formularios/adesao.php

Revista Philologus, Ano 26, n. 78 Suplemento, 2020

SUMÁRIO

EDITORIAL

01. A afro-brasilidade em sala de aula: por uma educação antirracista
Juliano Dumani e Cristina Prates

02. A aplicação de aulas práticas no ensino de Ciências e Biologia: uma análise crítica
Luciana de Oliveira Silva, Roberta Aparecida de Sales e Enderson Tadeu de Assis dos Anjos

03. A autonomia feminina nos poemas “Aviso da lua que mestrua” e “Safena”, de Elisa Lucinda
Brenda da Silva Dias e Luana Gonçalves da Silva e Rute Maria Chaves Pires

04. A BNCC e o ensino da Língua Portuguesa – reflexões sobre estratégias, metodologias e mídias digitais
Moacir dos Santos da Silva e Sérgio Arruda de Moura

05. A Cartinha com os preceitos e mandamentos da Santa Madre Igreja, de João de Barros (1539), sob a ótica da Historiografia Linguística
Viviane Lourenço Teixeira

06. Classe Média de gramática nos colégios da Companhia de Jesus: uma análise do pensamento linguístico jesuítico
Janaina Fernanda de Oliveira Lopes

07. A contextualização histórica das deficiências no Brasil: a linguagem que perpassa a todos
Thamires Gomes da Silva Amaral Lessa, Aline Guerra Manssour Fraga e Viviane de Oliveira Freitas Lione

08. cultura francesa aos olhos de dois portugueses: Eça de Queiroz e José Soares da Cunha e Costa
Francine Nogueira Lamy Garcia Pinho e Silvia Alicia Martínez

09. A desnaturalização do preconceito étnico-racial na escola: caminhos possíveis
Francisca Ramos-Lopes e João Batista da Costa Junior

10. A diferenciação do agente em documentos do século XIX
Patrick Pereira Campos Brito, Cristiane Namiuti e Jorge Viana Santos

11. A dupla chama: o amor e o erotismo na construção poética contemporânea
Elder Gonçalves Freitas e Iris Anita Fabián Ramirez

12. A educação escolar indígena krahô na aldeia Capitão do Campo
Raquel Palmeira de Oliveira Karajá, Adriano Dias Gomes Karajá e Francisco Edviges Albuquerque

13. A formação de novos alunos escritores no contexto digital
Ana Carolina Alves de Lima Oliveira e Andrea Martins Lameirão Mateus

14. A gamificação como recurso pedagógico no incentivo à leitura infantil
Pablo Mozer de Pinho e Giulia Silva de Almeida Pinho

15. A Grammatica portugueza, de Júlio Ribeiro, à luz da Historiografia Linguística
Cleide Melo

16. A imagem da mulher em anúncios de cerveja: um estudo semiótico
Larissa Silva Pereira

17. A importância da produção textual nas aulas de Língua Portuguesa: a escrita como processo de construção de sentidos
Claudia Lucia Coelho Lopes, Davi Pereira Gome e Márcio Araújo de Melo

18. A importância do contexto sociocultural para a adequação da língua escrita à concordância verbal de 3ª pessoa do plural
Eliara Rodrigues Duarte e Valéria Viana Sousa

19. A importância do ensino de oralidade no processo de alfabetização
Raquel França Freitas, Sonia Maria da Fonseca Souza e Eliana Crispim França Luquetti

20. A importânciado trabalho com gêneros permeados pelo tipo textual narrativo para o desenvolvimento da oralidade na Escola Básica
Miliane Moreira Cardoso Vieira e Juliana Leal Facundes

21. individuação: uma reflexão ontológica acerca da língua em meio às noções de forma e informação
Carlos Eduardo Herculano Jardim e Luiz Roberto Peel Furtado de Oliveira

22. A legitimação do constructo do falante nativo no processo de comoditização da língua inglesa
Allan Cordeiro da Silveira

23. A leitura do texto imagético nas aulas de língua portuguesa
Felipe Gonçalves Carneiro e Andreia Nascimento Carmo

24. A leitura na/além da escola: práticas de significação da realidade
Francisca Ramos-Lopes, Cleber Luiz de Sousa Lima e Hely Cantalice Neto

25. A linguagem como atributo essencial para a existência humana
Clodoaldo Sanches Fofano, Eliana Crispim França Luquetti, Edilaine da Silva Freitas, Roberta Santana Barroso e Sinthia Moreira Silva Ribeiro

26. A linguagem expressiva e sua inter-relação com o Carnaval do Município de São João da Barra-RJ: bloco “Indianos”
Jhonatan Martins e Lilian Sagio Cezar

27. A linguagem lúdica do jogo Just Dance como estratégia de ensino para aulas de dança no Curso de Graduação em Educação Física
Priscilla Gonçalves de Azevedo, João Luiz Lima Marins e Bianka Pires André

28. A linha e o corte: análise do poema “Caso do vestido”
Brenda da Silva Dias
e Kátia Carvalho da Silva Rocha

29. A Literatura Infantil e o lúdico no trabalho pedagógico: a aquisição da leitura e a formação de leitores no contexto da pré-escola
Liz Daiana Tito Azeredo da Silva
, Andrea Rose Alves, Caroline de Almeida Delgado e Carlos Henrique Medeiros de Souza

30. A literatura no ensino de Língua Portuguesa
Valdivina Telia Rosa de Melian e Andreia Nascimento Carmo

31. A morte do deus-autor: o uso de metalinguagem em “Clube da luta 2”
Diane Nascimento de Oliveira e Thiago Martins Prado

32. A multimodalidade e a inovação nas práticas docentes com foco na oralidade e escrita a partirdas mídias digitais
Amaro Sebastiao de Souza Quintino, Jackeline Barcelos Corrêa, Aline Peixoto Vilaça Dias e Luiz Cláudio da Silva Velasco

33. A música “Cálice” como símbolo de resistência política em um brasil marcado pela ditadura: uma análise crítico-discursiva
Thiago Costa da Silva e Cláudia Cristina Mendes Giesel

34. A nasalidade fonética das vogais orais através de youtubers cariocas e paulistanos
Letícia França Martins e Marli Hermenegilda Pereira

35. A pandemia e o saber literário: reflexões em tempos de pandemia
Moisés Pereira da Silva, Peterson Gonçalves Teixeira, Fabrizia Miranda de Alvarenga Dias e Crisóstomo Lima do Nascimento

