EDITORIAL
01. A aula prática como ferramenta pedagógica na educação
básica, com ênfase no ensino de Ciências e Biologia: uma revisão da literatura
Luciana de Oliveira Silva, Roberta
Aparecida de Sales e Enderson Tadeu de Assis dos Anjos
02. A decolonialidade
no ensino de Língua Inglesa: o professor, o estudante e os conteúdos presentes
no livro didático
Renata Pessoa Silva e Adriana L. E. Chaves de Barros
03. A diferença entre Filologia e Linguística a partir do
trabalho do filólogo
José Mario Botelho
04. A diversidade da
língua portuguesa em meio às mídias digitais
Camila do Rosario Silva Barreto, Helena Sant’Ana dos
Santos Ribeiro e Sinthia Moreira Silva
05. A errância na
aprendizagem da matemática e da língua portuguesa sob uma filosofia dos afetos
Misleine Andrade Ferreira Peel, Patrícia Damas Beites
e Luiz
Roberto Peel Furtado de Oliveira
06. A fase heurística no Schola
Aquitanica: etapas para tradução do
plano de estudos do Colégio de Guiena
Melyssa Cardozo Silva dos Santos e Leonardo
Ferreira Kaltner
07. A figura feminina
no conto “la vitrola”, da escritora Josefina Plá
Tais Turaça Arantes, Felipe de Andrade Constancio e Carlos Gustavo Camillo Pereira
08. A herança
africana em aspectos fonéticos e fonológicos de músicas regionais populares
brasileiras
Pedro Paulo de Souza Fattori
09. A hierotoponímia no município de Vigia de Nazaré
Laís de Nazaré dos Santos Santos e Carmen Lúcia Reis Rodrigues
10. A identidade da personagem Mariano no romance “Um rio
chamado tempo, uma casa chamada terra”, de Mia Couto: interfaces linguísticas e
literárias Vanessa Stephany Silva Pinheiro Freitas e Carlos Borges Júnior
11. A importância da memória operacional do idoso e a
influência na linguagem
Juliana da Conceição Sampaio Lóss, Cristina de
Fátima de Oliveira Brum Augusto de Souza e Rosalee dos Santos Crespo Istoe
12. A influência da Filologia Germânica na obra de
Manuel Said Ali
Nayara Pinto Friess
13. A língua latina, suas variedades e importância
para o mundo ocidental
Layssa de Jesus Alves Duarte, Luiz Roberto Peel Furtado de Oliveira, Elisama Castro e Juliana
Noleto
14. A linguagem figurada em “A história de uma hora”, de Kate
Chopin: o efeito da ironia
Daryjane Pereira Costa, Miriam Gurgel
da Silva e Meire Celedonio da Silva
15. A linguagem
metafórica presente na obra “Vidas secas”: uma análise das dificuldades
comunicativas e sociais dos personagens
Moyana Mariano Robles Lessa, Juliana da
Conceição Sampaio Lóss, Alinne
Arquette Leite Novais e Carlos
Henrique Medeiros de Souza
16. A linguagem oral em Quissamã
Carmen Elena das Chagas
17. A memória como testemunho: diálogos entre Literatura e Semiótica
na obra “É isto um homem?”, de Primo Levi
Mônica Assunção Mourão e César
Alessandro Sagrillo Figueiredo
18. A narratividade e a
instância discursiva “eu” em um estudo neurolinguístico sobre Alzheimer
Iva Ribeiro Cota, Daniely Martins dos Santos Ferraz e Nirvana Ferraz Santos Sampaio
19. A presença do cômico em
“Narrativas militares” (1878), do Visconde de Taunay
José Mário Jovanelli
20. A ressignificação
afetiva das mulheres negras em “Insubimissas lágrimas de mulheres”
Dauana Pinheiro Leal dos Santos e Nerivaldo
Alves Araújo
21. A taxa de
escalonamento na entoação do ES
Priscilla Gevigi de Andrade Majoni
22. A trajetória
pluridirecional do texto viral ‘‘que tiro foi esse!” em diferentes atos
comunicativo
