EDITORIAL
1.
A CELA DE AULA: UMA
DESTERRITORIALIZAÇÃO DA CONVENCIONALIDADE
Mailton Alves de Viveiro e Luiz Roberto Peel Furtado de Oliveira
2.
A COLOCAÇÃO PRONOMINAL
EM CONTO DE ISMAEL COUTINHO: UMA ANÁLISE HISTORIOGRÁFICA
Dayne da Silva Caldeira Saibert e Élida Regina Bulde de Oliveira
3.
A CONTEXTUALIZAÇÃO DA
OBRA DE ISMAEL COUTINHO E DE EDUARDO CARLOS PEREIRA
César Adilon Canhete Quisnau e Ana Paula Tribesse Patrício Dargel
4.
A CRÍTICA GENÉTICA
COMO ESTRATÉGIA METODOLÓGICA DE ENSINO: O PROCESSO CRIATIVO DE CHICO BUARQUE
Ingrid Ribeiro da Gama Rangel, Eleonora
Campos Teixeira e Carlos Henrique Medeiros de Souza
5.
A CUMPLICIDADE NA
LEITURA ESCOLAR
Alcineia Aparecida Sangalli, Sindolei Glória
Martins Silva e Ana Paula Tribesse Dargel
6.
A ESCOLHA DO LIVRO
DIDÁTICO DE PORTUGUÊS: SEU PROCESSO E SUAS IMPLICAÇÕES NA PRÁTICA DOCENTE
Tatiane Almeida de Souza, Rysian Lohse
Monteiro, Luciana da Silva Almeida e
Eliana Crispim França Luquetti
7.
A ESCRITA, A LEITURA E
A PERFORMANCE: RASTROS DE MEMÓRIAS NO FACEBOOK
Ocinei Trindade de Oliveira
8.
A ESPACIALIZAÇÃO DA
ESCRITA POÉTICA E A GERAÇÃO DE SENTIDO
Penha Élida Ghiotto Tuão Ramos
9.
A ESTILÍSTICA DOS
POEMAS DE ISMAEL DE LIMA COUTINHO: UMA ABORDAGEM HISTORIOGRÁFICA
Aurora Maria Alves Pinto, Ariane Wust de
Freitas Francischini
e Nataniel dos Santos Gomes
10.
A ESTILÍSTICA E O
ESTILO EM MACHADO DE ASSIS
José Pereira da Silva
11.
A ESTRANHEZA COMO
MARCA DO FANTÁSTICO
Adrianna Alberti e Fábio Dobashi Furuzato
12.
A FILOSOFIA DA ARTE COMO
IMPRESSÃO DO SER HUMANO
Wcleverson Batista Silva e Luiz Fernando Medeiros
13.
A FINALIDADE
TELEOLÓGICA DA INTERPRETAÇÃO DA LINGUAGEM JURÍDICA NO MEIO SOCIAL
Edyala Oliveira Brandão Veiga, Milton Junior
Barros Araújo e Helton Monteiro Mendes
14.
A FORMAÇÃO DOS
ADJETIVOS EM EDUARDO CARLOS PEREIRA E EVANILDO BECHARA: UM OLHAR HISTORIOGRÁFICO
SOBRE ISMAEL COUTINHO
Jaqueline Irala de Moreira, Raul Silvestre
Benitez Aguilera e Nataniel dos Santos Gomes
15.
A GRAMATICOGRAFIA NO
BRASIL, A TECHNÉ GRAMMATIKÉ E OS
“JOGOS DA LINGUAGEM”
Antonio Cilírio da Silva Neto e Luiz Roberto Peel Furtado de Oliveira
16.
A IMPORTÂNCIA DA
DISCIPLINA DE DIREITOS HUMANOS NA FORMAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DO DIREITO
Edyala Oliveira Brandão Veiga, Oswaldo
Moreira Ferreira e Tauã Lima Verdan Rangel
17.
A IMPORTÂNCIA DA
GRAMÁTICA NA RETERRITORIALIZAÇÃO DO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA
Rosélia Sousa Silva e Luiz Roberto Peel Furtado de Oliveira
18.
