EDITORIAL
1. PROGRAMAÇÃO
2. RESUMOS
3. TEXTOS COMPLETOS
3.1. A ANTROPOTOPONÍMIA
NA NOMEAÇÃO DOS LOGRADOUROS DO BAIRRO JOSÉ ABRÃO EM CAMPO GRANDE (MS): ALGUNS APONTAMENTOS
Bianca
da Silveira de Amorim
3.2. A COESÃO TEXTUAL
NO TEXTO DISSERTATIVO-ARGUMENTATIVO DE ALUNOS DO ENSINO MÉDIO DA REDE ESTADUAL
DE CAMPO GRANDE (MS)
Wellington
Vieira da Costa e Aline Saddi Chaves
3.3. A CONSTRUÇÃO DO
LETRAMENTO ACADÊMICO, DO LETRAMENTO EXISTENTE AO DESEJADO: ANÁLISE DA ESCRITA
ACADÊMICA E DA FRAGMENTAÇÃO IDENTITÁRIA DO ESTUDANTE DE LETRAS
Silvio
Nunes da Silva Júnior e
Maria Claudicélia Curvelo da Silva
3.4. A CONSTRUÇÃO
IDENTITÁRIA DE APRENDIZES DE LÍNGUA INGLESA COMO LÍNGUA ADICIONAL
Kelly Rosane
de Lima Silva Rodrigues e João Fábio Sanches Silva
3.5. A CONSTRUÇÃO
IDENTITÁRIA DE HAITIANOS NO BRASIL
Renata
Aparecida Ianesko
3.6. A ELABORAÇÃO DE
FACE NO DISCURSO PUBLICITÁRIO DA MARCA DE CIGARROS FREE
Leonardo
de Almeida e Silva e
Wagner Alexandre dos Santos Costa
3.7. A FORMAÇÃO DE
PALAVRAS POR MEIO DOS PREFIXOS DES- E IN-: ELEMENTOS PARA UMA ANÁLISE MORFOSSEMÂNTICA
Marleide
Lima
3.8. A FORMAÇÃO DE
PROFESSORES DE LÍNGUA MATERNA E O LETRAMENTO DIGITAL: UMA OBSERVAÇÃO SOBRE A
IDENTIDADE DOCENTE
Silvio
Nunes da Silva Júnior
3.9. A LEITURA NA
ESCOLA: UMA ANÁLISE DE ATIVIDADES DE LEITURA APLICADAS A ALUNOS DO 8º ANO DO
ENSINO FUNDAMENTAL DA REDE PÚBLICA DO MUNICÍPIO DO RIO DE JANEIRO
Wagner
Alexandre dos Santos Costa e Joyce Silva dos Santos
3.10. A LINGUAGEM
JURÍDICA: ERUDIÇÃO E SIMPLIFICAÇÃO NO DISCURSO JURÍDICO
Alexandre
Luís Gonzaga e Marcos
Lucio de Sousa Góis
3.11. A ORTOGRAFIA EM
ISMAEL COUTINHO: UM OLHAR HISTORIOGRÁFICO
Fernanda
Viana de Sena e Nataniel dos Santos Gomes
3.12. A PARTICIPAÇÃO DOS
TERENAS E GUAICURUS NA RETIRADA DA LAGUNA SOB A PERSPECTIVA LITERÁRIA DA OBRA
DE TAUNAY
Cesar Christian
Ferreira dos Santos e Giselle Vasconcelos dos Santos Ferreira
3.13. A POLIFONIA
POÉTICA DE FERNANDO PESSOA
Haleks
Marques Silva, Domingas Monteiro de Sousa e
Luiz Roberto Peel Furtado de Oliveira
3.14. A POLISSEMIA DA
LÍNGUA LATINA NOS TEXTOS MEDIEVAIS E RENASCENTISTAS
Márcio
Luiz Moitinha Ribeiro
3.15. A (TRANS)CRIAÇÃO
DOS HAICAIS DE BASHÔ PRESENTES EM VIDA,
DE PAULO LEMINSKI
Jaqueline
Mendes Santana e
Daniel Abrão
3.16. ANÁLISE DO IDIOMA
