EDITORIAL 01. A análise do discurso em torno da figura do professor:
as relações de poder na escola
Patricia Christina dos Reis
02. A atuação
psicopedagógica no processo de ensino–aprendizagem
Roberta Santana Barroso, Clodoaldo
Sanches Fofano, Edilaine da Silva Freitas, Eliana Crispim França
Luquetti e Sinthia
Moreira Silva Ribeiro
03. Acontribuição de vídeos pedagógicos para a ampliação
de vocabulário de um adolescente autista: estudo de caso
Fabrizia Miranda de Alvarenga Dias, Danielle Rodrigues
Miranda Sales e Manuela Gomes Rangel de Paula
04. A dislexia no processo de
ensino e aprendizagem da leitura e escrita: considerações sobre a prática educacional
Priscila de Andrade Barroso Peixoto, Dhienes Charla
Ferreira Tinoco, Adriana
Abreu Silva Erthal e Eliana Crispim
França Luquetti
05. A evolução da escrita e da linguagem no Monitor
campista
Liliane Alves Barreto
06. A face oculta do estresse sobre a síndrome de burnout: uma análise sobre os discursos
dos profissionais de educação infantil da rede privada
Cecilia Calabaide, Ana Carolina de Oliveira Lyrio e Ari Gonçalves
Neto
07. A importância da curricularização da extensão no processo
de formação discente
João Batista da Silva Santos, Jaqueline Maria
de Almeida, Liz Daiana Tito Azeredo,
Aline Peixoto Vilaça Dias e Eliana
Crispim França Luquetti
08. A leitura literária “Na terra dos heréos”: uma proposta
de inserção da literatura campista nas escolas de Campos
Williane de Sá Marques
09. A multimodalidade no contexto da nova BNCC: considerações
sobre ensino e tecnologia
Adriene Ferreira de Mello, Joane Marieli
Pereira Caetano e Carlos Henrique Medeiros de Souza 10. A política do armamento da sociedade e sua contradição
à luz da análise filológica nos textos bíblicos
Renato Faria da Gama, Alessandra Rocha Melo, Alonso Castro Colares Junior, Rosalee Santos Crespo
Istoe e Sandro Reis Rocha Barros
11. A recorrência do
rotacismo como elemento fonético africano na pronúncia do campista nativo: uma
pesquisa de campo indicial
Neilda da Cunha Alves Ferro e Thiago Soares de
Oliveira
12. A sociolinguística aplicada a métodos de
avaliação de projetos sociais no setor de saúde
Sandro Reis Rocha Barros, Alessandra
Rocha Melo, Renato Faria da Gama e Eliana Crispim França Luquetti
13. A terminologia como base para um dicionário
linguístico-gramatical José Pereira da Silva
14. A variação
linguística na sala de aula: contribuições da sociolinguística para o ensino de
língua portuguesa
Juliete Maganha Silva, Aline Peixoto Vilaça Dias e Eliana
Crispim França Luquetti
15. Alguns conceitos e contribuições de pierre bourdieu, no
campo educacional
Ana Carolina de Oliveira Lyrio, Ari Gonçalves
Neto e Cecilia Calabaide
16. Aprendizagem de segunda língua e erros: uma breve
visão diacrônica
Gustavo Estef Lino da Silveira
17. Aquisição ou aprendizagem de uma segunda língua:
reflexões teóricas sobre conceitos-chave para o ensino de línguas
Gustavo Estef Lino da Silveira
18. Armando cardoso e a obra de anchieta, à luz da historiografia
linguística
Leonardo Ferreira Kaltner
19. Autoestima alimentada por
“likes“: uma análise sobre a influência
da indústria cultural na busca pela beleza e o protagonismo da imagem nas redes
sociais
Priscila Barbosa Brunelli, Shirlena
Campos de Souza Amaral e Pauline
Aparecida Ildefonso Ferreira da Silva
20. Bases para um dicionário linguístico-gramatical
José Pereira da Silva
21. Contribuição de Mattos e Silva (2001) para os
estudos de história da língua portuguesa
José Mario Botelho
22. Crenças disfuncionais de familiares de adictos a
álcool em tratamento
Juliana da Conceição Sampaio Lóss, Larissa de Paula
Ferreira, Hildeliza Lacerda Tinoco Boechat Cabral, Raquel Veggi Moura e Rosalee Santos Crespo Istoe
23. Desenvolvimento da linguagem oral na educação infantil
Jackeline Barcelos Corrêa, Aline Peixoto Vilaça Dias e Cristiana
Barcelos da Silva
24. Dessacralização do cosmos em “Dom
Casmurro”, de Machado de Assis
Clodoaldo Sanches Fofano, Eliana Crispim
França Luquetti, Raquel França Freitas, Sonia Maria da Fonseca Souza e Vyvian França Souza
Gomes
25. Diferenças e diversidade: a língua como forma de preconceito
Juliete Maganha Silva, Eliana
Crispim França Luquetti e Shirlena
