ALFABETIZAÇÃO
Leiliane Pereira da Silva e Vera
Pacheco
122.OS SENTIDOS DO VERBO CHEGAR: UM ESTUDO
COMPARATIVO ENTRE AS FALAS DO PORTUGUÊS POPULAR E DO PORTUGUÊS CULTO
Crenilda Rocha dos Santos,
Geovany Cordeiro da Silva e Valéria Viana Sousa
123.PELOS SIGNOS MELÓDICOS DA MÚSICA “VALSINHA”
DE CHICO E VINÍCIUS: UMA CRÍTICA DE PROCESSO
Ingrid Ribeiro da Gama Rangel,
Eleonora Campos Teixeira e Nascimento e Pedro Wladimir do Vale Lira
124.PERFIL DOS DISCENTES DA PRIMEIRA TURMA DO
CURSO PRÉ-VESTIBULAR SOCIAL TEOREMA NA MODALIDADE A DISTÂNCIA
Raíza Texeira Griffo Vasconcelos,
Talita Vieira Barros, Paulo César dos Santos, Mírian Peixoto Soares da Silva,
Janie Mendes Jasmim e Almy Junior Cordeiro de Carvalho
125.POLÍTICA DE COTAS EM VISTA AO COMBATE DO
PRECONCEITO RACIAL BRASILEIRO: UMA ANÁLISE COMPARATIVA DOS DISCURSOS DE FHC E
LULA EM SEUS PRIMEIROS MANDATOS DE PRESIDENTES DO BRASIL
Gabriela do Rosario Silva, Amanda
Leal Castelo Branco e Shirlena Campos de Souza Amaral
126.POR QUE UM TEMPO VERBAL CHAMADO
MAIS-QUE-PERFEITO?
Sivonei Ribeiro Rocha, Jorge
Augusto Alves da Silva e Valéria Viana Sousa
127.POR UM ENSINO PRODUTIVO DE LÍNGUA PORTUGUESA:
A IMPORTÂNCIA DO ESTUDO DE GÊNEROS DO DISCURSO
Giselda Maria Dutra Bandoli e
Valquíria Avelino da Silva
128.PORTUGUÊS PARA A INTEGRAÇÃO
Desideri Marx Travessini,
Francisca Paula Soares Maia, Diego Kiill e Viviani Busko Souza
129.PRÁTICA DE LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTO
UTILIZANDO O GÊNERO PUBLICITÁRIO
Fernando Silva da Cruz e Nataniel
dos Santos Gomes
130.PROBLEMAS NO ENSINO DE COMPOSIÇÃO, DERIVAÇÃO
E PROCESSOS NÃO CONCATENATIVOS: A NECESSIDADE DE UM ENSINO DE MORFOLOGIA
CRITERIOSO E PAUTADO NO USO
Vítor de Moura Vivas, Felipe da
Silva Vital, Wallace Bezerra de Carvalho, Carlos Alexandre Gonçalves e Rômulo
Andrade de Oliveira
131.PROCESSO DE MUDANÇA DE CLASSE: A FORMAÇÃO DE
VERBOS NAS REDES SOCIAIS
Patricia Damasceno Fernandes e
Nataniel dos Santos Gomes
132.PRODUÇÃO DE GÊNEROS TEXTUAIS QUE APRESENTAM
PREDOMINÂNCIA DO TIPO ARGUMENTATIVO: A IMPORTÂNCIA DO ENVOLVIMENTO DO PRODUTOR
COM O TEMA
Helder Sousa Pimenta, Maria Leda
Pinto e Nataniel dos Santos Gomes
133.ENTRE A TEORIA E A PRÁTICA DOS PROGRAMAS DO
GOVERNO DE INCENTIVO À LEITURA
Camille Auatt da Silva e Bianka
Pires André
134.PROJETOS INTERDISCIPLINARES DO
PIBID/LETRAS/UERR NA ESCOLA ESTADUAL MAJOR ALCIDES
Rainya Carvalho de Oliveira,
Antonia Sandra Lopes da Silva, Elzilei Almeida e Alessandra de Souza Santos
135.RECURSOS EDUCACIONAIS ABERTOS PARA LEITURA E
PRODUÇÃO DE TEXTOS NAS LICENCIATURAS
Daniervelin Renata Marques
Pereira e Joyce Vieira Fettermann
136.REFLEXÕES SOBRE O SIGNIFICADO DO VERBO
“OBRAR” NO POEMA DE MANOEL DE BARROS
Luciene Cristina Paredes Müller e
Adriana Pereira Santana
137.REPRESENTAÇÕES E MOVIMENTOS DE IDENTIFICAÇÃO
NO DISCURSO DE SUJEITOS DISLÉXICOS
Marchiori Quadrado de Quevedo
138.RESSIGNIFICAR A LITERATURA AFRICANA EM LÍNGUA
PORTUGUESA
Cristiane da Silva Umbelino e
Eliane Maria de Oliveira Giacon
139.RUTH ROCHA, ANÁLISE DO DISCURSO E LÍNGUA
PORTUGUESA: COMO O NÃO DITO SIGNIFICA?
