Dizer é sempre fazer
Do texto ao hipertexto
leitura e novas tecnologias no ensino de ELE
Greice da Silva Castela
A apresentação pretende ressaltar as características dos suportes textuais, a influência destes no processo de leitura e repensar o uso do computador no ensino de ELE. O hipertexto representa uma nova maneira de leitura que altera o modo dos leitores raciocinarem, permite ao usuário do suporte virtual a intervenção na estrutura do texto e o rompimento dos limites de tempo e espaço. A interação entre o texto e o leitor é influenciada pelo suporte textual que varia em função de sua forma de difusão e da percepção individual do texto no ato da leitura. Assim, o texto só adquire existência verdadeira ao ser apropriado pelo leitor, e a apreensão do sentido do texto por pode ser diferente do sentido dado pelo autor. A organização textual que o internauta realiza cria sentidos potencialmente singulares, como afirma Lévy “Toda leitura em computador é uma edição, uma montagem singular”
........................................................................................................................................................... |
Copyright © Círculo Fluminense de Estudos Filológicos e Lingüísticos |