Imagens discursivas do professor

Angela Corrêa Ferreira Baalbaki (UERJ)
angelacf@bol.com.br

O presente trabalho propõe identificar as diferentes imagens discursivas do professor construídas em manuais de livros didáticos de inglês destinados ao 1o e ao 2o segmento do Ensino Fundamental. Tomando como corpus fragmentos dos referidos manuais, este estudo tem como objetivo analisar, a partir do enfoque da Análise do discurso reformulações que atualizam diferentes manifestações do discurso de vulgarização científica, como também estabelecer um conjunto de imagens para o professor de inglês do ensino fundamental. Verificou-se que o “professor-multiplicador-de-compras” e o “professor-aplicador-de-técnicas” são imagens depreendidas na grande maioria dos manuais. Do ponto de vista do discurso de vulgarização científica, o professor é representado sob o “signo da desatualização”, caracterizando-se como aquele que apenas possui conhecimentos referentes às metodologias mais tradicionais. Essa representação pode ser desmembrada em, no mínimo, dois perfis: a) o professor que, para utilizar adequadamente um livro didático inspirado em fundamentações teórico-metodológicas mais atuais, precisa ser atualizado, recebendo, para tal, enunciados que explicitam a atividade vulgarizadora, ou, mais raramente, como aquele propenso a adquirir as novas descobertas científicas; b) o professor que não precisa, para utilizar o livro didático, ser atualizado, recebendo tão-somente enunciados de “segunda reformulação”, sem marcas que explicitem tal atividade, identificando-se como aquele que pode abrir mão de um acesso mais direto aos discursos da ciência.

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