Dayse Sampaio Lopes Borges,
Thiago Soares de Oliveira, Denise Sampaio Lopes de Oliveira e Eliane Costa
Almeida
140.SEXISMO NA LÍNGUA PORTUGUESA
Daniel Teixeira Brito, Valéria
Viana Sousa e Jorge Augusto Alves da Silva
141.SUBJETIVIDADE E AFASIA: A RECONSTRUÇÃO DA
LINGUAGEM DE UM SUJEITO AFÁSICO
Raiane Silva Souza e Nirvana
Ferraz Santos Sampaio
142.UM ESTUDO PRELIMINAR SOBRE O PRINCÍPIO DA
UNIDIRECIONALIDADE NO FUTURO VERBAL
Milca Cerqueira Etinger Silva,
Valéria Viana Sousa e Jorge Augusto Alves da Silva
143.UM ESTUDO VARIACIONISTA DO PRESENTE DO
SUBJUNTIVO NA FALA DE FEIRA DE SANTANA
Rita de Cássia Santos Lima e
Cristina dos Santos Carvalho
144.UMA ABORDAGEM FUNCIONAL DA REPETIÇÃO NA
ORALIDADE EM TRÊS ASPECTOS: DESDOBRAMENTO, TEMPORALIZAÇÃO E REPARAÇÃO
Lorenna Oliveira dos Santos,
Valéria Viana Sousa e Jorge Augusto Alves da Silva
145.UMA ANÁLISE COGNITIVA DA COMPARAÇÃO À LUZ DO
FUNCIONALISMO
Caio Aguiar Vieira e Valéria Viana Sousa
146.USO E POSIÇÃO DO ADJETIVO: UMA ANÁLISE
CONTRASTIVA NAS LÍNGUAS PORTUGUESA E INGLESA
Camila Féres Valinho, Gabriela
Peres Chagas, Polyanna Pires Gomes e Sonia Maria da Fonseca Souza
147.VARIAÇÃO LINGUÍSTICA: RELATO DE UMA
EXPERIÊNCIA COM ESTUDANTES DE SEIS TURMAS DO PRIMEIRO ANO DO ENSINO MÉDIO DE
UMA ESCOLA PÚBLICA DE CAMPO GRANDE (MS)
Helder Sousa Pimenta, Maria Leda
Pinto e Adriana Lúcia de Escobar Chaves de Barros
148.VARIAÇÃO LINGUÍSTICA: UM ESTUDO COM BASE NA
ESCRITA E NA FALA DOS ALUNOS DAS SÉRIES FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL NA REDE
ESTADUAL DE ENSINO NA CIDADE DE ANASTÁCIO
Roberto Mota da Silva e Miguél
Eugenio Almeida
149.VARIAÇÃO LINGUÍSTICA E ORALIDADE EM SALA DE
AULA A NORMA E AS MARGENS
Joseane Aparecida de Souza
Francisco e Natalina Sierra Assêncio Costa
150.VARIAÇÃO NA CONCORDÂNCIA NOMINAL DE NÚMERO NO
PORTUGUÊS POPULAR DE VITÓRIA DA CONQUISTA: ALGUMAS EVIDÊNCIAS COM BASE NA
SÓCIO-HISTÓRIA DO PORTUGUÊS DO BRASIL
Maria Aparecida de Souza
Guimarães, Jorge Augusto Alves da Silva e Valéria Viana de Sousa
151.VOZES EXILADAS: PELAS RUAS DAS MEMÓRIAS NAS
CRÔNICAS DE ONDJAKI
Marcos Machado Miranda e Maria
Cristina de Oliveira Prates
152.WORLD
ENGLISH EM MANHATTAN CONNECTION: UMA ANÁLISE DOS ANGLICISMOS NA LINGUAGEM TELEVISIVA
Giselle Vasconcelos dos Santos
Ferreira e Nataniel dos Santos Gomes
RESUMOS [cujos textos completos não foram publicados]
|