36. A perspectiva da linguagem não verbal nas Redes Sociais
Luciano Ribeiro da Silva, Luciano de Sousa Moraes, Timóteo de Sousa Lemos, Vilma Pinheiro de Sousa e Paulo Hernandes Gonçalves da Silva

37. A perspectivação conceptual de escravo em anúncios de um jornal do século XIX
Luciel Pereira de Jesus e Elisangela Santana dos Santos

38. A pichação à luz da Análise do Discurso: uma proposta de leitura
Cristina Lúcia de Oliveira

39. A pintura como texto na semiótica greimasiana: princípios gerais
Évelyn Coêlho Paini Webber

40. A Política Nacional de Educação Especial 2020: como acontecimento enunciativo: efeitos de sentidos do discurso político da Educação ex/inclusiva
Alliny Kássia da Silva e Janete Silva dos Santos

41. A prática docente e a inclusão de alunos com transtorno de deficit de atenção e hiperatividade – TDAH
Ana Luiza Barcelos Ribeiro e Bianka Pires André

42. A reescrita do texto: uma dimensão dialógica do discurso como subsídio à redação do aluno do Ensino Fundamental
Maria Eduarda dos Santos Damiqui, Gianne Badino Brasiella, Laryssa Gonçalves dos Santos e Sérgio Arruda de Moura

43. A relação entre tecnologias, educação e ensino de língua portuguesa em tempos da “Sars cov-2”
Antonio Cilírio da Silva Neto e Ítalo Ramon Melo Lima

44. A representação das Ciências Humanas nas redes sociais: discurso oficial e discurso ordinário
Matheus Henrique Leandro Garcia e Aline Saddi Chaves

45. A representação feminina nas obras “A Moreninha”, de Joaquim Manuel, e “A mão e a luva”, de Machado de Assis: Romantismo versus Realismo
Maria da Conceição Castro de Jesus
e Iris Anita Fabián Ramírez

46. A representação social da mulher na cozinha do Masterchef Brasil
Yasmim da Fonseca Wagner, Aline das Graças Monteiro Miranda Barros e Rafaela Sepulveda Aleixo Lima

47. A Semântica no livro didático de Língua Portuguesa e a significação dos relatos e mapas mentais dos catadores de açaí
Bruna Sousa dos Santos, Sirley Cunha de Sousa, Sônia Maria Nogueira, Luciléia Ferreira Lopes Gonçalves e Fabrício França Costa

48. A Sociolinguística e a compreensão do autismo
Vanessa Franco Neves, Karinna Steves de Andrade Oliveira Ramos e Neiva do Amaral Lemos Haddad

49. A temática do amor homossexual, na segunda Bucólica, de Virgílio
Tobias Vilhena de Moraes e Márcio Luiz Moitinha Ribeiro

50. A transitividade verbal para além da Tradição Gramatical: uma abordagem funcional(ista)
Simara Silva Pereira Carreiro e Valéria Viana Sousa

51. A  utilização dos termos da informática nas redes sociais e o processo de aportuguesamento
Luís Alberto Libânio Lima, Douglas Ferreira Chaves, Marcondes Coelho Feitoza, Pollyana Vieira de Abreu e Paulo Hernandes Gonçalves da Silva

52. Abordagem toponímica na literatura dos viajantes
Verônica Ramalho Nunes e Victor Souza Barcelos da Silva

53. Abordagem dos conteúdos de Semântica no livro didático de Língua Portuguesa 9° ano em escolas públicas de Imperatriz-MA
Elany Mirian da Silva dos Santos Aragão e Sônia Maria Nogueira

54. Admissibilidade e julgamento: efeitos-sentido de unidade e de desconstrução
Thaiane Dutra Luz Costa, Milca Borges Luz, Naiara Morena Sebadelhe Santos da Conceição e Maria da Conceição Fonseca-Silva

55. Alfabetização e letramento digital: um retrato do trabalho docente no contexto pandêmico no Municipio de Campos dos Goytacazes-RJ
Ananda Dias Barcelos, Bianca Amaral Freitas, Flávia Lopes Barbosa Siqueira e Raquel França Freitas

56. Alfabetização e letramento na educação de jovens e adultos: uma análise das possibilidades para um ensino profícuo
Helena Ribeiro Santana dos Santos, Sinthia Moreira Silva Ribeiro, Marcella ManhãesVolino e Ana Beatriz Gofredo de Souza

57. Análise acústica das vogais médias pré-tônicas produzidas por falantes com t21
Lucrécia de Aquino Santos, Marian Oliveira e Vera Pacheco

58. Análise da fala e da escrita de sujeitos egressos do Ensino Médio sob a perspectiva da Sociolinguística
Ailton Soares Lopes, Alexandre da Silva Sousa e Márcia Suany Dias Cavalcante

59. Análise da variação linguística em fachadas comerciais como proposta de letramento
Roniela Almeida Moreira, Beatriz Santana do Carmo e Maria da Guia Taveiro Silva

60. Análise de postagens sobre drogas nas redes sociais
Aline Correia Silva de Oliveira
, Israel de Paula Maia, Fernando Gonçalves da Silva, José James Torres da Silva e Nahete de Alcântara Silva Tamba

61. Análise dos discursos médicos na imprensa sobre a pandemia de coronavírus Brasil
Renato da Silva

62. Análise entoacional em Santa Teresa-ES
Priscilla Gevigi de Andrade Majoni

63. Análise variacionista do fonema /R/ na comunidade de Burarama, interior de Cachoeiro de Itapemirim-ES
Priscilla Gevigi de Andrade Majoni

64. As dimensões dialógicas da mediação de leituras
Giltânia de F. S. Nery

65. As experimentações cênicas de Bertolt Brecht
Roseli Bodnar e Nivaldo Monteiro Camilo da Silva Bodnar

66. As metodologias ativas aliadas às TDICS para potencialização da interação nas aulas remotas de Língua Portuguesa e colaboração para uma aprendizagem significativa
Edilaine da Silva Freitas, Sérgio Arruda, Roberta Santana Barroso e Vanessa Amaral Tinoco

67. As metodologias ativas no processo de aprendizagem: uma abordagem teórica
Lucas Capita Quarto, Sônia Maria da Fonseca Souza, Cristina de Fátima de Oliveira Brum Augusto de Souza, Clodoaldo Sanches Fofano e Fernanda Castro Manhães

