EDITORIAL
1. A abordagem de Bakhtin e Fiorin sobre linguagem e
ideologia e sua relação com a sala de aula
Yoná Milhomem de Oliveira, Carlos Alberto Fonseca Santos e Inácia
Neta Brilhante de Sousa
2. A aquisição do português como segunda língua para
o mebêngôkre: uma contribuição para a educação escolar bilíngue
Raimunda da Silva Nunes
3. A biblioteca como
espaço de incentivo para formação de leitores literários
Nilo Marinho Pereira Junior e Valéria da
Silva Medeiros
4. A ciência em construção sob o prisma da complexidade
Carla Bastiani, Karylleila dos Santos Andrade, Fadia
Rodrigues Samra e Camila
Rodrigues Viana
5. A construção da coerência em produções textuais da educação básica
Antonia Aparecida Pereira Borges, Davi Pereira
Gomes e Márcio Araújo de Melo
6. A construção do feminino na literatura indígena: identidade e diferença
Paola Efelli Rocha de Sousa Lima e Walace
Rodrigues
7. A contribuição da Linguística Textual à leitura em
contexto prisional
Inácia Neta Brilhante de Sousa e Valéria da
Silva Medeiros
8. A contribuição dos heróis na leitura e na interpretação
para os alunos do Ensino Médio
Antônia Aparecida da Silva Lemes e Nataniel dos
Santos Gomes
09. A dívida histórica do Brasil com o negro: um olhar contemporâneo
Arthur Gallo Garcia, Anízio Antônio Pirozi, Clodoaldo Sanches Fofano e Eliana Crispim França Luquetti
10. A educação em LIBRAS em
Xinguara-Pará
Bonfim Queiroz Lima e Luciana de Queiroz Lima
11. A educação intercultural bilíngue e o paradigma escolar:
perspectivas e desafios das comunidades indígenas brasileiras
Karine Nafaeli Sousa Lima, Priscila
Venâncio Costa e Rosélia Sousa Silva
12. A escrita do relatório de estágio: entre o fazer e o
sentir
Tânia Maria de Oliveira Rosa e Luíza Helena Oliveira da Silva
13. A figura da mulher na toponímia urbana do município de
Porto Nacional-TO: uma análise quanti-qualitativa
Franciele Rodovalho Ferreira e Karylleila dos Santos
Andrade
14. A fotografia como memória, em Relato de um certo Oriente, de Milton
Hatoum
Wandercy de Carvalho
15. A gramática contextualizada e suas aplicações
direcionadas às produções escritas
Ione Eler e Herler, Silvia Helena Barros, Adriana Lúcia de Escobar chaves, Adélia Maria Evangelista Azevedo e Natalina Sierra Assencio Costa
16. A heroína idealizada: uma
análise da obra “Iracema”, de José de Alencar
Paulo Hernandes Gonçalves da Silva e Francisco
Edviges Albuquerque
17. A importância do incentivo à leitura e escrita no processo de
formação do aluno
Célia Regina Alves, Adriana Lúcia de Escobar chaves, Adélia Maria Evangelista Azevedo e Natalina Sierra Assencio Costa
18. A importância da formação continuada na (re)construção da identidade
profissional crítica do professor de Língua Portuguesa na perspectiva da educação inclusiva
Franqueslane Ferreira de Lima e Selma
Maria Abdalla Dias Barbosa
19. A importância da polissonografia como ferramenta
para o diagnóstico de
crianças com Transtorno do Déficit de Atenção
e Hiperatividade
Luciano Reis Neves, Juliana da Conceição Sampaio Loss, Rosalee dos Santos Crespo Istoe, Fernanda Castro Manhães e Raquel França Freitas
20. A importância da leitura infantojuvenil no processo de ensino
aprendizagem sob a ótica dos docentes
Tatiane Almeida de Souza, Luciana dos
Santos Jorge Pessanha, Luciana da Silva Almeida, Rysian Lohse Monteiro e Eliana
Crispim França Luquetti
21. A influência da oralidade sobre a escrita e suas marcas
Marcos de Jesus Santa Barbara e José Mario
Botelho
22. A insulação dos
estudos de linguagem às contribuições comportamentais
Paulo Vitor Rosa Mota
23. A leitura de mundo
dos refugiados em ambientes de escolarização brasileiros: práticas de letramento literário em perspectiva
Thaiane Monsores Pereira e Silvana
Moreli Vicente Dias
24. A linguagem na
criança com encefalopatia crônica da infância
Moniki Aguiar Mozzer Denucci e Carlos
Henrique Medeiros de Souza
25. A linguagem no marketing
digital um estudo dos termos técnicos da área
Taís Turaça Arantes, Thays Baniski Teixeira, Hugo Augusto Turaça Leandro e Jéssica Rabelo Nascimento
26. A literatura
infantil nas bordas
Eliane Maria de Oliveira
27. A literatura ergódica nos currículos escolares brasileiros
Layssa de Jesus Alves Duarte e Luiz Roberto Peel
Furtado de Oliveira
28. A morte na literatura
Nãnashara C. Boehm da Silva Barbosa
29. A obra de Jaime Cortesão, A carta de Pero Vaz de Caminha (1967), à luz da Historiografia Linguística
Viviane Lourenço Teixeira
30. A pedagogia
das heranças: uma contribuição do feminismo negro para a construção de práticas
contra-hegemônicas na educação
Pauline Aparecida Ildefonso
Ferreira da Silva
31. A poesia como reflexo da sociedade
Mércia Eloi da Silva, Jenaquiela Alves de
Sousa e Deivanira Vasconcelos Soares
32. A poesia afro-brasileira como subsídio para se
pensar sobre a história do negro no Brasil
Patrícia Karla de Morais, Márcia Maria Soares de Sousa Santos e Walace Rodrigues
33. A prática de análise linguística nas aulas de Língua Portuguesa:
dos PCNLP à BNC
Gislaine de Paula Barbosa, Marizane
