Condicionamento lingüístico e manutenção da sociedade no romance Brave New World, de Aldous Huxley

Amaury Garcia dos Santos Neto (UERJ)

O presente trabalho tem por fim analisar as relações existentes entre linguagem, educação e manutenção da sociedade no romance distópico Admirável mundo novo, de Aldous Huxley. Grande importância é conferida à educação na tradição utópica/distópica, que transmite a ideologia oficial das sociedades retratadas em textos desse gênero. A continuidade dessas sociedades dependente de seu sistema educacional. Um aspecto importante na narrativa de Huxley é o uso do condicionamento, base para o sistema educacional de sua sociedade fictícia. Com a utilização de tal processo, comportamentos socialmente indesejáveis são erradicados, e a comunidade pode se manter estável. Nesse trabalho, destacaremos o uso do condicionamento através da linguagem, realizado através de repetições de determinadas frases, que por sua vez carregam em si a ideologia oficial do estado. Admitindo-se que o modo de interpretar o real varia de acordo com a linguagem usada por cada personagem em Admirável mundo novo, e que suas reações são condicionadas por tal interpretação, podemos dizer que Huxley demonstra que a ordem e a estabilidade de sua sociedade fictícia dependem do condicionamento lingüístico.

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