GLADSTONE CHAVES DE MELO
SÍNTESE CURRICULAR
Filho de Joaquim Gabriel Chaves de Melo e Maria de Lourdes Chaves de Melo, Gladstone Chaves de Melo nasceu na cidade de Campanha (MG), a 12/06/1917, fez seus estudos primários e secundários na terra natal e os estudos superiores em Belo Horizonte e no Rio de Janeiro.
Bacharel em Direito, livre-docente e doutor em Língua Portuguesa pela UFRJ, foi professor de Língua Portuguesa na UFRJ, na UFF e na PUC-Rio, de Literaturas de Língua Portuguesa na PUC-Rio e de Filologia Românica na UFJF.
Na política, atuou como vereador do Distrito Federal de 1951 a 1960 e como deputado do Estado da Guanabara (1960 a 1962).
Entre outras instituições culturais de que fez parte, relacionam-se Academia Brasileira de Filologia, Academia Brasileira de Língua Portuguesa, Sociedade Brasileira de Língua e Literatura, Sociedade de Estudos Filológicos de São Paulo e Sociedade de Língua Portuguesa de Lisboa.
PUBLICAÇÕES
1. A excelência vernácula de Gonçalves Dias. Niterói: EDUFF, 1992.
2. A influência africana no português do Brasil. Rio de Janeiro: MES, 1945.
3. A língua do Brasil. 4ª ed. Rio de Janeiro: Padrão, 1981.
4. A língua e o estilo de Rui Barbosa. Rio de Janeiro: Organização Simões, 1950.
5. A linguagem dos livros brasileiros de literatura infantil. [Tese de concurso]. Rio de Janeiro, 1940.
6. Alencar e a “língua brasileira”. 3ª ed. Rio de Janeiro: Conselho Federal de Cultura, 1972.
7. Alphonsus de Guimaraens - Poesia. 3ª ed. Rio de Janeiro: Agir, 1976.
8. Conceito e método da Filologia. [Em coautoria com Serafim da Silva Neto]. Rio de Janeiro: Organização Simões, 1951.
9. Dicionários portugueses. Rio de Janeiro: MES, 1947.
10. Ensaio de estilística da língua portuguesa. Rio de Janeiro: Padrão, 1976.
11. Gramática fundamental da língua portuguesa. 3ª ed. Rio de Janeiro: [s.e.], 1978.
12. Iniciação à Filologia e à Lingüística Portuguesa. 6ª ed. Rio de Janeiro: Ao Livro Técnico, 1981.
13. Iracema (lenda do Ceará) por José de Alencar. Rio de Janeiro: Instituto Nacional do Livro, 1948.
14. JOURNET, Charles. A Doutrina da “Cidade”. [Tradução]. Rio de Janeiro: Presença, [s/d.].
15. LAURAND, L. Literatura latina. [Tradução]. São Paulo: Anchieta, 1946.
16. Novo manual de análise sintática. 4ª ed. Rio de Janeiro: Ao Livro Técnico, 1971.
17. Origem, formação e aspectos de cultura brasileira. Lisboa: Centro de Livro Brasileiro, 1974.
18. Os “Brasileirismos” de Frei Luís de Sousa. Niterói: EDUFF, 1985.
19. Os lusíadas de Luís de Camões. [Plano, fixação do texto e primeira coordenação]. Rio de Janeiro: Biblioteca do Exército, 1980. [1ª ed. MEC, 1972].
20. PAULO VI. Credo do povo de Deus. [Tradução oficial do latim].
21. Quincas Borba de Machado de Assis. [Apuração do texto, revisão, aparato crítico, introdução, ntas e apêndices]. Lisboa: Imprensa Nacional-Casa da Moeda, 1984.
22. Rui Barbosa - Textos escolhidos. Rio de Janeiro: Agir, 1962.
23. Sermão da sexagésima de Antônio Vieira. [Introdução, estabelecimento filológico do texto, notas e comentários]. Niterói: EDUFF, 1985.
