JOSÉ GOMES FERREIRA
O GOSTO DE FALAR DE SI
NUMA VISITA GUIADA AO SEU ATELIER DE ESCRITA
Virgínia Sá (Escola Secundária Coelho e Castro - Portugal)
O objetivo do presente trabalho é a reconstituição da história da escrita do poema XIX da série “Província“ da autoria de José Gomes Ferreira, inserido no livro Poeta Militante II, à luz da genética textual. Para complemento e forma de ilustração / explicitação do que disser, abordarei os conceitos de criação poética, de crítica genética, a relação poeta/poema e ainda alguns textos de autor que julgo serem reflexões sobre a poesia, ou seja, se apresentam como metalinguagem.
Assim, grata ao autor por ter conservado as pistas materiais (Vouga, 1992) da escrita do poema supracitado, irei ao encontro dos diferentes traçados que o compõem, partindo da versão que julgo ser a mais distante no tempo. A partir dessa lição, estabelecerei uma estratificação/cronologia interna das supressões / acrescentos / variações para os quais tentarei apresentar razões explicativas.
Todas as campanhas de escrita que forem diagnosticadas serão trabalhadas desde o primeiro esboço até à última versão, aquela que o autor consideraria prêt-à-tirer. Após o estabelecimento conjectural desse texto, haverá novamente um estudo comparativo com a edição impressa do mesmo e serão equacionadas, mais uma vez, as razões que terão presidido às alterações verificadas.
Após a apresentação do manuscrito, serão transcritas as nove campanhas encontradas e cada nova campanha será explicitada por um aparato genético que dará conta das variantes descobertas em relação à campanha anterior ou a outras ainda mais distantes se isso se revelar pertinente.
Findo o itinerário genético do manuscrito, referirei as alterações que constatei na edição impressa, acompanhando-as de uma breve reflexão.
........................................................................................................................................................... |
Copyright © Círculo Fluminense de Estudos Filológicos e Lingüísticos |