EDITORIAL
01. A afro-brasilidade em sala de aula: por uma educação antirracista
Juliano Dumani e Cristina Prates
02. A aplicação de aulas práticas no ensino de Ciências e Biologia:
uma análise crítica
Luciana de Oliveira Silva, Roberta Aparecida
de Sales e Enderson
Tadeu de Assis dos Anjos
03. A autonomia feminina nos poemas “Aviso da lua que
mestrua” e “Safena”, de Elisa Lucinda
Brenda da Silva Dias e Luana Gonçalves da Silva e Rute Maria Chaves Pires
04. A BNCC e o ensino da Língua Portuguesa – reflexões
sobre estratégias, metodologias e mídias digitais
Moacir dos Santos da Silva e Sérgio Arruda
de Moura
05. A Cartinha com os preceitos e mandamentos da Santa Madre Igreja, de João de
Barros (1539), sob a ótica da Historiografia Linguística
Viviane Lourenço Teixeira
06. A Classe Média de
gramática nos colégios da Companhia de Jesus: uma análise do pensamento
linguístico jesuítico
Janaina Fernanda de Oliveira Lopes
07. A contextualização histórica das deficiências no Brasil:
a linguagem que perpassa a todos
Thamires Gomes da Silva Amaral Lessa, Aline Guerra Manssour Fraga e Viviane
de Oliveira Freitas Lione
08. A cultura francesa aos
olhos de dois portugueses: Eça de Queiroz e José
Soares da Cunha e Costa
Francine Nogueira Lamy Garcia Pinho e Silvia Alicia
Martínez
09. A desnaturalização do preconceito étnico-racial na escola: caminhos possíveis
Francisca Ramos-Lopes e João Batista
da Costa Junior
10. A diferenciação do agente em documentos do século XIX Patrick Pereira Campos Brito, Cristiane
Namiuti e Jorge Viana Santos
11. A dupla chama: o amor e o erotismo na construção poética
contemporânea
Elder Gonçalves Freitas e Iris Anita
Fabián Ramirez
12. A educação escolar indígena krahô na aldeia
Capitão do Campo
Raquel Palmeira de Oliveira Karajá, Adriano Dias Gomes
Karajá e Francisco Edviges Albuquerque
13. A formação de novos alunos escritores no
contexto digital
Ana Carolina Alves de Lima Oliveira e Andrea
Martins Lameirão Mateus
14. A gamificação como recurso pedagógico no incentivo à
leitura infantil
Pablo Mozer de Pinho e Giulia Silva de Almeida Pinho
15. A Grammatica portugueza, de Júlio Ribeiro, à luz da Historiografia Linguística
Cleide Melo
16. A imagem da mulher em
anúncios de cerveja: um estudo semiótico
Larissa Silva Pereira
17. A importância da produção textual nas aulas de Língua Portuguesa: a escrita como processo de
construção de sentidos
Claudia Lucia Coelho Lopes, Davi Pereira
Gome e Márcio Araújo de Melo
18. A importância do contexto sociocultural para a adequação da
língua escrita à concordância verbal de 3ª pessoa do plural
Eliara Rodrigues Duarte e Valéria Viana
Sousa
19. A importância do ensino de
oralidade no processo de alfabetização
Raquel França Freitas, Sonia Maria da
Fonseca Souza e Eliana Crispim
França Luquetti
20. A importânciado trabalho com gêneros permeados pelo tipo textual
narrativo para o desenvolvimento da oralidade na Escola Básica
Miliane Moreira Cardoso Vieira e Juliana Leal
Facundes
21. A individuação: uma reflexão ontológica acerca da língua em meio às noções de forma e informação
Carlos Eduardo Herculano Jardim e Luiz Roberto
Peel Furtado de Oliveira
22. A legitimação do constructo do falante nativo no
processo de comoditização da língua inglesa
Allan Cordeiro da Silveira
23. A leitura do texto imagético nas aulas de língua
portuguesa
Felipe Gonçalves Carneiro e Andreia
Nascimento Carmo
24. A leitura na/além da
escola: práticas de significação da realidade
Francisca Ramos-Lopes, Cleber Luiz de Sousa Lima e Hely
Cantalice Neto
25. A linguagem como atributo essencial para a existência
humana
Clodoaldo Sanches Fofano, Eliana
Crispim França Luquetti, Edilaine da Silva Freitas, Roberta Santana Barroso e Sinthia
Moreira Silva Ribeiro
26. A linguagem expressiva e sua inter-relação com o Carnaval do Município de São João da Barra-RJ: bloco “Indianos”
Jhonatan Martins e Lilian Sagio Cezar
27. A linguagem lúdica do jogo Just Dance como estratégia de ensino para aulas de dança no Curso de Graduação em Educação Física
Priscilla Gonçalves de Azevedo, João Luiz Lima
Marins e Bianka Pires André
28. A linha e o corte: análise do poema “Caso do vestido”
Brenda da Silva Dias e Kátia Carvalho da Silva Rocha
29. A Literatura Infantil e o lúdico no trabalho pedagógico: a aquisição
da leitura e a formação de leitores no contexto da pré-escola
Liz Daiana Tito Azeredo da Silva, Andrea Rose
Alves, Caroline de Almeida Delgado
e Carlos Henrique Medeiros de Souza
30. A literatura no ensino de Língua Portuguesa
Valdivina Telia Rosa de Melian e Andreia
Nascimento Carmo
31. A morte do deus-autor: o
uso de metalinguagem em “Clube da luta 2”
Diane Nascimento de Oliveira e Thiago
Martins Prado
32. A multimodalidade e a inovação nas práticas docentes com
foco na oralidade e escrita a partirdas mídias digitais
Amaro Sebastiao de Souza Quintino, Jackeline Barcelos Corrêa, Aline
Peixoto Vilaça Dias e Luiz Cláudio da Silva Velasco
33. A música “Cálice” como símbolo de resistência
política em um brasil marcado pela ditadura: uma análise crítico-discursiva
Thiago Costa da Silva e Cláudia Cristina Mendes Giesel
34. A nasalidade fonética das
vogais orais através de youtubers
cariocas e paulistanos
Letícia França Martins e Marli Hermenegilda Pereira
35. A pandemia e o saber literário: reflexões em tempos de pandemia
Moisés Pereira da Silva, Peterson
Gonçalves Teixeira, Fabrizia Miranda
