RESUMOS

 

  1. A CANÇÃO DOS NIBELUNGOS: INVENTÁRIO ARTÍSTICO E ACADÊMICO
    Wanderson Fernandes Fonseca / Ana A. Arguelho de Souza

  2. A COMPREENSÃO DE TEXTO NO LDP
    Juliana Oliveira de santana Novais

  3. A CONCORDÂNCIA NO PREDICADO NOMINAL: NOMINAL MESMO?
    Luiz Leandro Gomes de Lima / Adriana Lúcia de Escobar Chaves de Barros

  4. A CONSTRUÇÃO DA IMAGEM DE DILMA ROUSSEFF ATRAVÉS DO DISCURSO POLÍTICO
    Deivide Da Silva Fonseca

  5. A CONSTRUÇÃO DISCURSIVA DA IDENTIDADE DE FUTUROS PROFESSORES DE INGLÊS
    Thais Benitez Kadota / João Fábio Sanches Silva

  6. A CONSTRUÇÃO DISCURSIVA DA IDENTIDADE DOS ESTUDANTES DO PROGRAMA NACIONAL DE INCLUSÃO DE JOVENS – PROJOVEM URBANO DO MUNICÍPIO DE CAMPO GRANDE-MS
    Maria das Dores Dias ACOSTA / João Fábio Sanches

  7. A CONSTRUÇÃO E RECONSTRUÇÃO DA LEITURA NOS PROCESSOS DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO: DA ORALIDADE À ESCRITA
    Carla Sarlo Carneiro Chrysóstomo

  8. A CONSTRUÇÃO IDENTITÁRIA DO ALUNO SURDO BRASILEIRO NAS AULAS DE LÍNGUA INGLESA
    José Augusto Albuquerque Rabelo / João Fábio Sanches Silva

  9. A CONTRIBUIÇÃO HISTÓRICO-CULTURAL DOS NIPÔNICOS EM MATO GROSSO DO SUL : UMA ABORDAGEM HISTORIOGRÁFICA
    Daniele Akemi Oshiro Zanoni / Miguél Eugenio Almeida

  10. A CRÍTICA GENÉTICA E OS TEXTOS LITERÁRIOS: UM DIÁLOGO COM OUTROS SABERES
    Adna Evangelista Couto dos Santos / Silvia La Regina

  11. A DESCONSTRUÇÃO DAS VOZES NOS DISCURSOS DE PROFESSORES DE INGLÊS
    João Fábio Sanches Silva

  12. A DIVERSIDADE LINGUÍSTICA E O ENSINO DE LÍNGUA MATERNA: O PAPEL DA SOCIOLINGUÍSTICA
    André Suehiro Matsumoto / Marilene Rodrigues de Araújo Campos

  13. A ELIPSE VERBAL NAS CONSTRUÇÕES COMPARATIVAS: UMA VISÃO SOCIOCOGNITIVISTA
    Silvio Cesar Santos / Maria Lúcia Leitão Almeida

  14. A HIPERTEXTUALIDADE E O LEITOR: REFLEXÕES A PARTIR DO DICIONÁRIO LONGMAN
    Thiago Soares de Oliveira

  15. A HISTORIOGRAFIA LINGUÍSTICA DE LIBRAS E A DESCRIÇÃO DO SÉCULO XIX E XXI
    Magno Pinheiro de Almeida

  16. A ILUSÃO DE IMPARCIALIDADE E NEUTRALIDADE NO JORNALISMO ON-LINE DE CAMPO GRANDE (MS)
    Marcelo Eduardo da Silva / Aline Saddi Chaves

  17. A IMPORTÂNCIA DE CONHECER A HISTÓRIA DA LÍNGUA
    Iriane Lorensi Rossine / Marilu Fialho / Nilsa Barin

  18. A INTERDISCIPLINARIDADE E O ENSINO: REFLEXÕES BASILARES SOBRE EDUCAÇÃO EM LÍNGUA PORTUGUESA
    Thiago Soares de Oliveira

  19. A JORNADA DO HERÓI EM ASSASSIN'S CREED: UMA ANÁLISE DE EZIO AUDITORE
    Taís Turaça Arantes / Hugo Augusto Turaça Leandro / Nataniel dos Santos Gomes

  20. A LEITURA DO TEXTO LITERÁRIO NO ENSINO FUNDAMENTAL: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
    Maria Socorro Aparecida Araujo Barbosa / Flávia Martins Malaquias /Valdinéia Marcondes Vieira / Adriana Lúcia de Escobar Chaves de Barros

