Revista Philologus, Ano 23, n. 69 Suplemento, 2017

SUMÁRIO

EDITORIAL

1.      A CELA DE AULA: UMA DESTERRITORIALIZAÇÃO DA CONVENCIONALIDADE
Mailton Alves de Viveiro e Luiz Roberto Peel Furtado de Oliveira

2.      A COLOCAÇÃO PRONOMINAL EM CONTO DE ISMAEL COUTINHO: UMA ANÁLISE HISTORIOGRÁFICA
Dayne da Silva Caldeira Saibert e Élida Regina Bulde de Oliveira

3.      A CONTEXTUALIZAÇÃO DA OBRA DE ISMAEL COUTINHO E DE EDUARDO CARLOS PEREIRA
César Adilon Canhete Quisnau e Ana Paula Tribesse Patrício Dargel

4.      A CRÍTICA GENÉTICA COMO ESTRATÉGIA METODOLÓGICA DE ENSINO: O PROCESSO CRIATIVO DE CHICO BUARQUE
Ingrid Ribeiro da Gama Rangel, Eleonora Campos Teixeira e Carlos Henrique Medeiros de Souza

5.      A CUMPLICIDADE NA LEITURA ESCOLAR
Alcineia Aparecida Sangalli, Sindolei Glória Martins Silva e Ana Paula Tribesse Dargel

6.      A ESCOLHA DO LIVRO DIDÁTICO DE PORTUGUÊS: SEU PROCESSO E SUAS IMPLICAÇÕES NA PRÁTICA DOCENTE
Tatiane Almeida de Souza, Rysian Lohse Monteiro, Luciana da Silva Almeida e Eliana Crispim França Luquetti

7.      A ESCRITA, A LEITURA E A PERFORMANCE: RASTROS DE MEMÓRIAS NO FACEBOOK
Ocinei Trindade de Oliveira

8.      A ESPACIALIZAÇÃO DA ESCRITA POÉTICA E A GERAÇÃO DE SENTIDO
Penha Élida Ghiotto Tuão Ramos

9.      A ESTILÍSTICA DOS POEMAS DE ISMAEL DE LIMA COUTINHO: UMA ABORDAGEM HISTORIOGRÁFICA
Aurora Maria Alves Pinto, Ariane Wust de Freitas Francischini e Nataniel dos Santos Gomes

10.   A ESTILÍSTICA E O ESTILO EM MACHADO DE ASSIS
José Pereira da Silva

11.   A ESTRANHEZA COMO MARCA DO FANTÁSTICO
Adrianna Alberti e Fábio Dobashi Furuzato

12.   A FILOSOFIA DA ARTE COMO IMPRESSÃO DO SER HUMANO
Wcleverson Batista Silva e Luiz Fernando Medeiros

13.   A FINALIDADE TELEOLÓGICA DA INTERPRETAÇÃO DA LINGUAGEM JURÍDICA NO MEIO SOCIAL
Edyala Oliveira Brandão Veiga, Milton Junior Barros Araújo e Helton Monteiro Mendes

14.   A FORMAÇÃO DOS ADJETIVOS EM EDUARDO CARLOS PEREIRA E EVANILDO BECHARA: UM OLHAR HISTORIOGRÁFICO SOBRE ISMAEL COUTINHO
Jaqueline Irala de Moreira, Raul Silvestre Benitez Aguilera e Nataniel dos Santos Gomes

15.   A GRAMATICOGRAFIA NO BRASIL, A TECHNÉ GRAMMATIKÉ E OS “JOGOS DA LINGUAGEM”
Antonio Cilírio da Silva Neto e Luiz Roberto Peel Furtado de Oliveira

16.   A IMPORTÂNCIA DA DISCIPLINA DE DIREITOS HUMANOS NA FORMAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DO DIREITO
Edyala Oliveira Brandão Veiga, Oswaldo Moreira Ferreira e Tauã Lima Verdan Rangel

17.   A IMPORTÂNCIA DA GRAMÁTICA NA RETERRITORIALIZAÇÃO DO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA
Rosélia Sousa Silva e Luiz Roberto Peel Furtado de Oliveira

