ETIMOLOGIAS GREGAS

Elbia Haydée Difabio de Raimondo (Univ. Nac. de Cuyo)

OBJETIVOS

Tomar consciência da necessidade do estudo etimológico como ferramenta do saber;

Analisar um vocabulário básico sobre temática humanística, por meio de raízes, campos léxicos, famílias de palavras e palavras-chaves;

Aprofundar a investigação de etimologias e raízes correspondentes a vocabulário vinculado em especial às áreas de Comunicação e Educação;

Valorizar o grego clássico como instrumento de depuração e enriquecimento do idioma materno;

Desenvolver a capacidade de aplicar fundamentos teóricos a situações novas;

Promover competências de ordem superior (leitura reflexiva intra- e intertextual, produção lingüística), a propósito da análise dos temas correspondentes em sua multidimensionalidade (aspectos lingüísticos, literários, filosóficos, religiosos e mitológicos, artísticos, históricos, sociais, econômicos, científicos e técnicos);

Reforçar os hábitos e atitudes imprescindíveis ao trabalho intelectual responsável: busca da verdade, juízo crítico-valorativo, respeito mútuo, espírito de colaboração, vontade de compartilhar os saberes, atitude de abertura, entusiasmo e perseverança.

CONTEÚDO

1. Aspectos teóricos

Raízes: conceito, alcance, seleção. Etimologia: origem da palavra, definição, finalidade e importância de seu estudo. O Crátilo de Platão. Características da língua grega: sua riqueza de matizes e facilidade para a criação de derivados.

Conhecimentos prévios necessários: o alfabeto grego, leis de transcrição, apofonia ou alternância vocálica, o digama, alomorfes.

Ciclo vital das palavras. Seu sentido natural e metafórico. Mudanças de significação para melhor e para pior. “Equívocos” etimológicos. Etimologia e semântica.

Helenismos: gênese, classe e morfologia. Significação de helenismos compostos.

2. Aspectos práticos

O grego nas ciências humanas. Termos vinculados às áreas de Comunicação e Educação. Tecnicismos. Neologismos técnicos. Os juramentos patriótico e hipocrático: seu estudo multidisciplinar.

A etimologia no trabalho do pesquisador, do docente e do aluno. Proposta metodológica.

Metodologia

O curso tem caráter teórico-prático. Por isso, com o fim de alcançar maior dinamismo e participação pessoal e grupal, alternam-se atividades inerentes ao professor com tarefas de participação dos assistentes.

Entre as primeiras, técnica expositiva para as introduções gerais, síntese de integração, condução de técnicas grupais, preparação de guias de estudo; apoio técnico, metodológico e bibliográfico, coordenação das exposições dos discentes, correção oral de trabalhos práticos, exercícios optativos e avaliação final.

Entre as segundas, individuais ou grupais, orais ou escritas, análises, interpretação e valorização de fontes à luz dos conceitos teóricos desenvolvidos, aplicação de conteúdos teóricos, exemplificação das temáticas consideradas, resolução dos exercícios.

Atividades discentes

Analisar fontes de informação.

Classificar exercícios segundo diferentes critérios lingüísticos e metodológicos.

Comentar oralmente leituras prévias.

Compartilhar experiências vinculadas com o tema.

Avaliação

Formativa: Leituras e tarefas de fixação, individuais e grupais;

Somativa: Exame final, individual e escrito, de caráter teórico-prático.

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