A IMPORTÂNCIA DO ENSINO
DA ARTE NO ÂMBITO ESCOLAR
Ezequiel Gonçalves de Paula, Poliana da Silva
Carvalho e Hiáscara Alves Pereira Jardim
19.
A INCLUSÃO DA PESQUISA
NO PROCESSO DE FORMAÇÃO ACADÊMICO-CIEN-TÍFICA DOS DISCENTES DO CURSO: UMA REFLEXÃO
EMANCIPATÓRIA
Edyala Oliveira Brandão Veiga, Oswaldo
Moreira Ferreira e Tauã Lima Verdan Rangel
20.
A INCLUSÃO DE ALUNOS
COM DEFICIÊNCIA AUDITIVA E O ATENDIMENTO EM SALA DE RECURSOS
Ana Luiza Barcelos Ribeiro e Bianka Pires André
21.
A LITERATURA NO ENSINO
DE ESPANHOL: INVESTIGAÇÃO ACERCA DAS SIGNIFICAÇÕES E PRÁTICAS DOCENTES EM TORNO
DO TEXTO LITERÁRIO
Elissandro dos Santos Santana
22.
A LOGICIDADE
APRIORÍSTICA DA LINGUAGEM
Alexandre da Silva de Melo e Luiz Roberto Peel Furtado de Oliveira
23.
A “MANA-CHICA DO
CABOIO” A LINGUAGEM MUSICAL NA DANÇA DO NORTE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
Priscilla Gonçalves de Azevedo e Giovane do Nascimento
24.
A PRÁTICA DE LEITURA
ATRAVÉS DOS RECURSOS TECNOLÓGICOS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS
João Batista da Silva Santos, Eliana Crispim
França Luquetti, Luciana da Silva Almeida, Liz Daiana Tito Azeredo da Silva e
Jackeline Barcelos Corrêa
25.
A REPRESENTAÇÃO DA
MULHER NAS PERSONAGENS FEMININAS DE JEAN GREY (FÊNIX) E ORORO MUNROE
(TEMPESTADE) NOS QUADRINHOS DE X-MEN
Gracyella Gonzaga Arantes e Nataniel dos Santos Gomes
26.
A TOPONÍMIA DOS
IGARAPÉS URBANOS DE BOA VISTA: UMA CONTRIBUIÇÃO PARA O ATLAS TOPONÍMICO RORAIMENSE
Ozamar Santos Corrêa
27.
A TRANSVERSALIDADE NAS
AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA: PROJETO "MAIS EDUCAÇÃO" (2017)
Marlécio Franskoviak e Luiz Roberto Peel Furtado de Oliveira
28.
AFETIVIDADE E LEITURA
– O PERCURSO DA CRIANÇA
Núbia da Costa Torres de Sousa e Maria Leda Pinto
29.
ALICE: SIGNIFICADOS
OCULTOS E SIMBOLISMOS NA OBRA DE LEWIS CARROLL
Domingas Monteiro de Sousa, Haleks Marques
Silva e Luiz Roberto Peel Furtado de Oliveira
30.
ALICE NO PAÍS DO
PARADOXO: UMA DEISCÊNCIA AO EXPRIMÍVEL
Haleks Marques Silva, Karine Nafaeli Sousa
Lima e Luiz Roberto Peel Furtado de Oliveira
31.
ANÁLISE DA CANÇÃO
"PAIS E FILHOS", SOB A PERSPECTIVA DA LINGUÍSTICA TEXTUAL
Laís Teixeira Lima, Andressa Teixeira Pedrosa
Zanon, Mauricio Coli Bernardes e
Carlos Henrique Medeiros de Souza
32.
ANÁLISE DAS ESCRITAS
DO EU A PARTIR DA OBRA MINHAS HISTÓRIAS
DOS OUTROS, DE ZUENIR VENTURA
Juliana Marinho dos Santos
33.
ANÁLISE DO DISCURSO:
UM ESTUDO ACERCA DA MÚSICA “ADMIRÁVEL GADO NOVO” DE ZÉ RAMALHO
Tatiane Almeida de Souza, Dhienes Charla
Ferreira Tinoco, Priscila de Andrade Barroso Peixoto e Eliana Crispim França Luquetti
34.