18.   A IMPORTÂNCIA DO ENSINO DA ARTE NO ÂMBITO ESCOLAR
Ezequiel Gonçalves de Paula, Poliana da Silva Carvalho e Hiáscara Alves Pereira Jardim

19.   A INCLUSÃO DA PESQUISA NO PROCESSO DE FORMAÇÃO ACADÊMICO-CIEN-TÍFICA DOS DISCENTES DO CURSO: UMA REFLEXÃO EMANCIPATÓRIA
Edyala Oliveira Brandão Veiga, Oswaldo Moreira Ferreira e Tauã Lima Verdan Rangel

20.   A INCLUSÃO DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA AUDITIVA E O ATENDIMENTO EM SALA DE RECURSOS
Ana Luiza Barcelos Ribeiro e Bianka Pires André

21.   A LITERATURA NO ENSINO DE ESPANHOL: INVESTIGAÇÃO ACERCA DAS SIGNIFICAÇÕES E PRÁTICAS DOCENTES EM TORNO DO TEXTO LITERÁRIO
Elissandro dos Santos Santana

22.   A LOGICIDADE APRIORÍSTICA DA LINGUAGEM
Alexandre da Silva de Melo e Luiz Roberto Peel Furtado de Oliveira

23.   A “MANA-CHICA DO CABOIO” A LINGUAGEM MUSICAL NA DANÇA DO NORTE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
Priscilla Gonçalves de Azevedo e Giovane do Nascimento

24.   A PRÁTICA DE LEITURA ATRAVÉS DOS RECURSOS TECNOLÓGICOS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS
João Batista da Silva Santos, Eliana Crispim França Luquetti, Luciana da Silva Almeida, Liz Daiana Tito Azeredo da Silva e Jackeline Barcelos Corrêa

25.   A REPRESENTAÇÃO DA MULHER NAS PERSONAGENS FEMININAS DE JEAN GREY (FÊNIX) E ORORO MUNROE (TEMPESTADE) NOS QUADRINHOS DE X-MEN
Gracyella Gonzaga Arantes e Nataniel dos Santos Gomes

26.   A TOPONÍMIA DOS IGARAPÉS URBANOS DE BOA VISTA: UMA CONTRIBUIÇÃO PARA O ATLAS TOPONÍMICO RORAIMENSE
Ozamar Santos Corrêa

27.   A TRANSVERSALIDADE NAS AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA: PROJETO "MAIS EDUCAÇÃO" (2017)
Marlécio Franskoviak e Luiz Roberto Peel Furtado de Oliveira

28.   AFETIVIDADE E LEITURA – O PERCURSO DA CRIANÇA
Núbia da Costa Torres de Sousa e Maria Leda Pinto

29.   ALICE: SIGNIFICADOS OCULTOS E SIMBOLISMOS NA OBRA DE LEWIS CARROLL
Domingas Monteiro de Sousa, Haleks Marques Silva e Luiz Roberto Peel Furtado de Oliveira

30.   ALICE NO PAÍS DO PARADOXO: UMA DEISCÊNCIA AO EXPRIMÍVEL
Haleks Marques Silva, Karine Nafaeli Sousa Lima e Luiz Roberto Peel Furtado de Oliveira

31.   ANÁLISE DA CANÇÃO "PAIS E FILHOS", SOB A PERSPECTIVA DA LINGUÍSTICA TEXTUAL
Laís Teixeira Lima, Andressa Teixeira Pedrosa Zanon, Mauricio Coli Bernardes e Carlos Henrique Medeiros de Souza

32.   ANÁLISE DAS ESCRITAS DO EU A PARTIR DA OBRA MINHAS HISTÓRIAS DOS OUTROS, DE ZUENIR VENTURA
Juliana Marinho dos Santos

33.   ANÁLISE DO DISCURSO: UM ESTUDO ACERCA DA MÚSICA “ADMIRÁVEL GADO NOVO” DE ZÉ RAMALHO
Tatiane Almeida de Souza, Dhienes Charla Ferreira Tinoco, Priscila de Andrade Barroso Peixoto e Eliana Crispim França Luquetti

