A formação do professor de espanhol
como língua estrangeira do IL/UERJ
experiências, programas e projetos

Maria del Carmen F. G. Daher (UERJ)

É papel da universidade formar professores para uma atuação na sociedade adequada às diversas realidades educacionais existentes. Esta constatação exige da parte do docente a capacidade de reflexão crítica constante sobre seu próprio trabalho e sobre o espaço no qual interage, a fim de que possa exercer suas atividades, procurando ser não um mero executor de tarefas, mas aquele que aproxima a pesquisa à ação (Schwartz, 2000; Moita Lopes, 1996). Os caminhos para a consecução desse objetivo envolvem diversos aspectos da formação de docentes e têm como eixo a articulação entre extensão-ensino-pesquisa. Esta comunicação tem como foco relatar propostas complementares à exposição “A formação do professor de espanhol como língua estrangeira do IL/UERJ: tendências, teorias e metodologias”, de Sant’Anna. Sendo seu objetivo expor outras possibilidades de compreensão da questão da formação de docentes de espanhol como língua estrangeira (E/LE) por meio do desenvolvimento de experiências, programas e projetos que têm garantido uma integração/articulação entre teoria e prática docentes que extrapolam as tradicionais atividades pensadas para a sala de aula.

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