ANÁLISE DO DISCURSO E
HISTORIOGRAFIA LINGUÍSTICA: MATERIAIS DIDÁTICOS DE LÍNGUA PORTUGUESA
Sônia Maria Nogueira e Roniela Almeida Moreira
35.
ÁRABE, ARABISMO E ISLAMISMO
NA TRÍPLICE FRONTEIRA
Mamadou Alpha Diallo, Francisca Paula Soares
Maia, Gabriela Alejandra Blanco Reinaldo, Edson Santos Junior e Andrea Del Pilar Trujillo Rodriguez
36.
AS CONSOANTES
GEMINADAS EM ISMAEL COUTINHO: UM ESTUDO HISTORIOGRÁFICO
Deborah de Souza Moraes, Gisele Ottoni Tamez
da Costa e Maria Luiz Benitez Gonzalez Faustino
37.
AS EXPRESSÕES
IDIOMÁTICAS NO ENSINO DE LÍNGUA INGLESA: O LIVRO DIDÁTICO EM QUESTÃO
Vyvian França Souza Gomes Muniz, Sonia Maria
da Fonseca Souza e
Joane Marieli Pareira Caetano
38.
AS FAKE NEWS COMO CONTRIBUIÇÃO NA FORMAÇÃO
DO LEITOR CRÍTICO
Mariana Lansttai Bevilaqua Aro e Nataniel dos Santos Gomes
39.
AS MULHERES DA VIDA DE
CORA CORALINA
Érica Oliveira do Espírito Santo Gonçalves e
Nataniel dos Santos Gomes
40.
AS POLÍTICAS DE ENSINO
DE LÍNGUA E LEITURA NA ESCOLA: UMA QUESTÃO DE POLÍTICA LINGUÍSTICA
Iago Pereira dos Santos, Bárbara Viana
Villaça e Eliana Crispim França Luquetti
41.
AS POLÍTICAS PÚBLICAS
PARA O ENVELHECIMENTO NA ALEMANHA E NO JAPÃO
Lea Sandra Risse, Diana Paola Gutiérrez Diaz
de Azevedo, Nilza Franco Portela, Márcia Regina Pacheco Soares, Fernanda
Gonçalves Fernandes e Rosalee Santos Crespo Istoe
42.
ASPECTOS COGNITIVOS E
SOCIAIS NA TOPONÍMIA
Maria do Socorro de Melo Araújo e Thaygra Manoelly Silva Pinho
43.
ATIVIDADES DE
RETEXTUALIZAÇÃO A PARTIR DO GÊNERO DISCURSIVO MEMÓRIAS: PROPOSTA DE TRABALHO EM
UMA ESCOLA DA COMUNIDADE REMANESCENTE QUILOMBOLA DE FURNAS DO DIONÍSIO
Ariane Wust de Freitas Francischini e Adriana Lúcia de Escobar Chaves de Barros
44.
AVES SIN NIDO: UM
ESTUDO SOBRE A REPRESENTATIVIDADE DO FEMINISMO NA OBRA DE CLORINDA MATTO DE
TURNER
Geralda Micaela Grilo, Rubiane Pereira de
Almeida Braga e
Clodoaldo Sanches Fófano
45.
CAMINHO DA LEITURA: O
PERCURSO DE INCENTIVO À LEITURA LITERÁRIA COM OS ALUNOS DO 6º ANO
Marielle Lemes dos Santos Fernandes e Daniel Abrão
46.
COLOCAÇÃO PRONOMINAL:
DAS DIFICULDADES DO AUTOR ÀS AÇÕES DO REVISOR TEXTOS
Ricardo Santos David
47.
COLONIZAÇÃO,
EXPLORAÇÃO E DOMINAÇÃO NA NARRATIVA TERRA
CAÍDA, DE JOSÉ POTYGUARA
Darlan Machado Dorneles, Lindinalva Messias
do Nascimento Chaves e
Gerson Rodrigues de Albuquerque
48.
