EDITORIAL
1. A aula de Língua Portuguesa: uma visão por meio das
lentes da Sociolinguística
Wanessa Rodovalho Melo Oliveira e Antonio
Carlos Santana de Souza
2. A construção do sentido em leitura: um estudo semiolinguístico
através das canções de Renato Russo
Alice Nunes Siqueira e Carmen Elena das Chagas
3. A construção do sentido em leitura: um estudo
semiolinguístico através dos poemas de Carlos Ddrummond de Andrade
Gabriel Souza José de Almeida e Carmen Elena das Chagas
4. A deslegitimação de ideologias patriarcais em
peças publicitárias de prevenção à violência contra mulheres da Prefeitura de
Salvador-BA
Nadia de Jesus Santos
5. A formação da identidade linguística do português falado
em Angola: uma revisão bibliográfica e notas sobre a sócio-história
Manoel Crispiniano Alves da Silva e Silvana
Silva de Farias Araujo
6. A influência da mídia na autoimagem de
adolescentes: uma análise do discurso nas redes sociais
Paulo Hernandes Gonçalves da Silva
7. A intencionalidade na produção do discurso de
Ariel versus Ace
Andréia Cristina de Souza
8. A linguística de corpus nas aulas de inglês para o Ensino Médio: uma análise da
língua via padrões-léxico-gramaticais
Annallena de Souza Guedes
09. A produção de sentidos no espaço urbano da cidade
de Salvador: um olhar no Bairro da Liberdade
Wesley
Bahia Machado e Gilberto
Nazareno Telles Sobral
10. A teatralidade em “Hamlet” e suas consequências
Thiago Martins Prado
11. A variação do sujeito nós
e a gente no português falado em Alagoinhas, Bahia
Fernanda Figueira Fonseca e Norma
da Silva Lopes
12. A variação na regência do verbo ir (de movimento) em Salvador
Marli Pereira Batista e Norma da
Silva Lopes
13. Análise do discurso nas relações interpessoais:
perspectivas dos adolescentes em redes sociais
Paulo Hernandes Gonçalves da Silva
14. As ações políticas no século xvi e a representatividade
na corte, em “Hamlet”
Adelson Oliveira Mendes e Thiago
Martins Prado
15. Atas da Instrução
Pública da Bahia no séc. XIX: o documento e o estudo dos campos léxicos
Cristina da Silva Cunha e Célia Marques
Telles
16. Com a palavra, os leitores: a recepção dos leitores/fãs fictícios de “Clube
da luta 2” e dos leitores empíricos sobre essa obra
Diane Nascimento de Oliveira e Thiago
Martins Prado
17. Comunidade de prática, indexicalidade e estilo:
subsídios teórico-metodológicos para uma pesquisa sociolinguística de terceira
onda
Carlos César Borges Nunes de Souza e Norma da
Silva Lopes
18. Descolonizando gênero: uma visão crítica à luz da Linguística
Aplicada crítica e da Análise do Discurso crítica
Denise Maria Oliveira Zoghbi
19. Discurso e ideologia: o caso de “Um sábado qualquer”
Clériston Jesus da Cruz e Gilberto
Nazareno Telles Sobra
20. Edição e estudo filológico de textos a partir do acervo Nivalda Costa
Débora de Souza
21. Educação sexual e mudanças sociais na página Quebrando o tabu e na série Sex education
Guianezza Mescherichia de Góis Saraiva Meira
22. Estratégias literárias em discursos econômicos
Thiago Martins Prado
23. Estudo semântico-cognitivo do trabalho nas redes
sociais
Eliane Santos Leite da Silva e Laura Fraiz
de Souza Fagundes
24. “Filologia: O que é e qual é o seu campo de atuação?”.