34.   ANÁLISE DO DISCURSO E HISTORIOGRAFIA LINGUÍSTICA: MATERIAIS DIDÁTICOS DE LÍNGUA PORTUGUESA
Sônia Maria Nogueira e Roniela Almeida Moreira

35.   ÁRABE, ARABISMO E ISLAMISMO NA TRÍPLICE FRONTEIRA
Mamadou Alpha Diallo, Francisca Paula Soares Maia, Gabriela Alejandra Blanco Reinaldo, Edson Santos Junior e Andrea Del Pilar Trujillo Rodriguez

36.   AS CONSOANTES GEMINADAS EM ISMAEL COUTINHO: UM ESTUDO HISTORIOGRÁFICO
Deborah de Souza Moraes, Gisele Ottoni Tamez da Costa e Maria Luiz Benitez Gonzalez Faustino

37.   AS EXPRESSÕES IDIOMÁTICAS NO ENSINO DE LÍNGUA INGLESA: O LIVRO DIDÁTICO EM QUESTÃO
Vyvian França Souza Gomes Muniz, Sonia Maria da Fonseca Souza e Joane Marieli Pareira Caetano

38.   AS FAKE NEWS COMO CONTRIBUIÇÃO NA FORMAÇÃO DO LEITOR CRÍTICO
Mariana Lansttai Bevilaqua Aro e Nataniel dos Santos Gomes

39.   AS MULHERES DA VIDA DE CORA CORALINA
Érica Oliveira do Espírito Santo Gonçalves e Nataniel dos Santos Gomes

40.   AS POLÍTICAS DE ENSINO DE LÍNGUA E LEITURA NA ESCOLA: UMA QUESTÃO DE POLÍTICA LINGUÍSTICA
Iago Pereira dos Santos, Bárbara Viana Villaça e Eliana Crispim França Luquetti

41.   AS POLÍTICAS PÚBLICAS PARA O ENVELHECIMENTO NA ALEMANHA E NO JAPÃO
Lea Sandra Risse, Diana Paola Gutiérrez Diaz de Azevedo, Nilza Franco Portela, Márcia Regina Pacheco Soares, Fernanda Gonçalves Fernandes e Rosalee Santos Crespo Istoe

42.   ASPECTOS COGNITIVOS E SOCIAIS NA TOPONÍMIA
Maria do Socorro de Melo Araújo e Thaygra Manoelly Silva Pinho

43.   ATIVIDADES DE RETEXTUALIZAÇÃO A PARTIR DO GÊNERO DISCURSIVO MEMÓRIAS: PROPOSTA DE TRABALHO EM UMA ESCOLA DA COMUNIDADE REMANESCENTE QUILOMBOLA DE FURNAS DO DIONÍSIO
Ariane Wust de Freitas Francischini e Adriana Lúcia de Escobar Chaves de Barros

44.   AVES SIN NIDO: UM ESTUDO SOBRE A REPRESENTATIVIDADE DO FEMINISMO NA OBRA DE CLORINDA MATTO DE TURNER
Geralda Micaela Grilo, Rubiane Pereira de Almeida Braga e Clodoaldo Sanches Fófano

45.   CAMINHO DA LEITURA: O PERCURSO DE INCENTIVO À LEITURA LITERÁRIA COM OS ALUNOS DO 6º ANO
Marielle Lemes dos Santos Fernandes e Daniel Abrão

46.   COLOCAÇÃO PRONOMINAL: DAS DIFICULDADES DO AUTOR ÀS AÇÕES DO REVISOR TEXTOS
Ricardo Santos David

47.   COLONIZAÇÃO, EXPLORAÇÃO E DOMINAÇÃO NA NARRATIVA TERRA CAÍDA, DE JOSÉ POTYGUARA
Darlan Machado Dorneles, Lindinalva Messias do Nascimento Chaves e Gerson Rodrigues de Albuquerque