CONTADOS
CONTEMPORÂNEOS INSPIRADOS PELA LEITURA DE JOSÉ CÂNDIDO DE CARVALHO
Eleonora Campos Teixeira, Ingrid Ribeiro da
Gama Rangel, Diego Izidorio da Silva e Carlos
Henrique Medeiros de Souza
49.
CONTOS MACHADIANOS
REPLICADOS NO SÉCULO XXI: UMA EXPERIÊNCIA LITERÁRIA
Thaís Maciel Piasentine Barbosa e Nataniel dos Santos Gomes
50.
CORRUPÇÃO NA
CONTEMPORANEIDADE: ANÁLISE FILOSÓFICO-JURÍDICA DE “UM TRÁGICO CONFLITO”
Raquel Veggi Moreira
51.
DA UNIVERSIDADE À
ESCOLA: COMO PROFESSORES DA ESCOLA PÚBLICA DESCONSTRUÍRAM SEUS CONCEITOS A
RESPEITO DO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA
Layssa de Jesus Alves Duarte e Luiz Roberto Peel Furtado de Oliveira
52.
DESENVOLVIMENTO DA
ESCRITA DE HISPANOFALANTES APRENDIZES DE LÍNGUA PORTUGUESA DO CURSO DE
PORTUGUÊS PARA ESTRANGEIROS NO MUNICÍPIO DE PACARAIMA (RR)
Isis Pereira dos Santos e Cora Elena Gonzalo
Zambrano
53.
DIÁLOGOS DIDÁTICOS NOS
LIVROS DE LÍNGUA INGLESA: UMA ANÁLISE DISCURSIVA
Eliana Crispim França Luquetti, Ezequiel
Gonçalves de Paula, Poliana da Silva Carvalho e Sonia Maria da Fonseca Souza
54.
DIFICULDADES DE
APRENDIZAGEM DOS ESTRANGEIROS COM A LÍNGUA PORTUGUESA
João Batista da Silva Santos, Eliana Crispim
França Luquetti, Rysian Lohse Monteiro e Amaro
Sebastião de Souza Quintino
55.
DO USO DA METÁFORA NO
ENSINO JURÍDICO
Mauro Barroso Andrés
56.
ECOLOGIA DO POETA
PANTANEIRO MANOEL DE BARROS EM POESIA
COMPLETA
Elissandro dos Santos Santana
57.
EDUCAÇÃO ESPECIAL
INTRA EDUCAÇÃO REGULAR COMO MECANISMO DE COIBIÇÃO DA EXCLUSÃO SOCIAL
Bruna Moraes e André Raeli Gomes
58.
ENTRE FICÇÃO E MEMÓRIA
DURANTE A DITADURA MILITAR NO BRASIL
Talita Vieira Barros, Caroline de Almeida
Delgado e Paolla dos Santos Souza
59.
FEEDBACK EM
REDAÇÃO: PERCEPÇÃO E PRÁTICA DOCENTE E SEUS EFEITOS NA APRENDIZAGEM
Geucineia de Souza Pencinato
60.
GRAFITE E SUAS
IMPLICAÇÕES EDUCACIONAIS
Eliana Crispim França Luquetti, Bárbara Viana
Villaça, Vanessa de Castro Bersót Pereira e
Iago Pereira dos Santos
61.
GRAMÁTICA: UM
TERRITÓRIO EM BUSCA DE (RE)TERRITORIALIZAÇÃO
Priscila Venâncio e Luiz Roberto Peel Furtado de Oliveira
62.
GRAMÁTICA DA LÍNGUA
PORTUGUESA EM FOCO: ANÁLISE DO PONTO DE VISTA CIENTÍFICO E IDEOLÓGICO
Ricardo Santos David
63.
GRAMÁTICA E
COMUNICAÇÃO EM LIVROS DIDÁTICOS DE INGLÊS DO ENSINO MÉDIO
Joyce Vieira Fettermann, Sonia Maria da
Fonseca Souza e Eliana Crispim França Luquetti
64.
IDEOLOGIA E
DIALOGISMO: MIKHAIL BAKHTIN, HISTÓRIA, CONCEITOS QUE CABEM NA SALA DE AULA
Ricardo Santos David
65.