68. As mulheres no papel: corpos e emoções nos diários de Ruth Bueno e Maria Helena Cardoso
Mariana Lamenha Farinha de Oliveira
e Daniele Ribeiro Fortuna

69. As não coincidências do dizer: análise enunciativa de uma entrevista no programa Roda Viva
Laiza Rodrigues Oliveira e João de Deus Leite

70. As postagens nas redes sociais sobre o uso de álcool
Luciana Pinto Fernandes, Décio Dias dos Reis, Eliane Mittelstad Martins de Souza, Luciano Ferreira Gomes e Júlia Alves Rodrigues Carvalhal

71. As reflexões sobre alfabetização e letramento na formação pedagógica
Luiz Cláudio da Silva Velasco, Amaro Sebastiao de Souza Quintino, Jackeline Barcelos Corrêa e Aline Peixoto Vilaça Dias

72. As relações entre as formas de ensinar alunos brasileiros e venezuelanos em uma escolamunicipal de Boa Vista-RR
Regina Moura Damaceno

73. As variedades linguísticas na região Norte Fluminense: uma perspectiva sob o olhar das professoras alfabetizadoras da rede de ensino de Campos dos Goytacazes-RJ
Ananda Dias Barcelos
, Bianca Amaral Freitas, Flávia Lopes Barbosa Siqueira e Raquel França Freitas

74. Atitudes linguísticas de alunos venezuelanos em relação à língua portuguesa
Sidneia Alves do Carmo e Elecy Rodrigues Martins

75. Atlas linguístico do brasil e sua interface lexicográfica
Sânia Fontoura Fernandes e Liliana Paredes Moreno

76. Audiodescrição: recurso de acessibilidade em posts de marcas de cosméticos no Instagram
Aline das Graças Monteiro Miranda Barros, Rafaela Sepulveda Aleixo Lima e Yasmim da Fonseca Wagner

77. Aulas de literatura no ensino médio: entre a teoria e a prática
Graciane Martins da Silva e Elem Kássia Gomes

78. Base Nacional Comum Curricular, tecnologias digitais e língua portuguesa: uma proposta para leitura e produção textual
Beatriz Araújo de Rezende Neves, Cristiana Barcelos da Silva, Rackel Peralva Menezes Vasconcellos e Poliana Campos Côrtes Luna

79. Booktube: um olhar para os gêneros advindos das tecnologias digitais da informação e comunicação
Dayana Junqueira Ayres, Márcia Helena de Melo Pereira
e Ana Claudia Oliveira Azevedo

80. Carlos Drummond de andrade: a poesia e a imagem
Luciane Barros da Silva e Gilberto Freire de Santana

81. Cartografando os neologismos na quarentena: ampliando o vocabulário da língua portuguesa
Haline Janaína Franco Almeida e Luiz Roberto Peel Furtado Furtado de Oliveira

82. Cegueira discursiva III: estudo de caso da não resposta em discussões políticas no Whatsapp
Marcello Riella Benite  e Sérgio Arruda de Moura

83. Classe, gênero e raça: análise do discurso de Carolina Maria de Jesus em “Quarto de despejo”
Pauline Ildefonso
, Shirlena Campos de Souza Amaral e Gizelya da Silva Morais

84. Clube de leitura do Campus Ipanguaçu-IFRN: uma experiência na pandemia
Ângela Cláudia Rezende do Nascimento Rebouças
, Francisco Humberlan Arruda de Oliveira e Aline Peixoto Bezerra

85. Como anda o ensino de Língua Portuguesa
Maria Lucia Mexias-Simon

86. Conceito de letramento e suas implicações linguísticas
Leila Cardoso Machado

87. Considerações sobre fake news nas redes sociais
Kairo Tavares Freire
, Raimundo Pinho Gondinho, Marcos Gonçalves da Silva, Patrícia Andrade Figueira e Welmer Danilo Rodrigues Rocha

88. Considerações sobre a prosa e o poema de Barreiros Filho
Pedro Albeirice da Rocha

89. Contato linguístico português – espanhol: percepções sobre a escrita de alunos do 5º ano de uma escola da rede municipal de boa vista-RR
Janaina de Souza Pereira

90. Contribuições teórico-metodológicas para o ensino de Literatura na Educação de Jovens e Adultos: relato de experiência docente
Antonia Aparecida Pereira Borges, Davi Pereira Gomes e Eliane Cristina Testa

91. Crenças de professores acerca da oralidade em língua inglesa: “O que os professores conhecem” e “O que os pressupostos teóricos apontam” sobre o ensino–aprendizagem da oralidade em aulas de línguas estrangeiras?
Leodécio Martins Varela, Maria Beatriz de Oliveira Araújo e Miriam Gurgel da Silva

92. Crenças sobre o ensino/aprendizagem de Língua Inglesa no Ensino Fundamental: algumas reflexões
Miliane Moreira Cardoso Vieira
e Maria Dalva Vieira da Silva

93. De 2003 a 2006: da posição-sujeito herói à posição-sujeito vilão
Quelle Taísa da Chaga Oliveira, Maria da Conceição Fonseca-Silva e Joseane Silva Bittencourt

94. De fanáticos a protagonistas: a escrita de fã na subcultura real person fic
Beatriz Costa Garrido e Elizabeth Gonzaga de Lima

95. De Iquique a Campo Grande a rota bioceânica numa abordagem multissemiotica em quadrinho
Katia Juliane Lopes de Oliveira e Nataniel dos Santos Gomes

96. De letras e sons: o grito do sertão através da voz e poesia de João do Vale
Maria Maryana de Castro Silva e Rute Maria Chaves Pires

97. “De repente, professor digital”: percepções de professores alfabetizadores sobre o ensino remoto
Kessylen Carvalho Cardoso Lopes de Souza, Luciana da Silva Almeida e Eliana Crispim França Luquetti

98. Defesa do trabalho infantil no Brasil argumentação e sentidos
Florisbete de Jesus Silva

99. Democratização da leitura literária no espaço escolar: um ato tão imprescindível quanto à alfabetização
Lohanna da Silva Azevedo e Elem Kássia Gomes

100. Desvendando sentidos à luz da Linguística da Enunciação: análise de dispersões possíveis contidas num mesmo enunciado
Priscila Venâncio Costa e Rosélia Sousa Silva

101. Diálogo entre fábulas: a ação unitiva da prosopopeia entre Esopo e fabulistas juvenis do século XXI
Erika Romana Lacerda Barbosa da Silva

