A Lingüística
e as atividades de ensino e pesquisa

Maria Cristina Lírio Gurgel (UERJ)

Através desta comunicação, pretende-se desenvolver uma reflexão sobre o processo ensino-aprendizagem de Lingüística nos cursos de Graduação em Letras, da UERJ, analisando os problemas existentes e as perspectivas com relação à pesquisa e à extensão. Com base em Rocha (2000), serão abordadas questões consideradas polêmicas, tais como o fato de o aluno desconhecer o campo de conhecimentos relativo aos estudos lingüísticos - ao ingressar em Letras, sua motivação é a de desenvolver estudos em língua ou literatura - e o impacto que advém do contato com um corpo teórico de conhecimentos cujos termos, aparentemente próximos de sua realidade, dela se distanciam do ponto de vista conceitual, como é o caso, por exemplo, do termo competência. Outra questão considerada essencial em nossa reflexão é a dificuldade de o aluno desenvolver uma atitude contrária à visão maniqueísta de “certo” e “errado”, já arraigada às suas crenças, relativizando os diversos pontos de vista frente a um determinado objeto de estudo. Pretende-se, ainda, refletir sobre as dificuldades encontradas para o desenvolvimento de pesquisas com bolsistas de iniciação científica e para o trabalho de extensão como possibilidade de aplicação, na prática, de conhecimentos advindos do ensino e da pesquisa que possam integrar o histórico escolar do aluno.

ÍNDICE


...........................................................................................................................................................

Copyright © Círculo Fluminense de Estudos Filológicos e Lingüísticos