4

Revista Philologus, Ano 25, n. 73 Suplemento, 2019

SUMÁRIO

 
       EDITORIAL
01.
A análise do discurso em torno da figura do professor: as relações de poder na escola
Patricia Christina dos Reis

02. A atuação psicopedagógica no processo de ensino–aprendizagem
Roberta Santana Barroso, Clodoaldo Sanches Fofano, Edilaine da Silva Freitas, Eliana Crispim França Luquetti e Sinthia Moreira Silva Ribeiro

03. Acontribuição de vídeos pedagógicos para a ampliação de vocabulário de um adolescente autista: estudo de caso
Fabrizia Miranda de Alvarenga Dias, Danielle Rodrigues Miranda Sales e Manuela Gomes Rangel de Paula

04. dislexia no processo de ensino e aprendizagem da leitura e escrita: considerações sobre a prática educacional
Priscila de Andrade Barroso Peixoto, Dhienes Charla Ferreira Tinoco, Adriana Abreu Silva Erthal e Eliana Crispim França Luquetti

05. A evolução da escrita e da linguagem no Monitor campista
Liliane Alves Barreto

06. A face oculta do estresse sobre a síndrome de burnout: uma análise sobre os discursos dos profissionais de educação infantil da rede privada
Cecilia Calabaide, Ana Carolina de Oliveira Lyrio e Ari Gonçalves Neto

07. A importância da curricularização da extensão no processo de formação discente
João Batista da Silva Santos, Jaqueline Maria de Almeida, Liz Daiana Tito Azeredo, Aline Peixoto Vilaça Dias e Eliana Crispim França Luquetti

08. A leitura literária “Na terra dos heréos”: uma proposta de inserção da literatura campista nas escolas de Campos
Williane de Sá Marques

09. A multimodalidade no contexto da nova BNCC: considerações sobre ensino e tecnologia
Adriene Ferreira de Mello, Joane Marieli Pereira Caetano e Carlos Henrique Medeiros de Souza

10. A política do armamento da sociedade e sua contradição à luz da análise filológica nos textos bíblicos
Renato Faria da Gama, Alessandra Rocha Melo, Alonso Castro Colares Junior, Rosalee Santos Crespo Istoe e Sandro Reis Rocha Barros

11. A recorrência do rotacismo como elemento fonético africano na pronúncia do campista nativo: uma pesquisa de campo indicial
Neilda da Cunha Alves Ferro e Thiago Soares de Oliveira

12. sociolinguística aplicada a métodos de avaliação de projetos sociais no setor de saúde
Sandro Reis Rocha Barros, Alessandra Rocha Melo, Renato Faria da Gama e Eliana Crispim França Luquetti

13. A terminologia como base para um dicionário linguístico-gramatical
José Pereira da Silva

14. variação linguística na sala de aula: contribuições da sociolinguística para o ensino de língua portuguesa
Juliete Maganha Silva, Aline Peixoto Vilaça Dias e Eliana Crispim França Luquetti

15. Alguns conceitos e contribuições de pierre bourdieu, no campo educacional
Ana Carolina de Oliveira Lyrio, Ari Gonçalves Neto e Cecilia Calabaide

16. Aprendizagem de segunda língua e erros: uma breve visão diacrônica
Gustavo Estef Lino da Silveira

17. Aquisição ou aprendizagem de uma segunda língua: reflexões teóricas sobre conceitos-chave para o ensino de línguas
Gustavo Estef Lino da Silveira

18. Armando cardoso e a obra de anchieta, à luz da historiografia linguística
Leonardo Ferreira Kaltner

19. Autoestima alimentada por “likes“: uma análise sobre a influência da indústria cultural na busca pela beleza e o protagonismo da imagem nas redes sociais
Priscila Barbosa Brunelli, Shirlena Campos de Souza Amaral e Pauline Aparecida Ildefonso Ferreira da Silva

20. Bases para um dicionário linguístico-gramatical
José Pereira da Silva

21. Contribuição de Mattos e Silva (2001) para os estudos de história da língua portuguesa
José Mario Botelho

22. Crenças disfuncionais de familiares de adictos a álcool em tratamento
Juliana da Conceição Sampaio Lóss, Larissa de Paula Ferreira, Hildeliza Lacerda Tinoco Boechat Cabral, Raquel Veggi Moura e Rosalee Santos Crespo Istoe

23. Desenvolvimento da linguagem oral na educação infantil
Jackeline Barcelos Corrêa, Aline Peixoto Vilaça Dias e Cristiana Barcelos da Silva

24. Dessacralização do cosmos em “Dom Casmurro”, de Machado de Assis
Clodoaldo Sanches Fofano, Eliana Crispim França Luquetti, Raquel França Freitas, Sonia Maria da Fonseca Souza e Vyvian França Souza Gomes

