EDITORIAL
01. A ideologia em campanhas
publicitárias de cosméticos: uma perspectiva da análise crítica do discurso
Gustavo Stef Lino da Silveira
02. A mulher no Rio de Janeiro do século XIX (“Lucíola”
e “Senhora”)
Tamara Cecília Rangel Gomes
03. A variação linguística em sala de
aula e o ensino de língua materna
Raniere Nunes da Silva e
Matheus Carvalho Lima
04. Afetos, erros e aprendizagens: a transdução como
processo de ensino da Língua Portuguesa
A Misleine Andrade Ferreira Peel e Luiz Roberto Peel Furtado de Oliveira
05. Cícero e as cartas sobre a guerra civil
Paulo Roberto Souza da Silva
06. Coerência textual e o trabalho com a leitura em sala de aula
Osvaldo Barreto Oliveira Júnior 07. “Compreendo, logo existo”: reflexões dialógicas sobre a indisciplina
escolar
Wilder Kleber Fernandes de Santana, Roneid Lopes Tavares e
Rafael Marques Garcia
08. Considerações sobre a edição crítica da obra Murmúrios e Outros Poemas, de Mariana Luz
Gabriela de Santana Oliveira
09. De mãe para filha epistolografia aristocrática e dinâmica social em Portugal no século XVIII
Ricardo Hiroyuki Shibata
10. Discutindo a gramática do português brasileiro a partir da novela “A Língua de Eulália”, de Marcos Bagno (2000)
Marcelo de Jesus de Oliveira e Debora
Rodrigues Ribeiro
11. Edição semidiplomática das certidões de óbito da Igreja Matriz São
Pedro e São Paulo e as denominações da causa morti
Luiz Felipe da Silva Nascimento,
Michely de Souza Lira e Antonieta Buriti de Souza Hosokawa
12. Formação de palavras, jogos e inteligências múltiplas
Felipe de Andrade Constancio,
Carlos Gustavo Camillo Pereira e Taís Turaça Arantes
13. Formação docente em língua portuguesa: um olhar reflexivo sobre método e prática Maria José Nélo, Nayara da Silva Queiroz e Gilvan Santos
Gonçalves
14. Gerador de memes: ferramenta metodológica para produção de conteúdo
contra a corrupção
Patricia Damasceno Fernandes
15. Introduções e considerações finais do gênero monografia: uma análise
das estratégias de referenciação e processos de retomada à luz da Linguística Textual
Gillvan Santos Gonçalves
16. La diaspora
italiana ottocentesca in Brasile e la formazione del talian come lingua di comunicazione tra gli immigrati
italiani in terre brasiliane
José Mario Botelho
17. Letramento
crítico nos livros didáticos de Língua Portuguesa: uma discussão necessária no
contexto do Ensino Médio
Bianca Corrêa Lessa Manoel e Márcio Luiz Corrêa Vilaça
18. Literatura-lúdico-educacional-infantil:
uma simbiose para uma pedagogia da imaginação, do brincar e da consolidação do
ato de ler
Jaqueline Oliva, Elissandro dos Santos Santana, Ana
Joaquina Amaral de Oliveira e Vera Lúcia Martins Liu
19. O partido dos deuses: um ensaio sobre a construção do discurso heroico
a partir de figuras clássicas no canto I d’Os Lusíada
João Paulo da Silva Nascimento e
Danielle Reis Araújo
20. O uso de mapas conceituais para aprendizagem de conceitos da seção
introdução do gênero monografia
Fabíola de Jesus Soares Santana,
Gilvan Santos Gonçalves e Nayara da Silva Queiroz
21. (Para não esquecer que) a luta de classes é o motor
da história: notas sobre Pêcheux e o materialismo histórico
Samuel Barbosa Silva, Wellton Silva de
Fátima e Éderson Luís Silveira
22. Referenciação no conto “A Cartomante”, de Machado
de Assis: produção de sentidos a partir da análise da construção da imagem de
personagens
Everaldo Lima de Araújo e Cássio Rodrigues Ramos
23. Rememoração
e narratividade: os contos e encantos dacomunidade tradicional pesqueira de Arraial
do Cabo
Manuela Chagas Manhães e Giovane do Nascimento
24. Revisitando
a escrita de João de Barros: uma análise do texto Diálogo em louvor da nossa
linguagem
Lucas Perroto Gonçalves
25. Uma
análise da criação lexical estilística no poema “Caso pluvioso”, de Carlos Drummond
de Andrade
Everton Lourenço da Silva Maximo
26. Uma análise do comportamento morfolexical do prefixo “ex-“ em unidades
lexicais neológicas do português brasileiro contemporâneo
João Henrique Lara Ganança
27. Variação linguística na escrita de estudantes das séries iniciais
Geisa Borges da Costa
RESENHA
28. Estudos
sobre a ordem das palavras em latim clássico em obra de Olga Spevak
José Mario Botelho
INSTRUÇÕES
EDITORIAIS
|