A organização do gênero prova
e a seleção de professores

Renata Lobo Moutinho Vivoni (UERJ, SBCI, SEE-RJ e FSM)
renata_lobo@hotmail.com

Esta comunicação tem como objetivo apresentar estudo que enfoca provas de múltipla-escolha dos exames de ingresso ao magistério público estadual (1997 e 2001), para seleção de professores de inglês, como gênero de discurso. Ancoramo-nos no princípio constitutivo do dialogismo e no conceito de polifonia (Bakhtin, 1929, 1979), aos quais somamos o quadro teórico da Análise do discurso de base enunciativa, tendo como foco os estudos do interdiscurso (Maingueneau, 1984). Nosso objetivo nessa pesquisa foi identificar o perfil desse profissional de língua estrangeira construído discursivamente por essas provas. Por acreditar que o trabalho do analista do discurso constrói-se a partir da identificação e descrição das marcas presentes no enunciado, é nosso objetivo com esta comunicação discutir, a partir da observação e descrição das marcas presentes no enunciado, formas de introdução do relato como constitutivas desse gênero. Tomando como pressuposto que a prova de múltipla-escolha é um o gênero muito utilizado nas salas de aula de Ensino Fundamental e Médio, apresentaremos considerações acerca da estrutura formal das questões e dos diferentes padrões estruturais apresentados nos comandos como forma de ampliar as reflexões acerca desse gênero.

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