Lidando com o novo
produção de material didático
para leitura em E/LE
Ana Elizabeth Dreon de Albuquerque (ISERJ e UERJ)
O presente trabalho visa discutir as dificuldades encontradas pelos alunos de Prática de Ensino de Língua Espanhola como Língua Estrangeira na elaboração de material didático para o trabalho com a compreensão leitora.
Para a realização dessa tarefa, os alunos de Prática são levados a discutir acertos e erros no preparo do material. Essa pausa para a reflexão, no entanto, nem sempre alcança o seu objetivo: elaborar um bom material que possa ser utilizado em sala de aula. Na maioria das vezes, o que se vê é a busca pelo mais fácil.
O fato é que, para muitos dos alunos, o novo é uma barreira a ser vencida. É novo porque não é o que se vê na maioria dos livros didáticos, ainda que o trabalho baseado na leitura interativa já exista há mais de 10 anos.
........................................................................................................................................................... |
Copyright © Círculo Fluminense de Estudos Filológicos e Lingüísticos |