Miriam Gurgel da Silva, Cassia Soares da Cunha
e Daryjane Pereira Costa
23. A variabilidade do modo
subjuntivo: um estudo de base construcionista
Vânia Raquel Santos Amorim e Valéria Viana Sousa
24. A variabilidade
linguística em Libras: aspectos diatópicos
Orleane Evangelista de Santana e Cleres
Carvalho do Nascimento Silva
25. A variável sexo/gênero
em contexto de Ensino Fundamental
Maria Aparecida de Souza Guimarães, Gilsileide
Cristina Barros Lima e Jorge Augusto
Alves da Silva
26. A voz feminina como
denúncia da desigualdade social na poesia de Rosalía de Castro
Ana Lucia R. Garrido Bastos e Nerivaldo Alves
Araujo
27. Acervos paroquiais do Estado do Ceará: edição
fac-similar
Adson Rodrigo Silva Pinheiro, Expedito Eloísio
Ximenes e Fernanda Kécia de Almeida
28. Análise do discurso francesa: discussões sobre
teoria e método
Simone dos Santos França
29. Análise literária da obra “Terra caída”, de José
Potyguara
Darlan Machado Dorneles 30. Apesar de: um caso de gramaticalização e chunking
Letícia Fionda Campos
31. Aspectos da mitologia afro-brasileira na obra
“festa do Bomfim”
Taisa Maria Souza e Gildeci de Oliveira
Leite
32. Casamento a qualquer preço? Mudanças sociais e
(in)dependência feminina sob a ótica da Análise Crítica do Discurso
Danielle Brito da Cunha e Guianezza M. de Góis
Saraiva Meira
33. Coexistências lícitas do fenômeno do futuro do
préterito e do pretérito imperfeito do indicativo no português brasileiro
Mônica Neves da Silva Lopes e Norma da Silva Lopes
34. Concepções discursivas sobre sustentabilidade:
uma abordagem preliminar
Wandson Mendes Pessoa, Israel de Paula Maia,
Décio Dias dos Reis, Cristina Sousa da Silva e Cristina de Sousa
Fonseca Almeida
35. Conceptualizações metafóricas em narrativas de
aprendizes de inglês: crenças sobre aprendizagem de Língua Inglesa
Deyse Oliveira Gomes e Elisângela Santana
dos Santos
36. Considerações sobre a terceira Bucólica, de Virgílio:
aspectos estilísticos
Gabriel Accioly Lins dos Santos e Márcio Luiz Moitinha
Ribeiro
37. Da filologia à história cultural: a violência
contra a mulher em tempos de reclusão social
Manoela Nunes de Jesu e Norma Suely da Silva
Pereira
38. De Bello Gallico: a retórica de césar na descrição do outro
Stephanie Cunha dos Santos da Silva e Leonardo
Ferreira Kaltner
39. Depoimentos de educadores acerca do fazer docente
em tempos de pandemia, um estudo sob o viés da análise de discurso
Noelma Oliveira Barbosa
40. Domínio híbrido na tradução de “Casa grande
& senzala” e “Macunaíma”
Aline de Freitas Santos, Elaine Cristina dos
Santos Costa e Patrício Nunes Barreiros
41. Edição de manuscritos: práticas culturais e de
saúde pública na América portuguesa
Norma Suely da Silva Pereira e Rose Mary Souza de
Souza
42. Ênfase jornalística: uma proposta de tipologia
Carmina Borges Rodrigues e Vera Pacheco
43. Ensino de gramática no Brasil: aspectos
históricos e contexto atual
Layssa de Jesus Alves Duarte
44. Ensino de pronúncia de inglês em atividades remotas
da plataforma Palmas home school
Suiane Francisca da Silva e Elisa Borges de Alcântara
Alencar
45. Escrita conjunta presencial e virtual: o que
muda na relação entre os parceiros de produção?
Anne Carolline Dias Rocha Prado, Márcia Helena de Melo
Pereira e Filipe Santos Guerra
46. Feminicídio:
os sentidos nos constructos do discurso da ideologia patriarcal em João de Barro
e Cabocla Teresa?