Magalhães de Oliveira e João de Deus
Leite
34. A práxis da literatura diante da ruptura da democracia:
diálogos entre literatura do testemunho e o cinema
César Alessandro Sagrillo Figueiredo e Mônica Assunção
Mourão
35. A presença mitológica no conto “Nereidas”, do autor
imperatrizense Antonio Coutinho
Andreia dos Santos Marques Amorim, Mariana Soares
dos Santos e Gilberto Freire de
Santana
36. A presença e uso do anglicismo: uma análise na revista eletrônica Capricho
Raquel França Freitas, Sonia Maria da Fonseca Souza, Luciano Neves
Reis, Cristiano Manhães de Oliveira e Eliana Crispim França
Luquetti
37. A presença da pintura e da literatura nas avaliações do
ENEM: 1998–2018
Rosy Gleyce Pereira do Nascimento
38. A
problemática da fake news
Katia Valentina Escobar Gimenez e Rosimar Regina Rodrigues de Oliveira
39. A recepção de “Memorial
de Aires” através de um breve passeio pelas correspondências de Machado
de Assis
Fabiana da Costa Ferraz Patueli Lima
40. A Sociolinguística e suas contribuições para os
avanços no ensino de LP
Elisangela Ferreira Gomes Dornelas, Roberta
Santana Barroso, Edilaine da Silva
Freitas e Eliana Crispim França
Luquetti
41. A Sociolinguística na sala de aula: uma
experiência com o gênero entrevista oral
Joseane Aparecida de Souza Francisco e Natalina
Sierra Assêncio Costa
42. A Socioterminologia
no
processo de ensino–aprendizagem em cursos da área de informática – um relato de
experiência constatada
no Instituto Federal Fluminense
Sandro Reis Rocha Barros, Alessandra
Rocha Melo, Beatriz Araújo de Rezende
Neves e Eliana Crispim França
Luquetti
43. A tensão do(s) sentido(s) de “assédio sexual” no
acontecimento discursivo desencadeado pelo movimento “METOO”................
Iasmin dos Santos Silva e Aline Saddi
Chaves
44. A tentativa de fundação de uma universidade no Brasil
oitocentista e o ensino de línguas
Thaísa Regly de Moura Souza e Leonardo
Ferreira Kaltner
45. A trajetória do Homem de Aço: a mitologia do
primeiro Super-Herói dos quadrinhos
Vanderlis Legramante Barbosa e Eluiza
Bortolotto Ghizzi
46. A transdução de sinais como fluir necessário para o
aprendizado das gramáticas
Luiz Roberto Peel Furtado de Oliveira
47. A unidade léxica “feminismo”: o que diz o
Dicionário Aurélio?...
Laiza Rodrigues Oliveira e Ana Cláudia
Castiglioni
48. A utilização da música na educação
infantil: tividades
pedagógi-cas e aprendizagem com os sons
Dayse Sampaio Lopes Borges e Renato Augusto DaMatta
49. A variação linguística no contexto
escolar
Beatriz
Santana do Carmo,
Maria da Guia Taveiro Silva e Roniela Almeida Moreira
50. Abordagem sobre os aspectos semânticos explanados
no livro didático Novas palavras, 1º ano, de
Emília Amaral, Mauro Ferreira, Ricardo Leite e Severino Antônio (2016) em
Imperatriz-MA
Débora Silva Bastos Carvalho e Sônia Maria
Nogueira
51. Abordagem funcionalismo & Nova Base Nacional Comum Curricular
Lorrane Estacio do Prado da Silva, Igor Pereira
Muniz e Joane Marieli Pereira Caetano
52. Ações letradas no ensino de Literatura: distinções
entre redigir e produzir textos
Penha Élida GhiottoTuão Ramos e Analice de
Oliveira Martins
53. Acontecimento e memória: uma análise de duas
campanhas publicitárias da Natura
Klédina de Lima Ximenes e Aline Saddi
Chaves
54. Adaptações
de obras literárias para o cinema e sua influência na formação de leitores
Raniere Nunes da Silva, Gilberto
Freire de Santana e Matheus Carvalho
Lima
55. Adaptações em quadrinhos de pride and prejudice, de Jane Austen: perspectivas pedagógicas para jovens leitores
Vitória Elizabete Gonçalo da Silva e Silvana
Moreli Vicente Dias
56. Alienação parental: análise da linguagem e
consequências para crianças e adolescentes
Raquel Veggi Moreira, Juliana da Conceição Sampaio Lóss e Moyana Mariano Robles
57. Analisando questões de língua portuguesa do ENADE:
abordagem funcionalista em destaque
Hywyna Lara Pires Franco, Luiza Guimarães Lanes, Mayara
Xavier Vito Pezarino e Joane Marieli
Pereira Caetano
58. Análise filológica e paleográfica de manuscrito
do século XVIII
Débora da Silveira Campos e Carolina Akie
Ochiai Seixas Lima
59. Analise semiótica: as virtudes da super-heroína com as
maravilhas de Maria de Nazaré
Janayne Pereira Oliveira, Tabitha Molina
Monteiro e Antonio Carlos Santanta
60. Análise do ethos
presente na
campanha doação de sangue “Spidey”
Marta Victor dos Santos
61. Análise do discurso digital: circulação dos sentidos no movimento #ELENÃO
Tarliene Marques de Souza e Aline Saddi Chaves
62. Análise das obras
“nova sintaxe-semântica: base para gramática de texto” e “português: contexto,
interlocução e sentido” em uma perspectiva semântica
Ailton Soares Lopes, Alexandre da Silva Sousae Márcia Suany Dias Cavalcante
63. Antenor Nascentes e a língua espanhola no Brasil do século XX: um passeio historiográfico pelo ensino do idioma na
educação básica
Bárbara Franco Cardoso
64. As Bibliotecas
Escolares no Brasil Colonial
Nubia Régia de Almeida e Valéria da
Silva Medeiros
65. As contribuições dos métodos científicos na
ressignificação do ensino da língua materna – construindo gramáticas na Educação
