O CÂNONE ESTRANGEIRO COMO JUÍZO DE VALOR PARA A CRÍTICA TEATRAL BRASILEIRA
Geraldo Pontes Jr.
(UERJ)
gpontes@uerj.br
Da discussão do teatro de arte na França, desde o chamado Cartel, nos anos 20-40, até o surgimento do Teatro Nacional Popular; desdobramentos do TNP na subvenção teatral, na criação dos teatros do Estado e da descentralização teatral; as polêmicas a respeito de uma arte popular gerida pelo estado. Relação do estatuto e do status da arte serviço público na França com um histórico da subvenção estatal do teatro brasileiro e a relação entre os promotores culturais - públicos ou não - com modelos teatrais; o balanço da crítica teatral sobre o panorama brasileiro dos anos 60, 70 e 80: investigações sobre a origem da crítica, sua formação, a construção de seu discurso histórico; crítica a um possível cânone “fora do lugar” criado pela crítica teatral brasileira em sua relação com uma tensão dialética entre parâmetros do pensamento brasileiro como cultura de centro e periferia.
........................................................................................................................................................... |
Copyright © Círculo Fluminense de Estudos Filológicos e Lingüísticos |