  21. A LIBRAS E AS HISTÓRIAS EM QUADRINHOS: CONHECENDO O MUNDO DAS FANTASIAS
    Magno Pinheiro De Almeida

  22. A NOÇÃO DE DISCURSO:ORLANDI E BENVENISTE
    José Roberto Pinto

  23. A ORALIDADE NO TEXTO DRAMÁTICO
    Milsa Duarte RamosVaz / Luciane Zaida, Maria Leda Pinto / Eliane Giacon

  24. A PONTUAÇÃO NOS LIVROS DIDÁTICOS DE PORTUGUÊS: UM ESTUDO SOBRE AS PROPOSTAS DE ENSINO
    Anderson Cristiano Da Silva

  25. A REPRESENTAÇÃO DISCURSIVA DE ALUNOS SOBRE O PROGRAMA EDUCACIONAL DE RESISTÊNCIA ÀS DROGAS
    Dieny Graciely Souto De Souza Melo / Aline Saddi Chaves

  26. A SOCIOLINGUÍSTICA APLICADA AO ENSINO: COMO OS DOCENTES VÊEM AS VARIAÇÕES LINGUÍSTICAS?
    Silvio Nunes da Silva Júnior

  27. ABORDAGENS SOCIOINTERACIONISTA E INTERCULTURAL NO LIVRO DIDÁTICO DE LÍNGUA ALEMÃ: UM ESTUDO DE CASO
    Cristiane Schmidt / Ciro Damke

  28. ACADÊMICOS TERENAS EM SOCIOLOGIA: HISTÓRIA DA RESISTÊNCIA E A BUSCA DA INTEGRAÇÃO
    Maria Regina de Moraes / Silvane Aparecida de Freitas

  29. ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO NA CORREÇÃO DE FLUXO: UMA ANÁLISE DISCURSIVA
    Valdirene Rosa do Nascimento Hora Estevam / Silvane Aparecida de Freitas

  30. ÁLVARO BOLMICAR E A “LÍNGUA BRAZILEIRA”: DO ALMANACK CORUMBAENSE À REVISTA GIL BLAS – UMA VISÃO DIACRÔNICA
    Eliane Santos Paulino / Nataniel dos Santos Gomes

  31. ANALISANDO O DISCURSO DAS FIANDEIRAS DO MUSEU HISTÓRICO DE JATAÍ
    Pedro Henrique Do Prado Silva / Márcio Issamu Yamamoto

  32. ANÁLISE CRÍTICA DO DISCURSO E ARGUMENTAÇÃO: A POLARIZAÇÃO  NO DISCURSO PARA CONSTRUÇÃO DA IMAGEM NO DISCURSO JURÍDICO
    Daniela da Silveira Miranda / Zilda Gaspar Oliveira de Aquino

  33. ANÁLISE DE UM CORPUS DE PRODUÇÃO ESCRITA EM PORTUGUÊS POR CRIANÇAS E ADULTOS INDÍGENAS BILÍNGUES/MONOLÍNGUES DE DOURADOS/MS, A PARTIR DA LINGUÍSTICA DE CORPUS
    Sandra Espindola

  34. ANÁLISE FUNCIONAL DE PROCEDIMENTOS DE MODALIZAÇÃO TEXTUAL
    Naiara Martins da Costa / Rosane Garcia Silva

  35. ANÁLISE PRAGMÁTICA E SEMÂNTICA DO DISCURSO DE TIRINHAS DE QUADRINHOS HUMORÍSTICOS E CHARGES
    Rhullielton Pereira Lechner de Albuquerque / Adriana Lúcia de Escobar Chaves de Barros

  36. ANÁLISE TERMINOLÓGICA DO ITEM LEXICAL FÉ EM TESTAMENTOS DO PERÍODO COLONIAL NA BAHIA
    Juliana Santa Clara Moreira / Norma Suely da Silva Pereira

  37. AS TRANSFORMAÇÕES SOCIAIS E CULTURAIS PRESENTE NAS MÚSICAS DE TIÃO CARREIRO E PARDINHO
    Ramon Amancio Solles / Nataniel dos Santos Gomes

  38. BLOGS NO ENSINO DA LÍNGUA INGLESA
    Mônica Cardoso de Sá / José Antônio de Souza

  39. BREVE ANÁLISE DA ADAPTAÇÃO DA OBRA DE MACHADO DE ASSIS HELENA
    Lucas Recalde / Catarina Santos Capitulino / Nataniel dos Santos Gomes

  40. BREVE ESTUDO DO TRABALHO DE FACE PRESENTE NAS TIRINHAS EM QUADRINHOS
    Roselaine Santana da Silva / Adriana Lúcia de Escobar Chaves de Barros

  41. BREVE ESTUDO SOBRE AS FIGURAS DE LINGUAGEM PRESENTES NAS TIRINHAS EM QUADRINHOS
    Laís Rigolin Chaves / Adriana Lúcia de Escobar Chaves de Barros