48.   CONTADOS CONTEMPORÂNEOS INSPIRADOS PELA LEITURA DE JOSÉ CÂNDIDO DE CARVALHO
Eleonora Campos Teixeira, Ingrid Ribeiro da Gama Rangel, Diego Izidorio da Silva e Carlos Henrique Medeiros de Souza

49.   CONTOS MACHADIANOS REPLICADOS NO SÉCULO XXI: UMA EXPERIÊNCIA LITERÁRIA
Thaís Maciel Piasentine Barbosa e Nataniel dos Santos Gomes

50.   CORRUPÇÃO NA CONTEMPORANEIDADE: ANÁLISE FILOSÓFICO-JURÍDICA DE “UM TRÁGICO CONFLITO”
Raquel Veggi Moreira

51.   DA UNIVERSIDADE À ESCOLA: COMO PROFESSORES DA ESCOLA PÚBLICA DESCONSTRUÍRAM SEUS CONCEITOS A RESPEITO DO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA
Layssa de Jesus Alves Duarte e Luiz Roberto Peel Furtado de Oliveira

52.   DESENVOLVIMENTO DA ESCRITA DE HISPANOFALANTES APRENDIZES DE LÍNGUA PORTUGUESA DO CURSO DE PORTUGUÊS PARA ESTRANGEIROS NO MUNICÍPIO DE PACARAIMA (RR)
Isis Pereira dos Santos e Cora Elena Gonzalo Zambrano

53.   DIÁLOGOS DIDÁTICOS NOS LIVROS DE LÍNGUA INGLESA: UMA ANÁLISE DISCURSIVA
Eliana Crispim França Luquetti, Ezequiel Gonçalves de Paula, Poliana da Silva Carvalho e Sonia Maria da Fonseca Souza

54.   DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM DOS ESTRANGEIROS COM A LÍNGUA PORTUGUESA
João Batista da Silva Santos, Eliana Crispim França Luquetti, Rysian Lohse Monteiro e Amaro Sebastião de Souza Quintino

55.   DO USO DA METÁFORA NO ENSINO JURÍDICO
Mauro Barroso Andrés

56.   ECOLOGIA DO POETA PANTANEIRO MANOEL DE BARROS EM POESIA COMPLETA
Elissandro dos Santos Santana

57.   EDUCAÇÃO ESPECIAL INTRA EDUCAÇÃO REGULAR COMO MECANISMO DE COIBIÇÃO DA EXCLUSÃO SOCIAL
Bruna Moraes e André Raeli Gomes

58.   ENTRE FICÇÃO E MEMÓRIA DURANTE A DITADURA MILITAR NO BRASIL
Talita Vieira Barros, Caroline de Almeida Delgado e Paolla dos Santos Souza

59.   FEEDBACK EM REDAÇÃO: PERCEPÇÃO E PRÁTICA DOCENTE E SEUS EFEITOS NA APRENDIZAGEM
Geucineia de Souza Pencinato

60.   GRAFITE E SUAS IMPLICAÇÕES EDUCACIONAIS
Eliana Crispim França Luquetti, Bárbara Viana Villaça, Vanessa de Castro Bersót Pereira e Iago Pereira dos Santos

61.   GRAMÁTICA: UM TERRITÓRIO EM BUSCA DE (RE)TERRITORIALIZAÇÃO
Priscila Venâncio e Luiz Roberto Peel Furtado de Oliveira

62.   GRAMÁTICA DA LÍNGUA PORTUGUESA EM FOCO: ANÁLISE DO PONTO DE VISTA CIENTÍFICO E IDEOLÓGICO
Ricardo Santos David

63.   GRAMÁTICA E COMUNICAÇÃO EM LIVROS DIDÁTICOS DE INGLÊS DO ENSINO MÉDIO
Joyce Vieira Fettermann, Sonia Maria da Fonseca Souza e Eliana Crispim França Luquetti