de Alvarenga Dias e Crisóstomo Lima
do Nascimento
36. A perspectiva da linguagem não verbal nas Redes Sociais
Luciano Ribeiro da Silva, Luciano de Sousa
Moraes, Timóteo de Sousa Lemos, Vilma Pinheiro de Sousa e Paulo
Hernandes Gonçalves da Silva
37. A perspectivação conceptual de escravo em anúncios
de um jornal do século XIX
Luciel Pereira de Jesus e Elisangela Santana
dos Santos
38. A pichação
à luz da Análise do Discurso: uma proposta de
leitura
Cristina Lúcia de
Oliveira
39. A pintura como texto na semiótica greimasiana:
princípios gerais
Évelyn Coêlho Paini Webber
40. A Política Nacional de Educação Especial 2020:
como acontecimento enunciativo: efeitos de sentidos do discurso
político da Educação ex/inclusiva
Alliny Kássia da Silva e Janete Silva dos
Santos
41. A prática docente e a inclusão de alunos com transtorno
de deficit de atenção e hiperatividade – TDAH
Ana Luiza Barcelos Ribeiro e Bianka Pires André
42. A reescrita do texto: uma dimensão dialógica do discurso
como subsídio à redação do aluno do Ensino Fundamental
Maria Eduarda dos Santos Damiqui, Gianne Badino
Brasiella, Laryssa Gonçalves dos
Santos e Sérgio Arruda de Moura
43. A relação entre tecnologias, educação e ensino de língua
portuguesa em tempos da “Sars cov-2”
Antonio Cilírio da Silva
Neto e Ítalo Ramon Melo Lima
44. A representação das Ciências Humanas nas redes
sociais: discurso oficial e discurso ordinário
Matheus Henrique Leandro Garcia e Aline Saddi
Chaves
45. A representação feminina nas obras “A Moreninha”, de Joaquim
Manuel, e “A mão e a luva”, de Machado de Assis: Romantismo versus Realismo
Maria da Conceição Castro de Jesus e Iris Anita
Fabián Ramírez
46. A representação social da mulher na cozinha do Masterchef Brasil
Yasmim da Fonseca Wagner, Aline
das Graças Monteiro Miranda Barros e Rafaela Sepulveda Aleixo Lima
47. A Semântica no livro didático de Língua Portuguesa e a
significação dos relatos e mapas mentais dos catadores de açaí
Bruna Sousa dos Santos, Sirley Cunha de Sousa,
Sônia Maria Nogueira, Luciléia Ferreira Lopes Gonçalves e Fabrício França Costa
48. A Sociolinguística e a compreensão do autismo
Vanessa Franco Neves, Karinna Steves de Andrade Oliveira Ramos
e Neiva do Amaral Lemos Haddad
49. A temática do amor homossexual, na segunda Bucólica, de Virgílio
Tobias Vilhena de Moraes e Márcio
Luiz Moitinha Ribeiro
50. A transitividade verbal para além da Tradição Gramatical:
uma abordagem funcional(ista)
Simara Silva Pereira Carreiro e Valéria Viana
Sousa
51. A utilização dos
termos da informática nas redes sociais e o processo de aportuguesamento
Luís Alberto Libânio Lima, Douglas Ferreira
Chaves, Marcondes Coelho Feitoza, Pollyana Vieira de Abreu e Paulo
Hernandes Gonçalves da Silva
52. Abordagem toponímica na literatura dos viajantes
Verônica Ramalho Nunes e Victor Souza Barcelos
da Silva
53. Abordagem dos
conteúdos de Semântica no livro didático de Língua Portuguesa 9° ano em escolas
públicas de Imperatriz-MA
Elany Mirian da Silva dos Santos Aragão e Sônia Maria Nogueira
54. Admissibilidade e
julgamento: efeitos-sentido de unidade e de desconstrução
Thaiane Dutra Luz Costa, Milca Borges Luz, Naiara Morena Sebadelhe
Santos da Conceição e Maria da Conceição Fonseca-Silva
55. Alfabetização e letramento digital: um retrato do
trabalho docente no contexto pandêmico no Municipio de Campos dos Goytacazes-RJ
Ananda Dias Barcelos, Bianca Amaral Freitas,
Flávia Lopes Barbosa Siqueira e Raquel
França Freitas
56. Alfabetização e letramento na educação de jovens e adultos: uma análise das
possibilidades para um ensino profícuo
Helena Ribeiro Santana dos Santos, Sinthia Moreira
Silva Ribeiro, Marcella ManhãesVolino e Ana Beatriz Gofredo de
Souza
57. Análise acústica das vogais médias pré-tônicas
produzidas por falantes com t21
Lucrécia de Aquino Santos, Marian Oliveira e Vera
Pacheco
58. Análise da fala e da escrita de sujeitos egressos
do Ensino Médio sob a perspectiva da Sociolinguística
Ailton Soares Lopes, Alexandre da Silva Sousa e Márcia Suany Dias Cavalcante
59. Análise da variação linguística em fachadas comerciais
como proposta de letramento
Roniela Almeida Moreira, Beatriz
Santana do Carmo e Maria da Guia
Taveiro Silva
60. Análise de postagens sobre drogas
nas redes sociais
Aline Correia Silva de Oliveira, Israel de Paula Maia, Fernando
Gonçalves da Silva, José James Torres da Silva e Nahete de
Alcântara Silva Tamba
61. Análise dos discursos médicos na imprensa sobre a pandemia de
coronavírus Brasil
Renato da Silva
62. Análise entoacional em Santa Teresa-ES
Priscilla Gevigi de Andrade Majoni
63. Análise variacionista do fonema /R/ na comunidade de
Burarama, interior de Cachoeiro de Itapemirim-ES
Priscilla Gevigi de Andrade Majoni
64. As dimensões dialógicas da mediação de leituras
Giltânia de F. S. Nery
65. As experimentações cênicas de Bertolt Brecht
Roseli Bodnar e Nivaldo Monteiro Camilo da Silva Bodnar
66. As metodologias ativas aliadas às TDICS para potencialização da interação nas aulas
remotas de Língua Portuguesa e colaboração para uma aprendizagem significativa
Edilaine da Silva Freitas, Sérgio Arruda, Roberta Santana
Barroso e Vanessa Amaral Tinoco
67. As metodologias
ativas no processo de aprendizagem: uma abordagem teórica
Lucas Capita Quarto, Sônia Maria da Fonseca Souza, Cristina
de Fátima de Oliveira Brum Augusto de Souza, Clodoaldo Sanches Fofano e Fernanda
Castro Manhães
68. As mulheres no