  42. BRINQUEDOS E BRINCADEIRAS: QUESTÕES DE GÊNERO, PODER E RESISTÊNCIA
    Mariana Ferreira Da Silva / Joana Plaza Pinto

  43. CINEMA E QUADRINHOS: UMA ANÁLISE DE NIKOPOL DE ENKI BILAL
    Taís Turaça Arantes / Nataniel dos Santos Gomes

  44. COMPOSIÇÕES POÉTICAS DE JOAQUIM EMBIRUÇÚ EM O CONSERVADOR: UMA PROPOSTA DE EDIÇÃO INTERPRETATIVA
    Nair Caroline Santos Ramos / Maria Da Conceição Reis Teixeira

  45. CONSIDERAÇOES SOBRE O CORPO DO SUJEITO MASCULINO MODERNO PRESENTES NAS CARTAS DO EDITOR DA MEN’S HEALTH
    Melly Fatima Goes Sena / Marlon Leal Rodrigues

  46. DESIGNAÇÕES PARA "MENSTRUAÇÃO" NAS CAPITAIS DO BRASIL: UM ESTUDO SOBRE TABUS LINGUÍSTICOS
    Vanessa Cristina Martins Benke

  47. DESIGNAÇÕES PARA DOENÇAS EM DUAS FASES SÓCIO-HISTÓRICAS DO PORTUGUÊS BRASILEIRO: UM ESTUDO LÉXICO-SEMÂNTICO
    Solange Stabile

  48. DISCURSO POLÍTICO E ARGUMENTAÇÃO NAS REDES SOCIAIS: UM JOGO DE REPRESENTAÇÕES
    Zilda Gaspar Oliveira de Aquino / Renata Palumbo

  49. DISCUTINDO A LINGUÍSTICA SISTÊMICO-FUNCIONAL EM RELATÓRIOS DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO DE LICENCIATURAS PARAENSES
    Bruno Gomes Pereira

  50. EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: COMPARAÇÕES NOS DISCURSOS ORAIS
    Jorge Luiz Clemente Gomes / Gerson Tavares do Carmo / Cristiana Barcelos da Silva

  51. EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: LINGUAGEM, INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO.
    Cristiana Barcelos da Silva / Gerson Tavares do Carmo

  52. EDUCAÇÃO PARA O SUJEITO IDOSO: DISCURSO(S), IDENTIDADE(S) E SABER(ES)
    Celso Ricardo Ribeiro de Aguiar / Silvane Aparecida de Freitas

  53. EM BUSCA DO ÉTHOS PERDIDO: ATORES E PROCESSOS NA (RE)CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE LESTE TIMORENSE
    Alexandre Marques Silva / Zilda Gaspar Oliveira de Aquino

  54. ENSINO DE GRAMÁTICA NO SÉCULO XXI: CONSIDERAÇÕES SOBRE PADRONIZAÇÃO GRAMATICAL E VARIAÇÃO LINGUÍSTICA
    Thiago Soares De Oliveira

  55. ESTRATÉGIA LINGUODIDÁTICA PARA O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DE FRASES INTERROGATIVAS DOS ESTUDANTES DA FACULDADE DE LÍNGUAS ESTRANGEIRAS DA UNIVERSIDADE DA HAVANA
    Raydel Hernández García

  56. ESTRATÉGIAS DE PERSUASÃO EM JORNAL POPULAR DO RIO DE JANEIRO
    Thaís Ferreira Bigate / José Mario Botelho

  57. EXPRESSÃO SOCIAL: UM CRUZAMENTO ENTRE A PALAVRA E O CONTEXTO DE PRODUÇÃO DO DISCURSO
    Thiago Soares De Oliveira

  58. FANNY OWEN & FRANCISCA: ENTRELAÇAMENTOS DE AGUSTINA BESSA-LUÍS E MANOEL DE OLIVEIRA
    Maricel Derrico Gonçalves

  59. FORMAÇÃO DE PALAVRAS  COM O USO DA REDE SOCIAL FACEBOOK
    Ana Claudia Rocha Amaral Figueiredo / Nataniel dos Santos Gomes / Patricia Damasceno

  60. FUNCIONALISMO, GRAMATICALIZAÇÃO E ENSNINO DE LÍNGUA PORTUGUESA
    Fernanda Rosário de Mello

  61. GÊNERO CONTO MARAVILHOSO: UMA EXPERIÊNCIA DE PRODUÇÃO DE TEXTO
    Marilene Rodrigues de Araújo Campos /André Suehiro Matsumoto

  62. GÊNEROS DISCURSIVOS E FORMAÇÃO DE LEITORES: O SURGIMENTO DE UM “NOVO” GÊNERO EM UMA PERSPECTIVA DE ANÁLISE
    Sonia Gonçalves Batista / Aline Saddi Chaves

  63. GÊNEROS ESCOLARES: ENTREVISTA E CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS: A ORALIDADE NA ESCOLA.
    Fátima Eveline Vareiro Teixeira / Valdinéia Marcondes Vieira

