O espanhol como língua estrangeira
vozes da notícia

Sandra Marcela di Lullo Arias (UERJ)

Este estudo tem como objetivo explicitar as operações discursivas por meio das quais o projeto de lei que institui a obrigatoriedade da língua espanhola nas escolas brasileiras emerge discursivamente como um acontecimento noticioso. Dada a cobertura eventual do tema por parte da imprensa, caracterizando um tipo peculiar de notícia - a “matéria fria” -, o corpus é composto por notícias do jornalismo on-line. O estudo inscreve-se na linha teórica da Análise do Discurso de base enunciativa, focalizando as noções de discurso e gênero de discurso (Maingueneau). A categoria de análise é o discurso relatado, compreendido em função de uma perspectiva ampliada pelos estudos de Maingueneau e Authier-Revuz. Complementa a reflexão a noção de discurso narrativizado de Sant’Anna. A análise se desenvolve em função da compreensão da notícia como gênero de discurso centrado nas noções de objetividade, neutralidade e atualidade. Como resultado, observa que o projeto de lei emerge como acontecimento noticioso por meio de vozes oriundas das esferas educacional e governamental que constroem um discurso de expansão do idioma espanhol centrado em um tempo presente.

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