papel: corpos e emoções nos diários de Ruth Bueno e Maria Helena Cardoso
Mariana Lamenha Farinha de Oliveira e Daniele
Ribeiro Fortuna
69. As não coincidências do dizer: análise enunciativa de
uma entrevista no programa Roda Viva
Laiza Rodrigues Oliveira e João de Deus
Leite
70. As postagens nas redes sociais sobre o uso de álcool
Luciana Pinto Fernandes, Décio Dias dos Reis,
Eliane Mittelstad Martins de Souza, Luciano Ferreira Gomes e Júlia
Alves Rodrigues Carvalhal
71. As reflexões sobre alfabetização e letramento na
formação pedagógica
Luiz Cláudio da Silva Velasco, Amaro Sebastiao de
Souza Quintino, Jackeline Barcelos
Corrêa e Aline Peixoto Vilaça Dias
72. As relações entre as
formas de ensinar alunos brasileiros e venezuelanos em uma escolamunicipal de
Boa Vista-RR
Regina Moura Damaceno
73. As variedades linguísticas na região Norte Fluminense: uma perspectiva sob o olhar das
professoras alfabetizadoras da rede de
ensino de Campos dos Goytacazes-RJ
Ananda Dias Barcelos, Bianca Amaral Freitas,
Flávia Lopes Barbosa Siqueira e Raquel
França Freitas
74. Atitudes linguísticas de alunos venezuelanos em relação à língua portuguesa
Sidneia Alves do Carmo e Elecy
Rodrigues Martins
75. Atlas linguístico do brasil e sua interface lexicográfica
Sânia Fontoura Fernandes e Liliana Paredes
Moreno
76. Audiodescrição:
recurso de acessibilidade em posts de
marcas de cosméticos no Instagram
Aline das Graças Monteiro
Miranda Barros, Rafaela Sepulveda Aleixo Lima e Yasmim
da Fonseca Wagner
77. Aulas de literatura no ensino médio: entre a
teoria e a prática
Graciane Martins da Silva e Elem Kássia Gomes
78. Base Nacional Comum Curricular, tecnologias digitais e língua
portuguesa: uma proposta para
leitura e produção textual
Beatriz Araújo de Rezende Neves, Cristiana
Barcelos da Silva, Rackel Peralva
Menezes Vasconcellos e Poliana Campos
Côrtes Luna
79. Booktube: um olhar para os gêneros advindos das tecnologias
digitais da informação e comunicação
Dayana Junqueira Ayres, Márcia Helena de Melo Pereira e Ana Claudia
Oliveira Azevedo
80. Carlos Drummond de andrade: a poesia e a imagem
Luciane Barros da Silva e Gilberto Freire de
Santana
81. Cartografando os neologismos na quarentena: ampliando o vocabulário
da língua portuguesa
Haline Janaína Franco Almeida e Luiz
Roberto Peel Furtado Furtado de Oliveira
82. Cegueira discursiva III: estudo de caso da não resposta
em discussões políticas no Whatsapp
Marcello Riella Benite e Sérgio Arruda de Moura
83. Classe, gênero e raça: análise do discurso de Carolina Maria de
Jesus em “Quarto de despejo”
Pauline Ildefonso, Shirlena Campos de Souza Amaral e Gizelya da Silva Morais
84. Clube de leitura do Campus Ipanguaçu-IFRN: uma
experiência na pandemia
Ângela Cláudia Rezende do Nascimento Rebouças, Francisco Humberlan
Arruda de Oliveira e Aline Peixoto Bezerra
85. Como anda o ensino de
Língua Portuguesa
Maria Lucia Mexias-Simon
86. Conceito de letramento e suas implicações linguísticas
Leila Cardoso Machado
87. Considerações sobre fake news nas redes sociais
Kairo Tavares Freire, Raimundo Pinho
Gondinho, Marcos Gonçalves da Silva, Patrícia Andrade Figueira
e Welmer Danilo Rodrigues Rocha
88. Considerações sobre a prosa e o poema de Barreiros Filho
Pedro Albeirice da Rocha
89. Contato linguístico português – espanhol: percepções
sobre a escrita de alunos do 5º ano de uma escola da rede municipal de boa vista-RR
Janaina de Souza Pereira
90. Contribuições
teórico-metodológicas para o ensino de Literatura na Educação de Jovens
e Adultos: relato de experiência docente
Antonia Aparecida Pereira Borges, Davi Pereira
Gomes e Eliane Cristina Testa
91. Crenças de professores acerca da oralidade em
língua inglesa: “O que os professores conhecem” e “O que os pressupostos teóricos
apontam” sobre o ensino–aprendizagem da oralidade em aulas de línguas estrangeiras?
Leodécio Martins Varela, Maria Beatriz
de Oliveira Araújo e Miriam Gurgel da
Silva
92. Crenças sobre o ensino/aprendizagem de Língua Inglesa
no Ensino Fundamental: algumas reflexões
Miliane Moreira Cardoso Vieira e Maria Dalva
Vieira da Silva
93. De 2003 a 2006: da posição-sujeito herói à
posição-sujeito vilão
Quelle Taísa da Chaga Oliveira, Maria da Conceição
Fonseca-Silva e Joseane Silva Bittencourt
94. De fanáticos a protagonistas: a escrita de fã na
subcultura real person fic
Beatriz Costa Garrido e Elizabeth Gonzaga de
Lima
95. De Iquique a Campo Grande a rota bioceânica numa
abordagem multissemiotica em quadrinho
Katia Juliane Lopes de Oliveira e Nataniel dos Santos Gomes
96. De letras e sons: o grito do sertão através da
voz e poesia de João do Vale
Maria Maryana de Castro Silva e Rute Maria Chaves Pires
97. “De repente, professor digital”: percepções de
professores alfabetizadores sobre o ensino remoto
Kessylen Carvalho Cardoso
Lopes de Souza, Luciana da Silva Almeida e Eliana Crispim França Luquetti
98. Defesa do trabalho infantil no Brasil
argumentação e sentidos
Florisbete de Jesus Silva
99. Democratização da leitura literária no espaço escolar:
um ato tão imprescindível quanto à alfabetização
Lohanna da Silva Azevedo e Elem Kássia Gomes
100. Desvendando sentidos à luz da Linguística da
Enunciação: análise de dispersões possíveis contidas num mesmo enunciado Priscila Venâncio Costa e Rosélia Sousa
Silva
101. Diálogo entre fábulas: a ação unitiva da prosopopeia
entre Esopo e fabulistas juvenis do século XXI
