A influência de perguntas
no
uso de pronome de PRIMEIRA pessoa
em
entrevistas sociolingüísticas

Vera Lúcia Paredes Silva (UFRJ)
Amanda Beatriz Araujo de Oliveira (UFRJ)
Bianca da Silva Simões (UFRJ)
Lina Arao (UFRJ)

 

Introdução

Este estudo é parte de uma pesquisa maior sobre a variação no uso do pronome sujeito no português falado (PAREDES SILVA, 2002). Adotando o suporte teórico-metodológico da sociolingüística laboviana, comparamos duas amostras, constituídas com um intervalo de cerca de 20 anos, através do recontato dos mesmos informantes (16 pessoas). Todos eles fazem parte do corpus formado para o Projeto Censo da Variação Lingüística no Rio de Janeiro, iniciado na década de 80 e que deu origem ao Projeto PEUL/UFRJ. O estudo que vamos apresentar diz respeito apenas à comparação de indivíduos, denominada estudo de Painel (em oposição ao estudo de Tendências, que a variação na comunidade como um todo).

Quando comparamos as taxas de uso do pronome sujeito de 1a. pessoa nas duas épocas, não foi possível captar indícios claros de mudança em curso durante esse período. O quadro parecia apontar uma variação estável, que a taxa de uso do pronome de 1a. pessoa era de 66% no Censo e 68% no Recontato. Por outro lado, quando considerados individualmente, alguns informantes apresentaram resultados estatísticos conflitantes nas duas épocas, indicando direções distintas ou inesperadas. Disso resultou um quadro complexo, que demandava exame mais minucioso para ser melhor compreendido.

Sabemos que há, numa entrevista sociolingüística, uma série de fatores que não têm sido contemplados em nossas análises até o momento, seja porque escapam da classificação social convencional, seja porque não se enquadram nas motivações funcionais exploradas. Um desses aspectos é a própria interação entrevistado-entrevistador. Aos pesquisadores do projeto parecia, de um ponto de vista impressionista, que havia algo diferente na forma de entrevistado e entrevistador se relacionarem, nos dois conjuntos de entrevistas. Por essa razão, resolvemos investigar alguns dos aspectos que poderiam ser reveladores de um maior ou menor envolvimento do falante na interação.

 

TIPOS DE PERGUNTAS

Um ponto que nos chamava a atenção ao examinar as amostras constituídas nas duas épocas (Amostra 80 / Censo e Amostra 2000 / Recontato) era a oscilação no número de perguntas por entrevista. À primeira vista sentíamos que havia entrevistas que corriam muito mais fluentemente, como se desejaria numa  entrevista sociolingüística, enquanto que em outros casos o entrevistador se via obrigado a interferir com maior freqüência para que o informante  produzisse seqüências mais longas.

O tipo de pergunta é um dos parâmetros propostos por Biber (1988) para caracterizar a dimensão do grau de envolvimento no discurso: o autor afirma que as perguntas qu- são um dos traços de discurso mais interativo, usadas quando um destinatário específico presente para respondê-las. Por isso, resolvemos controlar esse fator como uma variável, sob dois aspectos: o número de perguntas por entrevista e o tipo de pergunta utilizada.

Quanto ao primeiro parâmetro, foi feito um levantamento num segmento de cerca de 5000 palavras de cada entrevista, uma vez que também nossos dados não foram recolhidos da entrevista toda, mas foi definido um segmento dessa extensão por entrevista, para que pudéssemos ter de fato números comparáveis.

Nossos resultados apontaram diferenças muito grandes entre os informantes: de um mínimo de 19 perguntas ao máximo de 247 perguntas em segmentos da mesma extensão.  Procedeu-se, assim, a uma classificação dos informantes em quatro grupos:

A: até 30 perguntas

B: de 31 a 50 perguntas

C: de 51 a 100 perguntas

D: acima de 100 perguntas

Esse novo grupo de fatores foi selecionado tanto nas rodadas do Censo como nas do Recontato, mas o mais interessante é observar como se deu a distribuição.