Básica
Eliane
Miranda Machado e Luiz Roberto Peel
Furtado de Oliveira
66. As políticas linguísticas do
Brasil para o desenvolvimento da lusofonia: análise dos governos Lula e Dilma
Andrik Barbosa Risso, Eliana Crispim França Luquetti, João
Batista da Silva Santos, Rafaela Sepulveda Aleixo Lima e Sérgio
Arruda de Moura
67. As tipologias de situações de comunicação: análise
discursiva da imagem associada à letra da canção “Alegria, alegria” no livro
didático
Jessiana de Oliveira Barros e Vanessa
Maciel Silva
68. Aspectos relativos à
nomeação na vertente toponímica: breves considerações
Carla Bastiani e Karylleila dos Santos Andrade
69. Ateliê literário: uma
proposta para
o trabalho com a poesia em sala de aula
Nilcéia Gonçalves Cáceres, Lucilo Antônio
Rodrigues, Roziléia de Oliveira Sales
e Natalina Sierra Assêncio Costa
70. Avaliação da aprendizagem sob a perspectiva dos
tutores do Centro de Educação a Distância do Estado do Rio de Janeiro
Aline Peixoto Dias Vilaça, Carlos Henrique Medeiros de Souza,
Cristiana Barcelos da Silva, Eliana Crispim França Luquetti, Jackeline
Barcelos Correa e Juliete Maganha
Silva
71. Avaliação interna do pnaic como ferramenta de
diagnóstico inicial: análise dos resultados de Língua Portuguesa do 2º ano do Ensino Fundamental
Verônica de Oliveira Magalhães e Nilmara
Milena da Silva Gomes
72. Baudelaire, Mallarmé e Rimbaud: um recorte sobre a irrupção da modernidade e contemporaneidade no pensamento poético no final do século XIX
Marilene
Ferreira Cambeiro
73. Características paleográficas de um ofício do Forte do
Príncipe da Beira, no ano de 1793
Ivanete Maria de Jesus e Carolina Akie Ochiai
Seixas Lima
74. Cárcere e educação: análise documental das
informações penitenciárias
Téssia Gomes Carneiro, Janete Silva
dos Santos e Valéria da Silva
Medeiros
75. Catalogação e identificação da semântica no livro
didático de Língua Portuguesa, 9º ano, de Cereja e Cochar
(2015), em Imperatriz-MA
Larissa de Farias Silveira, Silvânia Aparecida
Alvarenga Nascimento e Sônia Maria Nogueira
76. Causos de assombração: entre sentidos e ortografia
Lidiane Martins, Adriana Lúcia de Escobar Chaves de Barros, Natalina
Sierra Assêncio Costa e Adélia Maria Evangelista Azevedo
77. Cenografia e ethos:
características do enunciador e destinatários no twitter do presidente do Brasil
Paola Efelli Rocha de Sousa Lima e Ana Cláudia
Dias Ribeiro
78. “Central do Brasil”: uma
abordagem sociolinguística
Gabriel Alves da Silva, Kayron Kaic da
Silva Sousa e Inácia Neta Brilhante
de Sousa
79. “Cientirinhas”: as HQS e o humor na
divulgação científica
Eduarda Fernandes da Rosa e Nataniel dos
Santos Gomes
80. Clássicos literários ingleses adaptados para
jovens leitores no Brasil: leitura crítica e
aspectos da recepção infantil e juvenil
Priscila Prado dos Santos Ferraz, Silvana Moreli
Vicente Dias e Vitória Elizabete
Gonçalo da Silva
81. Concepções gramaticais na prática do professor:
reflexões em defesa de um devir variável de aliança e comunicação entre as diferenças
Luiz Roberto Peel Furtado de Oliveira, Priscila
Venâncio Costa e Rosélia
Sousa Silva
82. Considerações sobre o ensino de Língua Portuguesa nas escolas indígenas do povo akwe xerente
Raquel Palmeira de Oliveira
Karajá, Sinval de Brito, Adriano Dias
Gomes Karajá e Francisco Edviges
Albuquerque
83. Construindo gramáticas: uma perspectiva efetiva
da língua enquanto uso
Carlos Eduardo Herculano Jardim, Haline Janaína Franco Almeida e Luiz
Roberto Peel Furtado de Oliveira
84. Cordelendas: uma intersecção literária para
trabalhar identidade étnica indígena em sala de aula
Lilian Castelo Branco de Lima, Polyana Silva Matos e Walquíria Lima
da Costa
85. Cultura e tradução: a influência dos aspectos linguísticos e não linguísticos na tradução da obra “Iracema”
Gessica Brenda Lima da
Silva
e Gilberto Freire de Santana
86. Da experiência ao artigo cientifico: entre
leitura e escrita e a realidade da escola
Ozamar Santos Corrêa, Livia Kessia da Silva Rocha Soares e Carmen Nunes Veras Spotti
87. Da utopia romântica à desconstrução realista do
perfil da mulher na literatura brasileira: um enfoque linguístico-literário a partir de “Senhora”, de José de Alencar, e “Dom Casmurro”, de Machado de Assis
Gabriela do Rosario Silva, Camila do
Rosario Silva Barreto, Raquel do
Rosario Silva, Shirlena Campos de
Souza Amaral e Liz Daiana Tito
Azeredo da Silva
88. De aluno para aluno: questões notacionais da língua
Eduarda Vitória F. da Silva e Isaquia dos
Santos Barros Franco
89. “Decifra-me ou te devoro”: desvelando as imagens/dizeres no filme “Incêndios”
Mahalla Stephany Feitosa Aguiar, Antonio Ismael
Lopes de Sousa e Gilberto Freire de
Santana
90. Dialogismo bakhtiniano na série retirantes, de Candido
Portinari
Rosy Gleyce Pereira do Nascimento
91. Diálogos entre literatura africana e brasileira de
língua portuguesa: propostas de leitura para a educação básica
Silvana da Silva Batista e Luiza Helena
Oliveira da Silva
92. Direitos humanos, trabalho escravo e exclusão social