Erika Romana Lacerda Barbosa da Silva
102. Discursividades acerca do “gênero anúncio publicitário”
no livro didático de Português: efeitos da didatização
José de Alcântara Ribeiro da Silva e João de Deus Leite
103. Discursivizações sobre o texto no eixo análise
linguística/semió-tica na Base Nacional Comum Curricula
Gislaine de Paula Barbosa e Marizane
Magalhães de Oliveira
104. Discurso biográfico de (re)existência negra na poética sonora e imagética de “A mulher do fim do mundo”, de Elza Soares Lilian Castelo Branco de Lima e Gabriela da
Conceição Silva
105. Discurso, identidade e resistência: uma análise
crítica do posicionamento discursivo de pessoa em situação de rua
João Batista da Costa Júnior e Francisca Ramos-Lopes
106. Discursos
conservadores e
identidades na série “Sex education”
Vitória Ranner Pinheiro Pereira, Joyce Caroline
de Sousa e Guianezza Mescherichia de Góis Saraiva
Meira
107. Do poema para a imagem: as dessemelhanças na
adaptação cinematográfica “O vestido”
Tatiana Santos Oliveira e Kátia Carvalho da Silva Rocha
108. Edição filológica e estudo de marcas de inabilidade em
escrita alfabética em cartas pessoais baianas do século XX Patrícia Santos de Jesus Brito, Mariana
Fagundes de Oliveira Lacerda
109. Educação inclusiva para alunos com necessidades especiais de aprendizagem: um
contexto de sala de aula em período de pandemia”
Christiana Ribeiro Milito e Silvana Moreli
Vicente Dias
110. Efeito-sentido de honestidade no jogo
político-jurídico
Leandro Chagas Barbosa, Joseane Silva
Bittencourt e Maria da Conceição Fonseca-Silva
111. Efeitos de sentido na propaganda da nova previdência:
o jogo do dizer e do não dizer
Ana Claudia Martins de Oliveira, Érica de Cássia Maia
Ferreira Rodrigues e João de Deus Leite
112. Efeitos de sentido no processo de (re)nomeação de escolas públicas no maranhão: uma abordagem
sob o viés dos estudos toponímicos
André da Silva Santos, Deijeane Gomes
Morais e Karylleila dos Santos
Andrade
113. Emancipação feminina e mudanças socioculturais
em anúncios pu-blicitários da Batavo
à luz da Análise Crítica do Discurso Danielle Brito da Cunha e Guianezza
Mescherichia de Góis Saraiva Meira
114. Enquadrando o ensino de Matemática: uma relação entre números,
textos e desenhos
Vanuza Camargo Durães e Larissa
Beatriz Molgora
115. Entre o eco do beco e a
imensidão do horizonte: uma comparação entre “Poema do beco”, de Manuel
Bandeira, e “Beco”, de Sony Ferseck
Mariana Alcantara Vilarinho de Andrade
116. Entre versos e protestos: as produções artísticas como
retrato da sociedade brasileira durante a Ditadura Militar
Mércia Eloi da Silva, Jenaquiela Alves de
Sousa e Deivanira Vasconcelos Soares
117. Esquinas
da religião em Madureira: um levantamento lexical e contextual
Marcelo Vitor de Souza Paes e Dayhane
Alves Escobar Ribeiro Paes
118. Estímulo à leitura através de uma atividade gamificada
Pablo Mozer de Pinho e Giulia Silva de
Almeida Pinho
119. Estratégias de ficção para uma impressão do “real” esquizofrênico:
análise fílmica como
abordagem de ensino–aprendizagem
Talita da Silva Ernesto, Milena Ferreira Hygino
Nunes e Shayane Ferreira dos Santos
120. Estudo de caso: a evasão escolar do CTUR/UFRRJ”
Leticia Campos de Farias e Eulina
Coutinho Silva do Nascimento
121. Estudo toponímico do significado do nome “Cuiabá”
Ivanete Maria de Jesus e Carolina Akie Ochiai Seixas Lima
122. Fake news: o discurso de ódio e a liberdade de
expressão nas falas do Presidente da República
Claudia Lucia Coelho Lopes, Davi Pereira
Gome e Márcio Araújo de Melo
123. Funcionamento semântico-enunciativo de conjunções
coordenativas em texto jurídico vigente no Brasil contemporâneo
Jaqueline Cunha Ribeiro e Graciethe da
Silva de Souza, Liliana de
Almeida Nascimento Ferraz e Jorge Viana Santos
124. Gêneros escritos e orais na sala de aula:
aspectos teóricos e sequência didática na construção de um ensino profícuo
Sinthia Moreira Silva, Eliana Crispim França
Luquetti, Monique
Teixeira Crisóstomo e Rhaísa Sampaio
Bretas Barreto
125. Gramaticalização e variação na escola: a
realização do tempo verbal futuro do presente nas modalidades oral e escrita da
língua portuguesa
Ramilda Viana Gomes da Silva e Valéria Viana
Sousa
126. Gramaticografia latina: o conceito de “gramática”
donatiano presente em um códice medieval português
Stephanie Cunha dos Santos da Silva e Leonardo
Ferreira Kaltner
127. Grupo de habilidade de vida: o suicídio sob uma
perspectiva transdisciplinar em linguagens
Vanessa Cristina Alves da Silva
128. História em quadrinhos: estratégia para
envolvimento do aluno no processo educacional
Sergio Rafael Cortes de Oliveira e Tanisse Paes Bóvio
Barcelos Cortes
129. Humanismo, adaptabilidade e jesuítas: discursos
inaicianos em meio ao Novo Mundo
Leandro Garcia Pinho
130. Humor e crítica nos memes da pandemia de Covid-19: uma análise
dialógica
Milena dos Reis Insfran e Aline Saddi Chaves
131. “Iporã de lujo”: um olhar para a presença translíngue
e seus repertórios linguísticos em Jardim-MS
Florinda Ramona Jara dos Santos e Ruberval
Franco Maciel
132. Informação em épocas de pandemia: um olhar do ponto de vista da linguagem
voltada à comunicação em Saúde Pública
Sandro Omar de Oliveira Santos e Ruberval Franco Maciel
133. Interferência linguística em produções textuais e
processo avaliativo de alunos venezuelanos do 8° ano de uma escola pública de Boa
Vista-RR”
Francinete de Sousa Lima