25. Diferenças e diversidade: a língua como forma de preconceito
Juliete Maganha Silva, Eliana Crispim França Luquetti e Shirlena Campos de Souza Amaral

26. Ensino de ciências e a transformação da linguagem científica em linguagem de fácil entendimento para o educando
Aline Peixoto Vilaça Dias, Juliete Maganha Silva e Eliana Crispim França Luquetti

27. Estratégias discursivas de vendedores em ônibus: teoria semiolinguística, ethos, posicionamento e interpelação
Marcello Riella Benites, Sérgio Arruda de Moura e Adriana Corrêa Porto

28. Estratégias para a aprendizagem de leitura em língua inglesa
Sonia Maria da Fonseca Souza, Clodoaldo Sanches Fofano, Eliana Crispim França Luquetti, Lucas Capita Quarto, Raquel França Freitas e Vyvian França Souza Gomes

29. Livro didático, gêneros textuais e habilidade comunicativa: uma análise das concepções de professores de língua inglesa da rede pública de ensino
Laís Teixeira Lima, Eliana Crispim França Luquetti, Carlos Henrique Medeiros de Souza e Mauricio Coli Bernardes

30. Livro didático de alfabetização e letramento: incompatibilidade com a formação docente
Luciana da Silva Almeida, Rysian Lohse Monteiro e Eliana Crispim França Luquetti

31. Metodologias ativas e english for specific purposes: uma experiência sobre autonomia e aprendizagem

Rafaela Sepulveda Aleixo Lima e Laís Teixeira Lima

32. Música popular brasileira como estratégia para divulgação de conceitos científicos
Dayse Sampaio Lopes Borges

33. O clítico e seus padrões de uso: uma análise indicial a partir de texto argumentativo utilizado em vestibular para ingresso na Licenciatura em Letras do Instituto Federal Fluminense
Rudmar Marques de Castro e Thiago Soares de Oliveira

34. O estágio supervisionado do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas no contexto de uma escola pública municipal: relatos de experiências de uma formação em serviço
Aline Peixoto Vilaça Dias, Eliana Crispim França Luquetti e Iago Pereira dos Santos

35.  O lugar da mulher na pesca
Ari Gonçalves Neto, Ana Carolina de Oliveira Lyrio e Shirlena Campos de Souza Amaral

36. O saber docente e a prática pedagógica na escola e em língua portuguesa: interação, criatividade e experiência
Moacir dos Santos da Silva

37. O testameto vital como instrumento de proteção ao enfermo em estado terminal
Larissa de Paula Ferreira, Hildeliza Lacerda Tinoco Boechat Cabral, Juliana da Conceição Sampaio Lóss, Raquel Veggi Moura e Carlos Henrique Medeiros de Souza

38. O uso da tecnologia no processo de alfabetização de um autista: estudo de caso
Fabrizia Miranda de Alvarenga Dias, Danielle Rodrigues Miranda Sales e Manuela Gomes Rangel de Paula

39. Os conectivos pronome relativo “que”, preposição e conjunção em O idioma nacional na escola secundária (1935), de Antenor Nascentes
Janaina Fernanda de Oliveira Lopes

40. Os entraves ao acesso à justiça em decorrência da utilização do juridiquês
Carlos Henrique Medeiros de Souza, Cecilia Candido da Silva, Oswaldo Moreira Ferreira e Shirlena Campos de Souza Amaral

41. Os fatores positivos e negativos que influenciam o ensino de biologia
Aline Peixoto Vilaça Dias, Juliete Maganha Silva, João Batista da Silva Santos e Eliana Crispim França Luquetti

42. Processo de aprendizagem: o fracasso escolar no processo de ensino–aprendizagem sob o olhar psicopedagógico e interdisciplinar
Fernanda Rodrigues Guedes Gomes

43. Reflexões sobre as possibilidades de atuação do psicopedagogo institucional e o processo de inclusão escolar
Ana Luiza Barcelos Ribeiro e Bianka Pires André

44. Saussure no divã: as relações entre a linguística e a psicanálise de Lacan
Robert Rizzo Miranda da Silva

45. Um olhar étnico-racial nas práticas de ensino de língua portuguesa: a construção identitária e discursiva
Katiuscia Lucas Severino

46. Um relato de caso sobre comunicação por meio de imagens e tecnologia: A voz que o transtorno do espectro autista não cala!
Fabrizia Miranda de Alvarenga Dias e Ana Paula S. A. Jorge

47. Uma breve demonstração de casos de violência contra a mulher e análise da efetividade da Lei Maria da Penha frente à realidade brasileira
Raquel Veggi Moreira, Carla Bittencourt Felício, Carlos Henrique Medeiros de Souza, Ieda Tinoco Boechat e Leila Maria Tinoco Boechat Ribeiro

48. Uma proposta metodológica para análise fílmica em newspaper movies
Vitor Luiz Menezes Gomes

VOLUME COMPLETO PDF
EBOOK