na contemporaneidade: uma análise do discurso dos trabalhadores-vítimas
Ari Gonçalves Neto, Alice de Souza Tinoco Dias, Viviane Carneiro Lacerda Meleep, Ana Carolina de Oliveira Lyrio e Shirlena Campos de Souza Amaral
93. Dispositivos para ensino e aprendizagem nas aulas de
Língua Portuguesa: as potencialidades do e-book
como propósito pedagógico
Carlos Eduardo H. Jardim, Luiz Roberto
Peel Furtado de Oliveira, Priscila
Venâncio Costa e Rosélia Sousa Silva
94. Do texto teatral para
a tela da TV: jogos intertextuais entre a peça
“Pigmaleão” e a novela “Totalmente demais”
Roseli Bodnar, Ana Paola Cavalcanti Marinho e Fátima Maria Nascimento Marinho
95. Dois lados da moeda: reflexões sobre letramento e ensino de
Língua Portuguesa na visão sociolinguística
Raimunda da Silva Nunes
96. Dramaturgia senequiana: um olhar interdisciplinar sobre a
“Medeia”, de Eurípedes e a de Sêneca
Isabelle Soares S. Antonio, Márcio
Luiz Moitinha Ribeiro e Mariana Fourquet B. Camacho
97. Dualidade do ser
feminino em “Memórias póstumas de Brás
Cubas
Kézia da Silva Calixto e Kátia
Carvalho da Silva Rocha
98. Efeito de humor e(m) sua relação com o
território nordestino na #EleNão: uma
análise de memes no twitter
Amanda da Silva Duarte, Matheus Santos
de Araújo e Elaine de Moraes Santos
99. “Eneias foge de troia
em chamas”, de Borocci: um estudo de tradução intersemiótica da obra “Eneida”,
de Virgílio
Taís Turaça Arantes e Luiz Fernando Dias Pita
100. Ensino da escrita na alfabetização: a
pluralidade de abordagens no material didático Layssa de Jesus Alves Duarte e Patrícia Bethânia
da Cruz Ferreira
101. Entre estrogênios e testosteronas: metáforas
conceptuais das representações de gênero em crônicas contemporâneas
Ana Paula Ferreira, Lucas Torres Agostinho, Mariana Salles Gusmão e Marina Ramalho da Graça
102. Epistemologias atualizadas para o estágio obrigatório
em Letras: foco em letramento crítico
Evelise da Rosa Gomes Monteiro e Fhilipe Germano
Rigamonte
103. Estereótipos da identidade acriana em memes
sobre o Acre
Anyelle Samy Costa de Oliveira, Silvirlene
Lopes de Moura e Siméia da Silva
Souza
104. Estratégias para o letramento literário em sala
de aula Carmem Cesarina Braga de Oliveira, Antônia
Mikelce Souza da Silva e Gisela Maria
de Lima Braga Penha
105. Expectativa x realidade: a lida com o texto poético,
nas aulas de Língua Portuguesa, no Ensino Médio da Rede Pública
Mônica Assunção Mourão e Márcio Araújo de Melo
106. Formações discursivas da imagem indígena no
livro didático: dos estereótipos da Historiografia Linguística aos critérios
avaliativos e pedagógicos do PNLD e da BNCC
Camila Rodrigues Viana; Carla Bastiani
e Witembergue Gomes Zaparolli
107. Formas linguísticas de apropriação do discurso alheio
em relatórios de estágio supervisionado
Vilma Nunes da Silva Fonseca
108. Fraseologias na chula
vocabulário do sertão Joana Angélica Santos Lima e Adriana Jesus da Silva
109. Gênero Crônica como estímulo à produção textual
dos alunos do nono ano da Escola Municipal Professora Danda Nunes
Fatima Bernadete
Prestes Ribeiro, João Fábio Sanches da Silva e
João Fábio Sanches da Silva
110. Gêneros petição: porte de armas – relatos e
interpelação dos operadores do direito em formação e os graduandos
Miguel Angelo Alvarino Ramos e Walace
Rodrigues
111. Gêneros Textuais e ensino de língua materna: reflexões
sob uma perspectiva linguística
Camila Soreano da Silva, Ester Portugal
da Silva Rocha, Mayara Xavier Vito
Pezarino e Monique Teixeira
Crisóstomo
112. Gramáticas e gramaticografia: uma análise de verbos
pela Historiografia Linguística
Stephanie Cunha dos Santos da Silva e Leonardo
Ferreira Kaltner
113. Histórias em quadrinhos e os super-heróis como
propostas de produção de texto Cristiane
Gonçalves Lemes e Glaucinei Dutra
Galvão
114. Ideias linguístico/filosóficas de conceituação
de substantivos e adjetivos
Antonio Cilírio da
Silva Neto e Luiz Roberto Peel Furtado de Oliveira
115. “Ideologia
de gênero”: análise de um discurso conservador
Amanda Leal Castelo Branco, Daiana Ataíde da
Silva e Shirlena Campos de Souza Amaral
116. Imagens táteis como ferramenta facilitadora do
processo de ensino–aprendizagem de alunos com deficiência visual
Thalyta Nogueira de Araujo e Bianka Pires
André
117. Indícios de ethos profissional em Relatório
de Estágio
Janete Silva dos Santos
118. Interdisciplinaridade
entre teatro e poesia: uma metodologia lúdica no processo de leitura e
interpretação de texto na Escola Municipal de Tempo Integral Antônio Lino de
Sousa, de Gurupi-TO
Kédina de Paula dos Santos
Reis e Solange Cavalcante de Matos
119. Leitura literária: uma viagem à representação da
mulher na literatura de Cordel
Kathianne Carneiro Borges Carvalho e Eliane
Cristina Testa
120. Lendo “Felicidade clandestina”, de Clarice Lispector, a
partir de alguns pressupostos da Análise de Discurso
Vanessa Rita de Jesus Cruz e João de Deus
Leite
121. Letramento, Matemática e Sociossemiótica, a evolução
do livro didático: comparando equação do 1º grau em três livros de Matemática
Carlos Wiennery da Rocha Moraes e Marli