134. João do Vale: a voz do sertão maranhense
Gabriel Alves da Silva e Rute Maria
Chaves Pires
135. Jonathan Swift com destino ao subúrbio carioca:
jornadas da educação brasileira no século XXI
Priscila Prado dos Santos Ferraz e Silvana Moreli
Vicente Dias
136. José Pereira da Silva e seu legado para as letras
Nataniel dos Santos Gomes
137. Leitura
como instrumento de emancipação
Dayane Pereira Barroso de Carvalho, Zanado Pavão Sousa
Mesquita e Maria da Guia Taveiro
Silva
138. Leitura do gênero conto na sala de aula: uma
proposta de intervenção para letramento literário em turmas
de 6º ano do Ensino Fundamental
Susineire Afonso Guimarães e Halysson F. Dias
Santos
139. Leitura, escrita e literatura na educação
básica: caminhos e práticas
Maria Betânia Almeida Pereira e Maria Isaura Rodrigues Pinto
140. Letramento literário e ensino: a perspectiva regional
e imagética em sala de aula
Andreia dos Santos Marques Amorim, Mariana Soares
dos Santos e Maria da Guia Taveiro
Silva
141. Letramento para a diversidade étnica no Ensino Fundamental:
análise de atividades de leitura e interpretação de textos literários com a
temática indígena
Lilian Castelo Branco de Lima e Tammy
Cristina Sousa Franco Oliveira
142. Letramentos multimodais e negociação
de sentidos acerca do tabagismo em uma escola estadual: expandindo perspectivas
por intermédio da linguagem
Vinícius de Oliveira Morais e Ruberval Franco Maciel
143. Língua estrangeira, currículo e motivação docente: uma
análise da percepção de ensino de inglês no anos finais do Ensino Fundamental
Rackel Peralva Menezes Vasconcellos, Poliana Campos Côrtes
Luna e Beatriz de Araújo Rezende Neves
144. Língua portuguesa e Ensino Médio: o que muda com
a implementação da Base Nacional Comum Curricular
Rysian Lohse Monteiro, Luciana da Silva Almeida e Eliana
Crispim França Luquetti
145. Língua única: o mito que apresenta preconceito linguístico nas classes
sociais
Luiza Pontes Silva Almeida e Silva, Sinthia Moreira Silva
Ribeiro, Ana Paula Jardim Curty de Souza e Camila Tavares Barreto
146. Linguagem uníssona: o empoderamento de autistas
na Internet
Fabrizia Miranda de
Alvarenga Dias, Moisés Pereira da Silva, Peterson Gonçalves
Teixeira e Beatriz
Araújo de Rezende Neves
147. Linguística Textual e produção de subjetividade:
análise da intenção pragmática contida em enunciados típicos e cotidianos da/na
linguagem de professores
Priscila Venâncio Costa e Rosélia Sousa
Silva
148. Literatura do testemunho no norte do Brasil: as marcas
da violência na literatura do Pará
César Alessandro Sagrillo Figueiredo e Jacielle da Silva Santos
149. Literatura e o ensino da Língua Portuguesa: o pensar de
uma nova geração
Peterson Gonçalves Teixeira, Moisés Pereira da Silva, Fabrizia Miranda de Alvarenga Dias e Crisóstomo Lima do Nascimento
150. Literatura indígena: a percepção das crianças alunas
do 6º e 7º anos do Ensino Fundamental sobre os contos indígenas trabalhados em
sala de aula pelos/pelas docentes
Luciane Barros da Silva, Lilian Castelo
Branco de Lima e Ilma Maria de
Oliveira Silva
151. Literatura indígena: descrição das características
dos contos de etnias brasileiras, organizados por Daniel Munduruku
Tatiana Santos Oliveira e Lilian Castelo Branco de Lima
152. Literatura infantil: J. Saramago, J. Borges, o lagarto e o devir-criança
Luiz Roberto Peel Furtado de Oliveira
153. literatura no Ensino Médio: uma revisão de
documentos oficiais
Penha Élida Ghiotto Tuão Ramos e Analice de
Oliveira Martins
154. Livro didático e educação inclusiva: um olhar
sobre a história das políticas públicas do material e livro didático
Alliny Kássia da Silva e Janete Silva dos
Santos
155. Makunaíma na sala de aula: os desafios do ensino de Literatura
na escola indígena Índio Marajó
Jeane Almeida da Silva e Maria do
Socorro Melo Araújo
156. Mecanismos de
classificação semântica: um estudo na toponímia de acidentes humanos rurais do
Município de Rio Negro-MS
Letícia Reis de Oliveira e Aparecida Negri Isquerdo
157. Metodologias ativas e educação corporativa
João Luiz Lima Marins, Priscilla
Gonçalves de Axevedo e Bianka Pires
André
158. Microtoponímia imperatrizense: os topos como ferramenta de resgate da história local
Raquel de Oliveira
Lima, Luana Gonçalves da Silva e Márcia Suany Dias Cavalcante
159. Narrativas de
professores de Inglês sobre suas experiências formadoras no exterior
Edna Sousa Cruz
160. O conceito de gramática na obra de João de Barros (1540) à luz da Historiografia
Linguística
Leonardo Ferreira Kaltner
161. O desenvolvimento e a evolução da escrita: o papel do
professor como mediador para a formação de leitores
Camila do Rosario Silva
Barreto, Nayara Felicíssimo Amaral, Sibele Souza Rodrigues
e Clodoaldo Sanches Fofano
162. O direito à Literatura: um relato de experiência sobre o
projeto “Remição da pena pela leitura” em uma unidade prisional masculina de Campos
dos Goytacaze
Caroline de Almeida Delgado, Liz Daiana
Tito Azeredo da Silva e Lucas Simão
da Silva Manhães
163. O discurso interativo de gilberto freyre em cenas do Modernismo brasileiro: uma análise
linguística do gênero artigo de opinião
Vitor de Carvalho Pinto, Marcela
Coitinho de Aquino e Castro e Silvana
Moreli Vicente Dias
164. O ensino das variações linguísticas em sala de aula por
meio do gênero história em quadrinhos
Thalitta Mascarenhas Custódio Dias
165. O ensino de gramática ainda
tem espaço na escola!?
