Internet
possibilidades e metodologias de ensino
Marco Paulini
(UFF)
Marina Coelho Moreira Cezar (UFF)
O processo de transição que vivemos, no ensino de Língua Portuguesa, é o ponto fundamental de nossa comunicação, pois pretendemos discutir a pertinência do uso de novas tecnologias da informação, principalmente os computadores, como auxiliares na leitura e na produção textual. Consideramos, para tal, o uso racional e reflexivo de numerosos recursos, disponibilizados pelas novas tecnologias (TI), como fator relevante - e decisivo - para a formação de professores, mais capazes no aproveitamento das recentes técnicas. Em decorrência, obter-se-ão alunos mais atuantes do/no próprio processo educativo. Propõem-se, então, práticas discursivas para a utilização didática da INTERNET, em seus diferentes ângulos - da sessão de “bate-papo” à própria captura de texto pelos docentes, na realidade virtual. Como respaldo teórico, fizemos uso de teóricos cujas reflexões estabelecem ponte entre o hipertexto (na associação das linguagens verbal e não verbal) e as metodologias de ensino para a sala de aula.
........................................................................................................................................................... |
Copyright © Círculo Fluminense de Estudos Filológicos e Lingüísticos |