64.   IDEOLOGIA E DIALOGISMO: MIKHAIL BAKHTIN, HISTÓRIA, CONCEITOS QUE CABEM NA SALA DE AULA
Ricardo Santos David

65.   INCLUSÃO E COMUNICAÇÃO DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA AUDITIVA NA UENF
Marcela Lima Carneiro, Bianka Pires André e Eri Lidiane Alves

66.   INTERPRETAÇÃO DE MEMES PARA ESTÍMULO À PESQUISA, À LEITURA E À REFLEXÃO SOCIAL NO 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
Camila Vergilia Rosa Cavalcante e Nataniel dos Santos Gomes

67.   LEITURA E LUDICIDADE COMO CATALISADORES DAS PRÁTICAS DE LETRAMENTO ESCOLAR
Bruno Gomes Pereira e Marcélia Pereira de Sousa Leal

68.   LEITURA E PRODUÇÃO: RESSIGNIFICAÇÕES DE POEMAS DE MANOEL DE BARROS COM ALUNOS DE 8º ANO
Nataniel dos Santos Gomes e Andrea Vanessa Almeida Guimarães

69.   LEITURAS, TERRITÓRIOS E INTERDISCIPLINARIDADE
Misleine Andrade F. Peel e Luiz Roberto Peel Furtado de Oliveira

70.   LÍNGUA VIVA: EVIDÊNCIAS DE VARIAÇÕES LINGUÍSTICAS EM AMBIENTES VIRTUAIS
Joyce Vieira Fettermann, Bruno Cesar Nunes de Andrade e Eliana Crispim França Luquett

71.   LINGUAGEM JURÍDICA: O JURIDIQUÊS COMO IMPEDIMENTO DE ACESSO À JUSTIÇA POR MEIO DA LINGUAGEM
Diego de Almeida Lemos e Kamila Teixeira Crisóstomo

72.   LITERATURA E ENSINO: PERSPECTIVAS PARA LEITURA
Luciano Dias de Sousa, Maria Clara Pereira Guimarães e Lucas Borcard Cancela

73.   MACHADO DE ASSIS: UM ESCRITOR DE METACRÔNICAS
Clodoaldo Sanches Fófano e Dulce Helena Pontes-Ribeiro

74.   MANUEL BANDEIRA: UM POETA DE VANGUARDA
Magda Simone de Toni e Daniel Abrão

75.   MEDIAÇÃO, DIÁLOGO E COMUNIDADE: A PRÁTICA DIALÓGICA COMO INSTRUMENTO DE EMANCIPAÇÃO DO INDIVÍDUO
Raí de Oliveira Costa, Edyala Oliveira Brandão Veiga, Oswaldo Moreira Ferreira e Tauã Lima Verdan Rangel

76.   MEMÓRIAS DE LEITURA E DE LEITORES DE PROFESSORES DE LITERATURA DA EDUCAÇÃO BÁSICA DIÁLOGOS ENTRE SEMIÓTICA E LETRAMENTO LITERÁRIO
Gislene Pires de Camargos Ferreira e Luiza Helena Oliveira da Silva

77.   METÁFORA NO LIVRO DIDÁTICO DO ENSINO FUNDAMENTAL, SÉCULO XX E XXI: UM EMBATE ENTRE SÉCULOS
Daniela Jaqueline Tôrres Barreto e Luiz Roberto Peel Furtado de Oliveira

78.   NARRATIVA HISTÓRICA NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO HISTÓRICA: UM ESTUDO BIBLIOMÉTRICO
Tatiane Carvalho Peçanha Guimarães e Fernanda Castro Manhães

79.   NO CAMINHO DA HISTÓRIA À CHEGADA AO SIGNO LINGUÍSTICO
Maria Lucia Loureiro Paulista

80.   O AMAZONAS EM RORAIMA: ASPECTOS HISTÓRICOS ATRAVÉS DOS TOPÔNIMOS
Maria do Socorro Melo Araújo e Thaygra Manoelly Silva de Pinho