Antonio Cilírio da Silva
Neto e Josimar Carvalho
Porto
166. O ensino de Língua Portuguesa como língua não
materna em Roraima: a inserção social do migrante sob uma perspectiva intercultural
Rafaela Tainan Silva de Carvalho
167. O ensino de Língua Portuguesa para alunos venezuelanos:
um olhar sobre as práticas educativas
Luciana Maria de Araújo Avelino
168. O errar na aprendizagem da língua portuguesa
Misleine Andrade Ferreira Peel, Patrícia Damas Beites
e Luiz Roberto Peel Furtado de Oliveira
169. O fazer sociolinguístico em tempos de pandemia:
adequações metodológicas
Daniel Abud Marques Robbin e Rosangela
Villa da Silva
170. O gênero discursivo publipost:
uma análise do discurso digital na rede social Instagram
Kemylla Diniz Cunha Alves e Aline Saddi Chaves
171. O hibridismo mediante o olhar de Bhabha e a questão da linguagem e identidade no pós-colonialismo
Sandra Regina Motta
172. O interior da matéria”, de Joaquim Cardozo e Roberto
Burle Marx
Yael Fernando Carvalho Torres
173. O jogo do leitor-detetive: um trabalho com leitura
literária para desenvolver habilidades de leitura e escrita
Patrícia Peres Ferreira
Nicolini
174. O letramento inclusivo da língua francesa em escolas públicas do Rio
de Janeiro
Suzana Darlen dos Santos Santaroni Teixeira
175. O massacre de Montreal: masculinidade hegemônica e
textos jornalísticos
Ana Carolina da Rocha, Daniele
Ribeiro Fortuna e Rosane Cristina de
Oliveira
176. O nascimento do monolinguismo: um parto nada natura
Deise Luci Pinto 177. O papel da escola em vencer o preconceito linguístico na
sociedade
Rafaela Rangel Hazelman, João Batista
da Silva Santos, Gabriela Taveira da Silva Mello
e Mariana Nogueira Pereira
178. O percurso do signo: estudo semiótico do conto “A
terceira margem do rio”, de João Guimarães Rosa
Priscila Mattos Monken e Fernanda
Renne Borges Sant’Ana de Menezes
179. O plano de estudos do Colégio de Guiena (1583): uma
análise sob a ótica da Historiografia Linguística
Melyssa Cardozo Silva dos Santos
180. O processo
de ensino da Língua Portuguesa em uma escola wapichana em Roraima
Naira Matias da Silva e Maria do Socorro Melo Araújo
181. O processo de desterritorialização do memes enquanto gênero textual: entrelaçamentos
Rafaela Sepulveda
Aleixo Lima, Aline das Graças Monteiro Miranda
Barros e Yasmim
da Fonseca Wagner
182. O processo de alfabetização
e letramento na Educação Infantil: desafios para o ensino em tempos de pandemia
Thalita Gomes Tavares Rangel, Melyssa Araújo Cabral
da Rocha, Júlia Rodrigues Manhães e João Batista da Silva Santos
183. O que dizem as pesquisas sobre o Português como Língua de Acolhimento – PLAc
Elândia Gomes Araújo e Cora Elena Gonzalo Zambrano
184. O reflexo do método positivista no ensino de Literatura:
o romance experimental de Émile Zola em foco
Carlos Wiennery da Rocha Moraes
185. O texto ficcional e os mundos imaginários
Ana Carolina Alves de Lima Oliveira e Andrea
Martins Lameirão Mateus
186. O tratamento da categoria sujeito na 37ª edição da Moderna gramática portuguesa, de Evanildo
Bechara
Karoline Silva Angelici
187. O uso de advérbios nos
textos publicitários
Clarise Cardoso Leal e Luiz Roberto Peel Furtado de Oliveira
188. “O velho que lia romance de amor”: o leitor que se
esforça pelo prazer estético
Carlos Wiennery da Rocha Moraes
189. “Oliver Twist”, de Charles Dickens, em adaptações para histórias em
quadrinhos: um projeto didático de leitura para sociedades multiletradas
Nathalia Arêa Leão Garcia de Souza e Silvana Moreli
Vicente Dias
190. Oralidade, leitura e produçao de textos escritos na
língua espanhola: sequência didática do gênero contos através de aulas virtuais
Teresinha Fernandes da Silva e Iris Anita
Fabián Ramírez
191. Orientações sobre a arte de amar: a metáfora
conceptual amor é arte e as representações de gênero nos relacionamentos
Ana Paula Ferreira
192. Os desafios do trabalho com
os Clássicos Universais
no estudo dos gêneros literários, no Ensino Fundamental II: relato de experiência no ensino remoto
Ana Lúcia Lima da Costa Schmidt
193. Os diferentes usos atribuídos ao verbo ter na fala de sertanejos do interior do
Rio Grande do Norte
Mizilene Kelly de Souza Bezerra e Luana
Járdila dos Santos Estevão
194. Os impactos da linguagem narrativa ilustrada como ferramenta pedagógica no ensino de Química
Manoel Garcia de Oliveira, Nayara
Fernanda Lisboa Garcia e Moacir
Pereira de Souza Filho
195. Os processos de
aprendizagem da criança na primeira infância e as leituras literárias como
impulsos expressivos para a vida
Viviane da Silva Brandão Cruz e Luiz Roberto Peel
Furtado de Oliveira
196. Os sete trovões em reino do amanhã, de Mark Waid
e Alex Ross: o signo simbólico na batalha épica entre Superman e Shazam
Vanderlis Legramante Barbosa e Eluiza
Bortolotto Ghizzi
197. Os textos conotativos e os denotativos: contribuições
pertinentes às práticas de leituras e produção de textos
Wandercy de Carvalho
198. Os usos de “você” e “cê” na fala popular de Salvador
Rosane Bispo dos Santos e Cristina dos Santos Carvalho
199. “Outros jeitos de usar a boca”, de Rupi Kaur: uma
leitura objetiva e subjetiva
Vanessa Rita de Jesus Cruz e Márcio Araújo
de Melo
200. Pantera Negra: fluxo discursivo e o delírio
figurativo, uma abordagem semiótica
Bruno Aguinaldo Feitosa
201. “Pátria minha”: sentidos de Brasil no livro didático
Lorena Ferreira Mafra, Júlia Bomfim Costa,
Maria Alice Santos Ferraz e Adilson Ventura
202. Pelo “face” lendo e discutindo “book”: análise da percepção dos alunos sobre as
contribuições do uso da rede social no letramento literário e na formação
profissional
Lilian Castelo Branco de Lima, Antonio Ismael Lopes de Sousa e Walquiria Lima da Costa
203. Percepção de nasalidade das vogais /aN/, /iN/ e uN/ do português brasileiro, seguidas de consoantes oclusivas:
resultado de testes de identificação
Maria das Graças Amaral de Souza, Vera Pacheco
e Marian
dos Santos Oliveira
204. Perspectivas pedagógicas a partir do ensino dos
gêneros discursivos: contribuições da Linguística Aplicada
Bruno Gomes Pereira e Nilsandra Martins de Castro
205. Perspectivas
da escrita dos adolescentes nas redes sociais
Wandson Mendes Pessoa, Regina Bastos Lima,
Andréia dos Santos Paixão, Elizeu
de Souza Farias e Eva Pereira da Costa
206. Poéticas da Ilha de São Vicente no rio Araguaia
e a produção da identidade quilombola
Luama Socio
207. Poetry Slam e a força da mulher
Alessandra Marques da Silva Fagundes
208. Polifuncionalidade
sintático-semântica do verbo
haver em português – uma visão
funcional
Bismarck Zanco de Moura
209. Polissemia e ambiguidade em livro didático do 3º ano, do Ensino Médio, adotado em Imperatriz-MA
Larissa de Farias Silveira, Débora Silva
Bastos Carvalho, Isabel Delice Gomes
Macedo e Sônia Maria Nogueira
210. Possibilidades multimodais do gênero digital chat
no aplicativo WhatsApp em contextos educativos de letramento digital
Roberta Santana
Barroso, Eliana Crispim
França Luquetti, Edilaine da
Silva Freitas e Vanessa Amaral Tinoco
211. Postura epistêmica dos condicionais linguísticos
Priscila Mattos Monken e Gilberto
Gomes
212. Potência de vozes negras na literatura feminina de Conceição
Evaristo
Edna Sousa Cruz e Eronilde dos Santos Cunha e Rute Maria Chaves Pires
213. Práticas de leitura e de escrita de cordéis em uma escola da zona rural
Angelita Gomes Fontenele Rodrigues da Cunha e Eliane Cristina Testa
214. Práticas pedagógicas de alfabetização e
letramento em uma escola municipal bilíngue
para surdos
Zanado Pavão Sousa Mesquita, Dayane Pereira
Barroso de Carvalho e Maria da Guia
Taveiro Silva
215. Preconceito de marca versus preconceito de
origem: uma análise do discurso sobre o caso de racismo envolvendo o jogador Neymar
Jr.