102. Discursividades acerca do “gênero anúncio publicitário” no livro didático de Português: efeitos da didatização
José de Alcântara Ribeiro da Silva e João de Deus Leite

103. Discursivizações sobre o texto no eixo análise linguística/semió-tica na Base Nacional Comum Curricula
Gislaine de Paula Barbosa e Marizane Magalhães de Oliveira

104. Discurso biográfico de (re)existência negra na poética sonora e imagética de “A mulher do fim do mundo”, de Elza Soares
Lilian Castelo Branco de Lima e Gabriela da Conceição Silva

105. Discurso, identidade e resistência: uma análise crítica do posicionamento discursivo de pessoa em situação de rua
João Batista da Costa Júnior
e Francisca Ramos-Lopes

106. Discursos conservadores e identidades na série “Sex education”
Vitória Ranner Pinheiro Pereira, Joyce Caroline de Sousa e Guianezza Mescherichia de Góis Saraiva Meira

107. Do poema para a imagem: as dessemelhanças na adaptação cinematográfica “O vestido”
Tatiana Santos Oliveira
e Kátia Carvalho da Silva Rocha

108. Edição filológica e estudo de marcas de inabilidade em escrita alfabética em cartas pessoais baianas do século XX
Patrícia Santos de Jesus Brito, Mariana Fagundes de Oliveira Lacerda

109. Educação inclusiva para alunos com necessidades especiais de aprendizagem: um contexto de sala de aula em período de pandemia
Christiana Ribeiro Milito e Silvana Moreli Vicente Dias

110. Efeito-sentido de honestidade no jogo político-jurídico
Leandro Chagas Barbosa, Joseane Silva Bittencourt e Maria da Conceição Fonseca-Silva

111. Efeitos de sentido na propaganda da nova previdência: o jogo do dizer e do não dizer
Ana Claudia Martins de Oliveira, Érica de Cássia Maia Ferreira Rodrigues e João de Deus Leite

112. Efeitos de sentido no processo de (re)nomeação de escolas públicas no maranhão: uma abordagem sob o viés dos estudos toponímicos
André da Silva Santos, Deijeane Gomes Morais e Karylleila dos Santos Andrade

113. Emancipação feminina e mudanças socioculturais em anúncios pu-blicitários da Batavo à luz da Análise Crítica do Discurso
Danielle Brito da Cunha e Guianezza Mescherichia de Góis Saraiva Meira

114. Enquadrando o ensino de Matemática: uma relação entre números, textos e desenhos
Vanuza Camargo Durães e Larissa Beatriz Molgora

115. Entre o eco do beco e a imensidão do horizonte: uma comparação entre “Poema do beco”, de Manuel Bandeira, e “Beco”, de Sony Ferseck
Mariana Alcantara Vilarinho de Andrade

116. Entre versos e protestos: as produções artísticas como retrato da sociedade brasileira durante a Ditadura Militar
Mércia Eloi da Silva
, Jenaquiela Alves de Sousa e Deivanira Vasconcelos Soares

117. Esquinas da religião em Madureira: um levantamento lexical e contextual
Marcelo Vitor de Souza Paes e Dayhane Alves Escobar Ribeiro Paes

118. Estímulo à leitura através de uma atividade gamificada
Pablo Mozer de Pinho e Giulia Silva de Almeida Pinho

119. Estratégias de ficção para uma impressão do “real” esquizofrênico: análise fílmica como abordagem de ensino–aprendizagem
Talita da Silva Ernesto
, Milena Ferreira Hygino Nunes e Shayane Ferreira dos Santos

120. Estudo de caso: a evasão escolar do CTUR/UFRRJ”
Leticia Campos de Farias
e Eulina Coutinho Silva do Nascimento

121. Estudo toponímico do significado do nome “Cuiabá”
Ivanete Maria de Jesus
e Carolina Akie Ochiai Seixas Lima

122. Fake news: o discurso de ódio e a liberdade de expressão nas falas do Presidente da República
Claudia Lucia Coelho Lopes, Davi Pereira Gome e Márcio Araújo de Melo

123. Funcionamento semântico-enunciativo de conjunções coordenativas em texto jurídico vigente no Brasil contemporâneo
Jaqueline Cunha Ribeiro e Graciethe da Silva de Souza, Liliana de Almeida Nascimento Ferraz e Jorge Viana Santos

124. Gêneros escritos e orais na sala de aula: aspectos teóricos e sequência didática na construção de um ensino profícuo
Sinthia Moreira Silva, Eliana Crispim França Luquetti, Monique Teixeira Crisóstomo e Rhaísa Sampaio Bretas Barreto

125. Gramaticalização e variação na escola: a realização do tempo verbal futuro do presente nas modalidades oral e escrita da língua portuguesa
Ramilda Viana Gomes da Silva e Valéria Viana Sousa

126. Gramaticografia latina: o conceito de “gramática” donatiano presente em um códice medieval português
Stephanie Cunha dos Santos da Silva e Leonardo Ferreira Kaltner

127. Grupo de habilidade de vida: o suicídio sob uma perspectiva transdisciplinar em linguagens
Vanessa Cristina Alves da Silva

128. História em quadrinhos: estratégia para envolvimento do aluno no processo educacional
Sergio Rafa
el Cortes de Oliveira
e Tanisse Paes Bóvio Barcelos Cortes

129. Humanismo, adaptabilidade e jesuítas: discursos inaicianos em meio ao Novo Mundo
Leandro Garcia Pinho

130. Humor e crítica nos memes da pandemia de Covid-19: uma análise dialógica
Milena dos Reis Insfran
e Aline Saddi Chaves

131. “Iporã de lujo”: um olhar para a presença translíngue e seus repertórios linguísticos em Jardim-MS
Florinda Ramona Jara dos Santos e Ruberval Franco Maciel

132. Informação em épocas de pandemia:  um olhar do ponto de vista da linguagem voltada à comunicação em Saúde Pública
Sandro Omar de Oliveira Santos e Ruberval Franco Maciel

133. Interferência linguística em produções textuais e processo avaliativo de alunos venezuelanos do 8° ano de uma escola pública de Boa Vista-RR”
Francinete de Sousa Lima

134. João do Vale: a voz do sertão maranhense
Gabriel Alves da Silva e Rute Maria Chaves Pires

135. Jonathan Swift com destino ao subúrbio carioca: jornadas da educação brasileira no século XXI
Priscila Prado dos Santos Ferraz e Silvana Moreli Vicente Dias