  64. GLOBALIZAÇÃO E ENSINO DE LÍNGUA INGLESA NO CONTEXTO DO TURISMO: CONSIDERAÇÕES TEÓRICO-POLÍTICO METODOLÓGICAS
    Lidiany Soares Guimarães Onofre / Ruberval Franco Maciel

  65. GRAUS DE SUBJETIVIDADE NAS ESTRUTURAS DE INDETERMINAÇÃO
    Fábio Marçal da Fonseca

  66. HAYDEN WHITE E O TEXTO HISTÓRICO COMO ARTEFATO LITERÁRIO
    Egle Pereira da Silva

  67. HISTÓRIA DA LINGUÍSTICA: UM PERCURSO PARTINDO DOS GRAMÁTICOS GRECO-ROMANOS ATÉ BAKTIN
    Miguél Eugenio Almeida

  68. HISTÓRIAS EM QUADRINHOS NA BATALHA À FAVOR DA LEITURA
    Ketlyn Kelly de Carvalho Ricardo / Suzi Tomassini de Souza

  69. IDENTIDADES DIGITAIS, INVESTIMENTOS E A SALA DE AULA DE LÍNGUA INGLESA
    Thaíssa Moreira Prado /João Fábio Sanches Silva

  70. INTERSECÇÕES TEÓRICAS PARA O ENSINO DO PORTUGUÊS: ANÁLISE DOS SENTIDOS POR MEIO DA INTENCIONALIDADE NOS ENCAPSULAMENTOS ANAFÓRICOS
    Dayhane Alves Escobar Ribeiro Paes

  71. INTERDISCURSO E MEMÓRIA DISCURSIVA NA CONSTITUIÇÃO DA IMAGEM INDÍGENA NO MS
    Nara Maria Fiel De Quevedo Sgarbi / Alexandra Aparecida de Araújo Figueiredo

  72. INVESTIMENTOS E IDENTIDADES IMAGINADAS DE FUTUROS PROFESSORES DE LÍNGUAS
    Cinthia Maria da Fontoura Messias / João Fábio Sanches Silva

  73. ITENS DE “ANÁLISE LINGUÍSTICA” NO NOVO ENEM E NO SAERJINHO: PERSPECTIVAS
    Renata Da Silva De Barcellos / Maria Aparecida Lino Pauliukonis

  74. JARGÕES
    Suzi Tomassini De Souza / Ketlyn Kelly de Carvalho Ricardo / Nataniel dos Santos Gomes

  75. LEITURA DO GÊNERO PROPAGANDA EM SALA DE AULA: UMA PERSPECTIVA DISCURSIVA
    André Suehiro Matsumoto / Silvane Aparecida de Freitas

  76. LEITURA, COMPREENSÃO E INTERPRETAÇÃO NA DINÂMICA DA SALA DE AULA
    Gisele Teixeira Da Silva Souza / Adriana Lúcia de Escobar Chaves de Barros

  77. LETRAMENTO LITERÁRIO: DESENVOLVIMENTO DO SENSO CRÍTICO
    Igor Alexandre Barcelos Graciano Borges / Adriana Lúcia de Escobar Chaves de Barros

  78. LÉXICO E FAUNA: UM ESTUDO DE DESIGNAÇÕES PARA “JOÃO-DE-BARRO” E “COLIBRI” NA REGIÃO SUL DO BRASIL
    Talita Ferreira Matos / Aparecida Negri Isquerdo

  79. LIBERDADE SEXUAL FEMININA EM VALENTINA DE GUIDO CREPAX
    Taís Turaça Arantes / Talita Galvão dos Santos / Nataniel dos Santos Gomes

  80. LINGUAGEM EM PERSPECTIVA: ESTUDO DA VARIAÇÃO LINGUÍSTICA POR MEIO DE TIRINHAS
    Elzas Sabino da Silva Bueno

  81. LINGUAGEM INDÍGENA: PERCEPÇÕES NA CONSTITUIÇÃO DA IDENTIDADE
    Silvana Regina Martins Brixner / Geraldo Vicente Martins

  82. LITERATURA INFANTIL DA AFRICA: PEDAGOGIA OU MAGIA?
    Cristiane Da Silva Umbelino

  83. LITERATURA, HISTÓRIA E SOCIEDADE: RELAÇÕES, LIMITES E POTENCIALIDADES
    Daniel Abrão

  84. MANUSCRITO OITOCENTISTA: LIÇÃO E EDIÇÃO DO LIVRO DE REGISTROS DAS ATAS DAS SESSÕES DA CÂMARA DE VEREADORES DO MUNICÍPIO DE CATALÃO
    Henrique Miguel De Lima Silva / Gabriela Belo Da Silva

  85. METAFORA PICTÓRICA E MESCLAGEM CONCEPTUAL NOS PROCESSOS DE CONSTRUÇÃO DE SENTIDO
    Languisner Gomes

  86. MODALIZAÇÃO AUTONÍMICA NO TEXTO DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA: UM OLHAR SOBRE O FAZER DE JORNALISTAS DO SITE FOLHA.COM E DE AGÊNCIAS DE NOTÍCIA INTERNACIONAIS
    Suelen Martins