Alguimar Amancio da Silva e Marlon Leal Rodrigues
47. Filologia Românica e suas relações históricas e
sociais com o Trovadorismo na formação da língua portuguesa
Antonio Cilírio da
Silva Neto, Bruna Mikaelle Garcia
da Silva e Danilo Corrêa da Silva
48. Filosofia e Literatura: breves considerações
Ivone Nunes da Cruz, Timóteo de Sousa Lemos, Vilma Pinheiro de Sousa, Locília de Jesus
Silva Costa e Edinho Benésio
Santos
49. Formação de professores indígenas e a educação escolar
“diferenciada” na fronteira: um estudo no município de Benjamin Constant-AM
Amélia Ruth Almeida Oliveira Oliveira e Ligiane Pessoa dos Santos Bonifácio
50. Formação de professores indígenas no município de
Tonantins – Amazonas: um estudo a partir do PARFOR
Neize Laura de Lima Deveza e Ligiane
Pessoa dos Santos Bonifácio
51. Fragmentos biografemáticos na ópera “Lídia de
Oxum”
Ediane dos Santos
Novaes e Gildeci de Oliveira
Leite
52. Grafite como forma de significar. A produção intervencionista urbana no
centro histórico de Salvador”
Patrícia Rebouças Oliveira e Gilberto Nazareno Telles Sobral
53. “Honde he o contrahente natural emorador”:
emprego do h em assentos de casamentos do século XVIII
Lécio Barbosa de Assis, Jorge
Augusto Alves da Silva e Vera Pacheco
54. Inteligibilidade mútua uma análise entre os
falantes da língua portuguesa do Brasil e os falantes da língua portuguesa de
Portugal: um estudo sociolinguístico
Gislaine Siqueira
55. Leitura e letramento crítico a partir das histórias em
quadrinhos: a charge
Edinéia Leite dos Santos Oliveira e Neide Araujo Castilho
Teno
56. Leitura e saúde
mental: concepções preliminares
Kairo Tavares Freire, Raimundo Pinho
Gondinho, José James Torres da Silva, Rejane Marinho de Sousa e Welmer
Danilo Rodrigues Rocha
57. Língua estrangeira ou uma língua franca global: representações do inglês no contexto pedagógico dos livros didáticosdo Ensino Fundamental
Elisa Borges de Alcântara Alencar, Suiane Francisca da
Silva e Marina de Alcântara Alencar
58. Marcas de número no
sintagma nominal plural na fala das comunidades rurais afrodescendentes,
localizadas na Costa do Dendê – Bahia
Aline de Sousa Resende e Danniel Carvalho
59. Marcas de uso em dicionários dialetais
brasileiros do século XX...787
Ivan Pedro Santos Nascimento
60. Mestre Didi, a literatura afro-brasileira e o
PIBID
Filismina Fernandes Saraiva
61. Morfossintaxe, pragmática e imanência: experimentações
gramaticais a partir de variantes menores e mutantes
Luiz Roberto Peel Furtado de Oliveira
62. Multiletramentos e práticas docentes em aulas de
Língua Portuguesa do 9º no do Ensino Fundamental
Josiane de Jesus Reis de Freitas
63. “Musa capenga”: a poesia menor e a negação do
sentimento romântico
Gildeci de Oliveira Leite
64. Narrativa e pesquisa
narrativa com docentes da alfabetização
Ana Paula Menezes Andrade e Jurema Rosa Lopes
Soares
65. Narrativa sobre vida e morte em “O triste fim de
Policarpo Quaresma” – reflexões bioéticas
Alinne Arquette Leite
Novais, Moyana Mariano Robles-Lessa, Juliana da Conceição Sampaio Lóss e Carlos Henrique
Medeiros de Souza
66. No beat, flow e rima: representação identitária
e legitimidade nas narrativas de Canserbero e Racionais MC’s
Gideão Gabriel Oliveira Feliciano e Nerivaldo Alves
Araújo
67. Nuances da enunciação em ambiente digital: o
hipertexto revelado em posts de militância
lgb-tqia+ no facebook
Filipe Santos Guerra, Márcia Helena de Melo
