ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA
GRAMÁTICA REFLEXIVA
Nícia de Andrade Verdini Clare (UERJ)
Considerando que o objetivo máximo do ensino de Língua Portuguesa é o desenvolvimento da expressão oral e escrita, objetivamos, através de nossa proposta pedagógica, conduzir nossos alunos à percepção das relações morfossintáticas e semânticas, nos textos analisados, para que possam ampliar os recursos de elaboração de seu próprio discurso. É nosso propósito o estudo da gramática no texto e não da gramática do texto. Isto significa que não teremos uma aula de gramática previamente organizada e extraída do texto, mas, antes, as potencialidades do texto é que nos oferecerão subsídios para as aulas de gramática.
Será, pois, elaborada uma proposta pedagógica centrada em atividades lingüísticas e epilingüísticas e baseada na teoria de Franchi, preconizada e ampliada por Geraldi, Possenti e Travaglia. Dirige-se ao ensino médio e especialmente ao curso de formação de professores. Consiste em um trabalho com núcleos temáticos, para que, dessa forma, se possa atender às diferentes linguagens, da referencial à poética, da culta à popular, da verbal à não-verbal.
Algumas diretrizes serão discutidas, tais como o uso da metalinguagem em final de processo e o trabalho com as variedades lingüísticas, em todos os níveis, sem quaisquer preconceitos.
........................................................................................................................................................... |
Copyright © Círculo Fluminense de Estudos Filológicos e Lingüísticos |