81.   O CANTO COMO FERRAMENTA NO APRENDIZADO DA PRONÚNCIA DO PORTUGUÊS FALADO NO BRASIL
Jeanne Rocha

82.   O DISCENTE COMO PROTAGONISTA NA RELAÇÃO DE ENSINO-APRENDIZA-GEM: UMA REFLEXÃO À LUZ DA SUPERAÇÃO DAS AULAS EXPOSITIVAS TRADICIONAIS NO CURSO DE DIREITO
Edyala Oliveira Brandão Veiga, Oswaldo Moreira Ferreira e Tauã Lima Verdan Rangel

83.   O GÊNERO INSTRUCIONAL RECEITA CULINÁRIA: UMA PROPOSTA DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA O TRABALHO COM A LEITURA E A ESCRITA
Glaucia Adriana Alves da Cruz Silva, Ana Claudia de Souza Silva, Aline Saddi Chaves e Nataniel dos Santos Gomes

84.   O LATIM E O PORTUGUÊS: HERANÇAS LEXICAIS
Camilla da Silva Mendes, Nathalia Reis de Medeiros e Thiago Soares de Oliveira

85.   O LIVRO DIDÁTICO E SUAS IMPLICAÇÕES NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO
Luciana da Silva Almeida, Rysian Lohse Monteiro, Tatiane Almeida de Souza, João Batista da Silva Santos, Géssica Pereira Monteiro Rangel e Eliana Crispim França Luquetti

86.   O MAIS FORTE – SONETO DE CONSTATAÇÃO E A ARTE PÓS-MODERNA
Leila Maria Tinoco Boechat Ribeiro, Ari Gonçalves Neto, Hildeliza Lacerda Tinoco Boechat Cabral e Carlos Henrique Medeiros de Souza

87.   O MISTERIOSO DISCURSO DE DAVID GILMOUR E ROGER WATERS NA COMPOSIÇÃO DE COMFORTABLY NUMB, MÚSICA DA BANDA BRITÂNICA DE ROCK PINK FLOYD
Waldir Cezaretti de Freitas

88.   O TEATRO COMO INSTRUMENTO DIDÁTICO PARA FACILITAR A ORALIDADE NO CURSO DE EXTENSÃO PORTUGUÊS PARA ESTRANGEIROS DA UERR
Rebeca Cristina de Araújo Lima e Cora Elena Gonzalo Zambrano

89.   O TEXTO VIRTUAL: NOVAS PERSPECTIVAS DE LEITURA
Jackeline Pinheiro da Fonseca Ribeiro, Adriana Lúcia de Escobar Chaves de Barros e Tatiana da Silva Magalhães Marangoni

90.   O USO DO VERBO EM LÍNGUA PORTUGUESA: UMA PROPOSTA INTERATIVA
Jackeline Pinheiro da Fonseca Ribeiro e Adriana Lúcia de Escobar Chaves de Barros

91.   OBSERVAÇÕES SOBRE A SINTAXE EM EDUARDO CARLOS PEREIRA E EVANILDO BECHARA
Marilza de Lima da Paz Belmudes e Keila Regina Camargo

92.   OBSERVAÇÕES SOBRE O TEXTO E O SENTIDO NA ERA DOS EMOJIS
Dagmar Vieira Nogueira Silva, Vanderlis Legramante Barbosa e Nataniel dos Santos Gomes

93.   OS MECANISMOS LINGUÍSTICOS NA PRODUÇÃO ESCRITA DOS GRADUANDOS DE ENGENHARIA DA UENF: UM ESTUDO DE CASO
Janete Araci do Espírito Santo, Luana Espírito Santo Barbosa e Bianka Pires André

94.   OS PRINCÍPIOS DA SOCIOLINGUÍSTICA APLICADOS NA COMPREENSÃO DA LINGUAGEM CIENTÍFICA
Kamila Teixeira Crisóstomo, Diego de Almeida Lemos, Leila Alves Vargas e Heliane do Nascimento Silva

95.   OS PRINCÍPIOS METODOLÓGICOS PARA O FAZER HISTORIOGRÁFICO SEGUNDO KOERNER
Stiélic Leão Prestes Nobre, Letícia Rodrigues Rojas e Nataniel dos Santos Gomes