Ramalho dos Santos Rocha
122. Letramento: um estudo sobre
práticas de letramento de estudantes de Medicina
Vivian Sardella de Oliveira, Sonia Maria da Fonseca Souza, Laís
Bastos Guerra Boechat, Sara Ramos da Silva Bastos
Guerra e Vyvian França Souza Gomes Muniz
123. Língua portuguesa como elemento de acolhimento e
comunicação para imigrantes e refugiados venezuelanos em Boa Vista – Roraima
José Ângelo Almeida Ferreia, Francisca
Ângela de Oliveira Souza e Alessandra
de Sousa Santos
124. Língua latina:
reflexões instigadas acerca de línguas vivas do passado
Nina Oliveira Teixeira
125. Linguagem e processos de escrita no filme “Os
narradores de Javé” (2003), de Eliane Caffé
Cristiano Alves Barros e Walace
Rodrigues
126. Linguagem musical: a partitura icônica como
transmissora de mensagem não verbal
Mara Pereira da Silva
127. Literatura de Cordel: reflexões sobre o ensino de Língua Portuguesa por meio da oralidade
Ana Carolina Freitas de Farias, Wivyan Carvalho de Souza Alencar e Maria da Guia Taveiro Silva
128. Literatura infantil na
formação do leitor
José
Augusto Araújo Júnior e Elem Kássia Gomes
129. Literatura infantil e
formação inicial de leitores: apontamentos basilares para o processo formativo
de futuros profissionais da educação
Liz Daiana Tito Azeredo da Silva, Jaqueline Maria de Almeida, Eliana Crispim França Luquetti, Gabriela do Rosário Silva e Shirlena Campos de Souza Amaral
130. Literatura indígena: a
importância de trabalhar as narrativas indígenas na sala de aula
Walquiria Lima da Costa, Lilian Castelo
Branco de Lima e Maria Sousa Santos
131. Manifestações do particípio presente no latim e no
português contribuição para estudos sobre os espaços de neutralidade na língua
portuguesa
Márcio Luiz Moitinha Ribeiro e Katia Nascimento
132. Mediação pedagógica e protocolo de leitura: uma
estratégia facilitadora da compreensão leitora
Francivete Lopes Barroso
133. Memes na
escola: propostas de leitura sob a perspectiva da semiótica discursiva
Ellyzandreia Alves de Sousa e Luiza Helena Oliveira
da Silva
134. Memória e atualidade no cruzamento dos gêneros
fábula e meme: espaço para a crítica
na esfera da política
Ellen Aurea Karolina Hetwer, Katia Valentina Escobar Gimenez, Erenilda Rodrigues Gomes Stelo e Aline Saddi Chaves
135. Memórias: aspecto marcante na obra “O Quinze”, de Rachel de Queiroz
Edilaine da Silva Freitas, Eliana Crispim França
Luquetti, Roberta
Santana Barroso, Clodoaldo Sanches
Fofano e Elisângela Ferreira Gomes
Dornelas
136. Metodologias ativas e neurociências: relato de
experiência utilizando jogos em aulas de Neuroanatomia
Sayonara Nogueira de Souza, Felipe Adler
de AlmeidaPena, Felipe Adler de AlmeidaPena, Renato Faria
da Gama e Aline Cunha Gama Carvalho
137. Métodos de alfabetização no Brasil: uma
perspectiva histórica
Rysian Lohse Monteiro, Luciana da
Silva Almeida, Tatiane Almeida de
Souza e Eliana Crispim França
Luquetti
138. Michel Serres e gramáticas mestiças
Layssa de Jesus Alves Duarte e Luiz Roberto Peel
Furtado de Oliveira
139. Multiletramentos no livro didático de inglês:
características em análise
Joyce Vieira Fettermann e Annabell
Del Real Tamariz
140. Multiletramentos e gêneros textuais: uma abordagem do gênero meme no III ciclo da EJA
em Imperatriz-MA
Selma Maria Abdalla Dias Barbosa e Jordana de Oliveira
Brito
141. Multilinguismo em práticas de linguagem criativa no
Museu do Marajó-PA
Niceléia Muribeca da
Cruz e Maria José de Pinho
142. No emaranhado de memórias e aventuras: uma análise da
narrativa de Gavião Vaqueiro de Assis Brasil
Lilian Castelo Branco de Lima, Mônica
Assunção Mourão e Walquíria Lima da
Costa
143. Notas introdutórias sobre Linguística Histórica
e mudança linguística
José Carlos Alves de Azeredo
Júnior e Thiago Soares de Oliveira
144. O atendimento aos surdos no setor comercial de
Araguaína-TO
Nubia Regia de Almeida, Liliane
Barbosa de Sousa e Ranieri Leal
145. O conceito de verbo nas gramáticas do século XIX
Cleide Bezerra de Melo
146. O conceito de teatro na poética de Aristóteles
Odi Alexander Rocha da Silva e Roseli Bodnar
147. O desenvolvimento da linguagem e o autismo: uma
análise bibliométrica na base da Scopus
Cristina de Fátima de Oliveira Brum Augusto de Souza, Fabio Luiz
Teixeira Fully, Lucas Capita Quarto,
Fernanda Castro Manhães E Eliana Crispim França Luquetti
148. O discurso jurídico à luz das textualidades contemporâneas e os limites
hermenêuticos à liberdade criativa do leitor intérprete
Leila Maria Tinoco Boechat Ribeiro,
Carlos Henrique Medeiros de Souza e Analice de Oliveira Martins
149. O ensino e aprendizagem de língua inglesa no Brasil e
a Ciência da Linguagem de Noam Chosmky
Carlos Alberto Fonseca Santos, Yoná Milhomem
de Oliveira e Inácia Neta Brilhante
de Sousa
150. O ensino da normatividade gramatical na perspectiva da
teoria ator-rede de Bruno Latour
Eliane Miranda Machado e Luiz Roberto
Peel Furtado de Oliveira
151. O ensino da Literatura em uma abordagem
sociolinguística
Kayron Kaic da Silva Sousa, Gabriel Alves
da Silva e Inácia Neta Brilhante de