 

Censo

Recontato

 

N/T

%

PR

N/T

%

PR

A

211/325

65

.49

242/332

73

.54

B

360/534

67

.52

229/310

74

.50

C

319/517

62

.47

578/876

66

.48

D

237/328

72

.53

156/254

61

.50

Total

1127/1704

66

 

1205/1772

68

 

Tabela 1 – Efeito do no de perguntas no uso do pronome de 1a pessoa

Censo e Recontato

Os números, em si, não trazem muitos esclarecimentos, embora a variável tenha sido selecionada, tanto nas rodadas do Censo (amostra 80) como nas do Recontato (amostra 2000). Os resultados, inclusive, apontam em direções diversas: no Censo, mais perguntas favorecem mais o pronome, enquanto no Recontato se dá justamente o contrário. É verdade que os pesos relativos estão todos muito próximos, o que de certa forma neutraliza a atuação da variável.

No entanto, quando se considera a codificação em cada informante, constata-se que aquela que apresentou um número menor de perguntas, nas duas épocas, é das que mantêm os índices mais altos de preenchimento de sujeito (Mgl: .62 e .68) Por outro lado, a que demandou maior quantidade de perguntas nas duas entrevistas apresenta taxas abaixo da média de preenchimento (Lei: .49 e .38, respectivamente). Interpretamos esses números como um indício de que os informantes que falam mais ininterruptamente, com maior fluência, tendem a usar mais o pronome de 1a. pessoa.

Observe-se que essas rodadas refletem a distribuição geral das perguntas, e nos mostram que nas entrevistas do Recontato houve necessidade de maior número de perguntas – o subtotal mais alto se concentra entre 80 e 100 perguntas por entrevista (C).

Outro fator controlado foi o tipo de pergunta. Fizemos uma classificação que distinguia as perguntas qu-, perguntas sim/não, interferências do entrevistador na forma de comentários, e perguntas eco, meras repetições de uma frase do entrevistado. A título de ilustração, trazemos um exemplo de cada tipo classificado.

Þ Pergunta sim/não

E – Ih, como é que [você acha]... você acha quepra conciliar Júlia, trabalho, casa?

F – Se fosse agora não. Tanto que eu até agora não fiz. Agora não, mas daqui a um ano e meio ela vai ta na escolinha, vai poder sim, tranqüilo. E mesmo eles vão pagar pra mim. Vão. (Eri59, Recontato).

Þ Pergunta Qu-

E – Mas quais são as suas maiores preocupações com relação à educação da Júlia?

F – Eu gostaria muito de ter outro filho, mas eu ainda não tive por causa que eu quero colocar ela num ótimo colégio, quero que ela faça idiomas, que eu sei que hoje em dia é muito importante. (Eri59, Recontato).

Þ Eco

E – Qual é o tamanho da lata?

F – É lata dezoito litro.

E – Ah, dezoito litros.

F – É! Eu apanho, ela apanha. Ontem mesmo, ela apanhou. Ela apanhou ontem foi oito lata. Às vezes, a gente apanha onze. Porque eu tenho uma caixa de seis lata, e tem cinco lata para encher, não é? (Jup06, Censo).

Þ Comentário

F –... O homem pode ficar desempregado, acocorado no terreiro da sua casa, fumando o seu cachimbo de palha , o seu cigarro de palha, o cachimbo com as palhinhas dele, numa boa, tranqüilo; a mulher na beira do seu fogão à lenha, mexendo a única coisa que tem que é uma panela de feijão; as crianças correndo, brincando, descalça; e você não ninguém irritado. Você não ninguém aborrecido. Então não é pobreza que traz o aborrecimento.

E – Uma teoria extremamente lógica, realmente.

F – Porque se fosse assim, não é? Se a pobreza desse aborrecimento – eu sei, porque eu fui pobre também, hum? Eu comecei minha vida com bastante limitação. Casei com um homem, apesar que eu tinha um teto, mas o resto era tudo muito difícil, ele na época ganhava salário mínimo e tinha assim eu passava, às vezes, o dia inteiro sem comer nada, esperando ele chegar em casa, para ele contar os trocadinhos que tinha no bolso, ia na padaria, comprava um caldo knorr, um saquinho de macarrãozinho, e ali feliz da vida, eu fazia aquela sopinha, tomávamos a sopa e estávamos realizados. (Eve43, Censo).