136. José Pereira da Silva e seu legado para as letras
Nataniel dos Santos Gomes

137. Leitura como instrumento de emancipação
Dayane Pereira Barroso de Carvalho, Zanado Pavão Sousa Mesquita e Maria da Guia Taveiro Silva

138. Leitura do gênero conto na sala de aula: uma proposta de intervenção para letramento literário em turmas de 6º ano do Ensino Fundamental
Susineire Afonso Guimarães e Halysson F. Dias Santos

139. Leitura, escrita e literatura na educação básica: caminhos e práticas
Maria Betânia Almeida Pereira
e Maria Isaura Rodrigues Pinto

140. Letramento literário e ensino: a perspectiva regional e imagética em sala de aula
Andreia dos Santos Marques Amorim, Mariana Soares dos Santos e Maria da Guia Taveiro Silva

141. Letramento para a diversidade étnica no Ensino Fundamental: análise de atividades de leitura e interpretação de textos literários com a temática indígena
Lilian Castelo Branco de Lima e Tammy Cristina Sousa Franco Oliveira

142. Letramentos multimodais e negociação de sentidos acerca do tabagismo em uma escola estadual: expandindo perspectivas por intermédio da linguagem
Vinícius de Oliveira Morais e Ruberval Franco Maciel

143. Língua estrangeira, currículo e motivação docente: uma análise da percepção de ensino de inglês no anos finais do Ensino Fundamental
Rackel Peralva Menezes Vasconcellos, Poliana Campos Côrtes Luna e Beatriz de Araújo Rezende Neves

144. Língua portuguesa e Ensino Médio: o que muda com a implementação da Base Nacional Comum Curricular
Rysian Lohse Monteiro, Luciana da Silva Almeida e Eliana Crispim França Luquetti

145. Língua única: o mito que apresenta preconceito linguístico nas classes sociais
Luiza Pontes Silva Almeida e Silva, Sinthia Moreira Silva Ribeiro, Ana Paula Jardim Curty de Souza e Camila Tavares Barreto

146. Linguagem uníssona: o empoderamento de autistas na Internet
Fabrizia Miranda de Alvarenga Dias, Moisés Pereira da Silva, Peterson Gonçalves Teixeira e Beatriz Araújo de Rezende Neves

147. Linguística Textual e produção de subjetividade: análise da intenção pragmática contida em enunciados típicos e cotidianos da/na linguagem de professores
Priscila Venâncio Costa e Rosélia Sousa Silva

148. Literatura do testemunho no norte do Brasil: as marcas da violência na literatura do Pará
César Alessandro Sagrillo Figueiredo e Jacielle da Silva Santos

149. Literatura e o ensino da Língua Portuguesa: o pensar de uma nova geração
Peterson Gonçalves Teixeira, Moisés Pereira da Silva, Fabrizia Miranda de Alvarenga Dias e Crisóstomo Lima do Nascimento

150. Literatura indígena: a percepção das crianças alunas do 6º e 7º anos do Ensino Fundamental sobre os contos indígenas trabalhados em sala de aula pelos/pelas docentes
Luciane Barros da Silva, Lilian Castelo Branco de Lima e Ilma Maria de Oliveira Silva

151. Literatura indígena: descrição das características dos contos de etnias brasileiras, organizados por Daniel Munduruku
Tatiana Santos Oliveira e Lilian Castelo Branco de Lima

152. Literatura infantil: J. Saramago, J. Borges, o lagarto e o devir-criança
Luiz Roberto Peel Furtado de Oliveira

153. literatura no Ensino Médio: uma revisão de documentos oficiais
Penha Élida Ghiotto Tuão Ramos e Analice de Oliveira Martins

154. Livro didático e educação inclusiva: um olhar sobre a história das políticas públicas do material e livro didático
Alliny Kássia da Silva
e Janete Silva dos Santos

155. Makunaíma na sala de aula: os desafios do ensino de Literatura na escola indígena Índio Marajó
Jeane Almeida da Silva e Maria do Socorro Melo Araújo

156. Mecanismos de classificação semântica: um estudo na toponímia de acidentes humanos rurais do Município de Rio Negro-MS
Letícia Reis de Oliveira e Aparecida Negri Isquerdo

157. Metodologias ativas e educação corporativa
João Luiz Lima Marins, Priscilla Gonçalves de Axevedo e Bianka Pires André

158. Microtoponímia imperatrizense: os topos como ferramenta de resgate da história local
Raquel de Oliveira Lima, Luana Gonçalves da Silva e Márcia Suany Dias Cavalcante

159. Narrativas de professores de Inglês sobre suas experiências formadoras no exterior
Edna Sousa Cruz

160. O conceito de gramática na obra de João de Barros (1540) à luz da Historiografia Linguística
Leonardo Ferreira Kaltner

161. O desenvolvimento e a evolução da escrita: o papel do professor como mediador para a formação de leitores
Camila do Rosario Silva Barreto, Nayara Felicíssimo Amaral, Sibele Souza Rodrigues e Clodoaldo Sanches Fofano

162. O direito à Literatura: um relato de experiência sobre o projeto “Remição da pena pela leitura” em uma unidade prisional masculina de Campos dos Goytacaze
Caroline de Almeida Delgado, Liz Daiana Tito Azeredo da Silva e Lucas Simão da Silva Manhães

163. O discurso interativo de gilberto freyre em cenas do Modernismo brasileiro: uma análise linguística do gênero artigo de opinião
Vitor de Carvalho Pinto, Marcela Coitinho de Aquino e Castro e Silvana Moreli Vicente Dias

164. O ensino das variações linguísticas em sala de aula por meio do gênero história em quadrinhos
Thalitta Mascarenhas Custódio Dias

165. O ensino de gramática ainda tem espaço na escola!?
Antonio Cilírio da Silva Neto e Josimar Carvalho Porto

166. O ensino de Língua Portuguesa como língua não materna em Roraima: a inserção social do migrante sob uma perspectiva intercultural
Rafaela Tainan Silva de Carvalho

167. O ensino de Língua Portuguesa para alunos venezuelanos: um olhar sobre as práticas educativas
Luciana Maria de Araújo Avelino

168. O errar na aprendizagem da língua portuguesa
Misleine Andrade Ferreira Peel, Patrícia Damas Beites e Luiz Roberto Peel Furtado de Oliveira

169. O fazer sociolinguístico em tempos de pandemia: adequações metodológicas
Daniel Abud Marques Robbin e Rosangela Villa da Silva