  87. MONOTONGAÇÃO E DITONGAÇÃO NO PORTUGUÊS: UM ESTUDO DIACRÔNICO
    Claudinei Marques dos Santos / Miguél Eugênio Almeida

  88. NAS TRAMAS DO AUTOR ― A CONSOLIDAÇÃO DO ROMANCE INDIANISTA DE JOSÉ DE ALENCAR
    Maria da Luz Alves Pereira / Londina da Cunha Pereira de Almeida

  89. NETSPEAK: LINGUAGEM ESCRITA OU ORAL?
    Aparecido Devanir Fernandes / Adriana Lúcia de Escobar Chaves de Barros

  90. NÓS FOI NA FEIRA. É ASSIM QUE NÓS FALA LÁ EM CASA!”: LÍNGUA E SOCIEDADE NO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA
    Vicentina dos Santos Vasques Xavier / Marly Custódio da Silva / Marlon Leal Rodrigues

  91. NOVAS PERSPECTIVAS NO ENSINO: MULTILETRAMENTOS, MULTIMODALIDADES E O CURRÍCULO.
    Silmara Silveira Lemes Sampaio de Queiróz / Ruberval Franco Maciel

  92. O CRONISTA IRÔNICO: MARCAS DA IRONIA COMO RECURSO EXPRESSIVO NA CRÔNICA LITERÁRIA DE WALCYR CARRASCO
    Dâmares Carla Da Silva

  93. O DESENVOLVIMENTO DA QUINTA COMPETÊNCIA DO ENEM EM TEXTOS DE ALUNOS DA REDE PARTICULAR E PÚBLICA DO MUNICÍPIO DE CAMPO GRANDE-MS
    Rosangela Aparecida Rombi / Aline Saddi Chaves

  94. O DISCURSO DE CORAÇÕES VAGABUNDOS
    Mariuchi Alves da SILVA / Vanessa dos Santos Ferreira

  95. O DISCURSO DO/SOBRE PROFESSOR READAPTADO E SEUS SENTIDOS
    Tatiane Feitosa dos Santos / Aline Saddi Chaves

  96. O ENSINO INTERCULTURAL ALIADO AO ENSINO DE LÍNGUAS: ANÁLISE DE MATERIAIS DIDATICOS POR BOLSISTAS DO PIBID/INGLÊS
    Taine Dos Santos Pereira / Naiara R Santos da Silva

  97. O FALAR RURAL NO CENTRO-OESTE BRASILEIRO: NOMEAÇÕES PARA “FORQUILHA”
    Luciene Gomes Freitas Marins / Aparecida Negri Isquerdo

  98. O GÊNERO “ALMANACK” COMO DIFUSOR DA “LÍNGUA BRASILEIRA”
    Eliane Santos Paulino / Luciene Cristina Paredes Müller

  99. O JARGÃO EVANGÉLICO: ASPECTOS SOCIOLINGUÍSTICOS DAS EXPRESSÕES DO CRISTÃO DE CONTEMPORÂNEO - IDENTIFICANDO AS COMUNIDADES FALANTES.
    Wagner Pavarine Assen / Nataniel Dos Santos Gomes

  100. O MÉTODO RECEPCIONAL NO ENSINO DE LITERATURA.
    Flávia Martins Malaquias / Danglei de Castro Pereira / Maria Socorro Aparecida Araujo Barbosa / Valdinéia Marcondes

  101. O PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO E O CONCEITO DE LETRAMENTO NA FORMAÇÃO DO INDIVÍDUO.
    Ana Cristina do Carmo Cardoso Paiva / Carolina Franco

  102. O TEXTO EM PERSPECTIVA: A COMPETÊNCIA DISCURSIVA À LUZ DOS FATORES LINGUÍSTICOS E PRAGMÁTICOS
    Dayhane Alves Escobar Ribeiro Paes

  103. O TEXTO LITERÁRIO NAS OBRAS DIDÁTICAS DOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL – UM DESAFIO EM FRAGMENTOS
    Valdinéia Marcondes Vieira / Flávia Martins Malaquias / Maria Socorro Barbosa / Daniel Abrão

  104. O TEXTO LITERÁRIO NO LIVRO DIDÁTICO PARA O ENSINO MÉDIO.
    Patrícia Henrique Vieira da Silva Cardoso / Lucilo Antonio Rodrigues

  105. O TRABALHO COM GÊNEROS TEXTUAIS E O DESENVOLVIMENTO DAS PRÁTICAS DE LEITURA, ESCRITA E ORALIDADE
    Hermínia Silva de Souza / Lindinalva Messias do Nascimento Chaves

