A
autoconfrontação como metodologia
de análise da prática docente
Talita Barreto de Aguiar
(UERJ e FAETEC)
talitaaguiar@uol.com.br
Este trabalho tem como objetivo apresentar as técnicas de autoconfrontação simples e cruzada, apresentando como metodologia de coleta utilizada em investigação sobre a situação de trabalho e o discurso produzido pelo professor sobre seu trabalho, baseando-se nos pressupostos teórico-metodológicos expostos por Clot e Faïta (Clot & Faïta: 2000). O estudo inscreve-se na análise do trabalho e na análise de discurso de linha francesa, este em sua vertente enunciativa, seguindo uma metodologia de pesquisa cujo princípio é fazer de uma atividade passada de um indivíduo o objeto de sua atividade presente, organizando o diálogo entre tais atividades. Essa metodologia permite que o pesquisador tenha condições de observar as surpresas e os estranhamentos vividos pelo entrevistado ao comentar os atos que ele se vê executando. Faïta (2002:59) apresenta essa abordagem metodológica como mais profícua do que as entrevistas e do que as verbalizações exigidas pela ergonomia, pois cria uma forma de fazer o sujeito reviver o vivido, criando um novo contexto para o seu discurso e abrindo um espaço ao diálogo do sujeito consigo mesmo, entre o sujeito que age e o observador e entre o sujeito e o meio em que trabalha. A colaboração entre as ciências do trabalho e as práticas da linguagem apresenta relevante importância a este estudo direcionado para a análise do professor enquanto trabalhador inserido em uma situação de trabalho determinada e seu discurso sobre seu trabalho.
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