Dialogismo e ensino de línguas

Márcia d'Ávila (UERJ)
m7davila@uol.com.br

O objetivo deste trabalho é apresentar algumas das contribuições que o conceito de dialogismo e interdiscursividade, segundo definição de Bakhtin e Maingueneau, trazem para as atividades de ensino e pesquisa. As reflexões apresentadas, estão balizadas numa concepção dialógica da palavra, segundo a qual o discurso traz em si a palavra do Outro. Para Bakthin, “a alteridade define o ser humano, pois o outro é imprescindível para sua concepção; é impossível pensar no homem fora das relações que o ligam ao outro”. Seguindo esta concepção de dialogismo, podemos repensar as atividades de ensino em sala de aula numa perspectiva enunciativa. O trabalho que desenvolvemos centra-se nesta concepção dialógica, tomando por corpus um documento do Banco Mundial para o setor de educação nos países em desenvolvimento. Nesta análise, buscamos resgatar os interdiscursos que aparecem em forma de elementos pré-construídos, como, por exemplo, a paráfrase. Estes pré-construídos, quando incorporados numa determinada formação discursiva, podem ser reformulados ou redefinidos, provocando contínuas reconfigurações dos mesmos. Com base no referido quadro teórico-metodológico, percebemos a produtividade de uma análise centrada na materialidade lingüística de diferentes tipos de texto que se pretenda abordar no âmbito das práticas de ensino de uma língua.

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