Sousa
152. O ensino de gramática em língua inglesa por meio da sequência didática
Maria Blanc Figuera, Sonia Maria da Fonseca Souza e Eliana
Crispim França Luquetti
153. O ensino de gramática e seus múltiplos usos como
código linguístico
Orleane Evangelista de Santana e Antonio Cilírio da Silva Neto
154. O ensino de leitura por
interação construtiva
Ronyvaldo
de Souza
155. O ensino de leitura no ambiente complexo de sala
de aula: uma abordagem interdisciplinar à luz da pesquisa-ação
Francinete C. S. Barroso e Ângela
Francine Fuza
156. O ensino de língua materna e as variedades linguísticas:
reflexões necessárias nos livros didáticos
Lorrane Estacio do Prado da Silva, Solange Maria
Souza Teixeira, Victória Henrique
Picanço e Monique Teixeira Crisóstomo
157. O ensino de
literatura em tempos de transição paradigmática
Isaquia dos Santos Barros
Franco e Maria José de Pinho
158. O ensino de Português como língua de acolhimento em um
contexto de imigração
Maiane Machado Sá e Vanessa Ferreira Camilo
159. O letramento literário numa perspectiva para além do
cárcere
Inácia Neta Brilhante de Sousa e Valéria da
Silva Medeiros
160. O letramento nas questões
de inglês do Exame Nacional do Ensino Médio – ENEM
Kamilla da Costa Guilherme, Rozeane de Oliveira Lemos, Sonia
Maria da Fonseca Souza, Ezequiel Gonçalves de Paula e Eliana Crispim França Luquetti
161. O particípio futuro latino e seus resquícios na
língua portuguesa
Daniel de Assis Soares e Márcio Luiz
Moitinha Ribeiro
162. O pensamento
linguístico de Carl Fr. Ph. von Martius (1794–1868) e o idioma nacional no Brasil oitocentista
Leonardo Ferreira Kaltner
163. O percurso do(s) sentido(s) em “Felicidade clandestina”, de Clarice Lispector
Dagmar Vieira Nogueira Silva
164. O percurso
gerativo de sentido da crônica: um
olhar sobre a cidade de Campos dos Goytacazes-RJ
Williane de Sá Marques e Sérgio Arruda
de Moura
165. O perfil da mulher independente:
especificidades da obra “Senhora”, de José de Alencar
Paulo Hernandes Gonçalves
da Silva e Francisco Edviges Albuquerque
166. O português como segunda língua entre os apinajé: uma
prática pedagógica na Educação do Campo
Mara Pereira da Silva e Milena dos Santos
167. O preconceito linguístico analisado nas fanpages do site facebook nas redes sociais
João Batista da Silva Santos, Andrik Barbosa Risso, Eliana Crispim França Luquetti
e Sérgio Arruda de Moura
168. O processo de autoria da escrita acadêmica no Ensino Superior
na modalidade EAD: tensões e perspectivas
Luciana da Silva Almeida, Rysian Lohse
Monteiro, Tatiane Almeida de Souza,
Priscila de Andrade Barroso Peixoto, Jaqueline Maria de Almeida e Eliana Crispim França Luquetti
169. O protagonismo da leitura em diferentes
construções de pensamentos
Nilceia Gonçalves Cáceres, Lucilo Antônio
Rodrigues, Roziléia de
Oliveira Sales
e Natalina SierraAssêncio Costa
170. O protagonismo feminino
ultrarromântico: perspectivas da obra “A Moreninha”, de Joaquim Manuel de
Macedo
Paulo Hernandes Gonçalves da Silva e Francisco
Edviges Albuquerque
171. O que dizem as fachadas comerciais: a influência da
variedade linguística na comunicação
Isabel Delice Gomes Macedo, Jéssica Mayane
da Silva e Maria
da Guia taveiro Silva
172. O sentir-se livre causado pelo perdão: uma análise em
microconto de Dalton Trevisan
Jocirley de Oliveira e Eliane Cristina Testa
173. O subjuntivo e a
formação da voz passiva no sistema verbal latino:
uma abordagem histórica do latim ao português
Márcio Amieiro Nunes
174. O texto jornalístico
em uma experiência contemporânea no Brasil: o
caso do site Ponte Jornalismo
Vitor Luiz Menezes Gomes, Williane de Sá
Marques e Sérgio Arruda de Moura
175. O uso da semântica democratização da beleza na
tentativa de desconstrução de padrões
Priscila Barbosa Brunelli, Shirlena Campos de Souza Amaral e Sheila Campos de Souza
176. Omar Khayyam, Edward Fitzgerald e Fernando Pessoa:
considerações sobre traduções do árabe para o inglês e a influência persa na
literatura ortônima
Fadia Rodrigues Samra, Carla Bastiani e Vinícius
Martins Correa 177. Os gêneros textuais apontados pela BNCC como adequados
a trabalhar a variação linguística em sala de aula
Elizângela G. Quintana Gonçalves e Paulo
Cezar Rodrigues
178. Os letramentos autônomo e
ideológico e a prática pedagógica do professor de Língua Portuguesa
Denyse Mota da Silva e
Maria José de Pinho
179. Os nomes de lugares nas provas do Enem: reflexões
sobre oponomástica e ensino
Anna Inez Alexandre Reis e Karylleila
dos Santos Andrade
180. Os sentidos do silêncio no discurso musical: uma
análise da relação entre poema e melodia na música “Cálice”
Sarah Lohuamma Almeida Araújo Sousa, Marcos Aarão
Sales Sousa e Janete Silva dos Santos
181. Os sobrenomes na antroponímia e na genealogia
José Pereira da Silva
182. Paráfrases discursivas: interdição e dispersão na
construção de títulos de obras do PNLD de língua portuguesa
Álvaro José da Silva Fonseca e Janete Silva
dos Santos
183. Percepção da prostituição carioca em “Lucíola”:
história e literatura em José de Alencar