Pereira e Anne Carolline Dias Rocha Prado
68. O conceito de letra na gramática quinhentista de
João de Barros, à luz da Historiografia Linguística (HL)
Leonardo Ferreira Kaltner
69. O discurso do
presidente e da mídia brasileira: importância da coesão textual em textos
jornalísticos
Sandra Regina Motta e Elza Sabino da Silva Bueno
70. O educar pela
pesquisa na sociedade do conhecimento
Cristiane da Silva Umbelino e Maria de Jesus Castro
de Oliveira
71. O estilo e o devir: o
processo de individuação da língua(gem) na Literatura
Carlos Eduardo Herculano Jardim e Luiz Roberto Peel
Furtado de Oliveira
72. O fenômeno do
alçamento das vogais pretônicas sem motivação aparente em variedades
fluminenses
Letícia Fionda Campos, Heloise
Vasconcellos Gomes Thompson e Marianna Maroja Confalonieri Cardoso
73. O gênero autobiográfico, as escritas de si e os
diários: o homem em busca de si mesmo
Penélope Cavalcante Monteiro, Daniele Ribeiro
Fortuna e Jurema Rosa Lopes
74. O
gênero textual “petição pública” em ambiente digital: aspectos relacionados ao
valor jurídico
Rosana
Ferreira Alves
75. O olhar do leitor diante do consumo excessivo de
informação em tempos de modernidade líquida
Roberta Santana Barroso, Eliana Crispim França
Luquetti, Sinthia Moreira Silva e Clodoaldo Sanches Fofano
76. O Orixá Exu em contos de Mestre Didi
Sílvia Nascimento dos Santos e Filismina
Fernandes Saraiva
77. O português escrito por surdos: aquisição da
categoria preposicional
Lucinéa da Silva Santana e Adriana Stella
Cardoso Lessa-de-Oliveira
78. O português (não) veio do latim: um problema
filológico
Adílio Junior de
Souza
79. O processo de (inter)subjetividade nas
elipses das falas conquistenses
Amanda Moreno Fonseca de Andrade, Elenita Alves Barbosa e Valéria Viana Sousa
80. O que é a felicidade na narrativa “Felicidade
clandestina”, de Clarice Lispector?
Darlan Machado Dorneles e Luiz Paulo
Batista da Silva
81. O sofrimento estoico de Leocadia em “La fuerza de la
sangre”, de Miguel Cervantes
Tais Turaça Arantes, Felipe de Andrade Constancio e
Carlos Gustavo Camillo Pereira
82. O trabalho com textos narrativos voltado para a
produção oral de histórias na Escola Básica
Juliana Leal Facundes e Miliane Moreira
Cardoso Vieira
83. O tweet como um gênero discursivo digital
materializado no suporte Twitter
Ana Claudia Oliveira Azevedo, Márcia Helena
de Melo Pereira e Dayana Junqueira Ayres
84. O uso de tecnologia: perspectivas do letramento e
alfabetização
Luís Alberto Libânio Lima, Pollyana Vieira de
Abreu, Luciane Silva da Costa, Taísa Resende de Moraes Vieira
e Eva Pereira da Costa
85. Olhares sob “Na minha pele”
Andreza Oliveira Rocha e Marcos Aurélio Souza
86. Os momentos genéticos
do manuscrito de “Memorial de Aires”
Fabiana da Costa Ferraz Patueli Lima
87. Padrão da prosódia visual de gays cisgêneros na
produção de interrogativas João Pedro Santana Luciano da Silva, Vera Pacheco,
Carmina Borges Rodrigues e Warley José Campos Rocha
88. Perspectivas da reforma agrária: breves
concepções discursivas e literárias
Luciana Pinto Fernandes, Rosane Alves Pretto de Oliveira, Henrique Almeida Lima, Renilda da Silva
Soares e Eliana Kiara Viana Lima
89. Política pública de educação integral: perspectivas
discursivas, história e dilemas de implementação
Luciana Pinto Fernandes, Rosane Alves Pretto de Oliveira e Paulo Hernandes Gonçalves da Silva