COMO COESÃO SOCIAL E OS VALORES CULTURAIS EM UMA CONURBAÇÃO INTERNACIONAL DE
PONTA PORÃ – MATO GROSSO DO SUL E PERO JUAN CABALLERO – PARAGUAY
Cesar Adilon
Canhete Quisnau
3.17. AS COMUNIDADES
IMAGINADAS PELO ALUNO SURDO EM SEU CONTATO COM A LÍNGUA INGLESA NAS ESCOLAS
José Augusto
Albuquerque Rabelo e João Fábio Sanches Silva
3.18. AS
HISTÓRIAS EM QUADRINHOS DA TURMA DA MÔNICA JOVEM, DE MAURÍCIO DE SOUSA,
COMO ESTÍMULO NA LEITURA E PRODUÇÃO TEXTUAL ORAL/ESCRITO PARA ALUNOS DO 9° ANO
DO ENSINO FUNDAMENTAL
Letícia
Mangelot Gomes da Silva Baccin e Marly Custódio da Silva
3.19. AS IDENTIDADES DOS
ESTUDANTES DO PROGRAMA NACIONAL DE INCLUSÃO DE JOVENS – PROJOVEM URBANO EM
(RE)CONSTRU-ÇÃO
Maria das
Dores Dias Acosta e
João Fábio Sanches Silva
3.20. AS VARIAÇÕES
LINGUÍSTICAS NOS FÓRUNS VIRTUAIS DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
Rosilani
Balthazar da Silva, Samara Moço de Azevedo, Thaíse dos Santos Soares Siqueira, Rozana
Quintanilha Gomes Souza e Amaro Sebastião de Souza Quintino
3.21. BREVE ANÁLISE DA
FUNÇÃO SOCIAL DOS DISCURSOS EM AMBIENTES VIRTUAIS DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA
Silvia
Maria Pinheiro Bonini
3.22. BREVE ESTUDO SOBRE
OS PRINCIPAIS CONCEITOS DA SOCIOLINGUÍSTICA
Raquel
Ramos Neres e Adriana Lúcia de Escobar Chaves de Barros
3.23. COMMETARIUM IN APOCALIPSIN DO BEATO DE LIÉBANA (1047):
TRANSCRIÇÃO, EDIÇÃO E TRADUÇÃO DE UM MANUSCRITO MEDIEVAL
Carolina
Akie Ochiai Seixas Lima
3.24. COMUNICAÇÃO,
LINGUAGEM MATEMÁTICA E CONTEXTUALIZAÇÃO: UM DIÁLOGO NECESSÁRIO PARA A EDUCAÇÃO
MATEMÁTICA
Gislaine
de Cássia Romualdo Arruda, Humberto Vinício Altino Filho, Lídia Maria Nazaré Alves
e
Andréia Almeida Mendes
3.25. CONCEPÇÕES DE
ENSINO DE LÍNGUA: DESDOBRAMENTOS E PRÁTICAS
Heliud Luis Maia Moura
3.26. CONSTRUÇÃO DE
FENÔMENOS DE MASSA: DA RELAÇÃO ENTRE MÍDIA E O JOGO DE VOZES INTERDISCURSIVAS
Bruno Gomes
Pereira
3.27. CONTOS E ENCANTOS
DA AMAZÔNIA (PROJETO DE PESQUISA)
Adriana
Aparecida das Neves, Adriana Queiroz e Adriana Lúcia de Escobar Chaves de Barros
3.28. CURRÍCULO MÍNIMO
DE LÍNGUA PORTUGUESA E A APROPRIAÇÃO DA HISTÓRIA E CULTURA AFRO-BRASILEIRA PELOS
ALUNOS
Márcia
Aparecida de Souza Parreira e Ana Isabel Ferreira de Magalhães
3.29. DESCONSTRUÇÃO,
EMANCIPAÇÃO E AUTONOMIA NAS AULAS DE LITERATURA: UMA EXPERIÊNCIA PIBID
Stephany