Tamara Cecília Rangel Gomes
184. Perspectivas do ensino de Literatura no Ensino Fundamental
ao Médio: uma breve abordagem
Daniel Abrão, Helga Ticiana de Barros Maciel e Elesandra Rodrigues Dias Ferraz
185. Poesia em sala de aula: a construção literária sob a
ótica de Cecília Meireles
Nilceia Gonçalves Cáceres, Lucilo Antônio
Rodrigues, Roziléia de Oliveira Sales
e Natalina Sierra Assêncio Costa
186. Povos e comunidades tradicionais: apresentação
de uma proposta pedagógica a partir do léxico toponímico tocantinense
Rodrigo Vieira do Nascimento
187. Prática pedagógica e dificuldades de aprendizagem no
processo de alfabetização e letramento: o que pensam os professores das séries
iniciais
Edna da Silva Torres, Joas Moraes dos Santos e Márcia Suany Dias Cavalcante
188. Práticas de escritas científicas: o Relatório de Estágio como espaço de reflexão docente
e construção identitária
Elem Kássia Gomes, Camila Rodrigues Viana e Janete Silva dos Santos
189. Preconceito étnico-racial, valores sociais e
anticlericalismo no romance naturalista “O Mulato”, de Aluísio Azevedo: uma
análise literária à luz da narrativa etnográfica
Gabriela do Rosario Silva, Raquel
do Rosario Silva, Camila do Rosario Silva Barreto e Shirlena
Campos de Souza Amaral
190. Problematizar e projetar nas aulas de português: as
metodologias ativas como estratégias potencializadoras
Adriene Ferreira de Mello, Thayone
Aparecida da Silva Soares, Joane
Marieli Pereira Caetano e Carlos
Henrique Medeiros de Souza
191. Processos de construção de sentidos para além da dicotomia verbal e não verbal em
contextos médicos
Felipe Garcia Pereira e Ruberval
Franco Maciel
192. Produção de materiais didáticos para aulas de Português
como língua de acolhimento no Neppe-UEMS
Isabella Saliba Pereira Chilante
e João
Fábio Sanches Silva
193. Produção e disseminação de notícias: da oralidadeno
século XVIII à mobilidade no século XXI
Milena Ferreira Hygino Nunes, Talita da
Silva Ernesto, Shayane Ferreira dos
Santos e Carlos Henrique Medeiros de
Souza
194. Proposta de ensino de leitura para a Educação de
Jovens e Adultos – EJA
Ronyvaldo de Souza
195. Recursos digitais para tradução: as variações
semânticas do português para inglês e francês
Aline das Graças Monteiro Miranda Barros, Andrik Barbosa
Risso e Rafaela Sepulveda Aleixo Lima
196. Reflexões
de Bachelard sobre as
águas e o Pantanal”
Juliana Cristina Ribeiro da Silva, Moacir Pereira
de Souza Filho, Manoel Garcia de
Oliveira e Patrícia Helena Mirandola
Garcia
197. Reflexões sobre Clarice
Lispector e “A paixão segundo G.H.”
Haleks Marques Silva, Heliamar
Marques Rosa Brito, Daniel Cervantes
Angulo Vilarinho e Walace Rodrigues
198. Relato de Experiência: a importância da leitura
como ato: Casa de Prisão Provisória de Araguaína
Marcia Maria Soares de Souza
Santos, Patrícia Karla de Morais e Walace
Rodrigues
199. Relatório de 1858 do Imperial Instituto dos Meninos
Cegos: uma análise pela Historiografia Linguística
Barbara Poubel dos Santos
200. Representações discursivas da mulher na imprensa nos anos
dourados: a moça de família e a leviana
Daniele Ribeiro Fortuna, Márcio Luiz
Corrêa Vilaça, Renato da Silva e Rosane Cristina de Oliveira
201. Retextualização por meio do WhatsApp: a prática da acentuação
gráfica com alunos do 9º ano
Ana Maria Salvador, Adélia Maria Evangelista Azevedo, Adriana Lúcia de Escobar Chaves de Barros e Natalina Sierra Assencio Costa
202. Reticências e efeitos de sentido
Alcina Maria Barra de
Oliveira e Luiz Roberto Peel Furtado de Oliveira
203. Revista Soletras: a importância da editoração para a
expansão do conhecimento
Bárbara Gouvêa da Rocha e Shirley de Souza Gomes Carreira
204. “Richthofen: o assassinato dos pais de Suzane”,
traços da polifonia bakhtiniana no romance de Roger Franchini
Carlos Roberto Ludwig e Nivaldo
Monteiro Camilo da Silva Bodnar
205. Semântica nos manuais didáticos lusófonos, década de
2010, de Angola e Brasil
Sônia Maria Nogueira e Daniela Jaqueline Tôrres Barreto
206. Sobre linguagem, formigas e cigarras: análise da
(des)construção de identidades sociais
Rafaela Portela Bezerra e Nilmara
Milena da Silva Gomes
207. Sociolinguística e etnomatemática: uma intersecção
dialógica entre ciências humanas e ciências exatas
Bruna Viana Villaça Montezuma, Bárbara Viana
Villaça, Eliana Crispim França
Luquetti
208. Tecnologias móveis como suporte para ensino–aprendizagem de linguagens
Natanael Laurindo da Costa e Miliane
Moreira Cardoso Vieira
209. Tecnológica: um olhar acerca das práticas pedagógicas
na formação do leitor literário incluso
Ana Carolina Alves de Lima Oliveira e Jocirley de
Oliveira
210. Textos literários on-line: o google forms como proposta pedagógica, no
EJA – Ensino Médio, numa escola estadual em Autazes-AM
Francian da Silva Guedes, Joelma Monteiro de Carvalho
e Waldemir Lima de Carvalho
211. Toponímia, cultura e identidade: um estudo a partir
dos bairros da cidade de Imperatriz-MA
Luana Gonçalves da Silva, Raquel de
Oliveira Lima e Márcia Suany Dias
Cavalcante
212. Tradição gramatical no pensamento jesuítico