É comum o uso de um tipo de marcador de confirmação (tag question não é?) ao final da intervenção do entrevistador. Essas perguntas foram inicialmente codificadas em separado, mas seu pequeno número e a superposição com os comentários levaram-nos a amalgamar esses fatores.

Quando se compara o total de tipos de perguntas, nos trechos analisados, verifica-se um certo equilíbrio nos percentuais e pesos nas duas épocas de entrevistas. Nota-se, ainda, que os comentários são os que mais favorecem o uso do pronome:

 

Censo

Recontato

 

Apl/T

%

Apl/T

%

Qu-

503/815

65

446/669

67

S/N

354/538

66

472/700

67

Com

238/334

71

235/320

73

Eco

32/53

60

52/83

63

T

1127/1704

66

1205/1772

68

Tabela 2 - Influência dos tipos de pergunta no uso do pronome no

Censo e no Recontato

Entretanto, quando consideramos o tipo de pergunta em relação ao total de perguntas de cada entrevista, constatamos que no Recontato cresceu muito o número de perguntas sim/não: elas representam 40% do total de perguntas (700/1772), enquanto no Censo são 30% (538/1704), cabendo a maioria de 48% às perguntas qu- (815/1704), que no Recontato não passam de 38% (669/1772). Ora, sabemos que perguntas qu- dão mais margem ao desenvolvimento do discurso do que perguntas sim/não. Esses números apenas comprovam um aspecto que havia sido observado pelos pesquisadores do Projeto PEUL: a interação entrevistado/entrevistador foi mais produtiva nas primeiras entrevistas do Censo (década de 80) do que nas do Recontato.

Embora a variável tipo de pergunta não tenha sido selecionada pelo programa, há alguns aspectos merecedores de nota, que aparecem quando se aplica o programa CROSSTAB, que permite fazer o cruzamento do tipo de perguntas com o informante. é que se podem verificar quais informantes sobrecarregam cada um dos tipos de perguntas nas duas épocas.

Por exemplo, é digno de nota o fato de que nas informantes mais novas crianças à época do Censo_ Eri, Adr e AdR_ não há praticamente comentários. Baixo é também o percentual na segunda faixa etária, especialmente em Fat e San, ainda bem jovens à época do Censo. Por outro lado, é a informante Fat que no Recontato mais aumenta seu índice de pronome explícito:sua entrevista mais recente apresenta um número significativo de comentários. Vejam-se ainda os casos de Eve e Lei, cujas taxas caem assim como os comentários.

Veja-se, a seguir, a tabulação entre informantes e tipos de perguntas no Censo e no Recontato. Convém lembrar que os percentuais se aplicam à presença de pronome eu[1].


 

 


 

 

Eri

Adr

AdR

Fat

San

Jup

Eco

T

4 80%

5

2 50%

4

0 0%

0

0 0%

0

0 0%

0

0 0%

0

S/N

T

20 74%

27

33 89%

37

6 55%

11

23 50%

46

27 69%

39

51 60%

85

Com

T

2 100%

2

4 67%

6

0 0%

0

4 67%

6

0 0%

0

12 92%

13

Qu-

    T

55 77%

71

50 74%

68

62 69%

90

34 71%

48

38 58%

66

1 10%

10

Apl

T

81 77%

105

89 77%

115

68 67%

101

61 61%

100

65 62%

105

64 59%

108

 

 

Leo

Lei

Dav

Vas

Eve

Mgl

Eco

T

3 100%

3

0 0%

0

0 0%

0

6 46%

13

0 0%

2

0 0%

0

S/N

T

27 69%

39

22 58%

38

9 53%

17

27 60%

45

26 84%

31

18 82%

22

Com

T

19 68%

28

9 82%

11

7 100%

7

16 89%

18

51 78%

65

26 65%

40

Qu-

T

30 68%

44

36 61%

59

42 56%

75

27 66%

41

2 100%

2

44 75%

59

Apl

T

79 69%

114

67 62%

108

58 59%

99

76 65%

117

79 79%

100

88 73%

121

 

 

