O QUE O ALUNO GOSTA DE LER?
TRAÇANDO O PERFIL DO LEITOR

Leandra Luciano (UFRJ)

 

Levantamentos como os realizados pelo Pisa (2000) bem como pesquisas realizadas pelo grupo REDES apontam a falta de apreciação dos alunos pela leitura. Sendo assim, busca-se, nesta pesquisa, investigar quais gêneros textuais os alunos do Ensino Médio e do curso de Letras dizem apreciar e ler com mais freqüência. Tendo em vista que os gêneros são entidades sócio-discursivas e formas de ação social (Marcuschi, 2002), considera-se relevante investigar a relação dos alunos com os gêneros textuais, pois pode ser ponto de partida para o ensino da língua em seus mais diversos usos. Para a coleta dos dados, 81 alunos do Ensino Médio e 36 alunos do curso de Letras responderam a um questionário. As respostas receberam tratamento estatístico a fim de comparar se os grupos apresentam preferências e hábitos distintos. Os resultados apontam que meninos e meninas apresentam diferentes preferências e hábitos de leitura no Ensino Médio. O grupo de Letras diz apreciar mais a leitura de textos religiosos, romance e jornal sem distinção entre gênero masculino e feminino. A partir destes resultados considera-se necessário que a escola trabalhe os mais diversos gêneros para que os alunos dominem e apreciem diversas maneiras de lidar com a língua.

 

N.B.

Não apresentou o texto completo para publicação.