Raquel do Rosario Silva, Camila do Rosario Silva Barreto, Gabriela do Rosario Silva e Shirlena Campos de Souza Amaral
216. Presença de topônimos latinos nas Ilhas Britânicas
João Bittencourt de
Oliveira
217. Produção textual: gênese e processos de criação
Edina Regina Pugas Panichi
218. Professor-vilão? sentidos de professor na justificativa
de um projeto de lei do Programa Escola sem Partido
Danilo Sobral de Souza, Lívia Cristina de
Souza Sigliani, Lavínia Costa Sousa e Adilson Ventura
219. Pronomes átonos – comparações de uso em gênero textual acadêmico
Nelcicleia da Silva Tavares Honda
220. Prosódia de fala e gestos em diferentes subgêneros televisivos: análise dos comportamentos vocais e gestuais de Sandra Annenberg e Fátima Bernardes
Carmina Borges Rodrigues e Vera Pacheco
221. Prosódia do português de Timor-Leste comparada com as
demais variedades: um estudo
introdutório
Davi Borges de Albuquerque e Marco Barone
222. Público LGBT – do avanço dos direitos educacionais à sala de aula: um
caminho pouco percorrido
Deoclesionei Adriano Sanchez da Silva
223. “Quarto de despejo”: a escrevivência de Carolina Maria de Jesus sob a
ótica da análise de discurso crítica
Nadja Costa Linhares Fontes
224. Real Forte Príncipe da Beira: transcrição
comentada de um manuscrito de 1793
Camila
Viais Leite e Carolina Akie Ochiai Seixas Lima 225. Refletindo acerca da pesquisa-ação como métodos de conhecimento, aprendizagem e transformação
Elda Hipólito Simiema Gouvêa e Francisca
Veronica Feitosa Andrade
226. Reflexões acerca dos neologismos presentes na revista
Veja e o desenvolvimento da competência
lexical na Educação Básica
Wilian Sousa dos Reis, Beatriz Cabral Farias
e Márcia Suany Dias Cavalcante
227. Reflexões sobre o ensino de Língua Portuguesa:
uma análise de dois livros didáticos à luz dos PCN
Letícia Guedes Pimentel e Graziela Borguignon Mota
228. Reflexões sobre o ensino de Português como língua de acolhimento
sob a ótica da interculturalidade na Educação Básica em Roraima
Távine Cristina Ferreira Santos e Cora Elena Gonzalo Zambrano
229. Reflexões sobre o uso de regras não padrão, decorrente
da diferença dialetal, na escrita de alunos do 8º ano de uma escola pública de
Ensino Fundamental
Matheus Carvalho Lima e Maria da Guia Taveiro
Silva
230. Relato de experiência sobre
o curso Percepções, rizomas e afectos: as
fluências da experimentação gramatical em língua portuguesa
Layssa de Jesus Alves Duarte, Priscila Venâncio
Costa e Rosélia Sousa Silva
231. Religião,
fé e cultura popular em “Os Sertões” e
outras escritas
Gildeci de Oliveira Leite
232. Representações de Lampião na Literatura de
Cordel sob uma perspectiva discursiva
Angelita Gomes Fontenele
Rodrigues da Cunha e João
de Deus Leite
233. Representações da mitologia afro-brasileira em Lídia de Oxum
Ediane dos Santos Novaes e Gildeci de
Oliveira Leite
234. Resistência há quase um século: a Associação de Imprensa Campista e sua influência ao longo tempo
na construção e desenvolvimento do ethos
jornalístico local
Letícia Nunes Pessanha
235. Ressignificação do ensino da língua materna: o ensino
da normatividade gramatical a partir dos textos do livro didático do primeiro
ano do Ensino Médio
Eliane Miranda Machado
236. Romeno e português: breve abordagem comparativa
Juan Rodrigues da Cruz
237. Rota
bioceânica – Brasil e Paraguai – numa proposta
textual: Histórias em Quadrinhos (HQS) nas possibilidades da translinguagem
Antônia Aparecida da Silva Lemes e Nataniel dos Santos Gomes
238. Saberes em leitura a partir do descritores do “Avaliação
de língua portuguesa do SisAPTO”
Juliane Pereira Sales
239. Sentidos de língua brasileira de sinais na
mídia: uma análise semântico-enunciativa de
uma matéria da folha de S. Paulo
Marcelle
Bittencourt Xavier, Adilson Ventura, Érica Costa Rêgo e
Daniela Ribeiro de Jesus
240. Sentidos de mulher negra nos domínios da
temporalidade: uma escravidão ainda por findar-se (?)