96.   OS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO NA LEGISLAÇÃO BRASILEIRA
Priscila de Andrade Barroso Peixoto, Dhienes Charla Ferreira Tinoco, Tatiane Almeida de Souza e Eliana Crispim França Luquetti

97.   OS RECURSOS TECNOLÓGICOS COMO UMA NOVA PERSPECTIVA PARA O ENSINO: FACILITANDO A APRENDIZAGEM DE CIÊNCIAS NATURAIS
Leila Alves Vargas, Kamila Teixeira Crisóstomo e Diego de Almeida Lemos

98.   PATOLOGIZAÇÃO DA CRIANÇA COM DIFICULDADE DE APRENDIZAGEM NO MUNICÍPIO DE MARATAÍZES (ES)
Carla Bittencourt Felício, Carlos Henrique Medeiros de Souza e Marco Aurélio Borges Costa

99.   PERTENCIMENTO E MEMÓRIA DO CARIOCA, VIA LUDICIDADE LINGUÍSTICA E INTERTEXTUAL NAS NARRATIVAS DE LYGIA BOJUNGA, EM O RIO E EU
Sônia de Almeida Barbosa Grund e Idemburgo Frazão Felix

100.POLÍTICAS DE LEITURA NA ESCOLA: DESAFIOS E REALIDADE
Luciana da Silva Almeida, Rysian Lohse Monteiro, João Batista da Silva Santos, Eliana Crispim França Luquetti e Munike Taynara Cunha da Silva

101.PORTO DO AÇU E DESENVOLVIMENTO SOCIAL
Paula Márcia Seabra de Sousa, Rodrigo Magalhães e Murialdo Gasparet

102.PÓS-MODERNIDADE E A MÚSICA POPULAR BRASILEIRA: UMA LEITURA DA CANÇÃO "ALMA NOVA"
Leila Alves Vargas, Kamila Teixeira Crisóstomo, Diego de Almeida Lemos e Monique Teixeira Crisóstomo

103.PRÁTICAS DE LEITURA E ESCRITA: ESTUDO DE CASO EM UMA TURMA DE 3ª SÉRIE DO ENSINO MÉDIO DA REDE ESTADUAL DE ENSINO
Liz Daiana Tito Azeredo da Silva, Virgínia Machado Silva, Marcela Vieira Coimbra e Eliana Crispim França Luquetti

104.UMA ANÁLISE NA REVISTA ESTILO OFF
Raquel França Freitas, Sonia Maria da Fonseca Souza e Vyvian França Souza Gomes

105.PRESIDENTE/PRESIDENTA: UMA ABORDAGEM DISCURSIVA DA VARIAÇÃO LINGUÍSTICA
Danielle Paiva Dantas

106.PRODUÇÃO DE TEXTO MULTIMODAL COMO RECURSO PARA O ENSINO E APRENDIZAGEM GRAMATICAL
Elaine Teixeira da Silva

107.PROFESSORES E LEITURA: A FAMÍLIA COMO LUGAR DE ENCONTROS E INFLUÊNCIAS LITERÁRIAS
Maria da Conceição de Jesus Ranke e Márcio Araújo de Melo

108.RECONSTRUINDO O PENSAMENTO DOS PROFESSORES E ALUNOS SOBRE A LINGUAGEM NOS PROCESSOS DE ALFABETIZAÇÃO
Jackeline Barcelos Corrêa, Amaro Sebastião de Souza Quintino, Francisco Estácio Neto e Gisele de Araújo Gouvêa Estácio

109.RELAÇÕES DE PODER NA EDUCAÇÃO INCLUSIVA: ALGUMAS CONTRIBUIÇÕES A NÍVEL DISCURSIVO
Bruno Gomes Pereira e Glaucia dos Santos Morais

110.SEBASTIÃO UCHÔA LEITE: POESIA E NEGATIVIDADE
João Batista Cunha Silveira e Daniel Abrão

111.SÉCULO XVIII: O ILUMINISMO LEXICOGRÁFICO
Roberto Arruda de Oliveira

112.TEMPOS PRETÉRITOS: CONCEITUAÇÕES E VALORES
Carlos Eduardo Herculano Jardim e Luiz Roberto Peel Furtado de Oliveira