INCLUSÃO E COMUNICAÇÃO
DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA AUDITIVA NA UENF
Marcela Lima Carneiro, Bianka Pires André e
Eri Lidiane Alves
66.
INTERPRETAÇÃO DE MEMES
PARA ESTÍMULO À PESQUISA, À LEITURA E À REFLEXÃO SOCIAL NO 9º ANO DO ENSINO
FUNDAMENTAL
Camila Vergilia Rosa Cavalcante e Nataniel dos Santos Gomes
67.
LEITURA E LUDICIDADE
COMO CATALISADORES DAS PRÁTICAS DE LETRAMENTO ESCOLAR
Bruno Gomes Pereira e Marcélia Pereira de
Sousa Leal
68.
LEITURA E PRODUÇÃO:
RESSIGNIFICAÇÕES DE POEMAS DE MANOEL DE BARROS COM ALUNOS DE 8º ANO
Nataniel dos Santos Gomes e Andrea Vanessa Almeida Guimarães
69.
LEITURAS, TERRITÓRIOS
E INTERDISCIPLINARIDADE
Misleine Andrade F. Peel e Luiz Roberto Peel Furtado de Oliveira
70.
LÍNGUA VIVA:
EVIDÊNCIAS DE VARIAÇÕES LINGUÍSTICAS EM AMBIENTES VIRTUAIS
Joyce Vieira Fettermann, Bruno Cesar Nunes de
Andrade e
Eliana Crispim França Luquett
71.
LINGUAGEM JURÍDICA: O
JURIDIQUÊS COMO IMPEDIMENTO DE ACESSO À JUSTIÇA POR MEIO DA LINGUAGEM
Diego de Almeida Lemos e Kamila Teixeira Crisóstomo
72.
LITERATURA E ENSINO:
PERSPECTIVAS PARA LEITURA
Luciano Dias de Sousa, Maria Clara Pereira
Guimarães e Lucas Borcard Cancela
73.
MACHADO DE ASSIS: UM
ESCRITOR DE METACRÔNICAS
Clodoaldo Sanches Fófano e Dulce Helena Pontes-Ribeiro
74.
MANUEL BANDEIRA: UM
POETA DE VANGUARDA
Magda Simone de Toni e Daniel Abrão
75.
MEDIAÇÃO, DIÁLOGO E
COMUNIDADE: A PRÁTICA DIALÓGICA COMO INSTRUMENTO DE EMANCIPAÇÃO DO INDIVÍDUO
Raí de Oliveira Costa, Edyala Oliveira
Brandão Veiga, Oswaldo Moreira Ferreira e Tauã Lima Verdan Rangel
76.
MEMÓRIAS DE LEITURA E
DE LEITORES DE PROFESSORES DE LITERATURA DA EDUCAÇÃO BÁSICA DIÁLOGOS ENTRE SEMIÓTICA
E LETRAMENTO LITERÁRIO
Gislene Pires de Camargos Ferreira e Luiza Helena Oliveira da Silva
77.
METÁFORA NO LIVRO
DIDÁTICO DO ENSINO FUNDAMENTAL, SÉCULO XX E XXI: UM EMBATE ENTRE SÉCULOS
Daniela Jaqueline Tôrres Barreto e Luiz Roberto Peel Furtado de Oliveira
78.
NARRATIVA HISTÓRICA NA
PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO HISTÓRICA: UM ESTUDO BIBLIOMÉTRICO
Tatiane Carvalho Peçanha Guimarães e Fernanda Castro Manhães
79.
NO CAMINHO DA HISTÓRIA
À CHEGADA AO SIGNO LINGUÍSTICO
Maria Lucia Loureiro Paulista
80.
O AMAZONAS EM RORAIMA:
ASPECTOS HISTÓRICOS ATRAVÉS DOS TOPÔNIMOS
Maria do Socorro Melo Araújo e Thaygra
Manoelly Silva de Pinho
81.
O CANTO COMO
FERRAMENTA NO APRENDIZADO DA PRONÚNCIA DO PORTUGUÊS FALADO NO BRASIL
Jeanne Rocha
82.