170. O gênero discursivo publipost: uma análise do discurso digital na rede social Instagram
Kemylla Diniz Cunha Alves e Aline Saddi Chaves

171. O hibridismo mediante o olhar de Bhabha e a questão da linguagem e identidade no pós-colonialismo
Sandra Regina Motta

172. O interior da matéria”, de Joaquim Cardozo e Roberto Burle Marx
Yael Fernando Carvalho Torres

173. O jogo do leitor-detetive: um trabalho com leitura literária para desenvolver habilidades de leitura e escrita
Patrícia Peres Ferreira Nicolini

174. letramento inclusivo da língua francesa em escolas públicas do Rio de Janeiro
Suzana Darlen dos Santos Santaroni Teixeira

175. O massacre de Montreal: masculinidade hegemônica e textos jornalísticos
Ana Carolina da Rocha, Daniele Ribeiro Fortuna e Rosane Cristina de Oliveira

176. O nascimento do monolinguismo: um parto nada natura
Deise Luci Pinto

177. O papel da escola em vencer o preconceito linguístico na sociedade
Rafaela Rangel Hazelman, João Batista da Silva Santos, Gabriela Taveira da Silva Mello e Mariana Nogueira Pereira

178. O percurso do signo: estudo semiótico do conto “A terceira margem do rio”, de João Guimarães Rosa
Priscila Mattos Monken e Fernanda Renne Borges Sant’Ana de Menezes

179. O plano de estudos do Colégio de Guiena (1583): uma análise sob a ótica da Historiografia Linguística
Melyssa Cardozo Silva dos Santos

180. O processo de ensino da Língua Portuguesa em uma escola wapichana em Roraima
Naira Matias da Silva e Maria do Socorro Melo Araújo

181. O processo de desterritorialização do memes enquanto gênero textual: entrelaçamentos
Rafaela Sepulveda Aleixo Lima, Aline das Graças Monteiro Miranda Barros e Yasmim da Fonseca Wagner

182. O processo de alfabetização e letramento na Educação Infantil: desafios para o ensino em tempos de pandemia
Thalita Gomes Tavares Rangel, Melyssa Araújo Cabral da Rocha, Júlia Rodrigues Manhães e João Batista da Silva Santos

183. O que dizem as pesquisas sobre o Português como Língua de Acolhimento – PLAc
Elândia Gomes Araújo e Cora Elena Gonzalo Zambrano

184. O reflexo do método positivista no ensino de Literatura: o romance experimental de Émile Zola em foco
Carlos Wiennery da Rocha Moraes

185. O texto ficcional e os mundos imaginários
Ana Carolina Alves de Lima Oliveira e Andrea Martins Lameirão Mateus

186. O tratamento da categoria sujeito na 37ª edição da Moderna gramática portuguesa, de Evanildo Bechara
Karoline Silva Angelici

187. O uso de advérbios nos textos publicitários
Clarise Cardoso Leal e Luiz Roberto Peel Furtado de Oliveira

188. “O velho que lia romance de amor”: o leitor que se esforça pelo prazer estético
Carlos Wiennery da Rocha Moraes

189. “Oliver Twist”, de Charles Dickens, em adaptações para histórias em quadrinhos: um projeto didático de leitura para sociedades multiletradas
Nathalia Arêa Leão Garcia de Souza e Silvana Moreli Vicente Dias

190. Oralidade, leitura e produçao de textos escritos na língua espanhola: sequência didática do gênero contos através de aulas virtuais
Teresinha Fernandes da Silva e Iris Anita Fabián Ramírez

191. Orientações sobre a arte de amar: a metáfora conceptual amor é arte e as representações de gênero nos relacionamentos
Ana Paula Ferreira

192. Os desafios do trabalho com os Clássicos Universais no estudo dos gêneros literários, no Ensino Fundamental II: relato de experiência no ensino remoto
Ana Lúcia Lima da Costa Schmidt

193. Os diferentes usos atribuídos ao verbo ter na fala de sertanejos do interior do Rio Grande do Norte
Mizilene Kelly de Souza Bezerra e Luana Járdila dos Santos Estevão

194. Os impactos da linguagem narrativa ilustrada como ferramenta pedagógica no ensino de Química
Manoel Garcia de Oliveira, Nayara Fernanda Lisboa Garcia e Moacir Pereira de Souza Filho

195. Os processos de aprendizagem da criança na primeira infância e as leituras literárias como impulsos expressivos para a vida
Viviane da Silva Brandão Cruz e Luiz Roberto Peel Furtado de Oliveira

196. Os sete trovões em reino do amanhã, de Mark Waid e Alex Ross: o signo simbólico na batalha épica entre Superman e Shazam
Vanderlis Legramante Barbosa e Eluiza Bortolotto Ghizzi

197. Os textos conotativos e os denotativos: contribuições pertinentes às práticas de leituras e produção de textos
Wandercy de Carvalho

198. Os usos de “você” e “cê” na fala popular de Salvador
Rosane Bispo dos Santos e Cristina dos Santos Carvalho

199. “Outros jeitos de usar a boca”, de Rupi Kaur: uma leitura objetiva e subjetiva
Vanessa Rita de Jesus Cruz e Márcio Araújo de Melo

200. Pantera Negra: fluxo discursivo e o delírio figurativo, uma abordagem semiótica
Bruno Aguinaldo Feitosa

201. “Pátria minha”: sentidos de Brasil no livro didático
Lorena Ferreira Mafra, Júlia Bomfim Costa, Maria Alice Santos Ferraz e Adilson Ventura

202. Pelo “face” lendo e discutindo “book”: análise da percepção dos alunos sobre as contribuições do uso da rede social no letramento literário e na formação profissional
Lilian Castelo Branco de Lima, Antonio Ismael Lopes de Sousa e Walquiria Lima da Costa

203. Percepção de nasalidade das vogais /aN/, /iN/ e  uN/ do português brasileiro, seguidas de consoantes oclusivas: resultado de testes de identificação
Maria das Graças Amaral de Souza, Vera Pacheco e Marian dos Santos Oliveira

204. Perspectivas pedagógicas a partir do ensino dos gêneros discursivos: contribuições da Linguística Aplicada
Bruno Gomes Pereira e Nilsandra Martins de Castro

205. Perspectivas da escrita dos adolescentes nas redes sociais
Wandson Mendes Pessoa, Regina Bastos Lima, Andréia dos Santos Paixão, Elizeu de Souza Farias e Eva Pereira da Costa