113.“TEXTEMUNHO DA LÍNGUA”: EDIÇÃO E ESTUDO TERMINOLÓGICO DE UM AUTO DE DEFLORAMENTO
Elias de Souza Santos e Rita de Cássia Ribeiro de Queiroz

114.TRABALHANDO COM GÊNEROS: A INTERTEXTUALIDADE E A FORMAÇÃO DO ALUNO LEITOR
Rysian Lohse Monteiro, Luciana da Silva Almeida, Géssica Pereira Monteiro Rangel, Tatiane Almeida de Souza, João Batista da Silva Santos e Eliana Crispim França Luquetti

115.TRANSFORMAÇÕES DO DISCURSO PELA PRÁTICA PEDAGÓGICA: UMA EXPERIÊNCIA DE LITERATURA NO FACEBOOK
Milena Ferreira Hygino Nunes, Tanisse Paes Bóvio Barcelos Cortes e Carmen Lúcia Ferreira Hygino

116.UM ESTUDO BIBLIOMÉTRICO SOBRE O FENÔMENO SOCIAL DA VELHICE NO BRASIL
Glória Mariana Barreto Teixeira, Fernanda de Castro Manhães, Tatiane Carvalho Peçanha Guimarães e Carolina de Souza Poubel Tostes

117.UM OLHAR HISTORIOGRÁFICO SOBRE ACENTUAÇÃO DE PALAVRAS: OBSERVAÇÕES A PARTIR DE EDUARDO CARLOS PEREIRA E EVANILDO BECHARA
Alana Bardella da Silva, Livia Carneiro Lima da Hora e Nataniel dos Santos Gomes

118.UMA ANÁLISE SOBRE QUESTÕES LINGUÍSTICAS DO ENEM: ASPECTOS FUNCIONALISTAS EM FOCO
Adriene Ferreira de Mello, Joane Marieli Pereira Caetano, Luiza Guimarães Lanes e Thayone Aparecida Soares

119.UMA INTERPRETAÇÃO DA CANÇÃO “O POETA ESTÁ VIVO”, A PARTIR DO CONTEXTO DE SUA CRIAÇÃO
Kamila Teixeira Crisóstomo, Diego de Almeida Lemose, Leila Alves Vargas e Monique Teixeira Crisóstomo

120.UMA LEITURA DE METÁFORAS DO FILME “ADEUS, LÊNIN!”, DE WOLFGANG BECKER: REPRESENTAÇÕES DO DECLÍNIO SOCIALISTA NA ALEMANHA E O TRABALHO COM METÁFORAS NA ESCOLA
Carlos Wiennery da Rocha Moraes, Antonio Cilírio da Silva Neto e Luiza Helena Oliveira da Silva

121.UMA LEITURA DE METÁFORAS EM CHAMADAS DO JORNALISMO POPULAR
André da Silva Santos e Deijeane Gomes Morais

122.VARIAÇÃO LINGUÍSTICA EM TURMAS DE EJA: UMA REFLEXÃO NECESSÁRIA
José Adailton Pinto de Souza, Pedrinho Nascimento da Silva e Márcia Verônica Ramos de Macêdo

123.VARIAÇÕES REGIONAIS: UM BREVE OLHAR SOBRE OS FALARES BRASILEIROS
Regina Aparecida Brito Nascimento da Silva e Natalina Sierra Assêncio Costa

124.VERSIFICAÇÃO: UM OLHAR HISTORIOGRÁFICO SOBRE A OBRA DE ISMAEL COUTINHO
Amanda Luiza da Silva Zuque, Renan da Silva Dalago e Nataniel dos Santos Gomes

125.VOZES POÉTICAS DA IDENTIDADE NEGRA NO LIMIAR DA MEMÓRIA INDIVIDUAL E COLETIVA
Rosidema Pereira Fraga e Jayane Gomes de Oliveira

 

RESENHAS


VOLUME COMPLETO PDF
EBOOK