Nad

Jan

Jos

Agos

Total

Eco

T

1 50%

2

9 75%

12

0 0%

0

7 58%

12

32 60%

53

S/N

T

13 54%

24

22 88%

25

20 71%

28

10 42%

24

354 66%

538

Com

T

22 54%

41

30 75%

40

15 54%

28

21 72%

29

238 71%

334

Qu-

T

15 45%

33

16 70%

23

25 54%

46

26 59%

44

503 65%

779

Apl

T

51 51%

100

77 77%

100

60 59%

102

64 59%

109

1127 66%

1704

Tabela 3 – Cruzamento de informante e tipo de pergunta no Censo


 

 

 

Eri

Adr

AdR

Fat

San

Jup

Eco

T

0 0%

0

26 72%

36

0 0%

0

0 0%

0

0 0%

0

1 25%

4

S/N

T

35 69%

51

24 83%

29

51 73%

70

23 79%

29

34 65%

52

19 79%

24

Com

T

10 83%

12

15 68%

22

4 100%

4

44 86%

51

28 68%

41

10 83%

12

Qu-

T

33 69%

48

27 71%

38

15 54%

28

19 95%

20

19 79%

24

40 69%

58

Apl

T

77 69%

112

92 74%

125

70 69%

102

86 86%

100

81 69%

117

70 71%

98

 

 

Leo

Lei

Dav

Vas

Eve

Mgl

Eco

T

7 78%

9

1 100%

1

4 67%

6

2 22%

9

0 0%

2

0 0%

0

S/N

T

18 49%

37

29 49%

59

35 66%

53

19 59%

32

19 68%

28

84 81%

104

Com

T

14 70%

20

5 71%

7

10 83%

12

11 73%

15

0 0%

0

3 75%

4

Qu-

T

26 63%

41

29 47%

62

36 86%

42

41 62%

66

60 74%

81

4 80%

5

Apl

T

65 61%

107

64 50%

129

85 75%

113

73 60%

122

79 79%

100

91 81%

113

 

 

Nad

Jan

Jos

Agos

Total

Eco

T

2 67%

3

0 0%

0

8 67%

12

1 33%

3

52 63%

 83

S/N

T

33 75%

44

14 50%

28

24 53%

45

11 73%

15

472 67%

700

Com

T

31 67%

46

40 68%

59

5 63%

8

6 100%

6

235 73%

320

Qu-

T

20 80%

25

11 85%

13

20 49%

41

46 60%

77

446 67%

669

Apl

T

86 73%

118

65 65%

100

57 54%

106

64 63%

101

1205 68%

1772

Tabela 4 – Cruzamento de informante e tipo de pergunta no Recontato


 

CONSIDERAÇÕES FINAIS

A partir dessas tabelas, fica claro que o comentário feito pelo entrevistador pode ser uma medida da fluência e do grau de envolvimento na interação. Tanto que nas entrevistas de crianças ou de adolescentes os comentários praticamente inexistem, aumentando nessas mesmas pessoas quando recontactadas (e mais velhas) e também nas faixas etárias mais avançadas. O comentário é também o fator que mais propicia a explicitação do sujeito de 1a. pessoa.

Para concluir _como dissemos anteriormente, este é apenas um aspecto investigado num trabalho maior que procura entender o rumo dos informantes enquanto indivíduos num fenômeno de variação estável: variações de uso do pronome nas mesmas pessoas quando entrevistadas em duas épocas diferentes.

 

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

BIBER, D. Variation across speech and writing. Cambridge: Cambridge University Press, 1998.

LABOV, W. Sociolinguistic Patterns. Philadelphia: University of  Philadelphia Press, 1972.

––––––. Principles of linguistic change. Vol. 1: Internal factors. Oxford: Blackwell, 1994.

PAREDES SILVA, V.L. (2002) Pressões de uso no preenchimento de sujeitos de 1a e 3a pessoa. Relatório parcial de pesquisa apresentado ao CNPq. Rio de Janeiro, UFRJ. (mimeo)

––––––. “Motivações funcionais no uso do sujeito pronominal: uma análise em tempo real”. In: PAIVA, M.C. & DUARTE, M.E.L. (org.) Mudança em tempo real. (no prelo em 2002)


 

[1] Apesar de as perguntas eco representarem um percentual muito baixo sobre o total, foram mantidas na tabela para não afetar os totais.