206. Poéticas da Ilha de São Vicente no rio Araguaia e a produção da identidade quilombola
Luama Socio

207. Poetry Slam e a força da mulher
Alessandra Marques da Silva Fagundes

208. Polifuncionalidade sintático-semântica do verbo haver em português – uma visão funcional
Bismarck Zanco de Moura

209. Polissemia e ambiguidade em livro didático do 3º ano, do Ensino Médio, adotado em Imperatriz-MA
Larissa de Farias Silveira, Débora Silva Bastos Carvalho, Isabel Delice Gomes Macedo e Sônia Maria Nogueira

210. Possibilidades multimodais do gênero digital chat no aplicativo WhatsApp em contextos educativos de letramento digital
Roberta Santana Barroso, Eliana Crispim França Luquetti, Edilaine da Silva Freitas e Vanessa Amaral Tinoco

211. Postura epistêmica dos condicionais linguísticos
Priscila Mattos Monken e Gilberto Gomes

212. Potência de vozes negras na literatura feminina de Conceição Evaristo
Edna Sousa Cruz e Eronilde dos Santos Cunha e Rute Maria Chaves Pires

213. Práticas de leitura e de escrita de cordéis em uma escola da zona rural
Angelita Gomes Fontenele Rodrigues da Cunha e Eliane Cristina Testa

214. Práticas pedagógicas de alfabetização e letramento em uma escola municipal bilíngue para surdos
Zanado Pavão Sousa Mesquita, Dayane Pereira Barroso de Carvalho e Maria da Guia Taveiro Silva

215. Preconceito de marca versus preconceito de origem: uma análise do discurso sobre o caso de racismo envolvendo o jogador Neymar Jr.
Raquel do Rosario Silva, Camila do Rosario Silva Barreto, Gabriela do Rosario Silva e Shirlena Campos de Souza Amaral

216. Presença de topônimos latinos nas Ilhas Britânicas
João Bittencourt de Oliveira

217. Produção textual: gênese e processos de criação
Edina Regina Pugas Panichi

218. Professor-vilão? sentidos de professor na justificativa de um projeto de lei do Programa Escola sem Partido
Danilo Sobral de Souza, Lívia Cristina de Souza Sigliani, Lavínia Costa Sousa e Adilson Ventura

219. Pronomes átonos – comparações de uso em gênero textual acadêmico
Nelcicleia da Silva Tavares Honda

220. Prosódia de fala e gestos em diferentes subgêneros televisivos: análise dos comportamentos vocais e gestuais de Sandra Annenberg e Fátima Bernardes
Carmina Borges Rodrigues e Vera Pacheco

221. Prosódia do português de Timor-Leste comparada com as demais variedades: um estudo introdutório
Davi Borges de Albuquerque e Marco Barone

222. Público LGBT – do avanço dos direitos educacionais à sala de aula: um caminho pouco percorrido
Deoclesionei Adriano Sanchez da Silva

223. “Quarto de despejo”: a escrevivência de Carolina Maria de Jesus sob a ótica da análise de discurso crítica
Nadja Costa Linhares Fontes

224. Real Forte Príncipe da Beira: transcrição comentada de um manuscrito de 1793
Camila Viais Leite e Carolina Akie Ochiai Seixas Lima

225. Refletindo acerca da pesquisa-ação como métodos de conhecimento, aprendizagem e transformação
Elda Hipólito Simiema Gouvêa e Francisca Veronica Feitosa Andrade

226. Reflexões acerca dos neologismos presentes na revista Veja e o desenvolvimento da competência lexical na Educação Básica
Wilian Sousa dos Reis, Beatriz Cabral Farias e Márcia Suany Dias Cavalcante

227. Reflexões sobre o ensino de Língua Portuguesa: uma análise de dois livros didáticos à luz dos PCN
Letícia Guedes Pimentel
e Graziela Borguignon Mota

228. Reflexões sobre o ensino de Português como língua de acolhimento sob a ótica da interculturalidade na Educação Básica em Roraima
Távine Cristina Ferreira Santos e Cora Elena Gonzalo Zambrano

229. Reflexões sobre o uso de regras não padrão, decorrente da diferença dialetal, na escrita de alunos do 8º ano de uma escola pública de Ensino Fundamental
Matheus Carvalho Lima e Maria da Guia Taveiro Silva

230. Relato de experiência sobre o curso Percepções, rizomas e afectos: as fluências da experimentação gramatical em língua portuguesa
Layssa de Jesus Alves Duarte, Priscila Venâncio Costa e Rosélia Sousa Silva

231. Religião, fé e cultura popular em “Os Sertões” e outras escritas
Gildeci de Oliveira Leite

232. Representações de Lampião na Literatura de Cordel sob uma perspectiva discursiva
Angelita Gomes Fontenele Rodrigues da Cunha e João de Deus Leite

233. Representações da mitologia afro-brasileira em Lídia de Oxum
Ediane dos Santos Novaes e Gildeci de Oliveira Leite

234. Resistência há quase um século: a Associação de Imprensa Campista e sua influência ao longo tempo na construção e desenvolvimento do ethos jornalístico local
Letícia Nunes Pessanha

235. Ressignificação do ensino da língua materna: o ensino da normatividade gramatical a partir dos textos do livro didático do primeiro ano do Ensino Médio
Eliane Miranda Machado

236. Romeno e português: breve abordagem comparativa
Juan Rodrigues da Cruz

237. Rota bioceânica – Brasil e Paraguai – numa proposta textual: Histórias em Quadrinhos (HQS) nas possibilidades da translinguagem
Antônia Aparecida da Silva Lemes e Nataniel dos Santos Gomes

238. Saberes em leitura a partir do descritores do “Avaliação de língua portuguesa do SisAPTO”
Juliane Pereira Sales

239. Sentidos de língua brasileira de sinais na mídia: uma análise semântico-enunciativa de uma matéria da folha de S. Paulo
Marcelle Bittencourt Xavier, Adilson Ventura, Érica Costa Rêgo e  Daniela Ribeiro de Jesus

240. Sentidos de mulher negra nos domínios da temporalidade: uma escravidão ainda por findar-se (?)
Graciethe da Silva de Souza, Jaqueline Cunha Ribeiro, Liliana de Almeida Nascimento Ferraz e Jorge Viana Santos

