A afirmação do sexo
forte
A linguagem da revista masculina
Almerindo Cardoso Simões Junior (UFF)
Partindo do pressuposto de que há um imaginário coletivo (Maingueneau: 1998) em relação ao homem - o sexo “forte” - na sociedade, pretende-se, com este trabalho, ratificar tal identidade, por mecanismos icônicos e lingüísticos. Para tal, optou-se pela análise de uma revista destinada ao público masculino (Revista VIP), destinado ao público de renda mensal média/alta.
Desde os reclames publicitários, passando pelo editorial, pelas entrevistas e pelas reportagens, verifica-se a exaltação da figura masculina, associada ao prazer, ao luxo e ao bem estar. O enfoque visual utiliza cores neutras e a diagramação das fotos constituem trabalho refinado. Já o lingüístico prioriza substantivos, verbos e adjetivos que supervalorizam o homem leitor.
Na união dos dois enfoques, confirma-se o contrato midiático (Charaudeau: 1996), assim como se compõe uma “cena” cujo personagem principal se assemelha ao super herói moderno - e feliz.
........................................................................................................................................................... |
Copyright © Círculo Fluminense de Estudos Filológicos e Lingüísticos |