Aparecida Borges de Souza e Ruberval Franco Maciel
3.30. DESIGNAÇÕES PARA
FANTASMAS NO CONTEXTO DA FRONTEIRA BRASIL/PARAGUAI
Regiane
Coelho Pereira Reis
3.31. DONA DE CASA OU
DONA DE SI? UM ESTUDO SOBRE A REPRESENTAÇÃO FEMININA EM PRODUTOS DE LIMPEZA E ALIMENTÍCIOS
Ricardo
Santos David
3.32. EM DEFESA DO
CONSUMIDOR: A LINGUAGEM JURÍDICA EM CARTILHA DE TURISMO DO PROCON-MT
Antônio
Fábio de Carvalho, Camila Lemos de Almeida e Grasiela Veloso dos Santos Heidmann
3.33. EMPRÉSTIMOS DO
PORTUGUÊS NA LINGUA TERENA
Vinícius
Gonçalves dos Santos e
Nataniel dos Santos Gomes
3.34. EMPRÉSTIMOS
LINGUÍSTICOS NO PORTUGUÊS DO BRASIL: UMA ANÁLISE DA LÍNGUA FALADA NO PROGRAMA
NAVEGADOR
Giselle
Vasconcelos dos Santos Ferreira e Nataniel dos Santos Gomes
3.35. ENSAIO POÉTICO PRIMEIRAS
POESIAS DE AUTORIA
Waldir
Cezaretti de Freitas
3.36. ENSINO DE LÍNGUA
PORTUGUESA: TENSÕES PERMANENTES ENTRE O ENSINO DE LÍNGUA MATERNA E O ENSINO
NORMATIVO
Marlene
Eliane dos Santos e Natalina Sierra Assêncio Costa
3.37. ESTRANGEIRISMOS NA
CANÇÃO “SAMBA DO APPROACH”, DE ZECA BALEIRO
Jayane
Gomes de Oliveira, Sandra Maria Vitalino e Jairzinho Rabelo
3.38. EXPRESSÕES DO
SEGMENTO CRISTÃO NAS MÚSICAS E NO FALAR COTIDIANO
Márcio
Amieiro Nunes e Nataniel dos Santos Gomes
3.39. FILME "Ó PAÍ
Ó" EM VERSO: UMA ANÁLISE DISCURSIVA DA LETRA DA MÚSICA "JESUS É
PALESTINO"
Alissan
Santos da Paixão
3.40. FORMAÇÃO
IDEOLÓGICA E OS EFEITOS DE SENTIDO PRESENTES EM DIÁRIO DE UM DETENTO, DE
RACIONAIS MC’S
Maiara
Cano Romero Pereira, Naiara de Lima Moro e Natalina Sierra Assêncio Costa
3.41. FUNDAMENTOS
TEÓRICOS PARA O ENSINO DE LÍNGUA MATERNA MEDIADO POR GÊNEROS DISCURSIVOS: O
CIRCUITO CURRICULAR MEDIADO POR GÊNEROS
Bruno Gomes
Pereira
3.42. GÊNERO EDITORIAL:
UMA PROPOSTA DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA O 9º ANO
Gelson
Martins de Souza
3.43. GÊNERO TEXTUAL:
TUTORIAL EM VÍDEO COMO OBJETO DE ENSINO
Éllis Márcia
Batista Rodrigues e Maria
Aparecida Resende Ottoni
3.44. HETEROGENEIDADE
MOSTRADA EM TEXTOS ESCRITOS POR MORADORES DE ESTRELA DE ALAGOAS SOBRE A
TEMÁTICA DA TOPONÍMIA PARALELA
Pedro Antonio
Gomes de Melo
3.45. IDENTIDADE
FEMININA NEGRA: DA MARGEM PARA O CENTRO
Marcela
Ernesto dos Santos
3.46. IDENTIDADES E
INVESTIMENTOS DIGITAIS DE ALUNOS DO CURSO DE LETRAS DA UFMS: REFLEXÕES SOBRE A
LÍNGUA INGLESA
Thaíssa
