A SEMIOSE ENQUANTO OBJETO DE ESTUDO
DAS CIÊNCIAS DA COGNIÇÃO

Claudio Manoel de Carvalho Correia

Este trabalho tem como objetivo demonstrar que a Semiótica de Charles Sanders Peirce se apresenta como uma ciência cujos fundamentos se caracterizam como essenciais para os estudos que visam à análise do desenvolvimento cognitivo. Além de uma ciência, cujos princípios são fundamentais às ciências cognitivas, a semiótica constitui-se, também, como um tipo específico de ciência cognitiva, com pontos de vista epistemológicos para o entendimento do significado, enquanto entidade lógica. Podemos encontrar diversas relações entre a Semiótica de Peirce e as Ciências Cognitivas. Uma das relações mais relevantes pode ser encontrada no conceito de semiose, enquanto um processo evolutivo que se inicia a partir da percepção e que evolui para um nível superior, a “terceiridade”, caracterizada como uma categoria eminentemente cognitiva. A separação tradicional entre processos perceptuais e processos conceptuais é uma questão fundamental para os estudos sobre o desenvolvimento cognitivo, e as ciências cognitivas reconhecem que há formas de cognição que derivam da experiência perceptual. O processo de semiose é a noção que descreve as formas como as percepções e sensações, em nível diádico, evoluem para cognições e interpretações, em nível triádico. Seguimos, assim, com a argumentação da importância dos estudos da Semiótica de Peirce e de seu conceito de semiose para as ciências da cognição e para a atenta análise do desenvolvimento cognitivo.

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