Graciethe da Silva de Souza, Jaqueline Cunha Ribeiro,
Liliana de Almeida Nascimento Ferraz e Jorge Viana Santos
241. Ser negro no Brasil: possíveis sentidos de leitura no
poema “Você nunca esteve diante do horror”, de Lubi Prates
Leomar Alves de Sousa e Eliene
Cristina Testa
242. Silêncios e agressões: uma proposta de trabalho sobre
a imagem negra reproduzida nas obras literárias e seus impactos na formação
crítica do leitor-educando
Natália Felix Amaral
243. Sobre palavras e (con)textos: um olhar filológico
sobre um sumário de estupro de 1936
Daianna Quelle da Silva Santos da Silva, Rita de Cássia
Ribeiro de Queiroz e Aurelina Ariadne
Domingues
244. Tecnologias digitais como recurso pedagógico: da prática ao discurso de professores alfabetizadores
Camila
Rodrigues Viana e
Polliana Bezerra Ramos Moraes
245. Tendências contemporâneas na literatura brasileira:
uma reflexão dos “microrromances” “Pampa” e “Brejo” em “Mínimos, múltiplos,
comuns”
Antonio Cilírio da Silva
Neto, Lílian do Socorro
Bittencourt Amóras Pinto e Rute Maria Chaves Pires
246. Tradução latina do Livro de Isaac (cód. Plut.89 sup.96
da B.M.L): aspectos histórico
Vanessa Oliveira Silva Gama
247. Tramas de saberes & tradição: a percepção de jovens leitores sobre a literatura indígena no contexto da Educação
Básica
Walquiria Lima Costa e Lilian
Castelo Branco de Lima
248. Tramas folhetinescas de Jorge Amado: inscrições de gênero
Márcia Rios da Silva
249. Transcrição e edição
de uma carta manuscrita do século XVIII
Thaisa Maria Gazziero
Tomazi e Carolina Akie Ochiai Seixas Lima
250. Transdisciplinaridade: docência e aprendizagem na
perspectiva intercultural
Jocirley de Oliveira e Francisco Edviges Albuquerque
251. Transgêneros e o nome: os bastidores da
metamorfose
Marcia Teshima e Edina Regina Pugas Panichi
252. Travessias pedagógicas no ensinar e aprender literatura no âmbito das mídias digitais
Carlos Wiennery da Rocha Moraes
253. Um estudo de caso: a exclusão dos alunos do Ensino Médio em tempos de pandemia e seus entraves
Jackeline Barcelos Corrêa, Amaro
Sebastião Quintino, Aline Peixoto
Vilaça Dias e Luiz Cláudio da Silva Velasco
254. Um estudo sobre a polaridade negativa de indefinidos
na língua portuguesa em perspectiva diacrônica
Fernanda Gusmão Silva e
Cristiane Namiuti
255. Um eu todo retorcido: uma análise semiótica do poema de sete faces
Fernanda Martines de Araújo
256. Um menino, sua amiga, um
fichário... e o incentivo à leitura: experiências no ensino remoto
Rhaísa Sampaio Bretas Barreto, Priscila de Andrade Barroso Peixoto e Edma Regina Peixoto Barreto Caiafa
Balbi
257. Um olhar sobre a prática pedagógica da literatura na
educação infantil
Fernanda Garcia de Oliveira, Manoel Garcia de Oliveira e Fabiana Rodrigues dos Santos
258. Um passeio pelo manuscrito “Memorial de Aires”, de Machado de Assis
Fabiana da Costa Ferraz Patueli Lima
259. Um solfieri em “amorteamo”: uma análise comparativa do
goticismo fúnebre presente na personagem de “noite na taverna” e em gabriel, da
minissérie televisiva
Kayron Kaic da Silva Sousa, Gabriel Alves
da Silva e Gilberto Freire de Santana
260. Uma análise de recortes das redes sociais e a
violência provocada pelo cyberbullying
Luciane Silva da Costa, Rejane Marinho de
Sousa, Taísa Resende de Moraes Vieira, Locília de Jesus Silva Costa e Paulo Hernandes Gonçalves da Silva
261. Uma análise descritiva da interferência linguistíca do espanhol em textos escritos da língua portuguesa
Teresinha Fernandes da Silva e Elecy
Rodrigues Martins
262. Uma análise social e linguística dos discentes da EJA
sob a perspectiva da Teoria Variacionista – um estudo de caso
Gessica Brenda Lima da Silva
Coelho e Jeffrey Marley da Silva Miranda
263. Uma reflexão crítica sobre a literatura de indígenas
em sala de aula: o poder humanizador da literatura
Ivonete Nink Soares
264. Vantagens e desvantagens do
ensino híbrido no pós-pandemia: acontecimento discursivo e enunciativo
Maria Sueneide da Silva Colares
265. Variação diatópica: uma análise a partir dos trechos
das músicas de Luiz Gonzaga
Raniere Nunes da Silva, Gilberto Freire de
Santana e Matheus Carvalho Lima
266. Variação e gramaticalização: o caso de está/tá
na fala popular soteropolitana
Viviane Marcelina da Silva e Cristina dos
Santos Carvalho
267. Variação linguística no livro didático: sugestão
de rubrica avaliativa
Mayara Xavier Vito Pezarino, Joane Marieli
Pereira Caetano, Igor Pereira Muniz
e Lorrane Estacio do Prado da Silva
268. Variedade linguística, forró e gêneros
textuais: uma proposta de sequência didática com base no gênero canção
Marcela Coitinho de Aquino e
Castro e Graziela Mota
269. Vislumbre da
perspectiva docente sobre a inclusão de
alunos com tea: desafios e possibilidades
Ana Luiza Barcelos Ribeiro, Thamires Gomes da Silva
Amaral Lessa e Bianka Pires André
270. Vocalismo átono do português do Brasil
Bismarck Zanco de Moura
271. Vocativo em cartas régias portuguesas: uma análise semântico-enunciativa
Liliana de
Almeida Nascimento Ferraz, Graciethe da Silva de Souza, Jaqueline Cunha Ribeiro e Jorge Viana Santos
272. Vozes femininas da Ilha de São Vicente:
narrativas de luta e resistência
Edna Sousa Cruz, Bianca de Sousa Torres, Larissa Sá Mota e Milene Oliveira Assunção
273. Vozes que ecoam, as negras (r)existem: a literatura confessional de Alice
Walker e Carolina Maria de Jesus
Maria de Fátima Falcão, Naiana Siqueira Galvão e Samantha Leite de Macedo
274. Womanism x Utopia: breve diálogo em
torno da personagem Celie em “A cor púrpura”, de Alice Walker
Maria de Fátima Falcão e Naiana
Siqueira Galvão
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