  106. O USO DO HIPERTEXTO NO ESTUDO DOS GÊNEROS TEXTUAIS ORAIS E ESCRITOS: APLICAÇÃO PRÁTICA
    Ângela Maria dos Santos / Nataniel dos Santos Gomes

  107. OLHAR DISCENTE, SATISFAÇÃO E IMPORTÂNCIA: UMA EXPERIÊNCIA NO IFFLUMINENSE
    Jorge Luiz Clemente Gomes / Cristiana Barcelos da Silva

  108. ONOMATOPEIAS DE VOZES DE ANIMAIS: UMA COMPARAÇÃO ENTRE O ESPANHOL E O PORTUGUÊS
    Angela Karina Manfio / Elizabete Aparecida Marques

  109. OS CONTRASTES CULTURAIS E IDEOLÓGICOS ENTRE PERSONAGENS DO  FILME SETE ANOS NO TIBET
    Marlene dos SantosLimieri Dualibe / Natalina Sierra Assêncio Costa

  110. OS DESAFIOS PARA A PRESERVAÇÃO DA LÍNGUA TERENA EM COMUNIDADES DO MATO GROSSO DO SUL.
    Letícia Reis de Oliveira / Nataniel dos Santos Gomes

  111. OS IMPACTOS DA PRODUÇÃO AGROECOLÓGICA NA INSERÇãO SOCIAL DE INDÍGENAS DE CACHOEIRINHA, MIRANDA, MATO GROSSO DO SUL
    Evelyne Gregório Xavier

  112. OS PROCESSOS DE FORMAÇÃO DE NEOLOGISMOS: UMA ANÁLISE NAS REDES SOCIAI
    Patricia Damasceno Fernandes / Natalina Sierra Assêncio Costa / Ana Claudia Figueiredo / Nataniel dos Santos Gomes

  113. OS RÓTICOS NOS CONTOS ACUMULATIVOS: NOTAS DE TRANSCRIÇÃO DA ORALIDADE PARA A ESCRITA
    Marlene Balbueno de Oliveira Ortega / Miguél Eugenio Almeida

  114. PARENTETIZAÇÃO DE VERBOS DE ATIVIDADE MENTAL NO PORTUGUÊS BRASILEIRO FALADO E ESCRITO
    Solange de Carvalho Fortilli

  115. PARTICULARIDADES DO TEXTO ESPECIALIZADO NO DOMINIO DOS DOCUMENTOS ESCOLARES INDIVIDUAIS
    Glória de Fátima Pinotti de Assumpção / Lidia de Almeida Barros

  116. PENSANDO A LÍNGUA EM USO: HAVERÁ LUGAR PARA O ESTUDO DAS DIFERENTES PROPRIEDADES DA CONJUNÇÃO MAS NO LIVRO DIDÁTICO
    Juliane Ferreira Vieira

  117. POLÍTICAS LINGUÍSTICAS PARA O ENSINO DE LÍNGUAS ESTRANGEIRAS NA EDUCAÇÃO BÁSICA: UMA DISCUSSÃO COM BASE EM TRÊS DOCUMENTOS OFICIAIS R
    Marina Ercado Soares Gaúna / Ruberval Franco Maciel

  118. PRÁTICA EXPLORATÓRIA: O RELATO DE EXPERIÊNCIA DE UMA PROFESSORA INICIANTE DE INGLÊS
    Ludmyla Picanço Ayala / Adriana Lúcia de Escobar Chaves de Barros

  119. PRÁTICAS AVALIATIVAS DOS EDUCADORES DO CEJLL – NAVE
    Renata Da Silva De Barcellos / Julio Horta E Fernanda Pedrosa

  120. PRÁTICAS DE ENSINO DO TEXTO DISSERTATIVO-ARGUMENTATIVO: A PREPARAÇÃO PARA A PROVA DISCURSIVA DO ENEM
    Gabriela Pires Donadel / }Aline Saddi Chaves

  121. PRECONCEITO LINGUÍSTICO: UM BREVE ESTUDO
    Ana Marlene De Souza Brito / Adriana Lúcia de Escobar Chaves de Barros

  122. PROCESSO DE AQUISIÇÃO/APRENDIZADO DE LÍNGUAS: CIBERESPEÇO E CIBERLINGUAGEM
    Taine Dos Santos Pereira / Fabiana Almeida

  123. PROCESSOS DE AMPLIAÇÃO LEXICAL: CONSIDERAÇÕES ACERCA DO EMPRÉSTIMO LINGUÍSTICO
    Vito Cesar de Oliveira Manzolillo

  124. PRODUÇÃO DE TEXTOS NA ESCOLA: UMA ANÁLISE DAS AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA NO MUNICÍPIO DE BRASILÂNDIA MS
    Clarice Karen de Jesus

  125. QUADRINHOS, CINEMA E ENSINO
    Nataniel dos Santos Gomes

  126. “QUEM CANTA SEUS MALES ESPANTA": DITOS POPULARES ANALISADOS À LUZ DA LINGUÍSTICA COGNITIVA
    Antonio Marcos Vieira de Oliveira