Moreira Prado e João Fábio Sanches Silva
3.47. IRACEMA: A ÍNDIA
DO PAU OCO
Juliana
Ferreira Lima Paiva
3.48. LEITURA COMO
PRÁTICA SIGNIFICATIVA DO GÊNERO ANÚNCIO PUBLICITÁRIO: ANÁLISE O LIVRO VONTADE DE SABER PORTUGUÊS DO SEXTO ANO
DO ENSINO FUNDAMENTAL
Vanderlis
Legramante Barbosa e Nataniel dos Santos Gomes
3.49. LETRAMENTOS E
PRÁTICA SOCIAL: UM BREVE RETORNO AOS MODELOS EDUCACIONAIS DE COPE E KALANTZIS
Luana Cristina
Amorim Roja de Lima e
Adriana Lúcia de Escobar Chaves de Barros
3.50. LEVANTAMENTO DO
LÉXICO INDÍGENA NO DIA A DIA DOS SUL-MATO-
-GROSSENSES
Amanda
Luiza da Silva Zuque e Nataniel Gomes dos Santos
3.51. LÍNGUA PEREGRINA.
A TRADUÇÃO DE OBRAS CLÁSSICAS E O HUMANISMO EM PORTUGAL
Ricardo
Hiroyuki Shibata
3.52. LITERATURA E ARTE:
TRILHANDO DIÁLOGOS ENTRE O POETA MANUEL BANDEIRA E A ARTISTA CONTEMPORÂNEA
ROSANA RICALDE
Magda Simone
de Toni e
Daniel Abrão
3.53. MANIFESTAÇÕES
LITERÁRIAS EM MATO GROSSO DO SUL: REFLE-XÕES
José
Rone Rabelo da Silva e
Eliane Maria de Oliveira
3.54. METÁFORA E ENSINO
Noelma
Oliveira Barbosa
3.55. MÉTODOS E
METODOLOGIAS: A PÓS-MODERNIDADE NA (RE)SIGNIFI-CAÇÃO DE UMA PESQUISA
QUALITATIVA
Gustavo
Henrique da Cunha Moura e Ruberval Franco Maciel
3.56. MIGUEL HERNÁNDEZ E
A GUERRA CIVIL ESPANHOLA: VANGUARDISMO, SUBVERSÃO LITERÁRIA E MEMÓRIA
Anuncio
Martí Méndez e Márcio A. S. Maciel
3.57. MÚSICA E SEMIÓTICA
GREIMASIANA: UMA ANÁLISE DA LETRA "BRINQUEDO TORTO" DA BANDA PITTY
Talita
Galvão dos Santos e Taís
Turaça Arantes
3.58. NEOLOGISMOS
POLÍTICOS: A CRIAÇÃO LEXICAL EM TEXTOS DE REINALDO AZEVEDO PARA O BLOG DA VEJA
Patricia
Damasceno Fernandes, Natalina Sierra Assêncio Costa e Nataniel dos Santos Gomes
3.59. NOÇÕES
PRELIMINARES DE LINGUÍSTICA SISTÊMICO-FUNCIONAL
Bruno
Gomes Pereira
3.60. O ALCANCE DA OBRA
DE CRUZ E SOUSA DIRETAMENTE NAS COMPOSIÇÕES DE AUGUSTO DOS ANJOS
Juan
Marcello Capobianco
3.61. O CONTO NA SALA DE
AULA: UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA VOLTADA PARA A PRODUÇÃO DE TEXTO
Natalina
Sierra Assêncio Costa, Nataniel dos Santos Gomes e Joseane Aparecida de Souza
Francisco
3.62. O LÉXICO DAS
REGIÕES NORTE E SUL: DISCUTINDO DADOS DO PROJETO ALIB
Mércia
Cristina dos Santos e Aparecida Negri Isquerdo
3.63. O PAPEL DO
PROFESSOR NO ENSINO DA LEITURA PARA ALUNOS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL
