A
produção do texto narrativo na escola
influências da oralidade
ou modalidade sintática?
Alexandre José P. C. de A. Jácome
(UNISUAM)
Nataniel dos Santos Gomes (UNISUAM)
Um dos grandes desafios dos novos professores de língua encontra-se no momento da verificação das habilidades adquiridas pelos alunos: em qual momento são aplicados os recursos lexicais e os conectivos explícitos em estruturas sintáticas complexas no momento da produção textual? Dado que “a primazia oral pode ser observada mesmo nos falantes letrados” (KATO, 1986:25), a escrita torna-se diretamente influenciada por aquela modalidade, que conta com diferentes recursos para o estabelecimento da coesão, como o paralinguístico e os supra-segmentais.
Watson (apud KATO, 1986:25) afirma ainda que “é o gênero do texto que determina o grau de complexidade sintática”. Desta forma, até que ponto é de responsabilidade do aluno a influencia oral na escrita?
Para essas observações, serão analisados textos do gênero narrativo literário produzidos por alunos da 8° série do Ensino Médio numa rede de escolas privada do Rio de Janeiro, sendo levado em consideração o contexto de produção e, em maior grau, as características estruturais - sintáticas - e funcionais deste tipo de texto.
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