O DISCENTE COMO
PROTAGONISTA NA RELAÇÃO DE ENSINO-APRENDIZA-GEM: UMA REFLEXÃO À LUZ DA
SUPERAÇÃO DAS AULAS EXPOSITIVAS TRADICIONAIS NO CURSO DE DIREITO
Edyala Oliveira Brandão Veiga, Oswaldo
Moreira Ferreira e Tauã Lima Verdan Rangel
83.
O GÊNERO INSTRUCIONAL
RECEITA CULINÁRIA: UMA PROPOSTA DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA O TRABALHO COM A
LEITURA E A ESCRITA
Glaucia Adriana Alves da Cruz Silva, Ana
Claudia de Souza Silva, Aline Saddi Chaves e
Nataniel dos Santos Gomes
84.
O LATIM E O PORTUGUÊS:
HERANÇAS LEXICAIS
Camilla da Silva Mendes, Nathalia Reis de
Medeiros e Thiago Soares de Oliveira
85.
O LIVRO DIDÁTICO E
SUAS IMPLICAÇÕES NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO
Luciana da Silva Almeida, Rysian Lohse
Monteiro, Tatiane Almeida de Souza, João Batista da Silva Santos, Géssica
Pereira Monteiro Rangel e Eliana Crispim
França Luquetti
86.
O MAIS FORTE – SONETO
DE CONSTATAÇÃO E A ARTE PÓS-MODERNA
Leila Maria Tinoco Boechat Ribeiro, Ari
Gonçalves Neto, Hildeliza Lacerda Tinoco Boechat Cabral e Carlos Henrique
Medeiros de Souza
87.
O MISTERIOSO DISCURSO
DE DAVID GILMOUR E ROGER WATERS NA COMPOSIÇÃO DE COMFORTABLY NUMB, MÚSICA DA BANDA BRITÂNICA DE ROCK PINK FLOYD
Waldir Cezaretti de Freitas
88.
O TEATRO COMO
INSTRUMENTO DIDÁTICO PARA FACILITAR A ORALIDADE NO CURSO DE EXTENSÃO PORTUGUÊS
PARA ESTRANGEIROS DA UERR
Rebeca Cristina de Araújo Lima e Cora Elena Gonzalo Zambrano
89.
O TEXTO VIRTUAL: NOVAS
PERSPECTIVAS DE LEITURA
Jackeline Pinheiro da Fonseca Ribeiro, Adriana
Lúcia de Escobar Chaves de Barros e
Tatiana da Silva Magalhães Marangoni
90.
O USO DO VERBO EM
LÍNGUA PORTUGUESA: UMA PROPOSTA INTERATIVA
Jackeline Pinheiro da Fonseca Ribeiro e Adriana Lúcia de Escobar Chaves de Barros
91.
OBSERVAÇÕES SOBRE A
SINTAXE EM EDUARDO CARLOS PEREIRA E EVANILDO BECHARA
Marilza de Lima da Paz Belmudes e Keila Regina Camargo
92.
OBSERVAÇÕES SOBRE O
TEXTO E O SENTIDO NA ERA DOS EMOJIS
Dagmar Vieira Nogueira Silva, Vanderlis
Legramante Barbosa
e Nataniel dos Santos Gomes
93.
OS MECANISMOS
LINGUÍSTICOS NA PRODUÇÃO ESCRITA DOS GRADUANDOS DE ENGENHARIA DA UENF: UM
ESTUDO DE CASO
Janete Araci do Espírito Santo, Luana
Espírito Santo Barbosa e Bianka Pires
André
94.
OS PRINCÍPIOS DA
SOCIOLINGUÍSTICA APLICADOS NA COMPREENSÃO DA LINGUAGEM CIENTÍFICA
Kamila Teixeira Crisóstomo, Diego de Almeida
Lemos, Leila Alves Vargas e Heliane do
Nascimento Silva
95.