Francimar
Batista Silva e Patrícia Lima Domingos
3.64. O PROCESSO DE
SIGNIFICAÇÃO DO ATO DE CONFISSÃO NAS FRONTEIRAS DAS FORMAÇÕES DISCURSIVAS
INSTITUCIONALIZADAS
Maria
Tereza Martins Rezende e Maria Leda Pinto
3.65. O SIGNO ESTÉTICO
VERBO-VISUAL E A QUESTÃO DOS INTERPRETANTES
André
Luiz Ming Garcia
3.66. O SILENCIO, A ESCOLA
E O SISTEMA EDUCACIONAL
Igor
Alexandre Barcelos Graciano Borges
3.67. O TABUÍSMO
EM DESIGNAÇÕES QUE NOMEIAM "A PESSOA QUE TEM DIFICULDADE DE APRENDER AS
COISAS"
Vanessa
Cristina Martins Benke
3.68. O TRATAMENTO DADO
AO FENÔMENO LINGUÍSTICO POPULARMENTE CONHECIDO POR “FALSOS AMIGOS” EM LIVROS
DIDÁTICOS DE LÍNGUA INGLESA PRODUZIDOS NO BRASIL
Janaína
Pereira Camoleze
3.69. O USO DAS
HISTÓRIAS EM QUADRINHOS NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM EM DIFERENTES
DISCIPLINAS NA ESCOLA
Gracyella
Gonzaga Arantes e Nataniel dos Santos Gomes
3.70. O WHATSAPP E SEUS
RECURSOS NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DE LÍNGUA INGLESA EM CAMPO GRANDE
(MS)
Nataniel
dos Santos Gomes e Geiser Wellington Barreto Jonusan
3.71. OCORRÊNCIAS DE
ORAÇÕES GERUNDIVAS EM CONTEXTO ADMINISTRATIVO DA CAPITANIA DE MATO GROSSO DO
SECÚLO XVIII
Antônio
Fábio Carvalho, Camila Lemos de Almeida e Elias Alves de Andrade
3.72. OS MEMES CRIADOS
PELOS GAMERS: UMA NOVA CULTURA
Thales
Fernando Vieira e Nataniel dos Santos Gomes
3.73. PERCURSO HISTÓRICO
DA LÍNGUA DE SINAIS
Adriana
Lúcia de Escobar Chaves de Barros, Jéssica Rabelo Nascimento e Yrvaine Jackson Nascimento
Silva
3.74. POSIÇÕES DE
SUJEITO DA PREFEITURA DE SALVADOR NO FACE-BOOK
Fernando
Novaes Franco
3.75. PRECONCEITO
LINGUÍSTICO: O USO DA GÍRIA E A EXCLUSÃO SOCIAL PELA LINGUAGEM
Darlene Alves de Oliveira e Adriana Lúcia de Escobar Chaves de Barros
3.76. REDAÇÕES SARESP:
UMA PROPOSTA DE ANÁLISE DAS PRODUÇÕES DO GÊNERO ARTIGO DE OPINIÃO
Alesandra
do Vale Castro
3.77. REFLEXÃO ACERCA DA
IMPORTÂNCIA DE DOCUMENTOS OFICIAIS QUE REFERENCIAM O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA:
UMA VISÃO VARIACIONISTA
Catarina
Santos Capitulino e
Elza Sabino da Silva Bueno
3.78. REFLEXÃO
DIACRÔNICA ACERCA DO CLÍTICO /SE/ E SUA MANIFESTAÇÃO NA PRODUÇÃO TEXTUAL DE
ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Lucas
de Souza Machado e Elza Sabino da Silva Bueno