UM DEPOIMENTO
Para melhor entender o alto significado da presença de Gladstone Chaves de Melo no cenário cultural brasileiro, é recomendável a leitura mais atenta do seu “curriculum vitae”, onde estão relacionados os dados relativos à sua formação escolar, aos mais altos graus obtidos à custa de muita dedicação e estudos, às condecorações recebidas no estrangeiro como reconhecimento de serviços relevantes, e às múltiplas atividades que vem exercendo em aproximadamente sessenta anos: como escritor, como professor (ensino e pesquisa, conferências, cursos avulsos, comissões examinadoras, orientação nos cursos de pós-graduação), participante de congressos e reuniões internacionais e nacionais, membro permanente ou temporário de instituições culturais, integrante de missões diplomáticas e várias outras.
Nesse “curriculum”, é impressionante a quantidade e variedade das publicações, todas elas resultados de profundos estudos, pesquisas e reflexões próprias: mais de 30 livros ou opúsculos; colaboração regular em mais de 10 jornais ou revistas e colaboração ocasional - num total de mais de 1000 artigos (na estimativa do autor); discursos, comunicações em congressos e outros escritos, traduções; colaborações em livros de autoria múltipla. Se quiséssemos classificar as publicações por assunto, poderíamos separá-las, por exemplo, da seguinte maneira: a) Filosofia, Teologia, Cultura Católica; b) Política e Direito; c) Pedagogia e Didática; d) Cultura e Literatura Brasileira; e) Cultura e Literatura Portuguesa; f) Lingüística Portuguesa e Galega; g) Crítica Textual e Tradutologia; h) Crítica Literária e Filológica; i) Estudos Bibliográficos.
No correr desses tantos anos de atuação - na vida familiar, no magistério e em múltiplas outras atividades culturais - o nome de Gladstone Chaves de Melo se projetou e se impôs ao respeito e à admiração de um número incontável de pessoas, no Brasil e em outros países, como se pode concluir da leitura de sua biografia.
Nessa atuação, ressaltam como traços dominantes: a fé inquebrantável de católico fervoroso, na linha da fidelidade aos ensinamentos da Igreja; o amor à família e aos verdadeiros bens familiares; a dedicação ao magistério, exercido com estrita noção dos deveres e responsabilidades; o sentido missionário que imprimiu à atividade de escritor; o desapego aos bens materiais; a constância na defesa do que considera os ideais da vida democrática, e na defesa do bem comum, comprovada sobretudo nos anos em que exerceu os cargos de vereador e deputado estadual no Rio de Janeiro (1951 a 1962); a participação na luta contra os falsos valores e as seduções do poder e da riqueza como instrumentos de dominação da sociedade; a solidariedade aos pobres como as maiores vítimas das injustiças sociais, que o fez grande admirador de Frederico Ozanam e integrante do movimento vicentino; o apreço ao que julga melhor e mais significativo na cultura brasileira, de que são exemplos o livro Origem, Formação e Aspectos da Cultura Brasileira (1974) e os 65 artigos semanais publicados no Diário de Notícias de Lisboa (1973-1974); o empenho de ressaltar a importância da herança cultural que Portugal nos legou, e de exaltar os aspectos positivos da colonização portuguesa; a valorização da cultura humanística e dos estudos clássicos, que o têm feito professor de Latim em cursos avulsos ministrados ainda nos dias atuais; o trabalho de estudo e exegese das obras-primas de escritores clássicos de todas as épocas, e de defensor da língua literária como expressão dos altos anseios da cultura de um povo (que o tornaram grande conhecedor e divulgador de autores como Luís de Camões, Gil Vicente, Antônio Vieira, Gonçalves Dias, José de Alencar, Machado de Assis, Rui Barbosa, Alphonsus de Guimaraens, Manuel Bandeira, Carlos Drummond de Andrade e outros mais); e finalmente, como uma das maiores preocupações do seu espírito, a propagação dos métodos tidos como mais adequados para o mais amplo conhecimento das riquezas e potencialidades da língua portuguesa.
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