OS PRINCÍPIOS METODOLÓGICOS PARA O FAZER HISTORIOGRÁFICO
SEGUNDO KOERNER
Stiélic Leão Prestes Nobre, Letícia Rodrigues
Rojas e Nataniel dos Santos Gomes
96. OS PROFISSIONAIS DA
EDUCAÇÃO NA LEGISLAÇÃO BRASILEIRA
Priscila de Andrade
Barroso Peixoto, Dhienes
Charla Ferreira Tinoco, Tatiane Almeida de Souza e Eliana Crispim França Luquetti
97. OS RECURSOS
TECNOLÓGICOS COMO UMA NOVA PERSPECTIVA PARA O ENSINO: FACILITANDO A APRENDIZAGEM
DE CIÊNCIAS NATURAIS
Leila Alves Vargas,
Kamila Teixeira Crisóstomo e Diego de Almeida Lemos
98. PATOLOGIZAÇÃO DA
CRIANÇA COM DIFICULDADE DE APRENDIZAGEM NO MUNICÍPIO DE MARATAÍZES (ES)
Carla Bittencourt
Felício, Carlos Henrique Medeiros de Souza e Marco Aurélio Borges Costa
99. PERTENCIMENTO E
MEMÓRIA DO CARIOCA, VIA LUDICIDADE LINGUÍSTICA E INTERTEXTUAL NAS NARRATIVAS DE
LYGIA BOJUNGA, EM O RIO E EU
Sônia de Almeida
Barbosa Grund e Idemburgo
Frazão Felix
100.POLÍTICAS DE LEITURA
NA ESCOLA: DESAFIOS E REALIDADE
Luciana da Silva
Almeida, Rysian Lohse Monteiro, João Batista da Silva Santos, Eliana Crispim
França Luquetti e Munike
Taynara Cunha da Silva
101.PORTO DO AÇU E
DESENVOLVIMENTO SOCIAL
Paula Márcia Seabra
de Sousa, Rodrigo Magalhães e Murialdo Gasparet
102.PÓS-MODERNIDADE E A
MÚSICA POPULAR BRASILEIRA: UMA LEITURA DA CANÇÃO "ALMA NOVA"
Leila Alves Vargas,
Kamila Teixeira Crisóstomo, Diego de Almeida Lemos e Monique Teixeira Crisóstomo
103.PRÁTICAS DE LEITURA E
ESCRITA: ESTUDO DE CASO EM UMA TURMA DE 3ª SÉRIE DO ENSINO MÉDIO DA REDE
ESTADUAL DE ENSINO
Liz Daiana Tito
Azeredo da Silva, Virgínia Machado Silva, Marcela Vieira Coimbra e Eliana Crispim França Luquetti
104.UMA ANÁLISE NA REVISTA
ESTILO OFF
Raquel França
Freitas, Sonia Maria da Fonseca Souza e Vyvian França Souza Gomes
105.PRESIDENTE/PRESIDENTA:
UMA ABORDAGEM DISCURSIVA DA VARIAÇÃO LINGUÍSTICA
Danielle Paiva
Dantas
106.PRODUÇÃO DE TEXTO
MULTIMODAL COMO RECURSO PARA O ENSINO E APRENDIZAGEM GRAMATICAL
Elaine Teixeira da
Silva
107.PROFESSORES E LEITURA:
A FAMÍLIA COMO LUGAR DE ENCONTROS E INFLUÊNCIAS LITERÁRIAS
Maria da Conceição
de Jesus Ranke e Márcio
Araújo de Melo
108.RECONSTRUINDO O
PENSAMENTO DOS PROFESSORES E ALUNOS SOBRE A LINGUAGEM NOS PROCESSOS DE ALFABETIZAÇÃO
Jackeline Barcelos
Corrêa, Amaro Sebastião de Souza Quintino, Francisco Estácio Neto e Gisele de Araújo Gouvêa Estácio
109.RELAÇÕES DE PODER NA
EDUCAÇÃO INCLUSIVA: ALGUMAS CONTRIBUIÇÕES A NÍVEL DISCURSIVO
Bruno Gomes Pereira
e Glaucia dos
Santos Morais
110.SEBASTIÃO UCHÔA LEITE:
POESIA E NEGATIVIDADE
João Batista Cunha
Silveira e Daniel Abrão