  127. QUEM DÁ AOS POBRES EMPRESTA A DEUS: UMA ABORDAGEM COGNITIVA
    Antonio Marcos Vieira de Oliveira

  128. REDES SOCIAIS E APRENDIZAGEM DE INGLÊS : PRÁTICA SITUADA DE LETRAMENTO POR INTERMÉDIO DO INTERPALS
    Debora Aniz Amaral / Ruberval Franco Maciel / Natalina Sierra Assêncio Costa

  129. REFLETINDO SOBRE A CONSTRUÇÃO IDEOLÓGICA EM LETRAS DE MÚSICAS INFANTIS: UMA ANÁLISE DA ESTÉTICA XUXA SÓ PARA BAIXINHOS
    Bruno Gomes Pereira

  130. REINTERPRETANDO A CIDADANIA
    Elisabeth Henrique Cézar / André Luís Gomes

  131. RELATO DE EXPERIÊNCIA: LEITURA COMO PROCESSO DE (RE) SIGNIFICAÇÃO DA EXPERIÊNCIA DO ALUNO
    Gunther Barbosa / Adriana Chaves

  132. REPRESENTAÇÕES DE GÊNERO E RAÇA EM LIVROS DIDÁTICOS DE LÍNGUA PORTUGUESA NA ESCOLA BÁSICA
    Margarete Edul Prado de Souza Lopes

  133. REPRESENTAÇÕES SOBRE LINGUAGEM: REFLEXÕES DO PROFESSOR DE LÍNGUA PORTUGUESA
    Sílvia Cristina do Amaral Almeida / Silvane Aparecida de Freitas

  134. SÉRIE BATMAN “A CONSPIRAÇÃO” DESVENDANDO SIMBOLOGIAS: O PASSADO MÍSTICO RELIGIOSO NOS QUADRINHOS DO HOMEM MORCEGO.
    Wagner Pavarine Assen / Nataniel Dos Santos Gomes

  135. SUEVOS NA PENÍNSULA IBÉRICA E A HISTÓRIA DA LÍNGUA LUSITANA
    Celso Abrão dos Reis / Miguél Eugenio Almeida / Marlon Leal Rodrigues

  136. TELEJORNAL: UMA PROPOSTA DE PRODUÇÃO DE TEXTOS ORAIS
    Anny Michelly Brito / Berenice Alves da Silva Altafini / Marlon Leal Rodrigues

  137. TIPOS E VÍCIOS DAS MATRONAS ROMANAS NA SÁTIRA VI DE JUVENAL
    Eliana Da Cunha Lopes

  138. TIRAS DAS HISTÓRIAS EM QUADRINHOS NOS LIVROS DIDÁTICOS NAS TEMÁTICAS DE GÊNERO, SEXUALIDADE E DIVERSIDADE
    Catarina Santos Capitulino / Lucas Recalde / Nataniel dos Santos Gomes

  139. TRADIÇÃO TEXTUAL DE OBRA DO SÉCULO XVI: VERSÕES MANUSCRITAS E EDIÇÃO PRÍNCIPE
    Rejane Centurion Gambarra e Gomes / Manoel Mourivaldo Santiago Almeida

  140. UM ESTUDO DA ADAPTAÇÃO EM HISTÓRIA EM QUADRINHOS DO CLÁSSICO DA LITERATURA INFANTIL O PEQUENO PRÍNCIPE DE ANTOINE DE SAINT
    Caroline Araújo Figueiredo / Nataniel dos Santos Gomes

  141. UM ESTUDO LINGUÍSTICO NA EJA: BREVES OBSERVAÇÕES
    Cristiana Barcelos da Silva / Gerson Tavares do Carmo

  142. UM ESTUDO SOBRE A ADAPTAÇÃO FEITA DO CONTO O ENFERMEIRO, DE MACHADO DE ASSIS, PARA HISTÓRIAS EM QUADRINHOS E SUA ABORDAGEM NO ENSINO FUNDAMENTAL
    Talita Galvão dos Santos / Ramon Amancio Solles / Taís Turaça Arantes / Nataniel dos Santos Gomes

  143. UMA ABORDAGEM CRÍTICA DAS DEFICITS DE COESÃO E COERÊNCIA TEXTUAL NO 1º CICLO DO ENSINO BÁSICO
    Silvio Nunes da Silva Júnior / Gabriela Ulisses Fernandes / Maria Claudicélia Curvelo da Silva

  144. UMA HIPÓTESE SOBRE O DESENVOLVIMENTO HISTÓRICO DO PROCESSO DE ORGANIZAÇÃO TÓPICA NO GÊNERO TEXTUAL CARTA DE LEITOR
    Eduardo Penhavel