3.79. REPRESENTAÇÃO DA
FIGURA FEMININA NA MÚSICA “LADY MARMALADE”, DE PATTI LABELLE
Bruno
Gomes Pereira
3.80. REPRESENTAÇÃO DO
CORPO NA MÚSICA “PHYSICAL”, DE OLÍVIA NEWTON-JONH
Bruno
Gomes Pereira
3.81. REVISÃO DE TEXTOS:
CONTEÚDO NAS AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA
Fernanda
Viana de Sena e Nataniel
dos Santos Gomes
3.82. RIKBAKTSA E
PORTUGUÊS: ATITUDES LINGUÍSTICAS
Mileide
Terres de Oliveira
3.83. TOPÔNIMOS DE BASE
INDÍGENA DO MUNICÍPIO DE APARECIDA DO TABOADO (MS) UM ESTUDO SOBRE AS
TAXIONOMIAS
Camila
André do Nascimento da Silva e Aparecida Negri Isquerdo
3.84. UM BREVE ESTUDO
SOBRE AS CONSTRUÇÕES DE TÓPICO NA LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS
Jacson
Silva e Anna Karyna Torres Côrtes
3.85. UM BREVE ESTUDO
SOBRE O CRIOULO CABO VERDE DA ILHA DE SANTIAGO
Mileide
Terres de Oliveira
3.86. UM DISCURSO VICENTINO
ÀS EXÉQUIAS DE D. MANUEL
Ricardo
Hiroyuki Shibata
3.87. UM ESTUDO DE CASO
DA SINTAXE DE CONCORDÂNCIA VERBAL EM TEXTOS ESCRITOS POR ALUNOS DA EDUCAÇÃO
BÁSICA
Ricardo
Santos David
3.88. UM ESTUDO DO
PORTUGUÊS DO BRASIL: CONSTRUÇÕES DE TÓPICO OU FIGURAS DE SINTAXE?
Jacson
Baldoino Silva e Lucia Maria de Jesus Parcero
3.89. UM ESTUDO NO CAMPO
LÉXICO DA FAUNA NAS REGIÕES NORTE E SUL DO BRASIL: O CASO DO PERNILONGO
Talita Ferreira Matos Barbosa e Aparecida
Negri Isquerdo
3.90. VARIAÇÃO LEXICAL
NA MESORREGIÃO SUDESTE DO PARÁ: UM OLHAR SOBRE OS DADOS DO ATLAS LÉXICO SONORO DO PARÁ – ALESPA
Abdelhak
Razky, Edson de Freitas Gomes e Regis José da Cunha Guedes
3.91. VARIAÇÃO
LINGUÍSTICA: ABORDAGENS E CONCEPÇÕES A PARTIR DOS LIVROS DIDÁTICOS DE LÍNGUA
PORTUGUESA DE ALFABETIZAÇÃO UTILIZADOS EM CAMPOS DOS FOYTACAZES (RJ)
Luciana
da Silva Almeida, Tatiane Almeida de Souza
e Eliana Crispim França Luquetti
3.92. VARIAÇÃO
LINGUÍSTICA E ENSINO: UMA ANÁLISE DA ABORDAGEM REALIZADA EM LIVROS DIDÁTICOS DE
LÍNGUA PORTUGUESA DO ENSINO MÉDIO
Juvanete
Ferreira Alves Brito, Gilvanei de Oliveira Souza, Heloísa Santos da Silva e Jéssica Moreira dos Santos
3.93. “VIOLÕES QUE
CHORAM...”, DE CRUZ E SOUSA: UMA LEITURA POÉTICA ATUAL
Juan
Marcello Capobianco
3.94. XUXA E O PODER DE
CONSUMO NA MÍDIA: DAS RELAÇÕES DISCURSIVAS RECONSTRUTIVAS DA IMAGEM DOS FENÔMENOS
DE MASSA
Bruno
Gomes Pereira
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