111.SÉCULO XVIII: O
ILUMINISMO LEXICOGRÁFICO
Roberto Arruda de
Oliveira
112.TEMPOS PRETÉRITOS:
CONCEITUAÇÕES E VALORES
Carlos Eduardo
Herculano Jardim e Luiz Roberto Peel Furtado de Oliveira
113.“TEXTEMUNHO DA
LÍNGUA”: EDIÇÃO E ESTUDO TERMINOLÓGICO DE UM AUTO DE DEFLORAMENTO
Elias de Souza
Santos e Rita de
Cássia Ribeiro de Queiroz
114.TRABALHANDO COM
GÊNEROS: A INTERTEXTUALIDADE E A FORMAÇÃO DO ALUNO LEITOR
Rysian Lohse
Monteiro, Luciana da Silva Almeida, Géssica Pereira Monteiro Rangel, Tatiane
Almeida de Souza, João Batista da Silva Santos e Eliana Crispim França Luquetti
115.TRANSFORMAÇÕES DO
DISCURSO PELA PRÁTICA PEDAGÓGICA: UMA EXPERIÊNCIA DE LITERATURA NO FACEBOOK
Milena Ferreira
Hygino Nunes, Tanisse Paes Bóvio Barcelos Cortes e Carmen Lúcia Ferreira Hygino
116.UM ESTUDO
BIBLIOMÉTRICO SOBRE O FENÔMENO SOCIAL DA VELHICE NO BRASIL
Glória Mariana
Barreto Teixeira, Fernanda de Castro Manhães, Tatiane Carvalho Peçanha
Guimarães e Carolina de
Souza Poubel Tostes
117.UM OLHAR
HISTORIOGRÁFICO SOBRE ACENTUAÇÃO DE PALAVRAS: OBSERVAÇÕES A PARTIR DE EDUARDO
CARLOS PEREIRA E EVANILDO BECHARA
Alana Bardella da
Silva, Livia Carneiro Lima da Hora e Nataniel dos Santos Gomes
118.UMA ANÁLISE SOBRE
QUESTÕES LINGUÍSTICAS DO ENEM: ASPECTOS FUNCIONALISTAS EM FOCO
Adriene Ferreira de
Mello, Joane Marieli Pereira Caetano, Luiza Guimarães Lanes e Thayone Aparecida Soares
119.UMA INTERPRETAÇÃO DA
CANÇÃO “O POETA ESTÁ VIVO”, A PARTIR DO CONTEXTO DE SUA CRIAÇÃO
Kamila Teixeira
Crisóstomo, Diego de Almeida Lemose, Leila Alves
Vargas e Monique Teixeira Crisóstomo
120.UMA LEITURA DE
METÁFORAS DO FILME “ADEUS, LÊNIN!”, DE WOLFGANG BECKER: REPRESENTAÇÕES DO DECLÍNIO
SOCIALISTA NA ALEMANHA E O TRABALHO COM METÁFORAS NA ESCOLA
Carlos Wiennery da
Rocha Moraes, Antonio Cilírio da Silva Neto e Luiza Helena Oliveira da Silva
121.UMA LEITURA DE
METÁFORAS EM CHAMADAS DO JORNALISMO POPULAR
André da Silva
Santos e Deijeane Gomes Morais
122.VARIAÇÃO LINGUÍSTICA
EM TURMAS DE EJA: UMA REFLEXÃO NECESSÁRIA
José Adailton Pinto
de Souza, Pedrinho Nascimento da Silva e Márcia Verônica Ramos de Macêdo
123.VARIAÇÕES REGIONAIS:
UM BREVE OLHAR SOBRE OS FALARES BRASILEIROS
Regina Aparecida
Brito Nascimento da Silva e Natalina Sierra Assêncio Costa
124.VERSIFICAÇÃO: UM OLHAR
HISTORIOGRÁFICO SOBRE A OBRA DE ISMAEL COUTINHO
Amanda Luiza da
Silva Zuque, Renan da Silva Dalago e Nataniel dos Santos Gomes
125.VOZES POÉTICAS DA
IDENTIDADE NEGRA NO LIMIAR DA MEMÓRIA INDIVIDUAL E COLETIVA
Rosidema Pereira
Fraga e Jayane
Gomes de Oliveira
|