  145. UMA PROPOSTA DE ENSINO DO GÊNERO EXPOSIÇÃO ORAL
    Marcia Aparecida Alberto Magalhães / Lindinalva Messias Do Nascimento Chaves

  146. UMA REFLEXÃO SOBRE A OBRIGATORIEDADE DA DISCIPLINA DE LÍNGUA PORTUGUESA COMO SEGUNDA PARA ALUNOS SURDOS NO CURSO DE LETRAS
    Karine Albuquerque / Adriana Lúcia de Escobar Chaves de Barros

  147. UMA VISIÃO SOCILINGUISTICA DE  ENSINAR E APRENDER INCLUSÃO COM MAURICIO DE SOUZA
    Eva Mara Caetano / Nataniel dos Santos Gomes

  148. USO DOS PRONOMES ÁTONOS EM PORTUGUÊS POR HISPANOFALANTES
    Thais Leal Rodrigues / Lygia Trouche

  149. VARIAÇÃO LINGUÍSTICA: UMA BREVE ANÁLISE DA DICIONARIZAÇÃO DAS DESIGNAÇÕES PARA ESTILINGUE R
    Danyelle Almeida Saraiva Portilho

  150. VESTIDAS PARA A PORRADA - A MULHERADA INVADE AS HQS
    Nataniel Dos Santos Gomes

  151. VIDEOCLIPES E FEIRA DAS CIDADES DE LÍNGUA INGLESA NO IFRS FARROUPILHA: DESENVOLVENDO O CONHECIMENTO LINGUÍSTICO-LITERÁRIO A PARTIR DA EXTENSÃO
    Diane Blank Bencke

  152. VIOLÊNCIA/ESCOLA “A VIOLÊNCIA FÍSICA E A VIOLÊNCIA SIMBÓLICA” DENTRO DO AMBIENTE ESCOLAR”.
    Michelli Fernanda de Souza / Marlon Leal Rodrigues

  153. "VIRGE SANTA! UM ELEFANTE! I ELE É VREDE! QUI SURREAR..." CHICO BENTO EM PAVOR ESPACIAR, UMA RELEITURA FEITA POR GUSTAVO DUARTE.
    Marly Custódio da Silva / Vicentina dos Santos Xavier / Nataniel dos Santos Gomes

  154. VOTEC - A MICROESTRUTURA EM DICIONÁRIOS VIRTUAIS: FAZER TERMINOLÓGICO
    Márcio Issamu Yamamoto / Guilherme Fromm

  155. VOZES SUBURBANAS: UM REGISTRO HISTÓRICO E SOCIAL DO TERMO "BATE-BOLA" NO CARNAVAL CARIOCA.
    Marcelo Vitor de Souza Paes / Dayhane Alves Escobar Ribeiro Paes

  156. WHATS APP E A ESCRITA
    Eliane dos Santos Carvalho / Nataniel dos Santos Gomes

  157. A REVITALIZAÇÃO DA REVISTA BRASILEIRA DE FILOLOGIA CRIADA POR SERAFIM DA SILVA NETO
    José Pereira
    da Silva

  158. A ENTREVISTA NAS PESQUISAS SOCIOLINGUÍSTICAS E DIALETOLÓGICAS
    Antonio Carlos Santana de Souza

  159. BLOGS NO ENSINO DA LÍNGUA INGLESA
    Mônica Cardoso de Sá / José Antônio de Souza

  160. FILOLOGIA E PRÁTICA DE EDIÇÃO DE TEXTOS MANUSCRITOS
    Ana Carolina Rodrigues / Fábio César Montanheiro

  161. IDENTIDADE CULTURAL LATINA EM TEMPOS DE GLOBALIZAÇÃO
    Clemilton Pereira dos Santos

  162. MENÇÕES AO SEXO NAS CANÇÕES BRASILEIRAS: ONOMATOPEIAS PARA FALAR “DAQUILO”.
    Edson Geraldo Spotti Silva Rego / Wagner Pavarine Assen

  163. NOVOS SUPORTES DE ENSINO LITERÁRIO
    Anelise Schroeder dos Santos /Lucilo Antonio Rodrigues

  164. O MEDIEVALISMO NA EDIÇÃO CIENTÍFICA DE TEXTOS BRASILEIROS
    José Pereira da Silva

  165. RELATO DE EXPERIÊNCIA: LEITURA COMO PROCESSO DE (RE)SIGNIFICAÇÃO DA EXPERIÊNCIA DO ALUNO
    Gunther Barbosa / Adriana Lúcia de Escobar Chaves de Barros

  166. CAMINHOS DO SABER: PAUTAS PARA A APRENDIZAGEM ESCOLAR NO CONTEXTO TERENA
    Esmael Custodio / Levi Tenorio de Carvalho

  167. O USO DO BLOG COMO FERRAMENTA DE ENSINO NAS AULAS DE LÍNGUA INGLESA DO ENSINO MÉDIO
    Monica Cardoso de Sá / José Antônio de Souza