Janaina Fernanda de Oliveira Lopes
213. Transcrição e edição de uma carta oficial manuscrita
do século XVIII
Rayane Thaynara Santos e Carolina Akie Ochiai
Seixas Lima
214. Um diálogo entre autismo e a Sociolinguística
Fabrízia Miranda de Alvarenga Dias, Poliana Campos
Côrtes Luna, Cristiana Barcelos da
Silva, Jaqueline Maria de Almeida
e Eliana Crispim França Luquetti
215. Um estudo sobre a percepção de idosos diagnosticados
com IST acerca do autocuidado: letramento em saúde
João Pedro Arantes da Cunha e Ruberval Franco Maciel
216. Um leitor de almas nas teias da história cultural, da
literatura e do jornalismo: uma análise do discurso no romance jornalístico de Fernando
Molica
Lilian Castelo Branco de Lima, Dione do
Socorro de Souza Leão e Wemylla de
Jesus Almeida
217. Um
olhar sobre a questão ambiental a partir da poesia de Manoel de Barros
Camila de Freitas Vieira e Ângela
Maria Zanon
218. Um trajeto pelo ensino de Língua Inglesa no Brasil e o
ressoar do American Dream
Janaína Aguiar Cavalcante Costa e Naiana Siqueira Galvão
219. Uma análise comparativa da percepção sensorial do
ambiente precário nas obras “Poema Sujo” e
“O cortiço”
Kézia da Silva Calixto, Luciane Barros
da Silva e Katia Carvalho da Silva
Rocha
220. Uma análise da adaptação de
“E não sobrou nenhum”, de Agatha Christie para a televisão
Luis Felipe Leite Trindade e Altamir Botoso
221. Uma análise da obra barrosiana “O Globo da Morte: Divino das Flores”: inovações na forma de narrar
Ana Lúcia Lima da Costa Schmidt, Giulia de Sá Oliveira
Pacheco, Larissa Rocha Aguiar
Pessôa Marreiros, Luiza Guimarães Lanes e Vitória Moreno Musquim
222. Uma análise da representação discursiva da
mulher em duas versões cinematográficas de “Cinderela”
Isadora Ortega Rosa e Aline Saddi Chaves
223. Uma análise discursiva sobre o modo como a leitura é
mobilizada nos anúncios publicitários no livro didático de Português do Ensino Médio”
José de Alcântara Ribeiro da Silva e João de Deus
Leite
224. Uma análise
filológico-ortográfica da língua espanhola, em
documentos impressos na cidade de Cuenca, no
final do século XVI
Carolina Akie Ochiai Seixas Lima e Joyce
Damaris Augusta Machado 225. Uma análise sociolinguística das construções sociais
em são José do Calçado-ES
Mauricio Coli Bernardes e Eliana
Crispim França Luquetti
226. Uma breve análise a respeito dos nomes próprios
Mercia Cristina Cardoso de Oliveira Luz e Fábio Lopes
de Souza
227. Uma discussão sobre os reflexos que o Projeto Ciranda Cultural
traz ao processo de ensino–aprendizagem nas escolas municipais de Imperatriz-MA
Sara Cristina da Silva Ribeiro e Lilian
Castelo Branco de Lima
228. Uma perspectiva
discursiva: a “Verdade” no discurso político na pós-modernidade
Ana Cláudia Dias Ribeiro e Maria Deusa
Brito de Sousa Apinagé
229. Uma proposta de
edição de seleta de textos dispersos de Gilberto Freyre em A Província:
aspectos metodológicos e críticos
Vitor de Carvalho Pinto, Silvana Moreli
Vicente Dias e Marcela Coitinho de
Aquino e Castro
230. Universidade na fronteira: um olhar sobre a
aprendizagem da língua inglesa
Fernanda Sousa Lima
231. Utilização da história em quadrinhos como uso
pedagógico no processo de alfabetização e formação do leitor
Josélia Pedrosa Dos Reis, Patrícia
Rodrigues Peixoto, Thaynara Martins
Silva e Tabitha Molina Monteiro
232. Valorização da cultura de um
povo: palavras de origem africana no ensino da Língua Portuguesa
Silvia Cristina Soares Cecilio Paixão
233. Variação linguística e Literatura
infantojuvenil: possibilidades didáticas para
estudantes dos anos finais do Ensino Fundamental
Priscilla Cândido, Adriana
Lúcia de Escobar Chaves de Barros, Adélia Maria Evangelista e Natalina
Sierra A. Costa
234. Variação linguística:
fenômeno ocasionado por princípios linguísticos e sociolinguísticosVariação linguística:
fenômeno ocasionado por princípios linguísticos e sociolinguísticos
Sinthia Moreira Silva Ribeiro, Eliana
Crispim França Luquetti, Clodoaldo Sanches Fofano e Roberta
Santana Barroso
235. Variação linguística: suas marcas na oralidade, valor
cultural e relação com a construção da identidade do indivíduo por meio do
gênero história em quadrinhos
Thalitta Mascarenhas Custódio Dias, Adélia
Maria Evangelista Azevedo, Adriana Lúcia de Escobar Chaves de Barros e Natalina Sierra Assêncio Costa
236. Variação linguística no livro didático de Língua Inglesa:
uma pesquisa bibliométrica
Vyvian França Souza Gomes Muniz, Eliana
Crispim França Luquetti, Sonia Maria
da Fonseca Souza e Lucas Capita
Quarto
237. Visibilidade versus
estigmatização das práticas de escrita de surdos em comentários do youtube
Ana Paula Saffe Mendes, Adalgisa
Aparecida de Oliveira e Elaine de Moraes Santos
238. Vivacidade e subversão de Caliban em “Tempestade”, de William Shakespeare
Beatriz Lourdes da Silva Santos e Naiana Siqueira
Galvão
239. Vozes no período da
colonização portuguesa no Brasil: o
multilinguismo dos primeiros dois séculos em terra brasílica
José Mario Botelho
INSTRUÇÕES
EDITORIAIS
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