EDITORIAL
1. A
contação como gatilho para o imaginário e a aprendizagem na educação infantil
Camila
Oliveira, Elissandro
dos Santos Santana, Ana
Joaquina Amaral e Denys Henrique Rodrigues Câmara
2. A criação neológica: uma análise em edições de revistas da turma da
mônica jovem
Patricia Damasceno
Fernandes, Marly Custódio da Silva
e Nataniel dos Santos Gomes
3. A escatologia em rubem fonseca: uma proposta
de análise do conto copromancia
Guilherme
Frederico de Moura
4. A gramática
na sala de aula: das concepções às práticas do ensino de língua portuguesa
Anderson
Rany Cardoso da Silva e Wilder Kleber Fernandes de Santana
5. A organização retórica do gênero
introdução de monografia
Fabíola
de Jesus Soares Santana e Nayara da Silva Queiroz
6. Algumas
diferenças textuais entre a vulgata clementina e a nova vulgata no
texto do novo testamento
Francisco
de Assis Florencio
7. Análise da
intertextualidade entre o salmo 22 e a narrativa da crucificação em marcos 15
Celso Kallarrari e Hadassa Cordeiro
8. As pessoas de pessoa: leitura poética
da carta sobre a gênese dos heterônimos
João
Paulo da Silva Nascimento e Danielle Reis Araújo
09. Ditadura e
silenciamento: a censura e o apagamento literário de escritoras, durante o
regime militar
Nathally
Regina Monteiro Nunes Campos
10. Ensino da gramática: entre a ciência e a técnica
Layssa de Jesus Alves Duarte e
Luiz Roberto Peel Furtado de Oliveira
11. Etimologia da língua inglesa: influências literárias
Rafaela Cristina da Silva e Gladys Plens de Quevedo Pereira de Camargo
12. Ferdinand de Saussure e a Linguística no
século XX
Ânderson Rodrigues Marins
13. Introduções do gênero monografia: uma análise
à luz do modelo CARS, de John Malcolm Swales
Gilvan
Santos Gonçalves
14. Janelas de
traduções da Língua Brasileira de Sinais: da (in)visibilidade ao direito
linguístico dos surdos
Carlos
Roberto de Oliveira Lima, Jéssica Rabelo Nascimento e
Katicilayne Roberta de Alcântara
15. Jogos de linguagem das
palavras na tradição lexicográfica e gramaticográfica
Antonio Cilírio da Silva Neto e
Ana
Cláudia Castiglioni
16. Microtoponímia de Palmeira dos Índios registrada
em Caetés, de Graciliano Ramos: motivação e mudanças
Karollyny de Araújo Lima e Ricardo Tupiniquim Ramos
17. O dicionário como recurso pedagógico: uma análise dos volumes VI, VII e VIII
da coleção As ciências do léxico
Paulo Santiago de Sousa e Clotilde de Almeida Azevedo Murakawa
18. O estudo do léxico: da abordagem clássica à Linguística Cognitiva
Carlos
Gustavo Camillo Pereira, Felipe de Andrade Constancio e Taís Turaça
Arantes
19. O gênero meme nas mídias sociais digitais
Luiz Eleildo Pereira Alves e
Francisco Igor Albuquerque Dantas
20. Para
não sucumbir à cegueira metodológica: o caso das tecnologias digitais e a
educação de surdos e ouvintes
Caio
dos Santos Farias, Wilder
Kleber Fernandes de Santana e Éderson Luís Silveira
21. Perfil sociolinguístico de missivistas não
ilustres uma proposta de análise preliminar a partir de cartas pessoais
Fabiano
Aparecido Sales Lima
22. Práticas de resistência: mulheres
surdas brasileiras e os desafios de sua educação
Cleide
Emília Faye Pedrosa
23. Produção textual dissertativo-argumentativa
no Ensino Médio: critérios de proficiência do Enem
Norma
Cristina Ribeiro Santos e Valquíria Claudete Machado Borba
24. Testamento do século XIX de Fortaleza-CE: uma análise linguístico-filológica
e diplomática
Maria
Eduarda Amaral Campos e Expedito
Eloisio Ximenes
RESENHAS
1. Língua portuguesa em todo tipo de
concurso
José Pereira da Silva
2. Teoria e prática de terminologia
José Pereira da Silva
INSTRUÇÕES
EDITORIAIS
|