Campos de Souza Amaral
26. Ensino de ciências e a transformação da linguagem científica
em linguagem de fácil entendimento para o educando
Aline Peixoto Vilaça Dias, Juliete Maganha
Silva e Eliana Crispim França
Luquetti
27. Estratégias discursivas de vendedores em ônibus: teoria
semiolinguística, ethos, posicionamento
e interpelação
Marcello Riella Benites, Sérgio Arruda de Moura e Adriana
Corrêa Porto
28. Estratégias para a aprendizagem de leitura em
língua inglesa
Sonia Maria da Fonseca Souza, Clodoaldo Sanches Fofano,
Eliana Crispim França Luquetti, Lucas Capita Quarto, Raquel França Freitas e Vyvian França Souza Gomes
29. Livro didático, gêneros textuais e habilidade comunicativa:
uma análise das concepções de professores de língua inglesa da rede pública de
ensino
Laís Teixeira Lima, Eliana Crispim França Luquetti, Carlos Henrique
Medeiros de Souza e Mauricio Coli Bernardes
30. Livro didático de alfabetização e letramento: incompatibilidade
com a formação docente
Luciana da Silva Almeida, Rysian Lohse
Monteiro e Eliana Crispim França
Luquetti
31. Metodologias ativas e english for specific purposes: uma experiência sobre autonomia e
aprendizagem
Rafaela Sepulveda Aleixo Lima e Laís Teixeira Lima
32. Música popular brasileira como estratégia para divulgação
de conceitos científicos
Dayse Sampaio Lopes Borges
33. O clítico e seus padrões de uso: uma análise
indicial a partir de texto argumentativo utilizado em vestibular para ingresso
na Licenciatura em Letras do Instituto Federal Fluminense
Rudmar Marques de Castro e Thiago Soares
de Oliveira
34. O estágio supervisionado do Curso de Licenciatura em Ciências
Biológicas no contexto de uma escola pública municipal: relatos de experiências
de uma formação em serviço
Aline Peixoto Vilaça Dias, Eliana Crispim
França Luquetti e Iago Pereira dos Santos
35. O lugar da mulher na pesca
Ari Gonçalves Neto, Ana Carolina de Oliveira Lyrio e
Shirlena Campos de Souza Amaral
36. O saber docente e a prática pedagógica na escola e em
língua portuguesa: interação, criatividade e experiência
Moacir dos Santos da Silva
37. O testameto vital como instrumento de proteção ao
enfermo em estado terminal
Larissa de Paula Ferreira, Hildeliza Lacerda Tinoco
Boechat Cabral, Juliana da Conceição Sampaio Lóss, Raquel Veggi Moura e Carlos
Henrique Medeiros de Souza
38. O uso da tecnologia no processo de alfabetização de um
autista: estudo de caso
Fabrizia Miranda de Alvarenga Dias, Danielle
Rodrigues Miranda Sales e Manuela
Gomes Rangel de Paula
39. Os conectivos
pronome relativo “que”, preposição e conjunção em O idioma nacional na escola secundária (1935), de Antenor Nascentes
Janaina Fernanda de Oliveira Lopes
40. Os entraves ao acesso à justiça em decorrência da
utilização do juridiquês
Carlos Henrique Medeiros de Souza,
Cecilia Candido da Silva, Oswaldo Moreira Ferreira e Shirlena Campos de Souza
Amaral
41. Os fatores positivos e negativos que influenciam o ensino
de biologia
Aline Peixoto Vilaça Dias, Juliete
Maganha Silva, João Batista da Silva
Santos e Eliana Crispim França
Luquetti
42. Processo de aprendizagem: o fracasso escolar no
processo de ensino–aprendizagem sob o olhar psicopedagógico
e interdisciplinar
Fernanda Rodrigues Guedes Gomes
43. Reflexões
sobre as possibilidades de atuação do psicopedagogo institucional e o processo
de inclusão escolar
Ana Luiza Barcelos Ribeiro e Bianka Pires
André
44. Saussure no divã: as relações entre a
linguística e a psicanálise de Lacan
Robert Rizzo Miranda da Silva
45. Um olhar étnico-racial nas práticas de ensino de língua
portuguesa: a construção identitária e discursiva
Katiuscia Lucas Severino
46. Um relato de caso sobre comunicação por meio de
imagens e tecnologia: A voz que o transtorno do espectro autista não cala!
Fabrizia Miranda de Alvarenga Dias e Ana Paula S.
A. Jorge
47. Uma breve demonstração de casos de violência contra a
mulher e análise da efetividade da Lei Maria da Penha frente à realidade
brasileira
Raquel Veggi Moreira, Carla Bittencourt
Felício, Carlos Henrique
Medeiros de Souza, Ieda Tinoco Boechat e Leila Maria Tinoco Boechat Ribeiro
48. Uma proposta metodológica para análise fílmica
em newspaper movies
Vitor Luiz Menezes Gomes
|