241. Ser negro no Brasil: possíveis sentidos de leitura no poema “Você nunca esteve diante do horror”, de Lubi Prates
Leomar Alves de Sousa e Eliene Cristina Testa

242. Silêncios e agressões: uma proposta de trabalho sobre a imagem negra reproduzida nas obras literárias e seus impactos na formação crítica do leitor-educando
Natália Felix Amaral

243. Sobre palavras e (con)textos: um olhar filológico sobre um sumário de estupro de 1936
Daianna Quelle da Silva Santos da Silva, Rita de Cássia Ribeiro de Queiroz e Aurelina Ariadne Domingues

244. Tecnologias digitais como recurso pedagógico: da prática ao discurso de professores alfabetizadores
Camila Rodrigues Viana e Polliana Bezerra Ramos Moraes

245. Tendências contemporâneas na literatura brasileira: uma reflexão dos “microrromances” “Pampa” e “Brejo” em “Mínimos, múltiplos, comuns”
Antonio Cilírio da Silva Neto, Lílian do Socorro Bittencourt Amóras Pinto e Rute Maria Chaves Pires

246. Tradução latina do Livro de Isaac (cód. Plut.89 sup.96 da B.M.L): aspectos histórico
Vanessa Oliveira Silva Gama

247. Tramas de saberes & tradição: a percepção de jovens leitores sobre a literatura indígena no contexto da Educação Básica
Walquiria Lima Costa e Lilian Castelo Branco de Lima

248. Tramas folhetinescas de Jorge Amado: inscrições de gênero
Márcia Rios da Silva

249. Transcrição e edição de uma carta manuscrita do século XVIII
Thaisa Maria Gazziero Tomazi e Carolina Akie Ochiai Seixas Lima

250. Transdisciplinaridade: docência e aprendizagem na perspectiva intercultural
Jocirley de Oliveira
e Francisco Edviges Albuquerque

251. Transgêneros e o nome: os bastidores da metamorfose
Marcia Teshima e Edina Regina Pugas Panichi

252. Travessias pedagógicas no ensinar e aprender literatura no âmbito das mídias digitais
Carlos Wiennery da Rocha Moraes

253. Um estudo de caso: a exclusão dos alunos do Ensino Médio em tempos de pandemia e seus entraves
Jackeline Barcelos Corrêa, Amaro Sebastião Quintino, Aline Peixoto Vilaça Dias e Luiz Cláudio da Silva Velasco

254. Um estudo sobre a polaridade negativa de indefinidos na língua portuguesa em perspectiva diacrônica
Fernanda Gusmão Silva
e Cristiane Namiuti

255. Um eu todo retorcido: uma análise semiótica do poema de sete faces
Fernanda Martines de Araújo

256. Um menino, sua amiga, um fichário... e o incentivo à leitura: experiências no ensino remoto
Rhaísa Sampaio Bretas Barreto, Priscila de Andrade Barroso Peixoto e Edma Regina Peixoto Barreto Caiafa Balbi

257. Um olhar sobre a prática pedagógica da literatura na educação infantil
Fernanda Garcia de Oliveira, Manoel Garcia de Oliveira e Fabiana Rodrigues dos Santos

258. Um passeio pelo manuscrito “Memorial de Aires”, de Machado de Assis
Fabiana da Costa Ferraz Patueli Lima

259. Um solfieri em “amorteamo”: uma análise comparativa do goticismo fúnebre presente na personagem de “noite na taverna” e em gabriel, da minissérie televisiva
Kayron Kaic da Silva Sousa, Gabriel Alves da Silva e Gilberto Freire de Santana

260. Uma análise de recortes das redes sociais e a violência provocada pelo cyberbullying
Luciane Silva da Costa, Rejane Marinho de Sousa, Taísa Resende de Moraes Vieira, Locília de Jesus Silva Costa  e Paulo Hernandes Gonçalves da Silva

261. Uma análise descritiva da interferência linguistíca do espanhol em textos escritos da língua portuguesa
Teresinha Fernandes da Silva
e Elecy Rodrigues Martins

262. Uma análise social e linguística dos discentes da EJA sob a perspectiva da Teoria Variacionista – um estudo de caso
Gessica Brenda Lima da Silva Coelho e Jeffrey Marley da Silva Miranda

263. Uma reflexão crítica sobre a literatura de indígenas em sala de aula: o poder humanizador da literatura
Ivonete Nink Soares

264. Vantagens e desvantagens do ensino híbrido no pós-pandemia: acontecimento discursivo e enunciativo
Maria Sueneide da Silva Colares

265. Variação diatópica: uma análise a partir dos trechos das músicas de Luiz Gonzaga
Raniere Nunes da Silva, Gilberto Freire de Santana e Matheus Carvalho Lima

266. Variação e gramaticalização: o caso de está/tá na fala popular soteropolitana
Viviane Marcelina da Silva e Cristina dos Santos Carvalho

267. Variação linguística no livro didático: sugestão de rubrica avaliativa
Mayara Xavier Vito Pezarino, Joane Marieli Pereira Caetano, Igor Pereira Muniz e Lorrane Estacio do Prado da Silva

268. Variedade linguística, forró e gêneros textuais: uma proposta de sequência didática com base no gênero canção
Marcela Coitinho de Aquino e Castro e Graziela Mota

269. Vislumbre da perspectiva docente sobre a inclusão de alunos com tea: desafios e possibilidades
Ana Luiza Barcelos Ribeiro, Thamires Gomes da Silva Amaral Lessa e Bianka Pires André

270. Vocalismo átono do português do Brasil
Bismarck Zanco de Moura

271. Vocativo em cartas régias portuguesas: uma análise semântico-enunciativa
Liliana de Almeida Nascimento Ferraz, Graciethe da Silva de Souza, Jaqueline Cunha Ribeiro e Jorge Viana Santos

272. Vozes femininas da Ilha de São Vicente: narrativas de luta e resistência
Edna Sousa Cruz, Bianca de Sousa Torres, Larissa Sá Mota e Milene Oliveira Assunção

273. Vozes que ecoam, as negras (r)existem: a literatura confessional de Alice Walker e Carolina Maria de Jesus
Maria de Fátima Falcão, Naiana Siqueira Galvão e Samantha Leite de Macedo

274. Womanism x Utopia: breve diálogo em torno da personagem Celie em “A cor púrpura”, de Alice Walker
Maria de Fátima Falcão e  Naiana Siqueira Galvão




INSTRUÇÕES EDITORIAIS

VOLUME COMPLETO PDF
EBOOK