Um legado de Bruno Bassetto
José Mario Botelho
25. “Francisco da Costa da mina cheyo de bobas”;
“Constantino Mestiço [...] Caldeyreyro [...] e Xarameleyro”: exploração,
maus tratos e novas formas de sociabilidades na diáspora africana
Norma Suely da Silva Pereira
26. Gêneros digitais e o uso da LIBRAS no Instagram: a
participação da comunidade surda na
campanha de 2018
Ana Paula Saffe Mendes
27. Gêneros orais: ensino–aprendizagem nas aulas de Língua Portuguesa
Hilariana Santana da Silva Ferreira 28. Hipertexto como um modelo de leitura criativa no
aprendizado de LE
Maria Talita Rabelo Pinheiro e Nerivaldo
Alves Araújo
29. Historicidade e resistência: discursos em defesa de professores de educação especial no Facebook
Ana Beatriz S. Brandão de Souza, Elaine de Moares Santos e Amanda da Silva Duarte
30. Igreja e escravidão no período colonial: relação entre o clero e seus cativos
Rafaela Muniz de Andrade e Norma Suely
da Silva Pereira
31. La llorona no México e as damas de branco no Brasil:
proximidades, discurso e identidade
Maria Talita Rabelo Pinheiro e Nerivaldo
Alves Araújo
32. Leitura mediada com aluno especial
Carmem Cesarina Braga de Oliveira, Karina da Silva Souza, Tatiane Castro dos
Santos e Gisela
Maria de Lima Braga Penha
33. Linguagem, corporeidades e docilização de subjetividades no espaço escolar: dos
corpos dissidentes
Lisandra Amparo Ribeiro Pimentel e Gilberto
Nazareno Telles Sobral
34. Linguística Cognitiva e suas interfaces: concepções e abordagens
no estudo da BNCC
Carla Bianca Chagas de Jesus e Elisângela
Santana dos Santos
35. Linguística Computacional e transcrição de
manuscritos: tratamento de rascunhos de cartas para inserção em softwares
Stephanne da Cruz Santiago e Liliane
Lemos Santana Barreiros
36. Mash up
literário: repaginando “Senhora”,
de José de Alencar
Carolina Araújo Santiago Costa e Sayonara
Amaral de Oliveira
37. Mass media, mídias digitais, ensino e letramento digital: um percurso
do livro ao smartphone
Débora Oliveira Mota Leal
Pereira e Valquíria Claudete Machado Borba
38. Método comparativo: círculo vicioso
Wanessa Rodovalho Melo Oliveira e Antonio
Carlos Santana de Souza
39. O campo lexical dos santos
em “O sumiço da Santa”
Bianca Cerqueira Pereira e Maria da
Conceição Reis Teixeira
40. O campo lexical dos orixás em “O sumiço da Santa”
Luana Cristine da Silva e Maria da Conceição Reis
Teixeira
41. O discurso sobre a mulher na televisão brasileira: o caso esquadrão da moda
Iasmin Heck da Rocha, Daniele Ribeiro Fortuna e Dostoiewski
Mariatt de Oliveira Champangnatte
42. O efeito de verdade em formações discursivas no twitter: uma análise dos sentidos sobre a “Balbúrdia” das universidades públicas brasileira
Valesca Soares Consolaro
43. O ensino–aprendizagem da língua portuguesa escrita em contexto inclusivo: um estudo de caso
com alunos surdos e ouvintes
Jocelma Rodrigues dos Santos e Valquíria
Claudete Machado Borba
44. O letramento científico e a
multirreferencialidade na disciplina de História no Ensino Médio Integrado
Homero Gomes de Andrade e Maria de
Fátima Hanaque Campo
45. O léxico na Educação Básica: análise do PNLD/literário para o Ensino Médio na perspectiva do estudo do léxico para ensino–aprendizado do português
Elizabeth Mota Nazareth de Almeida, Liliane Lemos
Santana Barreiros e Patrício Nunes
Barreiros
46. O mundo dos animês: análise semiótica a partir dos estudos pierceanos do primeiro episódio de Don Drácula
Cristiane Gonçalves Lemes e Nataniel dos
Santos Gomes
47. O papel do paratexto no estudo da dinâmica toponímica
Iago Gusmão Santiago e Liliane Lemos
Santana Barreiros
48. O que você quer ser quando crescer? mudanças sociais e estereótipos na coleção “Barbie quero
ser”
Danielle Brito da Cunha e Guianezza Mescherichia de Góis Saraiva Meira
49. O tratamento da variação linguística no livro
didático do Ensino Fundamental
Jaqueline Pereira Bittencourt e Valquíria
Claudete Machado Borba
50. Os documentos manuscritos do judiciário em Sant’Anna do Catu oitocentista: olhares interdisciplinares
Fabrício dos Santos Brandão
51. Os zootopônimos do território de identidade Bacia do Jacuípe
Caroline Pereira Bomfim e Celina Márcia de Souza Abbade
52. Por uma edição crítica da gramática de anchieta
(1595)
Leonardo Ferreira Kaltner
53. Romà e gadji: uma
convivência fragmentada
Lorena Oliveira Tavares e Luciana
Sacramento Moreno Gonçalves
54. Schola aquitanica e
a gramática de despautério: intertextualidades
Melyssa Cardozo Silva dos Santos e Leonardo
Ferreira Kaltner
55. Sistema de confinamento e os efeitos de sentido sobre a língua guarani/kaiowá
Alexandra Aparecida de Araújo Figueiredo e Nara Maria Fiel de Quevedo Sgarbi
56. Tradução na Idade Média e os valores do Classicismo
Paulo Roberto Souza da Silva
57. Uma metodologia para a edição de textos do
século XX
Rosa Borges
INSTRUÇÕES
EDITORIAIS
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