ANÁLISE DE TEXTOS LITERÁRIOS
NO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA

Leonor Werneck dos Santos (UFRJ)

O objetivo deste trabalho é propor atividades de interpretação/compreensão de textos literários, cuja leitura é freqüente nas aulas de língua portuguesa e literatura no ensino fundamental e médio. Optou-se por analisar textos de duas autoras contemporâneas e premiadas: o livro O meu amigo pintor, de Lygia Bojunga Nunes; e o conto “Jardim selvagem”, de Lygia Fagundes Telles.

O que se percebe, em várias pesquisas feitas pelo Brasil sobre ensino de leitura, é que os professores continuam ancorados nas fichas de leitura presentes em alguns livros e, geralmente, fazem uso de uma avaliação formal (provas ou testes); como conseqüência, muitos alunos não costumam manifestar prazer por essa leitura obrigatória. Deve-se enfatizar, portanto, qual trabalho pode ser feito para tornar a leitura um instrumento nas mãos do professor para incentivar seus alunos a ler e escrever, com prazer, valorizando as relações (inter)textuais e a participação crítica do aluno. Afinal, como leitor, o aluno é co-autor do texto, pois não é possível conceber a leitura sem interação texto-leitor.

As atividades de leitura aqui propostas, já discutidas com alguns professores do Rio de Janeiro, Espírito Santo e Minas Gerais e colocadas em prática em turmas com vários níveis de leitura, comprovam que a constante busca pelos sentidos do texto instiga os leitores a ir além do que está escrito. Como exemplo, pode-se citar a importância de trabalhar com a seleção vocabular, a descrição e a pontuação nos textos das duas autoras, que primam pelos implícitos e pelos jogos de imagens e palavras nas obras citadas.

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