90. Por que preciso aprender inglês? A leitura como
instrumento de inclusão social na sala de língua estrangeira
Ironeide Lopes Cavalcante e Valeria da
Silva Medeiros
91. Principais conceitos da nova retorica na argumentação
dos vendedores nos ônibus de Salvador
Michele Silva da Paz e Gilberto Nazareno
Telles Sobral
92. Processo de gramaticalização dos verbos ir, chegar e
dar: de predicador a auxiliar
Patrícia de Carvalho Pires, Nayara Crisley Barreto
Brasil Farias Rocha, Milca Cerqueira Etinger
Silva e Valéria Viana Sousa
93. Processos argumentativos presentes na falada
personagem principal da obra “Ensaio sobre a cegueira”, de José Saramago
Suely Symara de Almeida e Suegna Sayonara de
Almeida
94. Progressão curricular através de gêneros para o
ensino de línguas
Miliane Moreira Cardoso Vieira
95. Proposta de trabalhar a cultura africana e
afro-brasileira no componente curricular de Língua Portuguesa: ensinar e aprender
em tempos de pandemia da Covid-19
Darlan Machado Dorneles e Luiz Paulo
Batista da Silva
96. Regionalismo na Libras: diferenças presentes na
execução dos sinais?
Jéssica Rabelo Nascimento
97. Repercussões da afasia na vida de sujeitos
afásicos
Iva Ribeiro Cota, Tamiles Paiva Novaes, Gabriela
Cangussu de Souza Moraes e Nirvana Ferraz Santos Sampaio
98. Representações
de identidade do vaqueiro na obra “Fidalgos e vaqueiros”, de Eurico Alves
Boaventura
Charlene Cristine Conceição de Jesus e Celina Márcia
de Souza Abbade
99. Retratos de identidades cubanas na poesia de
Nicolás Guillén
Beatriz Sousa Cunha Oliveira e Nerivaldo Alves
Araujo
100. Romance ou erotismo? Mudanças sociais e empoderamento
feminino em “Bridgerton”e “365 DNI” à luz da ACD Guianezza M. de Góis Saraiva Meira
101. “Selva trágica”: o subdesenvolvimento brasileiro como tema literário e cinematográfico
Crisrober dos Santos Silva
102. Tecnologia da informação verde: breves considerações
discursivas
Marcondes Coelho Feitoza, Douglas Ferreira
Chaves, Luciano Ribeiro
da Silva, Luciano de Sousa Moraes e Haryson Huan Arruda
da Silva Santos
103. Termos da Sociolinguística no falar dos migrantes residentes
em Costa Rica-MS
Wanessa Rodovalho Melo Oliveira
104. Toponímia e ensino: aspecto antropocultural Rafaelle Arruda Aguiar
e Ana Paula Tribesse Patrício Dargel
105. Translinguagem: para além das línguas autônomas
Gisele Ottoni Tamez da Costa e Ruberval Franco
Maciel
106. Um panorama fonético-fonológico da Língua Brasileira de Sinais – Libras
Ione Barbosa de O. Silva, Vera Pacheco
e Adriana Stella Cardoso
Lessa-de-Oliveira
107. Uma análise do filme “Azul é a cor mais quente” a partir da proposta
metodológica de análise fílmica estrutural-significativa – o corpo e o amor
lésbico em cena
Dostoiewski Mariatt de Oliveira Champangnatte e Lidiane Nunes de
Castro
108. Uma violência invisível em educação: o assédio
moral Elenilza Ferreira de Melo e Dayvison
Bandeira de Moura
109. Variação lexical em “Seara vermelha”, de Jorge Amado
Maria da Conceição Reis
Teixeira
110. Violência de gênero: a exposição feminina na
imprensa brasileira
Alessandra Alves da Silva e Daniele
Ribeiro Fortuna
111. “– Você quer a
bundinha?” – A construção do deslizamento do sentido em Análise do Discurso
Alguimar Amancio da Silva e Marlon Leal Rodrigues
112. Vogais pretônicas em um falar do Noroeste Fluminense
Bismarck Zanco de Moura
INSTRUÇÕES
EDITORIAIS
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